Suculentas coloridas: seus tipos, como colorir e muito mais!

Suculentas coloridas: seus tipos, como colorir e muito mais!

Você sabia que nem todas as suculentas são verdes? Confira aqui, tipos de suculentas coloridas e formas de pintá-las!


Você já ouviu falar em suculentas coloridas?

Mini suculentas coloridas

Suculentas chamam a atenção em todas as floriculturas e lojas de jardinagem. Seus aspectos de folhas verdes, gordinhas e cheias de água fazem jus ao seu nome, além de ser um charme natural e herança de sua origem desértica. Mas talvez você nunca tenha ouvido falar em suculentas coloridas, ou sobre as suas folhas de cores vibrantes e exóticas.

Estas plantas são meio raras e difíceis de encontrar fora das lojas especializadas. Mas como todo amante de jardinagem, não deixe de conhecê-las! Com certeza, vai acabar se encantando com as diversas espécies que existem. Saiba também que é possível colorir as suculentas artificialmente, obtendo uma coloração mais forte e da sua escolha.

Descubra a seguir algumas espécies de suculentas coloridas e diversas formas de pintar a sua plantinha.

Tipos de suculentas coloridas naturalmente:

Algumas espécies de suculentas são coloridas naturalmente. Elas são uma boa opção para você que está procurando plantas exóticas para decorar a sua casa. Conheça agora os tipos mais populares, suas características e curiosidades:

Supervivum Red Rubin

suculenta Supervivum Red Rubin

Uma das suculentas coloridas mais populares é a Supervivum Red Rubin, ou a "galinha e filhotes". A sua coloração em um vermelho intenso é encantadora, possuindo admiradores pelo mundo todo. É da mesma família de Supervivum heuffelii, então é também uma planta bastante resistente e de fácil cuidado.

O nome "Supervivum" significa "sempre vivo" em latim. Essa família de suculentas recebeu essa definição devido às suas características de serem plantas alpinas, que crescem em fissuras de rochas e não morrem mesmo nas intempéries, temperaturas muito baixas ou altas. Se você procura uma suculenta prática, considere ter uma Supervivum Red Rubin.

Echeveria Black Prince

suculenta Echeveria Black Prince

Se estamos falando de suculentas coloridas, não podemos esquecer da Echeveria Black Prince, ou Príncipe Negro. A sua folhagem escura e quase preta chama a atenção de todos com seu ar dramático e gótico. Sua forma de crescer, alargando-se com o tempo e de forma pomposa, também faz parte da sua beleza e charme natural.

Echeveria Black Prince é uma suculenta que se torna um detalhe muito elegante na decoração, principalmente em cozinhas ou quartos de paredes brancas. Se você gosta de um estilo mais ultrarromântico e gótico, essa plantinha da nobreza pode ser uma opção.

Echeveria Nodulosa

suculenta Echeveria Nodulosa

Echeveria Nodulosa é uma das raras suculentas de caule ereto, tendo um porte mais alto e fugindo um pouco da aparência clássica das suculentas baixinhas e gordinhas. Também conhecida como rosa-pintada, esta planta colorida possui folhas longas e finas, com traços roxos em seus centros e contornos.

Ela é uma planta nativa do México, e gosta de bastante de luminosidade. Deixe-a exposta à luz solar direta de 4 a 6 horas todos os dias, se não, ela irá morrer facilmente. Outro charme desta suculenta é que ela possui flores! Você poderá acompanhar a sua floração delicada e alaranjada no verão.

Echeveria agavoide

suculenta colorida Echeveria agavoide

Falando de suculentas coloridas, a Echeveria agavoide não pode ficar de fora. Esta planta adquire uma coloração vermelha e alaranjada, partindo de suas pontas e tingindo até o centro de seu caule com o passar do tempo. Acompanhar o processo de sua pintura natural é quase uma mágica.

Outro nome popular desta planta é rosa de pedra. É uma suculenta muito interessante por termos a opção de controlar a sua coloração por meio de luminosidades e temperaturas diferentes.

Crassula capitella

suculenta colorida Crassula capitella

Crassula capitella ou Red Pagoda é uma das suculentas coloridas naturalmente. A sua folhagem vai adquirindo uma coloração viva e alaranjada, partindo do extremo de suas pontas. É uma suculenta bastante exótica, e não é muito fácil de encontrar à venda.

A sua característica de crescer em forma ereta, com as 4 folhas em aberto, lembra o formato de uma fogueira. A Crassula capitella também possui flores pequenas e brancas, tornando-a ainda mais ornamental e perfeita para uma decoração única.

Sedum rubrotinctum aurora

suculenta colorida Sedum rubrotinctum aurora

A Sedum rubrotinctum aurora ou dedinho-de-moça, é uma suculenta muito fofa com a sua folhagem em forma de bolinhas alongadas. A sua coloração pode variar de um tom amarronzado até escarlate, parecendo pequenas pedras preciosas em forma de mudas.

Sendo uma planta de clima desértico, cultive-a com muita luz solar e poucas regas, em solos mais secos e porosos, com muita matéria orgânica de preferência. Ela pode ser propagada por meio de estacas na primavera, e fica linda quando cresce!

Aeonium arboreum

suculenta colorida Aeonium arboreum

Já a Aeonium arboreum, também conhecida como Echeveria Cacto, lembra um pouco o Príncipe Negro. A sua coloração é escura e intensa, mas suas folhas são maiores e mais arredondadas, parecendo uma flor grande e pesada.

A Aeonium arboreum é, na verdade, um tipo de arbusto (que também é uma suculenta), e precisa de sol pleno durante o seu crescimento para adquirir essa cor. Quando cultivada em sombras, ela ficará totalmente verde. Esta suculenta possui flores amarelas, o que é um detalhe muito charmoso para decorar ambientes externos da sua casa.

Sempervivum Heuffelii

suculenta Sempervivum Heuffelii

Conheça a última da nossa lista de suculetas coloridas: a Sempervivum heuffelii, ou Jovibarba heuffelii. Ela não é muito popular aqui no Brasil, no entanto, não deixe de conhecê-la!

As pontas das suas folhas adquirem uma coloração avermelhada à medida que a planta vai crescendo, enquanto o contorno branco fica cada vez mais forte. Ela é muito resistente e consegue sobreviver mesmo sob cuidados pobres, então é super indicada para iniciantes da jardinagem.

Uma das características dessa suculenta colorida é que, o formato das suas folhas, em conjunto, lembram uma rosa aberta. A planta não cresce muito, então pode ser cultivada em pequenos vasos, parecendo uma flor solitária desabrochando.

Formas de deixar a suculenta colorida:

suculentas rosas

Existem muitas formas de colorir as suculentas. Sejam elas por meios mais artificiais, como corantes e tintas, ou também de forma mais natural e gradual, como temperaturas e luminosidades. Não deixe de conferir algumas dicas de coloração de suculentas a seguir:

Sal amargo ou quelato de magnésio

Tanto o sal amargo quanto o quelato de magnésio possuem uma alta concentração de magnésio em sua composição. A substância é perfeita para colorir as suas suculentas em um tom mais avermelhado. Para colorir com sal amargo, dilua meia colher de café em um litro de água e borrife levemente nas folhas da planta.

O único cuidado é que você não deve deixar a suculenta exposta ao sol depois do procedimento, a luminosidade pode queimar a sua planta. Já para o quelato de magnésio, o processo é o mesmo, mas com meia colher de chá diluída em cinco litros de água, pois o magnésio é mais concentrado.

Luz do sol

Saiba que a luz solar pode alterar a cor da sua planta. Isto ocorre quando a suculenta não é de origem do clima desértico - como as suculentas alpinas -, e pode ficar com uma coloração escura. Atente-se aos cuidados da sua suculenta e procure saber a recomendação do nível de luminosidade para ela.

Assim como muita exposição à luz solar pode alterar a cor da sua planta, saiba que a falta dela também pode deixar a sua suculenta com uma cor meio verde leitosa.

Temperatura

A temperatura é um fator que modifica a coloração das folhas das suculentas. Você pode notar que as suculentas tendem a adquirir uma cor mais vibrante durante o verão, a estação que geralmente ultrapassa de 32°C. Isto ocorre porque a suculenta tenta conter a evaporação da água das suas folhas, e se ela estiver em fase de crescimento, a velocidade do desenvolvimento diminui também.

Durante o inverno, as suculentas tendem a adquirir uma coloração mais escura e arroxeada. Temperaturas abaixo de 32°C podem ser fatais para algumas espécies desérticas, e elas podem escurecer em resposta ao ambiente e em uma tentativa de sobrevivência ao frio, pois cores escuras retém calor.

Estresse

Estresse também muda as folhas das suculentas, de forma geral. Pode ser um trauma à planta, que sofreu alguma mudança brusca de habitat, ou está sendo cuidada de forma inadequada. Como vimos anteriormente, as suculentas podem sofrer mudanças de coloração ao não receberem muita luz solar, ter uma rega inadequada ou mudanças de temperaturas.

Vejamos que tudo isso causa um grande estresse às plantas de forma geral. Então, quando suas suculentas sofrerem alguma alteração na coloração repentinamente, saiba que algo não está indo bem.

Pintar

Por último, é possível pintar suas suculentas de forma artificial. Seja por meio de corantes de comida ou tinta, é só você misturar o corante da cor desejada com a água que irá regar a sua planta. Como explicamos no início do artigo, suculentas estocam água em suas folhas, portanto, ela mudará de cor de acordo com a tonalidade do líquido.

Você já deve ter visto suculentas em cores como rosa e azul sendo vendidas nas prateleiras das lojas e mercados. Essas plantas foram pintadas por meio deste processo simples e prático! Escolha uma cor e tente colorir a sua suculenta em casa.

Dicas de cuidados das suculentas coloridas:

Como cuidar de suculentas coloridas

Apesar das suculentas serem famosas por sua praticidade na hora de cultivar, saiba que as coloridas necessitam de cuidados mais específicos em comparação às normais. Caso contrário, ela pode adoecer ou não ficar com um aspecto saudável e bonito. Veja algumas das dicas que separamos para você.

Cuide das suculentas de formas diferentes

Cada tipo de suculenta colorida necessita de cuidados e recomendações específicas para a sua espécie. O melhor jeito de prevenir erros de cuidados é fazendo uma pesquisa básica e conhecendo a sua planta. Procure as recomendações de rega, temperatura, solo e adubação para a espécie.

No geral, as suculentas coloridas só precisam ser regadas uma vez por semana durante o inverno, e em temperaturas ainda mais frias aumente o tempo para 2 semanas. Se as folhas apodrecerem, arranque-as e diminua a quantidade de água. As manchas marrons em suas folhagens costumam ser fungos. Evite deixar que respingue água em suas folhas durante a rega.

Tome cuidado com o tamanho do vaso

Melhores vasos para suculentas coloridas são aqueles que você consiga observar a terra e a umidade dela. Isso evita que você cometa erros na hora da rega e possa ver melhor a necessidade da sua planta. Prefira vasos maiores e bem espaçosos, pois assim, mesmo com suculentas gordinhas e rasas, você poderá acompanhar o estado do solo.

Outra dica é optar por vasos biodegradáveis, de barro ou de cerâmica, pois estes materiais apresentam boas condições de manutenção e crescimento das suculentas e suas raízes. Há também uma grande variedade de estilos de vasos, desde industrial, minimalista, moderno, retrô e muitos outros. Escolha o que for do seu gosto e inove na decoração!

Deixe uma boa distância entre as plantas

As suculentas coloridas são plantas espaçosas, portanto, é necessário deixar uma boa distância entre elas quando estas forem plantadas juntas no mesmo vaso ou terrário. Caso contrário, elas não terão espaço suficiente para respirar e podem acabar apodrecendo por excesso de água nas folhas.

Muita proximidade entre as suculentas coloridas pode também, acabar evitando que a luz do sol alcance todas as plantas. Usar vasos fechados também não é uma boa ideia se você não for um expert em jardinagem. Terrários fechados estão na moda, mas exigem muitos cuidados, e a chance de você acabar deixando a sua plantinha morrer por excesso de água e falta de luminosidade é bem grande.

Preste atenção na escolha do substrato

Os substratos recomendados para suculentas coloridas são aqueles solúveis em água. Pergunte ao vendedor ou a um especialista antes de usar um fertilizante na sua planta. Geralmente, suculentas não precisam de uma adubação constante, e inclusive podem viver sem usar nenhum por toda a vida.

Mas como falamos anteriormente, cada espécie necessita de cuidados diferentes. Então, o melhor a se fazer é adequar os seus cuidados às necessidades da planta. Quando fertilizadas, as suculentas coloridas podem se tornar verdes novamente e crescer um pouco. No entanto, não se preocupe, pois é uma reação comum da planta e logo ela terá a sua cor vibrante de volta.

Tome cuidado com seus pets

Tome cuidado, pois alguns tipos de suculentas coloridas são extremamente tóxicas aos cães e gatos! Uma delas é a da espécie Aloe, que pode causar dores, vômitos, diarreia, depressão, perda de apetite, calafrio e alteração da coloração da urina quando ingeridas pelos bichinhos.

A flor-da-fortuna é outro exemplo de suculenta tóxica. As suas lindas flores pequenas e coloridas enganam muito bem qualquer pessoa desavisada. Os seus sintomas são mais fortes e podem até afetar aos humanos.

Ao entrar em contato com a substância tóxica da planta, ela causa muita irritação na pele, e ao ser ingerida, esta suculenta pode provocar vômito, diarreia e até mesmo taquicardia. Uma boa dica é pesquisar antes sobre o tipo de suculenta que você quer, e ver se ela é adequada para manter em sua casa.

Suculentas coloridas não são recomendadas para iniciantes

Suculentas coloridas não são recomendadas para iniciantes em jardinagem. Como falamos anteriormente, ela precisa de muito mais cuidados em comparação às plantinhas normais. Outro motivo que elas devem ser evitadas por pessoas iniciantes é que não se adaptam muito bem em ambientes internos, preferindo se desenvolver em jardins e áreas externas, com mais espaço.

Sabemos que as variações de tonalidades como roxo, preto, vermelho e laranja são muito atraentes e podem até nos convencer que queremos elas em nossa casa, mas recomendamos que você tenha primeiro uma suculenta normal para se acostumar aos cuidados básicos, e só depois, começar a cuidar de uma espécie colorida.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas suculentas coloridas

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar e escolher suculentas coloridas, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Deixe sua casa colorida com as suculentas!

terrário de suculentas coloridas

Agora que você viu tudo sobre espécies de suculentas coloridas, dicas de cuidados e algumas curiosidades, que tal ter uma em sua casa? A Black Prince parece ser uma boa opção se você é um adepto(a) às decorações góticas e mais chiques.

Já a Crassula capitella é tão rara de se encontrar que com certeza vai surpreender as suas visitas com as suas folhagens na cor de fogo. Ou uma Echeveria Nodulosa, com suas folhas listradas e com um toque de mistério. As opções são tantas que não faltam em cores e estilos.

Você pode tentar colorir uma suculenta conforme ensinamos, com alguma cor da sua escolha. Não existem regras para coloração de uma suculenta, e o limite é a sua imaginação. Crie terrários divertidos e coloridos com essas plantinhas e inspire-se! A sua casa ficará mais alegre e animada.

Autor deste artigo

Últimos posts


Review do iPad Mini 6: ficha técnica, comparações do iPad 9, Air 4 e muito mais!

Review do iPad Mini 6: ficha técnica, comparações do iPad 9, Air 4 e muito mais!

Interessado em comprar o iPad Mini 6? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, avaliações, design, indicações de uso e comparação com outros iPads!


Review do Moto Tab G70: ficha técnica, vantagens e mais!

Review do Moto Tab G70: ficha técnica, vantagens e mais!

Interessado em conhecer o Moto Tab G70? Confira neste artigo as especificações técnicas do aparelho, suas vantagens, desvantagens e para quem é mais indicado!


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores Grills de 2024: da Britânia, Arno e mais!

Os 10 Melhores Grills de 2024: da Britânia, Arno e mais!

O grill facilita a rotina e nos deixa mais saudáveis - veja aqui os melhores modelos, características, informações, como escolher o ideal para você e como usar!


As 10 Melhores Geladeiras Pequenas de 2024: da Samsung, LG e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras Pequenas de 2024: da Samsung, LG e muito mais!

Está precisando adquirir uma geladeira que caiba numa cozinha pequena e no seu bolso? Veja neste artigo, os melhores modelo desse item imprescindível!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Pneus e rodas