Como plantar capim cidreira: melhores dicas, usos e muito mais!

Como plantar capim cidreira: melhores dicas, usos e muito mais!

Você sabia que o capim cidreira é conhecido como planta milagrosa? Descubra utilidades, curiosidades e venha se encantar por este presente da natureza!


Conheça mais sobre o capim cidreira e suas propriedades!

Muda de capim cidreira

Identificado por suas múltiplas apresentações na natureza, o capim cidreira é do time das plantas tradicionais e versáteis. A chamada "Lemongrass" tem como características principais o perfume cítrico - que remete ao aroma do limão, além de propriedades terapêuticas e medicinais importantes, divulgadas na cultura popular das plantas milagrosas.

Conta também com qualidades que a destacam na culinária como excelente ingrediente aromatizador de chás, temperos, carnes e pratos diversificados. Ainda, quanto ao paisagismo rústico, é exaltado por exibir aparência imponente atribuída às touceiras e folhas em tons de verde.

Aproveite esta leitura repleta de informações, fique por dentro de curiosidades, dicas importantes e muito mais sobre o capim cidreira!

Informações básicas do Capim Cidreira:

Muda de capim cidreira


Nome CientíficoCymbopogon
Outros NomesCapim Santo, Capim-Limão, Chá-de-Estrada, Capim-Cheiroso, Erva-Cidreira, Melissa, Cidreira Brasileira, Erva-Príncipe
OrigemÁsia e Europa
Porte1,5 - 2,0m
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera e Verão
ClimaAmeno

O capim cidreira é de origem asiática, conhecido pelos nomes mais comuns de capim-limão, capim-santo e melissa. Como planta de permanência perene, exibe flores pequenas e de cor amarela, rosa e branca, além de folhas ricas em óleos essenciais com aparência de talos.

Considerada de tamanho pequeno a médio, atinge até 2 metros devido às folhas em formato fino e extenso em que predominam tons de verde mais escuros. A sua durabilidade é extensa, o que faz do capim cidreira uma planta acessível para cultivar.

Tipos de cidreira:

Entre os tipos de ervas e plantas bem conceituadas no uso medicinal, os requisitados capim cidreira, erva cidreira e cidreira brasileira são semelhantes não apenas no nome, mas em popularidade. Ressaltamos, porém, o cuidado e a atenção à forma de apreciar as espécies indicadas neste artigo, pois possuem finalidades diferentes. Confira a seguir alguns tipos de cidreira:

Capim cidreira

Muda de capim cidreira

Aos aventureiros que buscam novas plantas para cultivar, o capim cidreira é classificado como de forte temperamento em termos de crescimento, ou seja, com tendência a ser invasivo, mas de simples manejo e fácil controle. Considerado resistente, o também chamado “Capim-limão”, possui folhas compridas, alongadas e perfumadas que se desenvolvem em touceiras.

Pertence à família Poaceae e agrada tanto aos diferentes paladares por suas atribuições na culinária, quanto aos adeptos à medicina natural por trazer diversos benefícios à saúde.

Erva cidreira

Muda de erva cidreira

É identificada como a famosa “Melissa” - nome científico Melissa officinalis, comum no preparo de chás calmantes e relaxantes. Com origem em regiões da Ásia e Europa, a conhecida “Cidreira verdadeira” apresenta folhas rasteiras, pertence à família da hortelã e do boldo.

De sabor suave, com um toque frutado e refrescante, a erva cidreira é recomendada para infusões destinadas aos tratamentos de agitação, insônia, ansiedade e de grande utilização nas terapias aromáticas.

Cidreira brasileira

Planta cidreira brasileira

Conhecida pelo nome botânico “Lippia alba”, a Cidreira brasileira tem origem na região da América do Sul e é comumente chamada de Falsa Melissa, Alecrim-Selvagem, Salva-do-Brasil e Salva. A espécie é encontrada em formato de arbustos longos e ramificados que podem atingir a altura de 3 metros.

Entre as características da cidreira brasileira, são curiosos o aroma canforado quando tem as folhas quebradas, a facilidade para enraizar e se espalhar no solo, além da recomendação de uso medicinal no tratamento de tosses e resfriados.

Como plantar capim cidreira:

Muda de capim cidreira sendo plantada

Como tantas outras plantas, cada espécie de cidreira possui características próprias. Assim, por ser importante ir além da identificação dos tipos, conhecendo os detalhes e cuidados para plantar Capim Cdreira e aproveitar ao máximo os seus benefícios, trouxemos dicas práticas para o dia a dia.

Diferença de plantar com sementes e mudas

Recomenda-se que o cultivo a partir de sementes seja individualizado e com início na primavera, pois a planta é sensível à temperaturas extremas. Observe a distância de pelo menos 15 centímetros entre elas e até meio centímetro de profundidade, já que é fundamental ter ampla exposição ao sol.

Também é possível cultivar capim cidreira a partir de mudas enraizadas que podem ser facilmente adquiridas nos produtores especializados. Atenção para a procedência e qualidade das mudinhas. Basta, então, adicioná-las a um recipiente bem drenado com substrato úmido e aguardar cerca de 8 semanas para que o broto possa ser plantado em outro local.

Como cuidar do solo para seu capim cidreira

O solo ideal para o plantio do capim cidreira é aquele rico em nutrientes, com umidade na medida certa (sem exagero), aerado e que tenha boa drenagem. Para o fortalecimento da muda e crescimento saudável, adicionar um fertilizante composto por elementos como fósforo e potássio é um ótimo reforço que garante a suplementação ideal.

Para o desenvolvimento contínuo de plantas sadias e que resultem em espécies de qualidade, observe que o tratamento do solo seja estritamente orgânico, ou seja, sem contaminação por metais pesados e agrotóxicos.

Descubra qual o melhor adubo para que seu capim cidreira

Por ser de fácil expansão no solo e possuir característica perene (planta duradoura por longo tempo), o capim cidreira descomplica em matéria de adubos: é adaptável aos bem orgânicos, compostos por partes de folhas, grama, coco, húmus de minhoca e até mesmo esterco de aves ou bovino.

Lembre: é importante acima de tudo manter constante a qualidade nutricional do solo. Quanto à periodicidade, a adubação é recomendada uma vez ao ano, observando se é preciso reaplicar o adubo em caso de grande dissolução na terra.

Melhor período para o plantio do capim cidreira

Os períodos ideais para plantar capim cidreira em solo são aqueles em que as temperaturas são amenas e há umidade no ar. Por isso, recomendamos a escolha pela época de final do verão ou início das chuvas. Para as regiões mais frias, selecione vasos amplos ou locais fechados para o plantio.

Entretanto, em locais quentes, opte pelo início da primavera, garantindo tranquilidade ao cultivo e condições adequadas à expansão das mudas.

Iluminação e temperatura ideais para capim cidreira

Luz e hidratação são fundamentais para o crescimento do capim cidreira. Por isso, deve ser evitado o excesso de terra ao cobrir sementes e mudas. Cuidado para não exagerar na exposição ao sol extremamente quente e procure mantê-lo em luminosidade média por pelo menos 4 horas ao dia.

O solo deve ser preservado úmido e o ambiente adequado é aquele em que perduram de 24 a 26 graus. Recorde-se que o capim cidreira é habituado ao clima mediano em que não predominam grandes amplitudes térmicas.

Poda do capim cidreira

Para que o florescimento ocorra de maneira contínua e sob controle, recomendamos realizar a poda de manutenção e observar a necessidade da poda radical. O período ideal é o início da primavera, retirando folhas marrons, secas e resíduos acumulados na touceira (estrutura semelhante a um arranjo, formado naturalmente pelas folhas).

Verifique se é preciso cortar os bulbos - bases em que predominam raízes normalmente emaranhadas - e lembre-se de manuseá-los delicadamente. O acúmulo de água é comum nas estruturas da base, portanto, verifique a vitalidade do caule, das raízes e retire resíduos depositados. Faça a poda sem medo, por até quatro vezes ao ano, pois o capim cidreira voltará a crescer em breve e com todo vigor.

Quando e como colher seu capim cidreira?

A colheita do capim cidreira é diversificada: pode ocorrer mediante o corte das folhas a qualquer tempo e, também, ser realizada com a retirada de toda a estrutura da haste, cuja espessura terá cor branca e será maior a partir do terceiro mês de cultivo.

Também é possível realizar a colheita através do corte individual desde o caule. Lembrando que é fundamental o uso de luvas, já que as folhas da planta são cortantes.

Como proteger seu capim cidreira das pragas do jardim

No cultivo do capim cidreira, mais um ponto favorável merece destaque: a planta contém citronela que é naturalmente um ótimo repelente contra insetos. A praga corriqueira é a ferrugem de Capim-limão que se constitui em um fungo, causado pelo excesso de umidade, gerando listras nas tonalidades marrom, avermelhada e amarelada nas folhas.

Também é comum a incidência do pulgão, espécie de inseto que predomina nas folhas e caules, se alimentando da seiva e causando a desnutrição da planta. A presença dos pulgões é notada por ressecamento e coloração amarelada nas folhas. Para proteção das pragas, a dica principal é a rega adequada, sem excesso de água.

Conheça os melhores lugares para acomodar seu capim cidreira

Entre os melhores lugares para plantar capim cidreira estão os canteiros, os potes e os vasos amplos, próprios ao vasto crescimento da planta. Saiba mais para a escolha do local ideal, tendo como base a temperatura da sua região e a disposição de espaço para acomodá-lo.

Canteiros para capim cidreira

Canteiro com ervas cidreiras

O cultivo do capim cidreira em canteiros é recomendado para jardins e ambientes com áreas externas espaçosas, aproveitando o toque rústico agregado ao paisagismo. No plantio, é fundamental soltar bem o solo de modo que não apresente torrões e umedecê-lo moderadamente. As sementes devem ser plantadas com cuidado e de maneira individual, respeitando o distanciamento médio de 30 centímetros entre elas.

Atenção para não sobrecarregá-las com terra em excesso para que as plantas cresçam com acesso livre à iluminação e ventilação.

Potes para capim cidreira

Pote com capim cidreira

O plantio em potes deve observar os critérios de boa drenagem e iluminação adequada. A ideia é que o capim cidreira permaneça no recipiente na fase inicial de crescimento e seja transferido para vasos maiores, onde possa se expandir. Faça perfurações ao fundo do pote e preencha com pedras do tipo brita. Acrescente terra úmida, preferencialmente adubada com os nutrientes recomendados ao cultivo.

Posicione os potes em locais em que o capim cidreira receba iluminação média de 4 horas ao dia e acompanhe o desenvolvimento para transferi-lo, evitando que fique com pouco espaço.

Vasos para capim cidreira

Vaso com capim cidreira

Como alternativa interessante em apartamentos e ambientes com pouco espaço, para realizar o plantio em vasos devem ser escolhidos os de maior largura e profundidade, pois o capim cidreira se espalha rapidamente e precisa de espaço para crescer.

Observe atentamente o posicionamento do vaso, assegurando a incidência de luz por, no mínimo, 4h ao dia. Outro cuidado importante é garantir a drenagem para escoamento de água, o que pode ser facilitada com o uso de britas (pedras) no fundo do vaso.

Principais usos do capim cidreira

Óleo, chá e erva de capim cidreira

Usado desde chás e infusões para escalda pés a produtos estéticos para acalmar e limpar a pele, passando pela culinária e medicina tradicional, são diversas as propriedades da erva: antioxidante, desintoxicante e até mesmo repositor de nutrientes importantes, como vitaminas, magnésio, ferro, zinco e potássio. Conheça algumas propriedades do capim cidreira:

Propriedades medicinais do capim cidreira

Como agente antioxidante e adstringente, o capim cidreira é um reforço nas terapias do câncer, pois atua na renovação celular e protege o corpo dos radicais livres. Em razão dos efeitos no controle do colesterol e da glicose no sangue, contribui no tratamento da obesidade e diabetes. Para o trato digestivo, por conter propriedades antissépticas, auxilia no alívio dos desconfortos no estômago, má digestão, dores decorrentes de úlceras, gastrites e desequilíbrios intestinais, como constipação e diarréia.

Em forma de óleo essencial, o uso externo do capim Ccidreira é indicado para fins anti inflamatórios, inclusive da pele, combatendo bactérias e fungos. Além disso, devido à concentração de Vitamina C, pode ser utilizado para tratar febres, resfriados, tosses, gripes e inflamações pulmonares.

O incrível uso culinário do capim cidreira

O Capim Cidreira é um verdadeiro aromatizador, marcando presença em diversos pratos como sopas, caldos e acompanhamentos para massas. Como ingrediente irreverente que permite o aproveitamento de todas as suas estruturas, predomina na culinária de origem indiana e tailandesa e nos temperos à base de gengibre, alho e curry.

A experiência de marinar carnes brancas e vermelhas também é incrível em razão de proporcionar sabor e perfume cítricos que remetem ao limão. É uma verdadeira explosão de sabor.

Chá de capim cidreira

Por suas propriedades calmantes, o chá de capim cidreira é, sem dúvida, componente indispensável para momentos de pausa, relaxamento, alívio da tensão e do estresse do cotidiano. Recomendado por seus efeitos tranquilizantes, capazes de amenizar até mesmo dores fortes como nas articulações e enxaquecas.

Prepare o chá de capim cidreira combinado com gengibre e anis estrelado, deixando os caules e as folhas secas em infusão por aproximadamente dez minutos. Pronto. Basta experimentar e degustar esta delícia revigorante.

Escalda pés com capim cidreira

Indicado para aliviar as tensões física e emocional causadas pela agitação da vida moderna, a rotina de escaldar os pés com infusão à base de capim cidreira é o significado mais puro de autocuidado. Além de aproveitar todas as estruturas da planta e ser um momento especial de amor próprio, o escalda pés permite o relaxamento do corpo como um todo, agindo sobre o sistema nervoso, acalmando a mente e proporcionando momentos necessários de plena serenidade.

Para o preparo do escalda pés, ferva aproximadamente 1 litro de água e adicione o capim cidreira, deixando que descanse por alguns minutos. Aprecie o aroma encantador, enquanto verifica se a temperatura da água é a ideal. Curta com tranquilidade e sirva-se do seu momento.

Aproveite as dicas e cultive o capim cidreira!!

Muda de capim cidreira

Útil na culinária, nos tratamentos medicinais, de plantio facilitado, versátil na harmonização de ambientes, combinando perfume cítrico e visual belíssimo. Tantas propriedades que tornam o capim cidreira indispensável ao nosso dia a dia e despertam o interesse pelo cultivo doméstico.

Agora, sabendo mais sobre qualidades, utilidades e benefícios, quando pensar em entregar-se ao maravilhoso mundo das plantas, lembre-se de cultivar o capim cidreira e desfrute de todos os benefícios que ele irá proporcionar.

Autor deste artigo

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo