Amarílis: saiba como cuidar, seus tipos e muito mais sobre esta flor!

Amarílis: saiba como cuidar, seus tipos e muito mais sobre esta flor!

Você sabia que existem várias cores de amarílis? Descubra neste artigo dicas de cuidados, espécies e curiosidades da flor.


Você conhece a Amarílis?

Amarílis vermelha em foco

A Amarílis é uma planta original da África do Sul e possui mais de cinquenta espécies, formando uma grande família vegetal. É no século dezoito que essa plantinha começa a se destacar, pois é quando inicia-se seu cultivo como planta ornamental, devido a suas flores vistosas e coloridas.

Além do fator decorativo, cada tipo de Amarílis possui uma simbologia. O significado de amarílis é “aquela que brilha”, nome que muito se aplica à beleza de suas flores, já que estas não passam despercebidas. Quando dada de presente, transmite a ideia de admiração e de que o presenteado é uma pessoa glamorosa, assim como a Amarílis.

E é sobre essa flor delicada que este artigo se debruça, então confira a seguir dicas de como cuidar da Amarílis e de suas flores, bem como quais os tipos mais comuns.

Como cuidar da Amarílis

Amarílis vermelha com centro esbranquiçado

A Amarílis é uma planta de regiões de clima ameno, porém adora tomar um solzinho por algumas horas do dia. Então, para não se perder nessas “contradições” da Amarílis, veja adiante instruções de como cuidar dessa espécie.

Luminosidade e o local ideal para Amarílis

A Amarílis é uma planta alegre e, por isso, precisa de sol direto ao menos quatro horas por dia. Se o sol estiver muito intenso, diminua a exposição da planta à luminosidade direta, porque, embora faça bem para suas flores, isso pode deixar suas folhas amareladas.

O local ideal para manter a Amarílis é em um cômodo onde bata sol e que não fique perto de uma fonte de calor, como perto de um fogão. É preciso ter esses cuidados pois as raízes da planta apodrecem caso fiquem em um lugar escuro e úmido, bem como ficam danificadas ao serem expostas ao calor intenso.

Rega da Amarílis

A Amarílis não gosta de ser encharcada, para ela, um solo muito úmido é sinônimo de apodrecimento de raiz e de aparição de fungos. Por isso, é importante deixar a terra da planta secar antes de regá-la novamente, principalmente quando se está no outono e no inverno.

Caso a Amarílis seja regada em excesso, suas folhas ficarão amarronzadas, seu crescimento será atrofiado e a planta murchará. Mas, calma, é possível driblar isso, basta deixar a plantinha umas horas a mais no sol para que a água em excesso no solo seque.

Adubação da Amarílis

A adubação da Amarílis é simples, pois a planta não precisa de muito para que ocorra um bom florescimento. A adubação orgânica e rica em fósforo (como farinha de ossos com torta de mamona ou NPK 4.14.8) é o suficiente para que a muda cresça e se fortaleça.

É durante o período de floração da Amarílis, que ocorre na primavera, que deve-se adubar a planta. No inverno, ela entra em estado de dormência, então não é preciso realizar a fertilização e nem a regar com frequência.

Umidade e temperatura adequadas para Amarílis

A umidade ideal para a Amarílis é equilibrada: nem muito úmida, pois a raiz da planta apodrece com facilidade, bem como atrai fungos; nem muito seca, já que as folhas ficariam marrons e a raiz quebradiça pela secura.

Em relação à temperatura, a Amarílis gosta de climas amenos. Inclusive, em seu período de florescimento, deixá-la em um cômodo mais quente irá prolongar a vida de suas flores. É preciso lembrar que, caso ela esteja em um ambiente gelado, entrará em estado de dormência.

Podagem da Amarílis

A podagem da Amarílis é prática, basta apenas remover as folhas amarelas, marrons ou que estejam danificadas. Para isso, utilize uma tesoura de jardinagem que esteja limpa – reduzindo o risco de contaminar a planta com bactérias – e faça incisões precisas, sem causar dano excessivo.

Após o período de floração, o caule da flor pode ser removido com uma tesoura limpa, é importante fazer isso sem danificar o bulbo. Não há necessidade de remover os flocos mortos do bulbo, pois esses atuam como uma proteção contra doenças.

Propagação da Amarílis

Durante os meses mais frios, outono e inverno, a Amarílis entra em estado de dormência, portanto é importante realizar a propagação da planta somente na primavera ou no verão. Para isso, basta plantar um pedaço do bulbo da planta e enterrá-lo verticalmente no solo de um vaso.

Após o plantio do bulbo, as raízes da Amarílis vão começar a se desenvolver e esse processo é um pouco lento, então é normal demorar para ver uma raiz. Ademais, não separe os bulbos enquanto a planta estiver florida, pois ela entrará em choque e poderá perder suas flores.

Como fazer o transplante da Amarílis

O transplante da Amarílis deve ocorrer apenas na época do verão, quando a planta não estiver em seu período de florescimento e em tempos espaçados, a cada três ou quatro anos. Por isso é importante checar se o vaso tem espaço para suportar uma raiz crescendo durante todos esses anos.

Uma dica: as raízes da Amarílis são delicadas, então caso você não tenha muita prática ou esteja cuidando dessa espécie pela primeira vez, ao invés de mudá-la de vaso, é possível renovar a terra dos primeiros dois centímetros do vaso.

Pestes e doenças comuns da Amarílis

Como já foi abordado ao longo do artigo, as Amarílis são sensíveis à alta umidade, portanto são suscetíveis à infestação de fungos e à podridão de suas raízes. Para evitar isso, procure manter a planta em lugares iluminados, de umidade equilibrada e não regá-la demasiadamente.

Caso o exemplar de Amarílis esteja em um ambiente exterior, a céu aberto, é preciso tomar cuidado com pestes como ácaros-aranha, pulgões, cochonilhas, caracóis e lesmas. Essas pragas danificam toda a estrutura da planta, deixando-a fraca e doente.

Como preparar o vaso

As raízes de uma muda de Amarílis precisam estar dentro de um vaso, ou seja, mergulhados na terra, para que a planta consiga florescer novamente. O solo ideal para plantá-la é uma mistura de terra e substrato para Cactos e Suculentas, e o vaso deve ser do tipo drenado.


É essencial que o vaso possua furos para drenagem, pois isso evita que a água fique acumulada e acabe por desandar no crescimento da planta e de sua raiz. Outra dica é plantar a Amarílis em um vaso espaçoso, que permita o desenvolvimento de suas raízes.

A flor da Amarílis

Amarílis com coloração exótica

A flor da Amarílis é considerada a tulipa brasileira por causa de sua delicadeza, coloração variada e sofisticação. Por causa disso, ela costuma ser uma das espécies de flores que estão sempre presentes em buquês. Conheça um pouco mais sobre a flor da Amarílis nos tópicos abaixo.

Quando a Amarílis floresce?

A Amarílis floresce durante a primavera, ou seja, entre 22 de setembro a 22 de dezembro. O florescimento da planta ocorre apenas uma vez ao ano e suas flores duram cerca de três semanas, depois ressecam.

Mas não se preocupe, essa secura é normal e não quer dizer que a planta está morta. Ao cortar as partes que ficaram secas, sem cortar as folhas, a planta voltará a florescer no ano que vem. E isso vale para a maioria das espécies de Amarílis!

Como fazer a Amarílis florescer cortando haste

Para replantar a Amarílis, usa-se o bulbo da planta. Isso porque o bulbo é a parte da raiz que dará origem as hastes, e estas são estruturas do caule onde nascem as flores da Amarílis (brotam aproximadamente quatro exemplares de flor por haste).

Por causa disso, é possível fazer a Amarílis florescer com a técnica de corte de hastes. O processo é simples: basta cortar a haste na região da base, onde crescem as flores. Após esse passo, continue a cuidar da planta normalmente, pois em cinco ou seis meses suas folhas já estarão mais fortes e preparadas para a floração.

Como fazer florescer com substrato

Caso a Amarílis já tenha dado flor, é comum que ela fique anos sem voltar a florescer, já que o processo de renovação da planta é um tanto lento. Portanto, se o intuito é mantê-la florida com frequência, é possível fazer isso adicionando substratos adequados ao solo da Amarílis.

Manter o solo drenado e usar um substrato caseiro já são o suficiente para acelerar o processo de floração da planta. Tenha em mãos, em quantidades equivalentes, areia, solo argiloso e húmus de minhoca para fazer o substrato caseiro, em seguida misture bem tais ingredientes e adicione a mistura ao vaso.

Características e curiosidades da Amarílis

Amarílis vermelha com centro esverdeado

Cada planta possui características e curiosidades que a torna ainda mais interessante, e não podia ser diferente com a Amarílis. Sua beleza unida as suas peculiaridades tornam a espécie surpreendente, leia a seguir algumas delas.

A toxicidade da Amarílis

Quem diria que uma planta tão bonita é considerada altamente tóxica? A estrutura da Amarílis contém alcalóides considerados tóxicos, como a amelina e a licorina, sendo esta a mais letal para o ser humano, e tais substâncias ficam concentradas no bulbo e nas sementes.

A toxicidade age quando há ingestão de partes da Amarílis e provoca sintomas como vômito, náusea e perda de apetite. Caso a ingestão tenha sido em grande quantidade, o ideal é que a pessoa procure assistência médica o mais rápido possível, para evitar uma parada respiratória.

Significado da Amarílis

A Amarílis possui vários significados a depender da influência cultural. Por exemplo, para a mitologia grega, a Amarílis está associada ao deus Apolo, um dos mais belos do Olimpo; já para a igreja católica, quando a planta possui três flores, essa representa a Santíssimas Trindade.

Mas, no geral, o significado de Amarílis está atrelado a elegância, altivez e graça, ou seja, a palavras glamorosas. Essa simbologia se popularizou tanto que o nome Amarílis já foi dado a personagens de livros e é um nome relativamente comum no Brasil.

Cores da Amarílis

A Amarílis possui mais de cinco cores de flor, todas vivamente coloridas. Por causa disso, é uma das espécies mais procuradas no ramo de arranjos de flor e buquês, até porque a coloração de cada exemplar possui um significado diferente.

Por exemplo, a Amarílis branca é muito usada em buquês de noivas, já que sua brancura remete à pureza e elegância. Já a Amarílis vermelha tem um tom avermelhado intenso, sendo aconselhada para buquês de namorados por sua forte conotação romântica.

Tipos de Amarílis

O gênero Amarílis possui mais de trinta tipos de planta. Portanto, se você se interessa por Amarílis, mas não tem ideia de qual muda escolher, contemple os belos tipos da espécie nos tópicos seguintes e escolha aquele que mais te interessar.

Amarílis Aphrodite

Amarílis Aphrodite

A Amarílis Aphrodite é um dos tipos mais famosos de Amarílis, sendo muito usado em decorações de festas e buquês. Uma única flor é composta por três cores: seu centro é verde, as pétalas são brancas e as pontas delas são rosas, formando uma coloração delicada e amorosa.

A planta do tipo Aphodrite pode crescer até sessenta centímetros, seu caule e suas folhas são firmes e bem verdes. Outro aspecto interessante é que a floração dessa espécie costuma ter longa duração, pois as flores desabrocham lentamente.

Amarílis Apple Blossom

O tipo Apple Blossom possui a mesma coloração que a Amarílis Aphrodite, porém, mesmo contendo as três cores iguais, sua flor e a composição de suas cores são bem diferente. O formato da pétala da flor da Apple Blossom é mais gordinha e sua estética puxa para o tropical.

Em relação à quantidade de flores, uma mesma haste consegue brotar até seis flores! Por causa disso, essa planta é uma das preferidas dos jardineiros que participam de competições de flores, pois a Apple Blossom é fácil de cuidar, de manter e ainda é recheada de flores.

Amarílis Dancing Queen

Amarílis Dancing Queen

A Amarílis Dancing Queen é uma das espécies mais resistentes do gênero. Suas flores florescem logo após seis semanas de seu plantio e, após abertas, duram por mais seis semanas. A época de floração ocorre no fim da primavera e no começo do verão.

O formato da flor da Amarílis Dancing Queen é similar a uma peônia, de pétalas duplas listradas de vermelho e branco. Se adaptam a ambientes exteriores e interiores, basta seguir os cuidados normais que se tem com os outros tipos de Amarílis.

Amarílis Hercules

Amarílis Hercules

As Amarílis Hercules recebem esse nome em homenagem ao herói grego. Assim como ele, esse tipo de planta é resistente e demanda baixa manutenção, tanto que cresce em meio a jardins de pedra e outras espécies vegetais de ciclo de vida longo.

As flores da Amarílis Hercules são grandes e de um cor rosa avermelhado profundo, com reflexos brancos nas pontas. A floração dura por muito tempo e necessita de poucos cuidados. Além disso, a planta consegue atingir até sessenta centímetros de altura.

Amarílis Magic Green

A amarílis Magic Green é uma amarílis anã, tanto que suas flores são pequeninas, o que dá um charme delicado à planta. A coloração de suas pétalas é majoritariamente marfim e verde-claro, possuindo tons de marrom-claro salpicados por sua extensão.

Como o desabrochar da Amarília Magic Green se dá simultaneamente, suas flores duram por um longo tempo. Sendo assim, essa espécie detém elegância e graciosidade, qualidades que se multiplicam no ambiente onde está. E, apesar de anã, a planta pode atingir os sessenta centímetros de altura.

Amarílis Picotee

Outro tipo de amarílis anã, a Picotee não passa de sessenta centímetros e é ótima para ser criada em jardins. Sua estatura deixa um jardim ornamental ainda mais glamoroso, devido às suas cores, seu formato e sua aparência, típico do gênero das Amarílis.

A coloração das flores do Picotee é de um branco brilhante com tons rosa claro e ainda possui uma bela mancha vermelha escura ao longo de cada pétala. O centro da flor é brilhante e verde-limão, como os vários tipos de Amarílis, e essa espécie chama muito a atenção.

Amarílis Rio Negro

A Amarílis Rio Negro é outro tipo que possui características marcantes do gênero das amarílis: cresce até os sessenta centímetros de altura, possui flores vistosas, o centro de sua flor é verde brilhante e floresce entre o final da primavera e o início do verão (de setembro a dezembro).

As pétalas dessa espécie são estreitas e elegantes, sua coloração é vermelho-escuro (cor que é realçada pelo centro verde) e a flor apresenta nervuras salientes, remetendo realmente ao Rio Negro. As florezinhas podem ter até quinze centímetros de largura e florescerem após seis ou oito semanas do plantio.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da amarílis

Neste artigo apresentamos informações gerais, tipos, e dicas de como cuidar da amarílis, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Amarílis é perfeita para o seu jardim!

Três flores de Amarílis vermelha

As amarílis são dotadas de beleza e de significados fascinantes. Por causa disso, o uso da plantinha é versátil: pode ser usada na composição de buquês, em decorações de festas e casamentos, em jardins ornamentais e, também, como exemplar perfeito para competições de flores.

A melhor parte é que esse gênero não demanda alta manutenção e nem cuidados complexos e detalhados, basta respeitar seu tempo de floração e se atentar a delicadeza de suas raízes. Outro fator interessante é que, apesar de existirem diversos tipos de amarílis, cada tipo exige praticamente a mesma dedicação.

Obtenha um exemplar de amarílis e siga as dicas e técnicas de jardinagem contidas neste artigo, assim sua plantinha durará bastante e terá lindas flores!

Autor deste artigo

Uma estudiosa das letras que adora passar seu tempo em atividades ao ar livre e em contato com a natureza, então imagine o prazer de poder escrever sobre esses assuntos.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo