Mangifera Indica: características, origem, família e muito mais!

Mangifera Indica: características, origem, família e muito mais!

Você sabia que a Mangifera indica vive por 300 anos? Veja suas principais características, dicas de cultivo e propagação aqui!


Você conhece a Mangifera Indica?

Árvore Mangifera Indica

As Mangiferas são umas das maiores e mais populares árvores frutíferas. São nativas do continente asiático, mas se habituaram muito bem ao clima e solo brasileiro, e seu fruto é um dos mais apreciados, não só aqui, mas em todo o mundo. Talvez você a reconheça por outro nome, Mangueira, sim, esses são os famosos “pé-de-manga".

Ela é uma árvore que ama calor, sendo que com pequenos períodos de seca pode até mesmo melhorar a qualidade dos seus frutos. Se plantada em climas tropicais ou subtropicais seu cultivo é fácil, já em outros climas podem ser mais difíceis

Você verá a seguir as principais características, dicas de plantio, cultivo e propagação da Mangifera Indica.

Informações básicas da mangifera indica:

Árvore Mangifera Indica

Nome CientíficoMangifera Indica
Outros NomesMangueira, Mango, Manguita, Manguinha, Mangueira Choque Anã.
País de OrigemÁsia
Porteaté 45m de altura e 1,2m de diâmetro em seu tronco
Ciclo de VidaAté 300 anos
Frutificação2 a 4 meses
ClimaTropical, subtropical, Equatorial.

A Mangifera Indica é uma planta da família Anacardiaceae, sendo a principal característica dessa família o fato de serem frutíferas. É originária do sul e sudeste da Ásia, e aqui no Brasil é popularmente conhecida como Mangueira, ou até mesmo mango.

Ela é uma das maiores árvores frutíferas do mundo, medindo em média 25m de altura, mas podendo chegar aos 45m se estiver no clima e recebendo os cuidados certos, e seu tronco podendo chegar até 1,2m de diâmetro.

As mangiferas possuem um ciclo de frutificação comum de 2 a 4 meses, sendo que isto pode variar de acordo com o clima e região. Outro ponto a se destacar é que após um ciclo de alta produção o ciclo seguinte tende a ser muito menor.

A seguir você verá as principais características e dicas que farão sua Mangueira prosperar continuamente.

Características da Mangifera Indica:

A família das Anacardiaceaes são conhecidas principalmente por serem árvores frutíferas, mas você verá que além de uma saborosa fruta, a Mangifera Indica possui muitas outras características, como seus ramos e flores. Confira:

Árvore da mangifera indica

Árvore Mangifera Indica

A Mangifera Indica é uma das maiores árvores frutíferas do mundo podendo chegar aos 45m de altura. Seu dossel (área onde se ramificam os galhos) se estende como um guarda-chuva, podendo chegar aos 10m de diâmetro e seu tronco aos 1,2m.

Ela é uma das árvores mais versáteis, seu fruto serve de alimento com propriedades medicinais, a semente é utilizada na produção de gordura e amido, as cascas e folhas são utilizadas na produção de corantes, as flores são usadas como repelentes e a madeira pode ser utilizada na produção de móveis.

Flor da mangifera indica

Flores Mangifera Indica

A mangueira possui inflorescência com flores masculinas e hermafroditas, variando de centenas a milhares de flores por ramificação. A maioria das flores da Mangifera Indica possuem cores avermelhadas ou rosadas, mas podem ser amareladas também, sendo um dos indicativos de sua idade.

Essas flores são minúsculas, tendo em média apenas 6mm e sendo a maioria delas pentâmeras, ou seja, possuem 5 pétalas, podendo encontrar algumas com 4 ou até 7 pétalas. Algumas flores iniciam sua abertura durante a noite e podem permanecer abertas por até 5 dias.

Ramos da mangifera indica

Ramos de Mangifera Indica

A inflorescência destas Mangueiras se apresenta principalmente de forma terminal, mas também pode se apresentar lateralmente, o que é menos comum. Seus ramos seguem a estrutura piramidal, tendo em seu ramo central diversas ramificações e cada uma delas podendo ter centenas de flores, permitindo que seu perfume possa ser apreciado a distância.

Fruta da mangifera indica

Mangas

O fruto das Mangiferas é a manga, sendo seu sabor doce e agradável o principal fator que faz dessa uma das frutas mais populares pelo mundo. Sua forma pode ser desde mais arredonda até mais alongada e oval. A casca, mais espessa que de outras frutas, possui cores que variam entre verde, amarelo e vermelho quando madura.

Sua polpa é amarela, rica em fibras e com uma ampla gama de sabores, ótima para comer crua ou para preparo de outros alimentos e sucos. A semente, presente no interior da fruta, tem tamanho variado que pode chegar a ocupar até 70% do seu volume.

Como cultivar a mangifera indica:

Árvore Mangifera Indica

O cultivo de uma Mangifera é relativamente simples, mas alguns cuidados devem ser tomados para que você possa manter sua árvore saudável. Cuidados como: clima, umidade, fertilização e outros fatores que você verá a seguir.

Melhor local para o plantio da mangifera indica

A Mangifera Indica é uma árvore tropical, sua preferência por climas quentes dificultam o seu cultivo em locais mais frios. Mas não se preocupe, o clima em todo território brasileiro é suficientemente adequado para o seu cultivo, claro que em alguns locais ela irá ter um desenvolvimento melhor do que em outros.

Elas são plantas de fácil adaptação e, ainda que tenham o porte grande, podem ser cultivadas em jardins ou vasos, podendo medir menos de 2,5m. Essa variedade da Mangifera Indica é conhecida como Mangueira Choque anã.

Temperatura e estações ideais para a mangifera indica

As mangueiras são árvores que preferem climas quentes, ainda assim, temperaturas superiores à 42°C e inferiores à 10°C, podem prejudicar seu crescimento. A temperatura ideal para a mangifera indica está entre 21°C e 26°C.

Outros fatores, além do clima, podem prejudicar seu crescimento e frutificação, como tempestades, geadas, oscilação acentuada na temperatura, dentre outros que não podemos prever ou manipular. Afim de se obter o maior potencial de inflorescência e frutificação, o ideal é que a sua Mangifera seja plantada no início da primavera.

Irrigação e umidade para mangifera indica

Em termos gerais, as Mangiferas apresentam boa resposta evolutiva com chuvas entre 500-2500mm/ano, sendo o ideal 1000mm/ano. Ainda assim, períodos de seca, menos de 60mm durante 4-5 meses, ajudam no seu ciclo de floração, frutificação, polinização e diminuem o ataque de fungos.

O ideal é que o período de seca preceda o florescimento, para que as flores cresçam sem serem prejudicadas pelas chuvas, permitindo melhores processos de polinização e dando resistência aos seus ramos para que possam segurar seus frutos até que estejam maduros. O melhor é que a umidade do ar seja superior a 50%.

Fertilizantes para a mangifera indifca

Antes de plantar sua Mangifera Indica você deve preparar o local onde a planta possa receber os nutrientes necessários de forma adequada, o solo precisa ter uma drenagem eficiente e um espaço em que suas raízes possam se desenvolver perfeitamente.

Para isso, primeiro limpe o local ou recipiente que irá alocar sua Mangueira e em seguida faça uma camada de cascalho, para que este efetue a drenagem da água. Em seguida faça uma camada com o solo preparado.

O preparo do solo é fundamental para qualquer planta, desta forma, o recomendado é que se aplique esterco animal, superfosfato simples e cloreto de potássio misturados a terra. A terra pode ser tanto a preta quanto a vermelha, e deixe-a descansar por cerca de 10 dias antes do plantio.

Escolha um local que receba luz direta do Sol durante boa parte do dia e logo após o seu plantio faça uma rega generosa. Tenha cuidado para não encharcar a planta.

Como e quando podar a mangifera indica?

Podar sua Mangifera pode ajudar no seu desenvolvimento, principalmente se você optou por plantá-la em um vaso ou jardim, já que o corte dos ramos mais baixos tende a reduzir o porte da planta. Além disso, se quiser que sua Mangueira se desenvolva melhor é importante podar os ramos mortos ou doentes. Podar alguns ramos específicos permite maior penetração de luz na copa.

O ideal é que a poda seja feita somente após a colheita dos frutos.

Colheita da mangifera indica

A colheita da Mangifera pode ocorrer em qualquer época do ano, até mesmo no inverno se estiverem em um local com temperaturas mais elevadas. Porém, dezembro e janeiro são os meses em que há maior eficiência em sua frutificação, sendo esses responsáveis por até 70% das frutas comercializadas durante o ano.

A manga é considerada um fruto climatérico, ou seja, ela completa sua maturação mesmo após ser colhida Todavia, caso o fruto seja colhido muito jovem pode não amadurecer adequadamente, gerando variações até mesmo em seu sabor.

Sendo assim, o momento ideal para realizar a colheita é quando sua casca ganha uma cor mais avermelhada, que é o principal indicador da sua maturação.

Propagação da mangifera indica:

Ároves de Mangifera Indica

A propagação por sementes sempre é uma opção, mas no caso da Mangifera Indica é a menos indicada. Devido a variações em suas características, o tempo para iniciar os ciclos produtivos e outros fatores, o ideal é optar pela enxertia. Veja a seguir as duas técnicas mais utilizadas para a realização deste procedimento.

Enxerto de revestimento

O Enxerto por revestimento, conhecido também por borbulha, apresenta a vantagem de economia de material propagativo, podendo ter até 5 enxertos para um único porta-enxerto. Faça um corte no porta-enxertos com aproximadamente 1cm de diâmetro, para isso, faça o corte em “T”, com cerca de 4cm de forma que te permita abrir esse corte para inserir o broto. O corte deve ser feito de 15 a 20cm acima do solo.

Após isso, insira o enxerto e amarre-o com uma fita de forma a fixá-lo bem. A união do enxerto virá em aproximadamente 25 dias e após 45 dias deverá iniciar sua brotação, devendo-se podar ramos que surgirem.

O processo total dura cerca de 10 meses e após isso ela estará apta ao plantio. Para tal, deve-se cortar o enxerto o mais próximo possível de onde foi feita a união, evitando danos ao enxerto e ao porta enxerto.

Enxerto de fissura

O enxerto de fissura, conhecido também como garfagem, consiste na abertura de uma fenda no porta enxerto afim de receber o broto selecionado e preparado para o proceso. O ideal é que o enxerto de revestimento seja feito entre abril e agosto. Após unir ambos, passe uma fita para fixá-los bem.

O enxerto e o porta enxerto devem se unir em aproximadamente 3 semanas e durante os 6 primeiros meses deve ser feita a poda regular de quaisquer ramos que venham a crescer. Passado esse tempo, sua muda estará pronta para ser devidamente plantada em seu jardim. Para tal, corte completamente o enxerto o mais próximo possível de onde foi feita a união do broto com o porta-enxerto e evite danificar cada um deles.

Brotação

O ideal é que escolha um broto terminal de sua Mangifera que não seja florido e com aproximadamente 3 meses, além de ter pelo menos 1cm de seu pecíolo, a parte que maném ele fixo ao tronco, e que o porta-enxerto seja uma raiz, com cerca de um ano e em pleno crescimento.

Para o preparo do broto é necessário cortar suas folhas e demais ramos que possam ter nele. Feito isso, lave-o bem apenas com água e crie uma ponta em sua base afim de que a mesma se encaixe o mais perfeitamente possível no porta enxerto.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da mangifera indica

Neste artigo apresentamos diversas informações sobre a mangifera indica, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive uma mangifera indica e tenha seus frutos direto do quintal!

Mangas na Mangifera Indica

Como vimos, a Mangifera Indica é uma planta incrível, sendo uma das maiores árvores frutíferas do mundo, possui uma fruta de sabor inigualável, além de ter uma enorme versatilidade tanto com sua produção e crescimento quanto pela sua facilidade de cultivo.

Tenha cuidado com a propagação de pragas e doenças que possam vir acometer a saúde da sua árvore, realize as regas e podas necessárias, e assim manterá sua mangifera indica saudável e produzindo os frutos da melhor qualidade diretamente do seu quintal.

Aproveite as dicas e comece a planejar o cultivo da sua árvore frutífera.

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


Os 15 Melhores Fones de Ouvido Bluetooth de 2024: Apple, Sony, Philips e muito mais!

Os 15 Melhores Fones de Ouvido Bluetooth de 2024: Apple, Sony, Philips e muito mais!

Está procurando o melhor fone de ouvido Bluetooth? Veja o nosso ranking com os 15 melhores fones de ouvido Bluetooth de 2024 e escolha o melhor para você!


O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer em saber se o Moto G54 é um bom celular? Leia este artigo e conheça a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, indicações de uso e mais!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo