Dracena marginata: como cuidar, tipos como a tricolor e mais!

Dracena marginata: como cuidar, tipos como a tricolor e mais!

Sabia que as Dracenas purificam o ar de ambientes internos? Veja como cultivá-las, espécies da planta e como decorar a sua casa com uma delas!


Dracena marginata: a planta de Madagascar

Dracena marginata bem alta contra parede azul

A dracena marginata é uma espécie de planta ornamental pertencente a um amplo gênero (Dracaena) que varia no tamanho e cores da folha, assim como exibe diferentes tipos de troncos.

Também popularmente conhecida como Dracena-de-madagascar ou Dracena Tricolor, essa espécie se destaca por ser a mais requisitada entre os iniciantes devido a facilidade de seu cultivo e a baixa necessidade de cuidado e atenção constantes, assim como pela possibilidade de se preservar dentro de casa.

Tal como o nome revela, é nativa de Madagascar e exibe folhas verdes com bordas avermelhadas em forma de espada. Além de sua aparência alta e exuberante, apropriada para trazer elegância ao espaço, destaca-se também por suas propriedades de purificar e remover produtos químicos e nocivos presentes no ar. Ficou interessado? Continue lendo para descobrir mais sobre essa planta incrível.

Informações básicas sobre dracena marginata:

Folhas verdes de dracena marginata


Nome CientíficoDracaena marginata
Outros NomesDracena, Dracena-de-madagascar, Dragoeiro de Madagascar, Tricolor
OrigemÁfrica, Madagascar
PorteAté 6 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera (raramente floresce quando cultivada em ambientes internos)
ClimaEquatorial, Subtropical e Tropical


A dracena marginata apresenta caules finos e estreitos de coloração acinzentada. Possui folhas brilhantes e pontiagudas em forma de espada. De origem africana, essa planta arbustiva cresce lentamente e pode ser muito alta, vindo a alcançar até cerca de 6 metros em climas quentes quando plantada ao ar livre.

Apesar disso, é preferida para ser cultivada em vasos como uma planta doméstica, atingindo até 1,80 metros. Sua folhagem é única e elegante e a sua forma pode trazer um toque de vida exótica para qualquer cômodo da casa que seja bem iluminado.

Como cuidar da dracena marginata

Homem cuidando de dracena marginata

A dracena marginata é uma das plantas ornamentais mais fáceis de cultivar, portanto não requer cuidados excessivos. Essa planta se recupera rapidamente quando as condições são adequadas e os cuidados corretos são fornecidos. Veja a seguir os principais requisitos de cultivo para a sua dracena marginata:

Iluminação da dracena marginata

Para que sua planta prospere mais eficientemente, é necessário dar a ela luz solar direta ou média. No entanto, a exposição contínua aos raios solares pode facilmente queimar e danificar a folhagem.

A dracena marginata requer uma boa iluminação, então uma dica interessante é escolher um local para posicioná-la que seja perto de uma janela voltada para o norte ou o oeste, se você mora no hemisfério sul como no Brasil. Fazer isso assegura que a planta receba uma boa quantidade de luz indireta.

Mas vale ressaltar que a dracena marginata ainda sobrevive facilmente na sombra parcial com pouca luz presente em ambientes fechados, apenas saiba que as condições mais sombreadas promoverão o crescimento mais lento e as plantas produzirão folhas menores com cores mais claras e menos intensas.

Temperatura da dracena marginata

Originária de clima tropical, a dracena marginata não suporta facilmente temperaturas abaixo de 18ºC, sendo as temperaturas médias ideais para ela aquelas que variam entre 18ºC e 30ºC.

Durante o inverno, ela inevitavelmente passará por temperaturas mais frias, mas deve-se garantir que o ambiente interno em que estiver posicionada não passe de temperaturas menores que 10ºC para que mantenha a aparência saudável. Em climas tropicais, a dracena marginata pode crescer e se tornar muito grande, sobretudo em espaços ao ar livre.

Umidade da dracena marginata

Essa planta se adapta melhor ao ar fresco durante o verão, sendo importante manter ao menos uma janela aberta no ambiente durante esse período. Não é recomendável alocar a dracena marginata em quartos quentes e abafados e/ou com sistemas de aquecimento.

Normalmente a umidade do ambiente doméstico é adequada, mas quando não suficiente, recomenda-se umidificar as folhas da planta com um borrifador a cada poucos dias. Procure manter sua dracena longe de correntes de ar que podem secar as folhas.

Solo ideal da dracena marginata

Deve ser cultivada em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica. O ideal é que o solo seja argiloso e bem drenado, com o pH de neutro para ácido. Se o pH de sua dracena marginata estiver excessivamente alto ou até mesmo baixo, sua planta será danificada e isso fará com que perca a sua folhagem.

A dracena marginata gosta que seu solo mantenha um pouco de umidade a maior parte do tempo, mas apesar disso, certifique-se de que o solo não está encharcado e evite a rega excessiva, pois essa pode ser uma armadilha quanto ao cuidado da planta.

A rega da dracena marginata

A dracena marginata é tolerante à seca, sendo quase indestrutível mesmo quando esquecida de ser regada por determinado período de tempo. Para a rega, é importante que se utilize água em temperatura ambiente, sendo possível também utilizar água destilada.

Uma dica importante para saber quando regar é observar se os primeiros dois a cinco centímetros do solo está seco. Também observe se existem folhas amarelas na planta, pois isso indica a carência de água. Durante o inverno, assim como com outras plantas, a necessidade de rega é menor.

Floração da dracena marginata

A dracena marginata pode florescer durante a primavera. Quando cultivadas em ambientes externos, desabrocham pequenas flores brancas perfumadas, mas é comum que não apareçam quando a planta é cultivada apenas dentro de casa.

Se a sua dracena marginata não florescer, não se preocupe. Você pode encorajá-la movendo sua planta para fora durante o verão ou primavera. No entanto, a floração do gênero da dracaena é rara e pode acontecer apenas em plantas mais velhas, com cerca de 30 anos de idade. Portanto as flores dessa planta não possuem valor ornamental.

Manutenção da dracena marginata

A dracena marginata exige pouca manutenção. Entretanto, algumas dicas podem ser importantes para manter a longevidade e exuberância da planta. A dracena não precisa ser podada, apesar disso, é muito tolerante à poda e apará-la pode ajudar a manter a aparência que deseja, sobretudo quando posicionada em ambientes internos.

Também é recomendado podar as folhas baixas, velhas ou amareladas assim como cortar as folhas marrons com uma tesoura. Certifique-se de adubar a planta anualmente e regá-la a cada semana.

Vasos para dracena marginata

Os vasos de barro podem ser uma ótima opção para cultivar a sua dracena marginata, pois são porosos e portanto permitem a passagem de ar para o substrato, sendo um ótimo aliado das plantas.

Quanto ao reenvasamento, pode ser necessário quando a planta estiver crescendo. Apesar disso, a dracena marginata cresce muito lentamente, portanto não será uma necessidade constante. Dessa forma, pode ser envasada novamente a cada dois anos ou mais. Procure realizar essa tarefa durante a primavera.

Pragas e doenças da dracena marginata

A dracena marginata pode ser bastante resistente a doenças, no entanto, são suscetíveis a cochonilhas. São fáceis de reconhecer, uma vez que deixam marcas pegajosas nas folhas da planta. Para eliminar o aparecimento desse tipo de praga, experimente borrifar água com detergente nas folhas ou pulverizá-las com óleo mineral.

Também pode ocorrer o risco de adquirir ácaros-aranha. Essa praga requer muita atenção, pois é difícil de ser identificada e normalmente aparece apenas após a planta já ter sido danificada. Essa variedade de praga tende a aparecer quando a temperatura ambiente está muito quente e o ar muito seco. Caso esse seja o caso, recomenda-se a pulverização com produtos a base de enxofre para tratá-la.

Problemas com as folhas da dracena marginata:

Close up em folhas verdes de dracena marginata

Agora que você conhece as principais maneiras de cuidar da sua dracena marginata, verá que variações no aspecto e coloração das folhas são ótimos indicadores para identificar as necessidades da planta e como solucionar os problemas mais comuns. Saiba mais sobre isso logo abaixo:

Pontas das folhas castanhas

As plantas do gênero Dracaena são sensíveis ao flúor que é adicionado à água da torneira e o excesso de flúor costuma perturbar as funções normais da planta, causando descoloração e inibindo o crescimento das folhas.

Apresentam como sintomas pontas acastanhadas nas folhas, mas também podem ser manchas amarelas ou pretas. Por isso, recomenda-se regá-las com a água da chuva ou até mesmo água destilada. Você também pode coletar a água da torneira e reservá-la em um balde durante a noite para eliminar o flúor.

Folhas moles e marrons

Quando a planta estiver com a aparência triste e com folhas marrons, ela indica que o ambiente é mais úmido do que o necessário ou o solo está muito aguado. Em casos extremos, o caule também começa a ficar macio e se inclinar.

Esse evento costuma ocorrer durante o inverno quando há excesso de água através da rega em combinação com o frio. É recomendado reduzir esse risco e não pulverizar água sobre sua dracena marginata. Se necessário, mova a planta para um local mais quente.

Manchas marrons nas folhas

Essa aparência indica que o ambiente está muito seco ou que a dracena está recebendo muito sol direto, o que demonstra sinais de estresse hídrico. Verifique se a planta foi regada recentemente ou se o solo está pouco úmido.

É recomendado utilizar um umidificador próximo a planta ou até mesmo posicionar copos de água ao redor. Outra dica é colocar o vaso da sua dracena em uma bandeja com seixos de argila e cascalho encharcados com água. A evaporação irá trazer maior umidade ao redor da planta.

Interior das folhas amarelado

Essa aparência não é um indicativo de problema quando sua dracena continua produzindo novas folhas. Em geral, à medida que as folhas envelhecem, elas primeiramente ficam amarelas e depois marrons antes de cair. O amarelamento indica que os nutrientes estão sendo puxados de volta para a árvore antes que a folha caia.

Apesar disso, quando essa aparência não acompanha novas folhagens, indica que sua dracena pode ser vítima de pragas e doenças devido a falta de umidade do ambiente. Nesse caso, procure tratá-la com um insecticida.

Espécies de dracena marginata

A dracena marginata possui uma variedade de tipos dentro da espécie que normalmente surge através das mutações e na semeação de novos híbridos. Apresenta diferenciações na coloração das folhas, características e até na etapa da decoração do ambiente na escolha da dracena ideal. Conheça as principais variedades a seguir!

Dracena marginata Tricolor

Dracena marginata Tricolor

A dracena marginata Tricolor é a mais comum entre as popularmente conhecidas como Dracena-de-madagascar. As folhas dessa planta possuem um formato estreito e comprido. A cor predominante é o vermelho mas, além do branco, também apresenta tons dourados.

A Tricolor é normalmente escolhida como planta de interior ou de pátio devido seu efeito tropical. Essa variação tem sido considerada como uma das plantas de folhagem mais atraente para ambientes domésticos.

Dracena marginata Colorama

Dracena marginata Colorama

Essa variação é vista como uma das mais únicas e interessantes por apresentar uma coloração rosa e vermelha mais vibrante. Apesar disso, a intensidade da cor de suas folhas pode variar a depender das condições de crescimento como também da iluminação.

Além disso, a dracena marginata Colorama cresce mais lentamente do que as outras variedades e costuma apresentar a coloração das folhas mais mesclada. É considerada a mais adequada para um ambiente ensolarado.

Dracena marginata Bicolor

Dracena marginata Bicolor

A variedade de dracena marginata Bicolor apresenta uma folhagem mais clara, predominando as cores brancas e verdes, além da borda rosa bastante fina sendo quase invisível.

Suas cores verdes pouco intensas indicam a presença de clorofila ligeiramente menos verde nas porções centrais das folha. Apesar disso, apresenta ainda mais células de clorofila que processam o sol do que as outras variedades de dracena marginata, fazendo com que necessitem de menos luz que as demais.

Características e decoração da dracena marginata

Dracena marginata pequena em vaso sobre mesa

Por ser uma planta ornamental, a dracena marginata é comumente cultivada principalmente para fins decorativos pois tem um grande impacto visual no espaço, sobretudo em ambientes fechados. As dracenas crescem e se tornam plantas altas e elegantes, mas, para além disso, trazem também benefícios como um purificador natural do ar. Veja mais a seguir:

Forma da dracena marginata

A dracena marginata apresenta um tronco anelado e fino, mas, à medida que envelhece, o tronco tende a se apresentar volumoso e muito ramificado. Existe uma variedade de dracenas marginatas com diferentes padrões de cores, mas, em geral, as folhas têm um aspecto linear e alongado.

A dracena marginata possui uma aparência muito semelhante a de palmeiras e por isso muitas vezes é confundida erroneamente como parte da família das palmeiras. É inclusive considerada uma "palmeira falsa" por muitos especialistas.

Uso da dracena marginata como decoração

Por normalmente ser uma planta grande, a dracena marginata logo se torna uma mobília do ambiente e pode funcionar bem quando sozinha em destaque numa sala, constituindo um verdadeiro ponto focal. Apesar disso, você também pode posicionar um grupo de dracenas menores para formar uma espécie atraente de vitrine na entrada da sua casa ou do seu estabelecimento.

Certifique-se de acomodar a sua planta em um recipiente apropriado para manter a elegância e a estabilidade da mesma. Grandes vasos de argila com um prato de plástico na base podem ser uma ótima opção, uma vez que o prato coleta o excesso de água e estão disponíveis em todos os tamanhos e formatos em lojas de jardinagem e paisagismo.

Você também pode tentar fazer o seu próprio recipiente com uma lata pintada ou até mesmo reutilizar um cesto de lixo.

A dracena marginata é venenosa

Apesar da dracena marginata não ser venenosa para humanos, ela é extremamente tóxica para cães e gatos. Se você tem animais de estimação em sua casa, é aconselhável evitar o cultivo de qualquer espécie do gênero Dracaena, pois pode ser perigosa, sobretudo quando ingerida por animais menores.

As saponinas presentes nas folhas e no tronco da planta podem induzir vômito e salivação. Os gatos também podem apresentar as pupilas dilatadas, então fique atento a esses sinais caso tenha uma dracena e pets.

Melhora a qualidade do ar

As plantas quando cultivadas dentro de casa ajudam muito a limpar o ar de maneira natural, pois, além de produzirem oxigênio, também possuem capacidade de absorver algumas toxinas do ar.

As dracenas são algumas das plantas presentes na lista de filtragem de ar organizada pela NASA, capaz de reduzir benzeno, formaldeído, xileno e tolueno do ar. Essa planta irá purificar o seu ambiente a partir do momento que entrar na sala.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua Dracena marginata

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da Dracena marginata, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive uma Dracena marginata e purifique o ar da sua casa!

Várias dracenas marginata tricolor

A dracena marginata é uma ótima opção para os jardineiros iniciantes ou para aqueles que desejam trazer mais elegância para seus espaços internos, sem se preocupar com cuidados excessivos. Essa planta de postura arquitetônica é um excelente complemento para qualquer ambiente doméstico, mas também possui outro ponto positivo: ela age como uma eficiente purificadora do ar.

Agora que você conhece os principais benefícios e maneiras de cultivar a dracena marginata, por que não decorar o seu ambiente com uma das variedades dessa espécie colorida de planta? Escolha um lugar próximo de uma janela ou a coloque na sua varanda ou quintal durante o verão e não se esqueça de usar nossas dicas para cultivá-la!

Autor deste artigo

Entusiasta do solo e do saber geográfico.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos