Papel de parede do mapa mundi: decoração no estilo vintage, tonalidades e mais!

Papel de parede do mapa mundi: decoração no estilo vintage, tonalidades e mais!

Veja vários estilos de papel de parede de mapa mundi, o que você precisa para aplicá-lo em diferentes ambientes e como fazer!


Papel de parede do mapa mundi: novo estilo de decoração

Papel de parede de mapa mundi marrom claro com alguns países em azul

O mapa mundi costuma ser muito admirado por quem gosta de viajar e de geografia, mas você sabia que essa imagem tão emblemática também pode ser um excelente item de decoração? O papel de parede de mapa mundi é ótimo para decoração e fica bem em vários ambientes, desde escritórios até quartos ou cozinhas.

Seja você um entusiasta de geografia ou não, um mapa mundi com certeza pode dar uma levantada na sua decoração e você certamente encontrará um que combine com sua casa, pois existem diversos estilos de papel de parede com mapa mundi.

Neste artigo você conhecerá os principais tipos de papel de parede de mapa mundi, onde cada estilo fica mais adequado e também como aplicar o papel de parede. Veja a seguir dicas de decoração com mapa mundi e inspire-se com os variados estilos!

Características dos estilos de papel de parede do mapa mundi

Existem diversos estilos de papel de parede de mapa mundi. Alguns são mais divertidos e coloridos, como o aquarelado, outros são mais clássicos e sóbrios, como o estilo envelhecido ou preto e branco - tem pra todos os gostos! Confira a seguir os diversos estilos e descubra a melhor opção para seu ambiente:

Papel de parede do mapa mundi no estilo vintage

Papel de parede de mapa mundi estilo vintage

Nos últimos anos, entraram em alta itens de decoração com uma estética vintage, isto é, com um aspecto mais envelhecido, geralmente remetendo a objetos do século XX ou anteriores. Para quem gosta desse estilo, o papel de parede de mapa mundi no estilo vintage é uma excelente opção.

Com ele, o ambiente ficará com uma pegada mais aconchegante sem perder a elegância, pois o vintage cria uma ambientação agradável e bonita. Esse papel de parede fica muito bem em ambientes de trabalho ou de descanso com uma pegada mais jovem, sem perder a elegância.

Papel de parede do mapa mundi no estilo aquarelado

Outro estilo que está muito em alta é o aquarelado, isto é, pinturas feitas com a tinta aquarela ou que a imitam. Ele tem um toque mais delicado e suave, ideal para quem quer criar um ambiente confortável e acolhedor. Além disso, as pinturas em aquarela são lindas e um papel de parede nesse estilo vai agregar beleza e um tom mais artístico para seu ambiente.

Papel de parede do mapa mundi no estilo preto e branco

Papel de parede de mapa mundi preto e branco

Já se você prefere um estilo mais sóbrio, uma boa ideia é usar o papel de parede mapa mundi no estilo preto e branco. Diferentemente do aquarelado, que é mais colorido, ou do vintage, que tem um aspecto envelhecido, esse estilo de papel de parede, por ser preto e branco, costuma se integrar ao ambiente de forma mais sutil e dá um ar um pouco mais sério.

Além de trazer sobriedade para o ambiente, o estilo preto e branco também é característico por sua elegância, e geralmente é mais fácil de ser combinado com os outros elementos do ambiente. Esse estilo é um verdadeiro coringa e costuma ficar muito bem em ambientes de trabalho ou estudo.

Papel de parede do mapa mundi no estilo envelhecido

Papel de parede de mapa mundi estilo envelhecido

De primeira vista, esse estilo de papel de parede de mapa mundi envelhecido pode parecer muito semelhante ao estilo vintage que comentamos acima, pois os dois têm um aspecto esse aspecto em comum. Contudo, o vintage geralmente tem tons mais pastéis e costuma remeter a uma estética do começo do século XX.

Já nos papeis de parede mapa mundi envelhecidos, o que vemos é uma imagem ainda mais envelhecida, às vezes remetendo àqueles papéis antigos da Idade Média, por exemplo. Esse estilo de papel de parede é ideal para ambientes mais clássicos, uma excelente escolha para bibliotecas ou salas de estudos.

Papel de parede do mapa mundi com tonalidades

Mapa mundi bastante colorido

Se você quer sair um pouco do padrão na decoração do seu ambiente, uma boa opção de decoração é o papel de parede mapa mundi com tonalidades. Esse estilo tem muitas variações, mas em geral se caracteriza por apresentar cores mais marcantes e muitas vezes não convencionais na representação de mapas mundi, como roxo ou laranja, por exemplo.

Esse estilo dá um ar mais despojado e jovial para o ambiente, sendo uma ótima opção de papel de parede para elevar o astral do ambiente e dar mais cor para onde você estiver. Fica bem em variados espaços, desde quartos até recepções ou escritórios.

Papel de parede do mapa mundi texturizado

Papel de parede de mapa mundi texturizado em quarto infantil

Outra opção de papel de parede mapa mundi é o texturizado. Nele, o relevo do mapa fica aparente, o que pode ser feito por diferenças no sombreamento no mapa ou mesmo em relevos 3D, o que seria algo bastante inovador e daria um toque diferencial para seu ambiente.

Esse estilo de mapa mundi geralmente está mesclado com os outros que comentamos, de modo que um mapa mundi vintage ou com tonalidades pode ter também esse estilo texturizado, que dá um aspecto mais realista para o papel de parede.

Papel de parede do mapa mundi na casa

Como você pôde ver, existem diversos estilos de papel de parede de mapa mundi e alguns costumam ficar melhores em determinados ambientes, pois criarão uma atmosfera específica a depender do estilo da imagem, podendo dar um tom mais sério ou mais despojado, por exemplo. Veja abaixo algumas dicas de papel de parede de mapa mundi ideais para cada cômodo da casa:

Quarto

O papel de parede de mapa mundi costuma ser item de decoração em quartos, principalmente de públicos mais jovens, pois além de embelezar também pode ser usado para estudos, ideal para quem está na escola ou prestando vestibular. De qualquer modo, sabendo combinar de forma adequada com o ambiente, fica lindo para para qualquer faixa etária.

Pode ser mais colorido, com tonalidades ou em estilo aquarelado, o que dará uma atmosfera mais enérgica e viva para o quarto, ou então algo mais discreto, como preto e branco e vintage, trazendo harmonização sem perder a elegância.

Sala de estar

O papel de parede de mapa mundi também fica muito bem como item de decoração de sala de estar. Nesse caso, costumam ser utilizados papéis de parede um pouco maiores e o mais comum é ser colocado atrás de onde fica o sofá, pois dá uma harmonização interessante. O estilo de papel de parede de mapa mundi para sala de estar vai depender de como você decorou o restante do cômodo e qual atmosfera pretende criar.

Por exemplo, algumas pessoas o usam somente em preto e branco, para dar uma preenchida no ambiente, de modo que o papel de parede fique mais discreto. Enquanto isso, outras preferem papéis de parede mais coloridos, ideal para salas de estar mais despojadas e com cores mais vivas. A escolha vai do seu gosto e criatividade.

Escritório

Escritório com papel de parede de mapa mundi cinza e branco

O papel de parede de mapa mundi também é uma ótima opção para escritórios, podendo dar um ar mais profissional sem deixar de ser algo criativo. Como escritórios são ambientes de trabalho e concentração, em geral se utilizam papel de parede de mapa mundi com estilos mais sóbrios e que não chamem tanta atenção.

Desse modo, as opções interessantes são o preto e branco, o vintage, o envelhecido ou mesmo o com tonalidades, desde que as corem não sejam tão chamativas. Mas não se esqueça: não há regra, decoração é arte e para arte não há certo ou errado, mas sim o que ficará melhor para o que você deseja.

Em escritórios o papel de parede de mapa mundi pode ficar bastante interessante atrás de uma mesa de trabalho, podendo também compor o plano de fundo quando a pessoa for fazer vídeo-chamadas, o que dará um toque profissional mas também criativo para o ambiente onde a pessoa está. Ao invés da clássica estante de livros, ter um papel de parede de mapa mundi como fundo pode dar um ar diferenciado a seu ambiente.

Cozinha

Embora não tão comum, o papel de parede de mapa mundi também pode ser uma opção interessante para cozinhas. Nesse caso, vai variar também de acordo com qual tipo de atmosfera você pretende criar. Há quem goste de usar papel de parede de mapa mundi com tonalidades mais fortes, pois dará um alto astral para o ambiente e ajudará na iluminação, mas também pode ficar interessante algo mais discreto como os estilos vintage ou preto e branco.

Mais uma vez, tudo irá depender de como é o restante de sua cozinha, lembrando sempre que decoração não é sobre pensar itens separadamente mas sim como se integrarão ao todo e criarão o ambiente desejado. Além disso, considerando que a cozinha é um ambiente muito utilizado para atividades práticas e que suja muito, leve em consideração o material do papel de parede ao escolhê-lo.

Como colocar o papel de parede

Mulher medindo e cortando folha de papel de parede

Agora que você já conhece os principais estilos de papel de parede de mapa mundi e onde utilizá-los, confira nossas dicas de como aplicá-lo na parede e veja quais equipamentos serão necessários para isso.

Materiais necessários

Para colocar o papel de parede de mapa mundi, você precisará dos seguintes materiais:

- Escada (caso queira colocá-lo em uma parede alta);
- Medidor (trema ou fita métrica);
- Giz (para marcar onde cortar e onde será colocado);
- Tesoura;
- Pano úmido;
- Pano seco;
- Espátula;
- Estilete afiado;

Medição e corte do papel de parede

Essa etapa é muito importante, pois medir da forma errada pode fazer com que você desperdice seu papel de parede ou que ele fique irregular na hora da aplicação. Com uma fita métrica, meça toda área da parede onde você deseja aplicar o papel de parede de mapa mundi e, em seguida, meça essa área no seu papel de parede, ou vice-versa.

Aconselhamos que deixe 10cm a mais nas bordas, principalmente na de baixo e na de cima, pois isso garantirá maior precisão no resultado final, uma vez que você poderá cortar o excedente depois que tiver aplicado. Para marcar a área da parede onde será aplicado o papel de parede, recomendamos usar um giz, um lápis ou algo de sua preferência.

Verificar umidade

Para que a aplicação dê certo e se mantenha com o tempo, é necessário que a parede não tenha umidade. Por isso, sugerimos que você verifique a umidade do local antes de comprar e/ou aplicar o papel e, caso a parede esteja ou seja úmida, devido a infiltrações por exemplo, escolha outro lugar.

Limpar a parede

Vale lembrar que, para que sua aplicação dê certo, é necessário que a parede esteja lisa. Por isso, sugerimos que a lixe antes de aplicar o papel de parede caso sua parede apresente irregularidades. Depois, passe um pano úmido e em seguida seque a superfície com um pano seco.

Passar cola no papel de parede

Depois que a parede estiver limpa e o ambiente preparado, aplique cola de forma homogênea em toda superfície do papel de parede. Lembre-se de aplicar cola também em todas as laterais, caso contrário o papel de parede poderá ficar com as bordas não grudadas.

Aplicar na parede

Depois que a cola estiver espalhada de forma homogênea no papel de parede, aplique-o sobre a área marcada. Comece aplicando por alguma borda e vá lentamente colando o restante da superfície, desfazendo já nessa etapa eventuais bolhas.

Depois de aplicá-lo, passe a espátula na superfície para evitar bolhas. Essa etapa é muito importante e precisa ser feita com atenção, caso contrário a aplicação poderá ficar irregular e com bolhas, o que prejudicará não só a estética do ambiente mas até mesmo a durabilidade do papel de parede.

Corte de sobras

Depois que seu papel de parede de mapa mundi estiver aplicado na parede, verifique se há sobras nas laterais. Se houver sobras, corte-as com um estilete ou uma tesoura, de modo a deixar a aplicação o mais exata possível.

Recorte de interruptor e tomada

Vale lembrar que, caso na superfície onde você deseja aplicar o papel de parede de mapa mundi haja alguma tomada, você deverá cortar em volta dela depois de aplicar ou, de preferência, considerar isso na etapa da medição e aplicar o papel de parede com o espaço para o interruptor ou tomada já cortados, deixando pequenas sobras para fazer o acabamento.

Use o papel de parede do mapa mundi e imagine sua próxima viagem!

Papel de parede de mapa mundi cinza escuro e branco em sala de estar

Como você viu, o papel de parede de mapa mundi dará um toque especial para seu ambiente e fará toda diferença na decoração. Não importa qual seja o seu estilo e o da sua casa, você sem dúvidas pode encontrar um papel de parede mapa mundi que combine com ele e que realce a decoração de seu ambiente como um todo.

Essa é uma decoração prática que não exige grandes transtornos em casa, como furar a parede, por exemplo, e que não leva muito tempo para aplicação, tampouco precisa ser feita por um profissional. Seguindo as dicas que demos, você está pronto para escolher o melhor tipo para seu ambiente e aplicá-lo devidamente. Aproveite e boa viagem pela sua decoração!

Autor deste artigo

Redator apaixonado por natureza, gastronomia e atividades ao ar livre.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos