Você conhece o Hibiscus rosa-sinensis?
O Hibiscus rosa-sinensis pertence à família Malvaceae, do gênero Hibiscus, também chamado de rosa da China, papoula ou simplesmente hibisco. De natureza perene, ou seja, mantém sua folhagem durante todas as estações do ano, é uma planta ornamental muito apreciada tanto na medicina natural quanto na jardinagem.
Essa espécie é cultivada abundantemente em parques e jardins, sendo bastante difundida por todo o mundo, especialmente em climas tropicais, além de ser medicinalmente utilizada, tanto suas folhas como as flores, para diversos fins. Uma espécie de planta que é classificada como de menor preocupação, pois não precisa de grandes cuidados.
Apesar de ser uma flor de origem asiática, é muito apreciada em vários países da América Latina onde foi tida como flor nacional, entre os quais se destacam a República Dominicana e Porto Rico. É também o símbolo de vários estados latino-americanos. Continue lendo o nosso artigo e conheça os inúmeros benefícios do Hibiscus rosa-sinensis.
Informações básicas do Hibiscus rosa-sinensis
Nome Científico | Hibiscus rosa-sinensis |
Outros Nomes | Hibisco, Rosa-da-China, Mimo-de-vênus, Hibisco-tropical, Graxa-de-estudante, |
Origem | Ásia |
Porte | 0,6 a 1,8 m |
Ciclo de Vida | Perene |
Floração | O ano todo |
Clima | Tropical, Subtropical, Temperado, Oceânico, Equatorial |
O Hibiscus rosa-sinensis é um gênero muito diverso, que consiste em aproximadamente 220 espécies e inclui arbustos perenes e caducifólios. A flor nacional da Malásia é nativa de zonas temperadas e da espécie angiospermas, plantas com flores e frutos com sementes.
Devido às inúmeras variedades que se formaram a partir do cruzamento de espécies, o hibisco pode ser encontrado em uma ampla gama de cores, oferecendo tons de branco puro, amarelo, vermelho, laranja, escarlate ou matizes de cor de rosa.
Características e curiosidades do Hibiscus rosa-sinensis
O Hibiscus rosa-sinensis é cultivado como planta ornamental, característico por ser um arbusto que também poderia ser considerado uma pequena árvore, já que sua altura varia entre 2,5 e 5 metros.
Com seus usos medicinais, antiespasmódicos e analgésicos, algumas partes da planta são também comestíveis, e suas folhas usadas como substituto do espinafre, além de chás e corante alimentar. Confira a seguir as principais características do hibisco.
■Folhagem do Hibiscus rosa-sinensis
Podemos encontrar as folhas do Hibiscus rosa-sinensis na cor verde brilhante, pecioladas, largas e com formato que pode ser oval ou lanceolado, além de apresentarem bordas dentadas de forma irregular.
As flores costumam ser grandes, simples com 5 pétalas, ou duplas, dependendo da variedade, e são semelhantes a um funil, com estames amarelos em forma de colunas.
Seus galhos estão todos dispostos alternadamente. A forma das folhas desta planta assemelha-se à das Alstroemérias, que também nos mais belos jardins oferecem uma surpreendente variedade de cores, sendo marcantes e brilhantes, assim como o nosso Hibiscus.
■Floração do Hibiscus rosa-sinensis
O hibisco é uma planta que floresce nos meses de primavera e verão, e reduz seu número de flores com a chegada do inverno. Em regiões de climas muito quentes pode florescer durante todo o ano, mantendo um crescimento constante e uma floração espetacular.
É uma planta que simpatiza melhor em ambientes externos, mas caso a temperatura comece a cair, abaixo de 15 graus, terá que ser colocada dentro de casa em vasos. Após passar o período invernal, início da primavera, será conveniente podá-la.
O Hibiscus rosa-sinensis é uma planta tropical de crescimento denso e muito vigorosa, muito fácil de cultivar e com o hábito de crescer na vertical, o que permite ser muito fácil de cuidar dentro dos padrões mais comuns.
■Frutos e sementes do Hibiscus rosa-sinensis
As sementes de hibisco ficam dentro de pequenas cápsulas, que demoram um pouco para amadurecer, mas quando o fazem, abrem-se espontaneamente. Uma vez fertilizado, um fruto em forma de cápsula é gerado onde contém várias sementes em cada lóculo. Você pode colher essas cápsulas e extrair as sementes.
Agora, para que germinem bem, o ideal é semeá-los no outono, se sua região tiver um clima temperado, ou na primavera, se for tropical ou subtropical. Portanto, nem sempre é uma boa ideia plantá-los assim que estiverem prontos.
■Você sabia que o Hibiscus é uma PANC?
A utilização de flores na alimentação é uma forma diferente e muito delicada de agregar diversidade e sabor nas preparações mais simples. E é por isso que o Hibiscus é chamado de PANC, Produtos Alimentícios Não Convencionais.
O Hibisco, quando em receitas, tem um sabor ligeiramente ácido, e se destaca pela bela cor vermelha que conferem a qualquer preparo. Muito conhecido pelos chás desidratados de inúmeros benefícios à saúde, seus usos culinários vão muito além disso: o cálice pode ser usado também para molhos, chutneys, pães, sobremesas e algumas bebidas.
■Hibiscus rosa-sinensis na decoração
Se existe uma planta comum que possui dupla função de decoração interna e externa, com certeza é o Hibiscus rosa-sinensis. Por ser uma planta arbustiva e com flores polivalentes, ela é amplamente utilizada na decoração de ambientes, devendo ser colocada na área da sala mais iluminada.
Caso não tenha a luz de que necessita, o seu florescimento será muito reduzido. É possível também que, se a umidade não for bem mantida, ela seja atacada por pragas.
Por ser utilizada tanto em interiores como em exteriores, em cada caso, serão necessárias diferentes técnicas de cultivo e cuidados. Deverão ser seguidos todos os protocolos de luminosidade e temperatura suportáveis pela planta.
Uso medicinal do Hibiscus rosa-sinensis
Embora seja uma planta que ofereça ótimas características ornamentais para crescer no jardim, o Hibiscus rosa-sinensis também dá a possibilidade de se aproveitar suas propriedades medicinais, sendo uma fonte de nutrientes e vitaminas que ajuda na melhoria da saúde.
O hibisco é frequentemente usado para aliviar diversos tipos de sintomas na medicina tradicional chinesa e na medicina Siddha (medicina tradicional indiana). Vamos conhecer alguns dos efeitos positivos dessa flor chinesa.
■Propriedades diuréticas
Considerada como uma boa flor de rim, o Hibiscus rosa-sinensis possui efeitos diuréticos e desinfetantes no trato urinário. Além de reduzir a retenção de líquidos, favorece a eliminação de toxinas e excesso de gordura através da urina.
Devido ao seu alto poder diurético e purificador, é um excelente suporte contra infecções dos rins. Tem uma alta porcentagem de água em sua composição, e por isso são ótimos para a hidratação do corpo, auxiliando o organismo na diurese, processo de produção de urina pelo rim.
■Ajuda a emagrecer
Por seus efeitos diuréticos, o hibisco pode ser um bom aliado para auxiliar no emagrecimento, além de ser um suporte para manter os níveis de colesterol e triglicerídeos sob controle, especialmente quando tomado como substituto de bebidas açucaradas.
A flor dessa planta tem a particularidade de atuar como um acelerador metabólico, e por isso uma das preparações mais populares do hibisco é em sua forma de chá, onde suas propriedades visam a perda de peso favorável se, é claro, associado a um estilo de vida saudável.
■Melhora a prisão de ventre
Ao eliminar as toxinas do organismo, o Hibiscus rosa-sinensis também ajuda na digestão, tornando mais fácil para o corpo digerir e eliminar os alimentos mais rapidamente. Portanto, é um bom chá para beber após as refeições.
É uma planta excelente e muito útil para tratar a constipação, pois melhora o funcionamento do intestino, especialmente se combinada com plantas mais ativas, como linho, marshmallow ou psyllium. O chá de hibisco é eficaz como um alívio após refeições pesadas, melhorando a digestão e reduzindo a flatulência.
■Alívio de cólicas menstruais
O chá de hibisco também pode ter seu uso e efeitos positivos no alívio de sintomas e cólicas menstruais. Ao ajudar a restaurar o equilíbrio hormonal, o hibisco oferece inúmeros benefícios na redução dos sintomas menstruais e pré-menstruais, além de poder regular a menstruação desregulada.
Com seu alto teor de antioxidantes e sendo um relaxante natural e suave, ajuda a repor os nutrientes durante a menstruação, permitindo à mulher sincronizar com um ritmo de vida ligeiramente mais relaxado e tranquilo.
■Combate gripes e resfriados
Os óleos essenciais contidos na rosa chinesa são um analgésico eficaz para controlar a tosse aguda em tempos de doenças gripais ou resfriados. Como auxilia no fortalecimento das defesas do organismo, o Hibiscus rosa-sinensis é rico em vitamina C e costuma ser usado para ativar o sistema imunológico e aliviar problemas respiratórios.
Os vapores do hibisco são especialmente eficazes quando há tosse e aparecimento de catarro. Além disso, as flores infundidas também são usadas como calmante e antiespasmódico.
■Retarda o envelhecimento da pele
Outro método muito bem aceito é através de seu uso tópico, por ter um excelente poder antioxidante e altas doses de ácido cítrico e ácido ascórbico, dois elementos poderosos que ajuda a proteger as células dos efeitos dos radicais livres e retarda o envelhecimento precoce, conferindo elasticidade e luminosidade à pele.
Com inúmeras propriedades dermatológicas, uma forma de usá-lo é através de máscaras faciais, onde o extrato de suas folhas, quando aplicado na pele, ajudará a diminuir os poros do rosto e melhorar sua hidratação. A aplicação também é recomendada em caso de eczema ou condições alérgicas.
Como consumir o Hibiscus rosa-sinensis
As propriedades do hibisco trazem vários benefícios à saúde, como: controlar os níveis de colesterol, regular a pressão arterial, facilitar a digestão, evitar que parte dos carboidratos e da gordura dos alimentos sejam absorvidos e cancelar a ação do hormônio antidiurético presente nos rins.
A forma mais conhecida de consumir o Hibiscus rosa-sinensis é em infusão, com todas as nuances e combinações, mas a seguir você verá que é possível adquiri-lo de outras maneiras também.
■Chá de Hibiscus rosa-sinensis
As infusões de algumas ervas medicinais são um remédio caseiro por excelência para muitas famílias. Eles são bons para aliviar diversos sintomas de doenças, ajudando a fortalecer o sistema imunológico naturalmente, além de ter se tornado o mais novo aliado de quem deseja emagrecer.
O chá de hibisco é uma infusão preparada com a parte cálice da flor e tem um sabor levemente azedo, com um toque de framboesa. A flor de hibisco usada para fazer chá não é a flor ornamental vista em jardins e vasos. Certifique-se disso na hora da compra.
■Hibiscus rosa-sinensis em cápsulas
O hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas de emagrecimento, além de ajudar no controle da pressão arterial e, até, na prevenção de problemas do fígado.
Existem também cápsulas contendo hibisco em pó. Essas cápsulas devem ser usadas de acordo com as instruções da embalagem, pois variam de marca para marca, podendo ser encontradas em lojas de produtos naturais, farmácias e supermercados.
■Utilize o Hibiscus rosa-sinensis como corante
As espécies de hibisco apresentam-se ricas em antocianinas, compostos fenólicos que são responsáveis pela coloração avermelhada das flores, por esse motivo são muito utilizadas como corante natural em diversos alimentos, proporcionando um leve sabor.
Além disso, quando extraído o pó de suas flores, o Hibiscus rosa-sinensis também é amplamente utilizado para tingir sapatos em alguns países do continente asiático, principalmente na China.
Como plantar o Hibiscus rosa-sinensis
Quando falamos de hibisco, e na verdade qualquer tipo de planta angiosperma, deve ficar claro que não pode haver flores sem sementes. Além disso, esse tipo de planta costuma ser dioica, ou seja, possui os órgãos reprodutores masculino e feminino em flores diferentes de espécimes diferentes. A seguir veremos o melhor processo para o seu plantio.
■ Escolha o melhor local para plantar
O melhor local para plantar o seu Hibiscus rosa-sinensis deve ser em uma área com a maior iluminação solar possível. Em áreas mal iluminadas, sua floração será pobre e eles podem até abortar os botões de flores.
Para tê-las dentro de casa, é necessário ter um vaso de 12 a 16 cm de diâmetro. Não é muito grande, mas permite que as raízes se desenvolvam adequadamente. Se, por outro lado, quiser tê-la como planta ao ar livre, irá precisar de um pouco mais de espaço, pois a planta adquire um tamanho maior.
■Plantando o Hibiscus rosa-sinensis com enxertos
Dentre os diversos métodos que o hibisco pode ser plantado, um deles é através de enxertos. Utiliza-se o mesmo princípio de enxertia usado em algumas frutas cítricas para desenvolver espécies mais produtivas.
É uma das formas mais fáceis de plantar o Hibiscus rosa-sinensis, retirando as estacas verdes com gemas reprodutivas de uma planta adulta e enterrando diretamente no solo ou no vaso. Para isso, escolha os dias chuvosos para retirar as estacas e aquelas com gemas, mas sem flores, pois terão mais chance de enraizar.
■Solo ideal para o Hibiscus rosa-sinensis
Prefere solos frescos e férteis. Se for muito arenoso ou excessivamente argiloso, pode-se melhorar a sua qualidade incorporando um substrato de plantio no solo do jardim, na proporção de 20 a 50%, dependendo das características do solo inicial.
O fertilizante pode ser aplicado tanto na forma sólida, diretamente no solo, quanto na fertirrigação aplicada na água de irrigação. Este deve ser um fertilizante balanceado com microelementos para evitar clorose, especialmente ferro se o solo for muito alcalino.
■Rega do Hibiscus rosa-sinensis
O Hibiscus rosa-sinensis é uma planta que exige constantemente boas condições de umidade, mas sem atingir o alagamento. Em suma, manter o solo bem regado, especialmente no verão, quando as temperaturas são altas.
Deve-se regar a planta de 2 a 3 dias por semana nos períodos de calor e uma vez por semana nos períodos de frio mais intenso, observando sempre a temperatura do local em que ela está.
■Clima para o Hibiscus rosa-sinensis
O clima é um fator limitante em sua área de distribuição. Se for mais temperado ou quente em geral, você pode ter esta planta sem problemas durante todo o ano. Pelo contrário, se o clima é característico de um inverno mais frio, o melhor é que fique dentro de casa, pois não resistem bem às geadas.
Os hibiscos tropicais germinam bem quando as temperaturas ficam acima de 15 à 18ºC, então se você mora em um lugar onde as quatro estações são bem diferenciadas, terá que plantá-los na primavera.
■Adubos e substratos para seu Hibiscus rosa-sinensis
De fato o Hibiscus rosa-sinensis é um tipo de planta que não exige muitos cuidados específicos, mas uma exceção deve ser feita. Quando se trata de rega, estamos falando de uma planta que precisa de muita atenção nos meses de calor.
O ideal é manter o substrato com certa umidade desde o início de sua floração. E é lógico, manter esse nível constante de floração só é possível quando se tem nutrientes suficientes para isso, encontrados justamente em seus adubos.
■Protegendo seu Hibiscus rosa-sinensis de pragas
O Hibiscus rosa-sinensis de interior normalmente quase não apresenta problemas fitossanitários, visto que normalmente não existem fontes de infecção, ao contrário no caso dos exteriores, onde é mais fácil a ocorrência de invasões de pragas vindas de outras plantas
As possíveis pragas que podem ocorrer são pulgões, moscas brancas, lagartas e ácaros. Deve-se combater os três primeiros com inseticidas e se puder ser sistêmico, muito melhor. Já para os ácaros, acaricidas, procurando umedecer perfeitamente tanto a parte superior quanto a inferior das folhas durante o tratamento.
Hibiscus rosa-sinensis: a flor encantadora e com uso medicinal!
Como vimos, são muitas as características que fazem do Hibiscus rosa-sinensis uma flor muito apreciada tanto como planta de casa como na jardinagem ao ar livre, além de seus inúmeros benefícios e virtudes medicinais, o que o tornam um aliado da sua saúde.
Apresentando suas cores e sabores refrescantes para os amantes de chás, o hibisco acabou se tornando uma planta cheia de apelo estético e saudável. Outro fato que você com certeza não sabia é que essa planta tão conhecida também serve para evitar o aparecimento de cabelos grisalhos.
E agora que você sabe como cuidar do Hibiscus rosa-sinensis e já conhece as suas propriedades medicinais, que tal incluir o plantio no seu jardim? Assim você poderá desfrutar de sua incrível beleza, além de ter a possibilidade de extrair seus maravilhosos benefícios medicinais.
Comunicadora digital, que adora ler e escrever sobre diversos assuntos. Amante de tudo que envolve natureza, turismo e bem-estar.