Escritório pequeno: dicas de decoração, estilos e muito mais!

Escritório pequeno: dicas de decoração, estilos e muito mais!

Neste artigo, apresentamos dicas essenciais de planejamento e organização para você transformar um ambiente pequeno em escritório. Confira a seguir:


Conheça dicas para transformar seu escritório pequeno

mesa de escritório pequeno com note

Ter um escritório é essencial para aumentar a sua produtividade quando estiver trabalhando e/ou estudando. Assim, qualquer um deve ter esse cantinho reservado para as atividades diárias, ainda mais em tempos de home office e ensino a distância. A boa notícia é que o espaço disponível não é um impedimento para planejar um escritório descolado e funcional.

Tudo depende da maneira que você vai escolher, posicionar e organizar os móveis e objetos que irão compor o ambiente. Apesar de parecer uma tarefa fácil, muitas vezes nos perdemos em meio a tantas opções, o que resulta em um escritório desorganizado e que, ao invés de auxiliar no desempenho, atrapalha. Neste artigo, você encontra todas as informações necessárias para arquitetar um espaço perfeito.

Como planejar a decoração de um escritório pequeno

escritório pequeno com mesas coletivas

Antes de montar o seu escritório, você precisa saber como aproveitar o espaço da melhor maneira utilizando o planejamento como aliado. Veja abaixo dicas essenciais:

Escolha um estilo de decoração

Há inúmeras opções de estilo de decoração disponíveis. Esse é um dos primeiros passos a se pensar ao planejar e organizar o seu escritório, pois é a partir dessa escolha que você pensará na mobília, nos objetos e na paleta de cores, para ter um ambiente visualmente harmonioso.

Considerando que o espaço que estamos trabalhando nesse artigo não é tão amplo, deve-se privilegiar alguns tipos específicos de estilo. A decoração minimalista, por exemplo, cairia bem, pois utiliza poucos elementos para compor o ambiente e trabalha com objetos e móveis funcionais.

O estilo clássico, ao contrário, é menos viável para ambientes pequenos, pois os móveis e objetos decorativos desse estilo costumam ocupar muito espaço.

Defina os itens essenciais

Antes de começar a abarrotar o seu escritório de coisas, faça uma lista e defina quais os itens que realmente não podem faltar. A tendência, na empolgação do momento, é selecionar objetos que não serão usados e estarão lá apenas para ocupar espaço.

Os itens essenciais para um escritório variam. A seleção depende do seu ofício e da função desse espaço em sua vida. Então, reflita o que realmente é necessário para você. Há, contudo, alguns itens gerais que não podem faltar como mesa e cadeira para se acomodar, materiais básicos de papelaria e organizadores.

Espaços funcionais

Quando somos limitados pelo espaço, a palavra chave é funcionalidade. A partir disso, você aproveitará todo o ambiente e terá conforto e praticidade para realizar as suas atividades. Ao falar de funcionalidade significa que a escolha dos móveis, objetos e decoração privilegia a utilidade, e não apenas a beleza. É por isso que o estilo de decoração minimalista cai muito bem para espaços pequenos e que precisam ser funcionais.

Tenha sempre em mente a praticidade. Nada adianta ter um espaço luxuoso, mas que não oferece o que você precisa no seu dia a dia. Uma dica importante é utilizar o espaço de maneira inteligente, sem desperdiçar nenhum cantinho. Para essa tarefa, se estiver no seu orçamento, você pode contar com a ajuda de um design de interiores.

Aproveite as paredes do ambiente

Uma forma de aproveitar ao máximo o espaço e descarregar o ambiente é utilizando as paredes. Se você deseja dar uma sensação de amplitude para um espaço pequeno, instalar um espelho por toda a parede é perfeito. Contudo, como o projeto é para um escritório, há outras maneiras que trazem maior funcionalidade ao usufruir desse espaço livre.

Dessa forma, as paredes podem ser aproveitadas para a instalação de nichos e prateleiras. Você pode planejar esses móveis com uma marcenaria da sua confiança, assim essa mobília tem mais chances de atender suas necessidades.

Pensando em praticidade no dia a dia, uma boa dica é optar por armários suspensos que possuam portas, porque você não precisará se preocupar tão regularmente com a limpeza.

Luz natural

Com o valor da energia elétrica nas alturas se faz cada vez mais necessário aproveitar a luz natural. Assim, para se beneficiar da claridade, siga alguns passos que irão potencializá-la.

Primeiro, tome cuidado ao escolher as cores para pintar o seu ambiente. As escuras absorvem muita luz solar, opte por tintas claras. É necessário, ainda, um posicionamento inteligente dos móveis. Coloque a sua mesa de trabalho onde a luz solar permanece por mais tempo durante o dia.

Por fim, e se for possível, instale uma janela ampla e compre persianas, pois elas controlam melhor a intensidade de luz que entra no ambiente.

Itens e elementos de decoração para escritório pequeno

escritório pequeno com poltrona

Depois do planejamento, é hora de decidir quais objetos vão compor seu escritório. Além disso, um espaço elegante é sempre bem-vindo. Confira algumas ideias:

Escolha da paleta de cores

Convenhamos que um ambiente visualmente harmônico e que transmita uma identidade é objeto de desejo de qualquer pessoa. Além disso, como já colocado no tópico da luz natural, a cor das paredes interfere na claridade do cômodo. Então, a escolha da paleta de cores, sobretudo qual tinta será utilizada na parede, é uma decisão importante para que não haja problemas futuros e gastos desnecessários.

Não há uma regra a seguir nesse momento, porque é algo que depende muito do seu estilo e personalidade. Aproveite para inovar e deixar o seu cantinho com a sua cara. Você não necessariamente precisa usar cores que sejam do mesmo tom, o contraste é uma técnica muito interessante e que deixa o ambiente moderno.

Prateleiras, armários e gaveteiros

Para que seu ambiente seja prático, a organização é essencial. Assim, é interessante selecionar móveis que auxiliem nessa tarefa. Já falamos sobre as prateleiras, nelas você pode deixar tanto itens que precisam estar em fácil acesso quanto objetos decorativos.

Para organizar os itens que você não usa com tanta frequência, os armários e gaveteiros são perfeitos. O armário pode ser colocado em algum cantinho que esteja sobrando no seu escritório, por isso os móveis planejados são a melhor opção para aproveitar espaços pequenos. Quanto aos gaveteiros, uma dica é escolher uma opção com rodinhas, pois você poderá movimentá-lo conforme sua necessidade.

Móveis retráteis para aproveitar melhor seu espaço

Os móveis retráteis podem ser um aliado na hora de planejar um ambiente pequeno por ser um aproveitamento inteligente do espaço ao incorporar a multifuncionalidade. Se você estiver extremamente limitado pelo espaço, há algumas opções de escrivaninhas no mercado que já vem com armários e nichos embutidos.

Além disso, em algumas dessas opções, as escrivaninhas são retráteis. Então, você pode transformá-la em um armário/gaveteiro quando não estiver usando, o que economiza muito espaço.

Opções de mesas

A escolha da mesa para realizar as suas atividades deve ser muito bem pensada, pois há muitas opções. Assim, é preciso analisar a sua necessidade e o espaço disponível para chegar em uma decisão certa. O conforto é algo que não pode ser esquecido, preste atenção na altura. A média recomendada fica entre 65 e 80 centímetros, isso vai depender do seu tamanho.

Tome cuidado com preços muito baixos, pois o material pode não ser resistente, fazendo com que você tenha que trocar de mesa em um futuro próximo. As opções com gavetas são ótimas, mas, caso você não encontre uma que seja do seu gosto, você pode adaptar colocando um gaveteiro embaixo ou em um espaço próximo.

Cadeira ou poltrona, qual o melhor para meu espaço?

Existem inúmeras poltronas lindas e confortáveis, mas, como você passará uma boa parte do seu dia sentado, prefira cadeiras próprias para escritório. O preço delas é um pouco mais caro, porém é um investimento para a sua saúde. Há diversas opções no mercado e a escolha varia de acordo com o material, a quantidade de ajustes, o encosto e o conforto.

Assim como no caso da mesa, com a cadeira você também deve considerar as dimensões, para não ter problemas com dor nas costas. Veja se ela se encaixa com a sua altura e com a altura da sua mesa.

Outras dicas de decoração para escritório pequeno

escritório pequeno e moderno

As orientações abaixo muitas vezes passam despercebidas, mas é importante levá-las em consideração para que seu trabalho tenha conforto e produtividade. Veja:

Verificar locais de tomadas para seus equipamentos

As tomadas são essenciais para o funcionamento de itens indispensáveis no nosso dia a dia: computador, celular, aparelhos para o Wi-fi, entre outros. Assim, é necessário que você pense nos objetos que utiliza diariamente e quais deles dependem das tomadas. A partir desse planejamento, você poderá instruir o eletricista em qual lugar devem ser instaladas, de modo a ser mais prático a realização das suas atividades e sem precisar do uso de extensões elétricas.

Caso o seu escritório já tenha as tomadas instaladas, analise um posicionamento que seja adequado para os seus móveis e objetos. A mesa, por exemplo, deve ficar próximo das tomadas, pois é o local que você mais precisará desse uso.

Conheça mais sobre as regras de ergonomia

As regras de ergonomia visam proteger a saúde e o bem-estar do funcionário. Dessa forma, o seu escritório deve ser equipado com todos os móveis e equipamentos necessários para que seu trabalho/estudo seja realizado de maneira agradável.

Como já falamos da escolha da mesa e da cadeira, vamos acrescentar outros acessórios importantes. O seu computador deve estar em uma altura confortável para seus olhos, ou seja, você não deve trabalhar com o corpo inclinado. Caso isso aconteça, procure um suporte para o seu computador.

Quanto ao uso do teclado e do mousse, deve ser realizado com os braços na altura do cotovelo. E, para manter o corpo relaxado, o uso de um apoio de pés é interessante.

Itens que facilitam sua organização e produtividade

Para gerenciar melhor o seu tempo e a sua produtividade, a organização é fundamental. Tudo que você precisa para realizar seu trabalho deve ser encontrado facilmente. Defina locais específicos para organizar cada item, e nunca se esqueça de pegar e guardar esse item no mesmo local.

Nas papelarias, você encontra inúmeras opções de arquivos e caixas para manter os seus armários e estantes organizados. Outra dica é reduzir o uso de papel, além de ser benéfico para o meio ambiente, é mais prático de se encontrar pelos arquivos do seu computador. Há diversos aplicativos no mercado disponíveis para isso, e muitos são bons e gratuitos.

Benefícios de ter um escritório pequeno

escritório pequeno com uma mesa e cadeira

Agora que você já possui todas as dicas necessárias, vamos te lembrar dos benefícios de ter um escritório pequeno, talvez seja até mais vantajoso do que ter um espaço tão amplo para cuidar:

Ambiente aconchegante

Ter um escritório grande até pode ser válido para ousar na decoração e poder ter mais mobílias e objetos, mas um ambiente pequeno certamente tem suas vantagens. Umas delas é o aconchego de ter todas as coisas que você precisa pertinho de você e com a sua identidade.

E, se for seguido todo o planejamento, o seu escritório vai ser funcional e, sobretudo, confortável para a realização das suas atividades. Dessa maneira, não tem nada mais acolhedor do que ter um cantinho só seu e que atende tudo o que você precisa.

Organização e limpeza

Outro ponto positivo de ter um escritório pequeno é a facilidade para organizar e limpar o espaço. Um escritório muito amplo torna essa tarefa muito mais complexa e cansativa, fazendo com que isso seja deixado muitas vezes de lado. Contudo, convenhamos que nada adianta ter um escritório bem planejado, mas que fica a maior parte do tempo sujo e desorganizado.

Assim, o tamanho menor torna a vida muito mais prática no dia a dia, possibilitando que você arrume tudo em menos de uma hora.

Relevância dos objetos

Por fim, o espaço limitado te obriga a ter uma postura minimalista e selecionar apenas os objetos que são realmente relevantes para a realização das suas tarefas. Isso também faz com que você não exagere nos itens decorativos, o que muitas vezes é a parte mais complicada das limpezas.

Além disso, seu ambiente fica muito mais leve e você perde muito menos tempo procurando e organizando suas coisas.

Aproveite as dicas e tenha um escritório pequeno e organizado!

mesa de escritório pequeno

Neste artigo, você encontrou todas as informações necessárias para planejar a transformação de um espaço pequeno em um escritório funcional. Te provamos que o tamanho não é uma limitação e com organização e muita criatividade você terá um escritório personalizado que atenderá todas as suas necessidades.

É essencial que você siga todas as etapas apresentadas para evitar problemas futuros decorrentes da falta de planejamento. Ademais, lembre-se que o conforto deve ser sempre a sua prioridade, afinal, isso interfere diretamente na sua produtividade. Por fim, você já não tem desculpas para não ter um espaço próprio de trabalho e estudo. É hora de botar a mão na massa.

Autor deste artigo

Sou estudante de Letras e, quando estava no Ensino Médio, fiz o curso técnico de meio ambiente. Assim, é um prazer poder relacionar essas duas áreas nesse projeto incrível. Além disso, eu me interesso por assuntos de decoração e estilo de vida. Obrigada por dedicar o seu precioso tempo lendo minhas descobertas.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos