Jardim vertical: locais, dicas de como montar de modo barato e mais!

Jardim vertical: locais, dicas de como montar de modo barato e mais!

Quer fazer o seu próprio jardim vertical? Confira neste artigo todos os passos, dicas e cuidados de como montar um.


Jardim vertical: conheça a tendência das casas e apartamentos!

Jardim vertical de madeira escura com bromélias, samambaias e folhagens

O jardim vertical é uma tendência do paisagismo moderno, sendo utilizado para decorar e aproveitar espaços livres em casas e apartamentos. Além de ser uma ótima solução decorativa, este tipo de jardinagem também proporciona a redução de ruídos, melhoria da circulação do ar e regulação da temperatura do ambiente.

A construção deste jardim é extremamente versátil, dado que você pode construir em qualquer estrutura vertical livre, como uma parede ou um pequeno canto vazio. Além disso, você pode explorar espaços tanto do lado interno quanto do lado externo do seu imóvel.

Faça você mesmo um destes de forma simples e econômica. Veja a seguir os passos de como montar e cuidar de seu próprio jardim vertical.

Como fazer um jardim vertical e dicas:

Jardim vertical de madeira branca com vasinhos pequenos com jiboias e alguns vasos maiores com bromélias e samambaias

Para fazer um jardim vertical, primeiro você precisa ter um bom planejamento de como construí-lo. A seguir, você encontrará um passo a passo com mais detalhes e dicas sobre a escolha do local, medidas e materiais que serão necessários para montar seu próprio jardim vertical em casa.

Prepare o local a ser montado

Para preparar o local onde você irá fazer o seu jardim, escolha um ambiente livre e que não precise ter a estrutura movida constantemente, uma vez que além do suporte temos a vegetação e a água acrescidas ao peso.

Em seguida, repare na iluminação do ambiente. Neste caso, observe se no local incide sol, sombra ou meia sombra. Este fator ajudará você na escolha das plantas que serão colocadas em seu jardim. Por fim, atente-se à existência de um ponto hidráulico por perto ou de fácil acesso à vegetação. Além de ser extremamente importante para as plantas, uma fonte próxima facilitará a manutenção do jardim.

Faça as medidas da distância entre os vasos

Após determinar o local, tire a medida do espaço usando uma fita métrica para calcular o quanto você tem disponível para a construção do jardim. Isto auxiliará você a decidir o tamanho da estrutura que será usada como base e o tipo de vegetação.

A partir do tamanho disponível, você conseguirá mensurar a quantidade de vasos que serão necessários para sua estrutura. Nesta etapa, lembre-se de deixar espaço entre os recipientes para o jardim permanecer arejado. Já na escolha dos vasos, você pode optar por recipientes que serão fixados na estrutura ou ainda cestas suspensas para compor seu jardim vertical.

Materiais que podem ser utilizados para o jardim vertical

Assim como qualquer outro projeto de melhoria dentro de casa, o jardim vertical exigirá investimento para fazê-lo. No entanto, existem diferentes formas e tipos para a construção desse jardim. Quanto maior a criatividade e o tempo, mais possibilidades e menor gasto você terá.

Um suporte base será indispensável para a construção do jardim. Neste caso, você poderá encontrar opções como grades e cercas, calhas suspensas ou ripas de madeira, pallets de madeira ou jardineira em formato de pirâmide. Dentre as opções existentes, lembre-se de escolher o material que irá atender às suas necessidades e também harmonize com o espaço.

Cuidados com a estrutura

Para facilitar a manutenção, evitar o mofo e futuros danos, proteja a estrutura e a parede onde ficará o jardim vertical. Desta forma, utilize uma tinta impermeabilizante, uma pintura eletrostática ou até uma lona plástica entre a parede e a estrutura.

Caso a sua parede vertical seja grande, faça seu painel em partes, assim você terá maior facilidade com o manuseio para instalação e reduzirá o peso sobre a estrutura. Por último, verifique se o esqueleto está bem fixado e preso na parede. Feito isso, prenda os vasos das plantas na estrutura com ganchos, abraçadeiras plásticas ou suportes similares para os recipientes.

Plantas para o jardim vertical interno e externo

Grande parte dos vegetais que crescem em um jardim normal podem ser cultivados em um recipiente. Porém, o tipo de iluminação e espaço são fundamentais para a escolha das plantas.

Veja a seguir como optar entre plantas de sol pleno, de meia sombra ou de sombra para fazer seu jardim vertical.

Plantas recomendadas para jardins internos

Jardim vertical interno com pequenas folhagens e musgos

Se seu espaço possuir menor incidência de luz solar e ventilação natural, opte por plantas de sombra e meia sombra. Nestas condições, você pode escolher por samambaias, bromélias, jiboias, peônias e musgos.

No entanto, se seu jardim fica próximo a janelas, portas e aberturas onde há grande incidência e longo período de luminosidade, o ideal são plantas de sol pleno. Assim, opte por barba-de-serpente, colar de pérolas, flor canhota, lambari roxo, brilhantina e suculentas. Em ambos os casos, lembre-se de selecionar plantas de pequeno porte e que sejam adequadas para o tamanho do ambiente.

Plantas recomendadas para jardins externos

Jardim vertical externo com muitas plantas grandes e volumosas

Para ambientes no lado exterior da casa com sol pleno, você pode optar por plantas volumosas como russélia, barba de serpente ou aregato. Além disso, também há opções de espécies trepadeiras e videiras que podem ser usadas tranquilamente como ótimo revestimento estético. Como exemplo temos: hera, tumbérgias, unha de gato e falsa vinha.

Caso seu jardim seja de meia sombra ou sombra, as melhores plantas para este ambiente são as plantas com folhas bem decorativas como clívias, aspargo-rabo-de-gato, pacová, lírio-da-paz e pata de elefante.

Também é possível fazer horta orgânica

Horta vertical com vasinhos de alface e rabanete

Em seu jardim vertical também é possível construir uma horta orgânica com alimentos frescos e saudáveis. Existem vários tipos de plantas que podem ser encontradas para compor seu jardim. A maior dica neste caso é selecionar espécies que se adaptem melhor às condições climáticas do seu ambiente.

Se desejar por hortaliças: alface, rúcula e cenoura são ótimas opções por não necessitarem de muito espaço. Além delas, você pode escolher plantas medicinais como erva-doce, camomila e hortelã, que podem ser usadas em chás e como aromatizantes. Por fim, também há opção do cultivo de temperos como orégano, salsa, cebolinha e manjericão.

Cuidados com as plantas de jardim vertical interno

Vasos, mudas e instrumentos de jardinagem

Em ambiente interno, o cuidado de seu jardim deve ser dobrado para evitar problemas como infiltração, mofo ou atrair insetos para dentro de sua casa. Para tanto, veja a seguir dicas essenciais para você manter seu ambiente limpo e saudável.

Vasos para plantas de jardim vertical interno

Existem diversos formatos e modelos de vasos para colocar no jardim vertical interno. Para escolher o recipiente ideal, observe as características do seu ambiente e da estrutura vertical.

Entre os modelos clássicos, o vaso meia lua é uma ótima opção para ser usado em jardim vertical. Como possui a parte de trás reta, isto facilita pendurá-lo em uma parede. Além disso, os materiais de barro e fibra de coco são vantajosos por manterem umidade e drenarem a água.

Caso opte por modelos mais práticos na manutenção, os vasos autoirrigáveis são uma boa escolha, pois possuem um reservatório de água que irriga diretamente as raízes conforme a necessidade da planta.

Terra para plantas de jardim vertical interno

A escolha da terra é uma etapa importante para fazer seu jardim, pois ela precisa garantir os nutrientes necessários para suas plantas se manterem saudáveis e vivas em seu ambiente interno.

Para a escolha da terra, você pode comprar terra já adubada ou uma versão crua e enriquecê-la com adubos orgânicos como húmus de minhoca. Além disso, para garantir o bom desenvolvimento de seu jardim, utilize um substrato no início do plantio e no replantio, para permitir que a terra retenha líquidos e consequentemente contribua com a melhor absorção de nutrientes das plantas.

Rega para plantas de jardim vertical interno

Em plantas de jardim vertical interno, dê preferência a um borrifador para molhar a terra das plantas de forma a evitar o acúmulo de água na sua estrutura e inibir a presença de fungos em seu jardim.

Ao fazer a rega, comece pela linha superior do jardim vertical e vá descendo, diminuindo a irrigação quanto mais próxima do solo. Assim, as linhas mais baixas aproveitam a água que escorre dos vasos de cima. Além disso, as plantas do alto e das bordas tendem a ficar mais secas primeiro.

Iluminação para plantas de jardim vertical interno

Por conta da limitação do espaço dentro de casa, o cuidado com a iluminação deve ser bem importante para a sobrevivência de suas plantas. Escolha locais com incidência de luz natural, como paredes e cantos perto de janelas e portas.

Além disso, a planta pode ser nutrida também por luzes artificiais. Neste caso, a melhor opção é o uso de lâmpadas led, pois emitem uma quantidade baixa de calor. Assim, você não corre o risco de queimar as folhas ou danificar a planta. Por fim, lembre-se de manter algum tipo de iluminação para a sua planta, pois nenhuma vegetação sobrevive na ausência completa de luz.

Clima para plantas de jardim vertical interno

Embora dentro de casa ou apartamento as plantas estejam mais seguras contra alterações bruscas de temperatura e fatores externos, você deve se atentar caso o ambiente possua ar condicionado ou pouca ventilação.

Nestes casos, opte por plantas mais resistentes com folhas mais rígidas e espessas, como espada de São Jorge e jiboia. Além disso, tenha cuidado com a posição das plantas dentro de casa: evite colocá-las de frente para o ar condicionado, onde a umidade do ar é menor.

Poda das plantas de jardim vertical interno

A poda periódica para seu jardim interno é fundamental para ele, pois além de manter suas plantas saudáveis, manterá o ambiente de sua casa limpo e agradável. Como consequência, isso evitará a presença de insetos e pragas em seu lar.

Portanto, tenha uma manutenção regular de sua jardinagem. Para isso, retire galhos e folhas secas e ramos que se cruzam ou raspam um no outro. Assim, você impedirá o acúmulo de material orgânico em seus vasos. Por último, dado um espaço mais limitado no ambiente interno, mantenha o contorno de cada espécie de onde inicia até o final, evitando o crescimento desequilibrado entre as plantas.

Cuidados com as plantas de jardim vertical externo

Pessoa em escada cuidando de um grande jardim vertical externo

Para ter um jardim vertical no lado exterior da casa é preciso de outros cuidados devido à maior exposição das plantas aos fatores externos do ambiente. Além disso, também é necessário atenção na manutenção de seu jardim para evitar o surgimento de pragas e insetos. Veja a seguir as dicas sobre como manter o seu jardim externo saudável!

Vasos para plantas de jardim vertical externo

Em plantas para jardim vertical externo, você pode explorar além dos vasos meia-lua, de barro e autoirrigáveis, recipientes maiores e de estruturas mais robustas como grandes jardineiras, cercas de treliça ou pergolados para plantas trepadeiras.

Além dos vasos de barro ou estruturas de madeira, você pode optar por outros materiais, como cimento ou cerâmica. Neste caso, escolha materiais resistentes para evitar danos causados por fatores externos como ventania ou fortes chuvas.

Lembre-se também de adequar o vaso com o ambiente externo e o tamanho da estrutura vertical que será montada no jardim. Desta forma, você conseguirá obter um ambiente mais harmonioso e equilibrado.

Terra para plantas de jardim vertical externo

Para ambientes externos, você deve adequar a terra ao tipo de planta que será colocada em seu jardim vertical. Para plantas ornamentais, frutíferas, hortaliças e gramados, opte por terra adubada, pois já possuem adubo em sua composição.

Caso você escolha plantas de sol que necessitam de menos água para se desenvolverem, como cactos e suculentas, utilize a terra arenosa. Porém, cuidado para não misturar esta terra em outras espécies de plantas, já que a porosidade dela é bem acentuada, fazendo com que a água escoa mais facilmente.

Rega para plantas de jardim vertical externo

Em um jardim externo, as plantas cultivadas precisam de uma frequência maior de irrigação do que as plantas de ambientes internos. Isso ocorre porque elas ficam mais expostas à luz e ao vento do ambiente de fora da casa.

Assim como a rega de plantas de um jardim vertical interno, comece o processo de irrigação pela parte superior do painel e em sequência, vá descendo para que as plantas mais baixas aproveitem a água que escorre dos vasos de cima.

Iluminação para plantas de jardim vertical externo

Para a iluminação, atente-se ao tamanho das plantas ou das estruturas mais altas, pois elas projetam sombras que, se mal posicionadas, podem afetar outras plantas próximas. Por isso, busque colocar sua vegetação de forma com que todas recebam sol devidamente, de acordo com suas características.

Ao montar seu jardim vertical, posicione as espécies que precisam de mais luz na parte superior. Já no centro e na parte de baixo, deixe as plantas que necessitam de menos sol, como as espécies de meia-sombra e sombra.

Clima para plantas de jardim vertical externo

Tendo em vista que as plantas de um jardim externo ficam mais expostas a adversidades climáticas como chuva, vento e temperatura, preste atenção no clima do ambiente externo. Levando-o em conta, então, respeite cada tipo de planta para colocar em sua jardinagem.

Além disso, lembre-se de que algumas espécies de plantas são mais impactadas com a chegada do frio. Nestes casos, elas costumam perder folhas e entram em um estado de hibernação, no qual diminuem a velocidade de crescimento para acumular energia e voltar saudáveis na primavera. Caso seja esse o caso, diminua a quantidade de água e regue no período da manhã para evitar água acumulada.

Poda das plantas de jardim vertical externo

A época ideal para fazer a poda das plantas é no fim do inverno, momento em que elas entram em um estado de dormência e sofrem menos com a poda. Assim, na primavera elas conseguem receber mais sol e crescem mais resistentes.

Ao longo do ano, faça uma manutenção superficial retirando galhos e folhas mortas. Desta forma, você evitará o acúmulo de material orgânico e impedirá o surgimento de pragas em seu jardim. Além disso, caso sua planta necessite de uma estrutura de apoio para tomar forma, use varas de madeira, cordas ou até a própria base vertical como suporte aos caules.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de um jardim vertical

Neste artigo apresentamos diversas informações de como cuidar, montar e mais dicas sobre jardins verticais. E já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Decore a sua casa com um jardim vertical!

Jardim vertical de madeira com muitas suculentas coloridas

Como vimos, o jardim vertical é versátil para qualquer tipo de local, seja em sua casa ou em seu apartamento. No entanto, a maior vantagem de ter um em casa é conseguir adaptá-lo em ambientes com espaços limitados. Além de mudar o estilo e oferecer elegância para o seu lar, este tipo de jardinagem gera diversos benefícios ambientais.

A construção pode ser feita de forma simples e com baixo investimento - basta seguir os passos acima e moldar de acordo com as características do seu espaço e a finalidade do seu jardim vertical. Além disso, a manutenção também é barata e simples, necessitando de poucos equipamentos.

Aproveite esta tendência para renovar seu ambiente! E não se esqueça: fazendo jardinagem você pode manter o seu lar agradável e aconchegante.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos