Como manter a casa limpa e organizada: confira as melhores dicas!

Como manter a casa limpa e organizada: confira as melhores dicas!

Nesse artigo, você encontra as melhores dicas para manter sua casa sempre limpa e organizada sem muito sacrifício. Veja a seguir!


Confira as melhores dicas para manter sua casa sempre limpa, organizada e cheirosa!

Homem limpando espelho

Manter as tarefas da casa em dia, assim como sua organização e limpeza é um desafio para a maioria das pessoas, seja pelo estilo de vida corrido que não demanda de tanto tempo para dedicação as tarefas domésticas, ou até mesmo pelas dificuldades impostas por essas tarefas e a falta de organização e planejamento na hora de realizá-las.

Incluir alguns hábitos positivos no seu dia-a-dia vai exigir pouco tempo e facilitar a limpeza da casa. Com essa rotina estabelecida, a manutenção da organização da sua casa vai se tornando mais simples e ainda sobra tempo para relaxar.

Dicas de organização para manter a casa limpa e organizada

Mulher contente em frente à armário

Manter uma casa sempre em ordem parece uma tarefa muito mais difícil do que realmente é. Com organização e disciplina, a sua faxina não precisa ser uma tortura. É de extrema importância criar algumas tarefas diárias para serem cumpridas, assim sua casa estará sempre em ordem e com o cheirinho de limpeza que a gente ama. Confira algumas dicas a seguir:

Crie rotinas de limpeza e organização

Quanto menor é o seu tempo para se dedicar as tarefas de casa, maior é a necessidade da criação de rotinas de limpeza e organização. Com isso seu tempo será otimizado e melhor aproveitado, fazendo com que sua casa mantenha-se limpa e organizada sem muito esforço e disposição.

Fazer uma lista de afazeres é um primeiro passo ideal. Pendure na geladeira ou em algum lugar estratégico onde fique bem visível para você, funcionando como um lembrete. Disponha nessa lista afazeres distribuídos ao longo da semana de acordo com sua disponibilidade. Fazendo um pouquinho por dia o cansaço é menor e o resultado é certeiro.

Faça deste momento (ou após ele) uma ocasião prazerosa

Quem não gosta de sentar no sofá após uma faxina e sentir o cheirinho de casa limpa apenas para curtir esse momento? Pois é, o deleite dessa ocasião já por si só é o estimulo perfeito para a realização da faxina. Use o pós-limpeza como uma recompensa, para cuidar de si mesmo ou simplesmente pedir sua comida favorita enquanto assiste sua série ou filme preferido aproveitando esse momento.

Outra dica de ouro é usar o momento da limpeza para realizar uma atividade simultânea que te de prazer, como escutar sua playlist favorita, por exemplo.

Invista em decoração prática e fácil de limpar

Na hora da limpeza, menos é mais! Se o seu objetivo é praticidade na hora de manter a casa organizada, aposte em móveis e decorações práticas para movimentação e minimalismo, esses diferenciais vão te auxiliar muito na organização da casa. Mantenha no seu imóvel somente o que realmente usa e é necessário, a poluição visual e objetos parados são inimigos da organização.

A utilização de tapetes mais leves e versáteis também são grandes aliados na limpeza, assim como prateleiras fechadas para esconder a bagunça e gaveteiros. Móveis com rodinhas irão te ajudar muito na hora de limpar aquela sujeirinha em baixo.

Aposte nos organizadores

Objetos soltos e espalhados em suas gavetas, armários ou prateleiras, não são nada agradáveis visualmente e nem práticos na hora de te ajudar a manter a casa em ordem. Alguns recipientes chamados organizadores têm finalidades próprias para armazenar objetos sem que eles fiquem espalhados e sem rumo pela sua casa.

Organizadores são perfeitos para essa função e possuem uma infinidade de modelos e tamanhos. Alguns organizadores que encontramos facilmente no mercado são de: talheres, canetas, papéis, suprimentos, maquiagens, cobertores, e muito mais.

Coloque metas de organização

Estabeleça metas diárias e semanais para a organização da sua casa. Uma boa dica é estabelecer um dia da semana só para lavar roupas, outro para lavar os banheiros, outro dia para lavar quintais, e assim por diante, adequando sempre às atividades a sua disponibilidade de tempo, dessa maneira no final da semana poderá escolher um dia para fazer uma faxina geral e com mais tempo.

Você pode fazer um quadro ou painel com tabelas para organização dessas atividades demais, assim terá maior controle do que precisa ser feito, podendo também fazer adequações conforme sua rotina.

Mantenha cada coisa em seu lugar

Certifique-se de que tudo na sua casa tem um local designado, com isso nada estará perdido pelos cômodos sem destino certo. Cada pertence ter seu local ideal também irá auxiliar na organização de modo que assim que um objeto for usado ele terá o seu local para retornar. Siga essa dica: assim que qualquer objeto for utilizado, volte-o imediatamente para o seu lugar.

Dessa forma, sua casa estará sempre organizada e apresentável, facilitando e economizando tempo na hora da limpeza.

Escolha um lugar para esconder para as bagunças inesperadas

Sempre temos objetos em casa que nunca tem um cantinho em especifico, as famosas “bagunças”, ou até mesmo fios de eletrônicos e eletro portáteis que insistem em ficar aparecendo estragando não só a decoração como a organização do local, porém temos alguns truques para você se livrar dessas situações de uma vez por todas.

Alguns artifícios da marcenaria auxiliam no processo para esconder essas bagunças ao mesmo tempo em que dão uma repaginada na decoração. Você pode adotar o uso de baús para armazenar os itens de natal, por exemplo, que só saem do armário uma vez por ano. Gavetões, painéis, e nichos são ótimos aliados na hora de esconder os fios na estante. Abuse da criatividade e da praticidade.

Desapegue daquilo que não precisa mais

Um cômodo cheio de móveis ou itens parados que não são utilizados a um bom tempo é um verdadeiro incomodo na manutenção e realização da limpeza da casa e sua organização. Quanto mais móveis e objetos você possui em sua casa, maior será o tempo demandado na hora da faxina.

Uma dica para sanar esse problema é desapegar. Faça um levantamento de todos os seus pertences e fique com o que é realmente útil para você, venda e doe o que não utiliza mais. Além de ajudar na manutenção da organização da sua casa, irá livrar-se da energia parada desses pertences. Não tenha medo de desapegar!

Pense em como guardar os objetos

Assim como cada item dentro da sua casa deve ter uma função em específico, o seu lugar também deve estar predestinado, além de ajudar muito quando quiser encontrar um item em sua casa, já vai saber onde procurar.

Não só caixas e prateleiras, mas também potes, divisórias, sacos plásticos ou tnt, são inúmeras as possibilidades para que cada objeto da sua casa tenha um “lugar pra morar”, e consequentemente seu espaço ficará muito mais organizado.

Mantenha as superfícies sempre livres

Com o uso dos organizadores e adoção das dicas de encontrar um lugar para cada item, torna muito mais fácil deixar sua casa menos poluída visualmente, e com isso, a organização e a limpeza serão diretamente beneficiadas.

Se os fios e objetos da sua rack na sala tiverem seus compartimentos para serem armazenados, a superfície da mesma estará livre para ser incrementada com algum item de decoração e ter fácil acesso a limpeza. E isso ocorre com todos os outros móveis e espaços da casa.

Não acumule itens desnecessários

Boletos e contas antigas demais, itens perdidos pela casa, garrafas vazias, embalagens de perfumes ou maquiagens, frascos, quem nunca armazenou um desses itens jurando que ia ser útil um dia e por fim só serviu de acúmulo para mais bagunça dentro de casa? Pois é, a lei do desapego está ai, e precisa ser praticada se você preza por organização.

Sempre que for guardar um item, verifique e se questione sobre a utilidade do mesmo, caso não seja mais útil pra você, dê o fim adequado.

Mantenha desodorizadores de ambiente sempre à mão

Quem não ama o cheirinho de limpeza ou qualquer aroma agradável pela casa? Pensando nesse propósito, os desodorizadores de ambiente trabalham em função do bem estar proporcionado pelo aroma agradável que é disperso no ambiente.

São vários os modelos e preços disponíveis no mercado, basta escolher o que mais se adequa ao seu bolso e ao ambiente. Os tradicionais e excelentes artigos de decoração são os aromatizadores com varetas de madeira, além de dar um toque especial ao seu cômodo deixam um cheirinho maravilhoso. Também vale deixar um desodorizador spray ou aerossol no armário para aquela emergência.

Coloque "cheirinhos" em lugares estratégicos da casa

Alguns “cheirinhos” estratégicos podem fazer a diferença na sua casa. O amaciante é um grande aliado: misturar o amaciante (30 ml) e uma tampinha de álcool junto a um litro de água e colocar essa mistura num spray vira um excelente desodorizador de sofás, cortinas, camas e do ambiente em geral.

A utilização de velas aromáticas, sabonetes em gavetas, óleos essenciais em difusores, saquinhos com folhas de lavanda, incensos, são opções perfeitas para manter o cheirinho agradável da sua casa e de quebra funciona como aroma-terapia.

Hábitos para manter a casa limpa

Pai e filho arrumando a casa

Como você já percebeu, são os pequenos hábitos de organização praticados com constância todos os dias que irão influenciar de forma drasticamente positiva na limpeza final da sua casa ou na manutenção daquele “faxinão” do fim de semana. Veja a seguir mais detalhes sobre esses hábitos.

Areje a casa todos os dias

Arejar a casa ou o ambiente em que se vive é de extrema importância, não só para o bem estar do ambiente em questão de limpeza e maus odores, mas também para a nossa saúde, sendo um ato de higiene e renovação de ar evitando a concentração de ácaros e toxinas.

Além dos benefícios para a saúde, uma casa arejada recebe luz solar de forma direta ou indireta, assim reduzindo a formação de mofos e prevenindo aparecimento, eliminando também os maus cheiros no ambiente.

Arrume a cama todos os dias

Não só sinônimo de organização, mas arrumar a cama logo ao acordar pode ser levado como uma motivação para começar o dia bem. Isso ocorre pois, ao arrumar a cama, você terá a sensação de que a primeira tarefa do seu dia já foi cumprida com êxito, e surge o encorajamento e entusiasmo para enfrentar as demais tarefas ao longo do dia.

Além desse fator, uma cama desorganizada é inimiga da organização e acaba com todo o visual do seu quarto, tendo em vista que é o principal móvel desse ambiente. Levante-se e arrume a cama todos os dias ao acordar, os benefícios são certos em todos os aspectos.

Lave a louça a cada refeição

Chega de adiar esse momento, quem quer manter uma casa organizada precisa se livrar da louça suja logo após as refeições, principalmente por ser a cozinha um ambiente de produção de alimentos que deve ser mantido longe da sujeira e da proliferação de bactérias.

Aquela pilha de louças, panelas e utensílios não é nada agradável aos nossos olhos e sempre associamos a uma casa descuidada e desarrumada, por isso não acumule esse serviço. Assim que utilizar a sua cozinha, mãos à obra e lave a louça.

Varra e passe pano na cozinha todos os dias

Assim como a pia deve ser mantida sempre limpinha e livre de louças sujas, o chão da cozinha também merece atenção especial por ser um local primordial em questão de boa higiene, diferente de outros cômodos onde essa manutenção pode ser mais espaçada.

Verifique o melhor horário do seu dia e tire uns minutinhos para limpar o chão da cozinha, varrendo ou utilizando aspirador de pó e passando um “paninho” em seguida. O bem-estar de se cozinhar e fazer suas refeições numa cozinha limpa e organizada será a recompensa.

Use o aspirador diariamente

Hoje em dia o aspirador não é mais aquele “monstro” em questão de tamanho, existem no mercado várias versões portáteis e até as que funcionam sozinhas enquanto você sai ou trabalha, o que aumenta eficientemente a praticidade desse eletrodoméstico.

O aspirador de pó é um grande amigo na higienização de tapetes e sofás, evitando a proliferação de ácaros e bactérias. O uso do aspirador portátil em ambientes internos está cada vez mais constante entre as pessoas para a limpeza do chão também, substituindo o uso da vassoura e sendo muito mais eficaz.

Considere também adquirir um robô aspirador, equipamento muito útil que vem se popularizando e pode facilitar a sua vida. Esse produto faz sozinho a maior parte do trabalho no chão, já que você pode deixá-lo aspirando a casa enquanto trabalha, estuda, cozinha... Existem produtos que mapeiam sua casa, que passam pano e até aqueles que podem ter horários programados! Se quiser conhecer mais sobre essa tecnologia, leia nosso artigo sobre os 10 melhores robôs aspiradores de 2021 e escolha o seu!

Guarde as roupas e calçados do dia a dia

Quem nunca teve aquela famosa cadeira no quarto cheia de roupas amontoadas? Se você se encaixa nessa questão e preza por uma casa organizada, pare já com esse hábito! O acumulo de roupas e sapatos em móveis ou pelo chão não é nada agradável em um ambiente, mesmo que esteja limpo.

Mantenha um cabide ou um espaço no guarda roupa para roupas que queira usar novamente antes de lavar, e as sujas coloque diretamente no cesto de roupas sujas, o mesmo funciona com os sapatos. Guarde-os na sapateira em um lugar adequado e finalizado para isso assim que usados.

Não fique adiando a faxina

Quanto mais você adiar a limpeza da casa ou a faxina, mais a sujeira irá se acumular, tornando essa tarefa muito mais difícil e demorada, por isso a importância da manutenção dos hábitos corretos, para facilitar no dia da faxina.

Faça uma faxina pesada na sua casa de preferência semanalmente e no seu dia mais livre, limpando de modo geral todos os cômodos. Dessa forma, durante a semana, você irá somente se preocupar em manter essa limpeza, não demandando muito esforço.

Engaje a família na arrumação e na limpeza

Se você divide a casa com outras pessoas, engaje todos na organização e na limpeza, com a distribuição de tarefas o serviço ficará muito mais leve e prazeroso, demandando muito menos tempo em geral, sobrando mais tempo para o lazer e práticas de outras tarefas mais prazerosas. Aqui se aplica a famosa expressão: “a união faz a força”.

Crie rotinas de organização prazerosas e mantenha a casa sempre limpa, organizada e cheirosa!

Casal limpando a casa

Não é tão difícil manter uma casa sempre arrumada e cheirosa, a parte mais difícil é tomar a iniciativa e começar. Porém, com a criação de alguns desses hábitos e dicas citadas nesse artigo, gradualmente você terá ótimos e satisfatórios resultados em sua residência.

Comece pequeno, arrumando sua cama todos os dias, e no fim de algumas semanas a evolução será notável e suas tarefas estarão sendo realizadas com muito mais estímulo e rapidez. Pegue firme nos seus objetivos de limpeza, assim terá mais tempo para fazer o que realmente gosta sem se preocupar com sujeira ou bagunça!

Autor deste artigo

Engenheira Agrônoma, amante da escrita e do estilo de vida em contato com a natureza.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos