Flor de cera: como cuidar, cores, floração da planta e mais!

Flor de cera: como cuidar, cores, floração da planta e mais!

Você conhece a Flor de cera? Confira neste artigo, as principais características, como cultivar e as diferentes espécies desta linda flor!


Flor de cera: a planta com forma de estrela

Arranjo de flor de cera

A flor de cera, cujo nome científico é Hoya carnosa, é uma trepadeira originária da Ásia. Atualmente, conta com mais de 50 espécies à venda no Brasil e cerca de 300 distribuídas ao redor do mundo.

Em termos de características, é possível pontuar que a planta possui caules finos, não tem muitas folhas e, em geral, é usada para propósitos decorativos devido à sua beleza. A flor de cera chama a atenção pela delicadeza e é também devido a essa característica que ela exige alguns cuidados para se manter saudável.

Este artigo, vai te apresentar maiores informações sobre estes cuidados, bem como detalhes a respeito das possíveis colorações e espécies da Flor de Cera. Continue a leitura para saber mais a respeito da trepadeira.

Informações básicas da flor de cera:

Muda de flor de cera no vaso


Nome científicoHoya carnosa
Outros nomesFlor de Cera ou Flor de Porcelana
OrigemÁsia
Porte3,6~4,7
Ciclo de vida Perene
FloraçãoVerão, Primavera
ClimaMediterrâneo 

A flor de cera é considerada uma planta ornamental e chama a atenção devido ao formato estrelado das suas flores, se destacando bastante pela sua aparência. Elas possuem coloração cor de rosa no centro, são pequenas e têm hastes longas, que contribuem para formar uma espécie de bola.

Assim, é bastante usada em decorações de interiores e possui um aroma adocicado que geralmente se torna mais acentuado durante a noite. É nativa da Ásia e se desenvolve em clima mediterrâneo. Sua floração ocorre nos meses de verão e se estende até a primavera.

Como cuidar da flor de cera:

Pessoa tocando flor de cera

A flor de cera exige atenção quanto ao recipiente do plantio, o solo ideal, a quantidade adequada de umidade e luz do sol e quanto às podas. Além disso, existem algumas pragas específicas da planta que precisam ser observadas atentamente por aqueles que se dedicam ao seu cultivo. Veja como cuidar da sua planta para mantê-la saudável:

Recipiente certo para flor de cera

A flor de cera se adapta facilmente em recipientes como vasos e floreiras. Entretanto, elas precisam de um suporte similar ao de plantas de grande porte em todos os seus caules. Em geral, os fios de arame são usados pra cumprir essa função e garantir a sustentação que a trepadeira precisa para crescer corretamente.

Vale citar que também existe a possibilidade de plantar a flor de cera em vasos suspensos, algo que é bastante comum quando o cultivo ocorre com propósitos decorativos. Esses recipientes oferecem a sustentação adequada para o bom desenvolvimento da trepadeira.

Solo ideal para flor de cera

O solo ideal para o plantio da flor de cera é fértil e drenável. Além disso, precisa ser enriquecido constantemente com matéria orgânica, constituída especialmente por húmus de minhoca e por compostos feitos à base de folhas.

Também é muito importante pontuar que o solo deve passar por constantes irrigações para ser adequado para a planta. Outro aspecto interessante é que a flor de cera pode ser cultivada em um solo de canteiro desde que atenda aos requisitos destacados. Essa espécie também pode ser plantada próxima de muros.

Rega para flor de cera

Durante a primavera e o verão, a flor de cera exige regas mais constantes devido às temperaturas mais altas, que não são ideais para a planta. Entretanto, é importante ter atenção aos níveis de umidade, visto que eles não podem ser muito elevados ou a raiz da flor sofrerá riscos de apodrecimento.

Quando se fala sobre o inverno, a trepadeira entra em um estado de semi-dormência que não demanda regas constantes. Mas, é importante lembrar que a flor de cera continua precisando de água e nunca deixar a terra do vaso secar completamente mesmo em temperaturas frias.

Iluminação para flor de cera

Em termos de luminosidade, a flor de cera precisa de apenas algumas horas de sol direto diariamente, preferencialmente durante o período da manhã ou ao final da tarde. Vale citar que a exposição constante à luz solar pode causar danos às folhas e prejudicar o florescimento da planta.

Além disso, é interessante apontar que essa espécie se desenvolve bem recebendo luz artificial. Então, caso o jardineiro opte por essa opção, o mais indicado é que a flor de cera seja exposta durante 14 horas diárias.

Temperatura e umidade para flor de cera

A flor de cera é uma planta bastante resistente às variações climáticas. Portanto, mesmo durante invernos um pouco mais rigorosos, ela consegue sobreviver com facilidade, suportando temperaturas de até 5°C. Mas, o seu clima ideal é ameno e varia entre 15°C e 25°C.

Vale ressaltar que quando a flor é cultivada em ambientes internos, ela se adapta às suas temperaturas para sobreviver, não exigindo grandes cuidados quanto a isso. Porém, em caso de cultivo externo, é preciso oferecer algum tipo de abrigo, preferencialmente em um local onde a flor de cera esteja protegida de correntes de ar.

Adubo e substratos para flor de cera

Ainda no preparo da cova, o solo para a flor de cera deve contar com adubo granulado de formulação NPK 10-10-10. Além disso, em termos de substratos, é importante lembrar-se de usar a areia no fundo da cova para garantir uma boa drenagem futuramente, visto que o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes da trepadeira.

Posteriormente, as adubações devem acontecer nas épocas de floração da planta, ocasiões nas quais adubos enriquecidos com potássio e fósforo devem ser utilizados. Então, anualmente é necessário realizar a adubação de cobertura. Sobre este último tipo, vale ressaltar que ela precisa se feita durante o inverno e antes da floração, como você pode conferir mais em Os 10 Melhores Adubos para Flores de 2022.

Poda da flor de cera

É preciso evitar retirar as flores mortas e as hastes da flor de cera após o floreio. Isso se deve ao fato de que a planta não gosta de ser podada e pode acabar entrando e um período de dormência cuja duração se estende por seis meses no caso de cortes. No pedículo, o tronco da inflorescência, se formam novas flores anualmente.

Vale ressaltar que a haste principal da flor de cera pode ser podada como forma de incentivar mais brotos na sua lateral e eles, por sua vez, podem acabar produzindo mais flores posteriormente. Logo, essa poda é benéfica para a planta.

A poda é sempre o cuidado que exige mais técnica, portanto, ter uma ferramenta adequada para esta atividade é imprescindível para realizá-la sem fazer mal a sua flor de cera. Para isso, separamos uma lista com Os 10 melhores kits de jardinagem de 2021, não deixe de conferir!

Fungos e pragas da flor de cera

Em geral, a flor de cera apresenta uma boa resistência às pragas e aos fungos. Entretanto, pode ser afetada por pulgões e mealybugs. Sobre os primeiros, é importante dizer que eles se multiplicam nas suas folhas, caules e botões para se alimentar das células da planta e podem ser controlados com óleo de neem.

Sobre os mealybugs, é possível afirmar que eles são de dois tipos diferentes: felupudos ou escudos. Essas categorias estão mais ligadas às características do que aos danos que causam. A sua aderência ocorre em qualquer parte da flor de cera e a remoção é feita partir da limpeza com um pincel embebido em álcool de farmácia.

O que fazer quando a flor de cera não floresce?

Flor de cera

Existem alguns fatores que podem contribuir para o não florescimento da flor de cera. Entre eles destacam-se a falta de nutrientes, de luz solar, a baixa umidade e o recipiente usado para o plantio da trepadeira. Confira abaixo dicas para lidar com esses problemas.

Falta de nutrientes

A flor de cera é uma trepadeira que precisa de alimento, como o fertilizante, com regularidade para crescer. Portanto, uma vez que o florescimento não está acontecendo como o esperado, isso significa que a trepadeira não está recebendo a nutrição necessária para se desenvolver corretamente.

Assim, para contornar a situação é necessário oferecer mais fertilização. Isso ajudará a flor de cera a se desenvolver de forma adequada, crescendo saudável e florescendo dentro dos períodos regulares estipulados para a sua espécie.

Dê a ela um pouco mais de sol

A ausência de luz solar também é um fator de influência na floração da flor de cera. Embora a planta deva ser mantida na semi-sombra para o florescimento correto, é preciso lhe oferecer uma luz mais ou menos direta para que ela cresça conforme o esperado. Afinal, toda planta precisa passar pelo processo de fotossíntese.

Portanto, para contornar os problemas dessa natureza é preciso expor a trepadeira à luz solar indireta durante 3 ou 4 horas diárias. Porém, é preciso ter atenção quanto à incidência dos raios solares, visto que se muito fortes eles podem acabar causando a queima das flores e folhas.

Temperatura fria

A flor de cera é uma planta capaz de resistir às baixas temperaturas, suportando geadas de até -3°C em cenários muito extremos. Mas, isso não significa que ela deve ser constantemente exposta ao frio, visto que o seu clima ideal varia entre 15°C e 25°C. Ou seja, a trepadeira tem preferência pelas temperaturas amenas.

Além disso, a baixa umidade do ambiente é outro fator que geralmente prejudica a floração da planta. Assim, para solucionar esse problema o recomendado é pulverizar a flor de cera com água sem cal durante os períodos noturnos sempre que isso se mostrar necessário, mantendo a umidade dentro dos níveis adequados.

Como fazer muda da flor de cera:

Muda de flor de cera

Existem duas formas principais de fazer uma muda da Flor de Cera: através de estacas ou através de mergulhia. Uma vez que as técnicas possuem procedimentos diferentes e podem se tornar mais ou menos viáveis dependendo do contexto de cada jardineiro, elas serão detalhadas na próxima seção do artigo. Confira:

Estaquia

Para conseguir uma muda da flor de cera através da estaquia, é necessário cortar os caules de ponta que possuam 2 ou 3 nós. O corte deve ser feito sempre abaixo de um deles. Posteriormente, deve-se impregnar a base desses caules com hormônios de enraizamento em pó. Então, planta-se o caule em um vaso contendo perlita e turfa, que devem ser misturadas em partes iguais.

O processo é finalizado com uma garrafa de plástico transparente com a parte inferior cortada. Ela será usada par cobrir o vaso. Para garantir que o processo seja eficiente, a tampa deve ser retirada ocasionalmente para a renovação do ar, o que previne o surgimento de fungos. Então, em um período que varia de 14 a 22 dias a muda estará pronta.

Mergulhia

As mudas feitas a partir da mergulhia devem ser obtidas durante a primavera. Na primeira etapa do procedimento é necessário remover um anel de casca da flor de cera que conte com um caule lignificado. Posteriormente, ele deve ser umedecido com água e impregnado de hormônios de enraizamento.

Então, a muda deve ser coberta com um saco plástico contendo turfa e 50% perlita. O aspecto final deve lembrar um doce embalado. Por fim, o substrato deve ser umedecido com uma seringa regularmente e em um mês uma nova flor de cera poderá ser cortada.

Espécies e cores que a flor de cera possui:

A flor de cera possui mais de 300 espécies atualmente. Quando se fala a respeito do mercado brasileiro, é possível encontrar mais de 50 delas disponíveis. Entretanto, as mais procuradas são a pendente, a vermelha, a negra e a azul. Veja mais sobre essas espécies abaixo:

Flor de cera pendente

Flor de cera pendentes

É possível destacar que a principal diferença entre a flor de cera comum e a pendente é a sua forma de crescimento vertical. Apesar disso, o seu cultivo precisa começar a partir de um vaso ou do próprio solo. No entanto, durante o seu crescimento ela se adapta bem aos recipientes suspensos e aos muros.

Assim como as demais plantas da espécie, precisa ser regada com constância e cuidado, de forma que as suas raízes não fiquem secas ou acabem apodrecendo pelo excesso de rega.

Flor de cera vermelha

Flor de cera vermelha

Existe uma série de variações nos tons de vermelho que a trepadeira pode ser encontrada atualmente no mercado brasileiro, de forma que a planta vai do mais suave ao mais vivo em termos de coloração. Quanto ao formato, a flor de cera vermelha possui exatamente o mesmo que a tradicional, se assemelhando a um buquê.

Em termos de cuidados, vale ressaltar que essa espécie somente pode ser exposta ao sol durante o período da manhã. As regas, por outro lado, se mantêm exatamente iguais às demais espécies da trepadeira.

Flor de cera negra

A flor de cera negra pode ser considerada uma verdadeira raridade. Ela é originária das Filipinas e possui algumas particularidades estéticas em relação às demais. Assim, as suas flores são pequenas e possuem o miolo vermelho, se tornando mais escuras à medida que se aproximam das suas extremidades mais escuras. Se parece com a flor de cera vermelha, é apenas alguns tons mais escura que a mesma.

Quanto aos cuidados, vale ressaltar que essa espécie precisa de regas mais espaçadas e o fundo do vaso não deve ser encharcado. Além disso, a adubação pode ser feita a partir de produtos encontrados em lojas especializadas.

Flor de cera amarela

Flor de cera amarela

Em termos de particularidades estéticas, a flor de cera amarela é uma das espécies que mais se destaca. Além disso, ela é considerada ideal para decorações porque chama a atenção tanto pela sua coloração puxada para o amarelo pastel quanto pelo seu aspecto arbustivo, que a torna bem cheia.

Logo, ela é considerada a trepadeira ideal para ocupar os vasos suspensos. Também costuma ser bastante usada pelos decoradores para fazer arranjos.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas flores de cera

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar flores de cera, assim como outras informações, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Tenha uma flor de cera com muitos cachos!

Flor de cera

A flor de cera é uma planta ornamental que pode ser cultivada em ambientes domésticos com relativa facilidade. Devido à sua beleza, acaba chamando a atenção de muitas pessoas para a decoração e também devido à sua durabilidade.

Assim, para ter uma trepadeira dessa espécie com muitos cachos e que se destaque no espaço residencial, é preciso seguir os cuidados indicados ao longo do artigo para garantir a saúde da planta. O seu manejo correto não é complexo e prolonga consideravelmente a sua vida.

Portanto, aqueles que desejam ter uma flor de cera devem se atentar especialmente às suas necessidades de luz e rega, que constituem erros comuns de muitas pessoas que tentam cultivar essa espécie.

Autor deste artigo

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos