Abacaxi roxo: como cuidar da planta para o jardim e muito mais!

Abacaxi roxo: como cuidar da planta para o jardim e muito mais!

Neste artigo, apresentamos os principais cuidados de abacaxi roxo e sua riqueza ornamental. Confira!


Abacaxi roxo: a planta com folhagem peculiar

Planta abacaxi roxa volumosa com gotas de água

Você já deve ter visto esta plantinha de folhagem verde e roxa decorando quintais ou até mesmo alguns parques, quebrando a monotonia da ideia de que jardins devem ser apenas verdes ou floridos. O nome dela é abacaxi roxo (nome científico Tradescantia spathacea) e a sua coloração exótica é vista como uma grande qualidade ornamental, sendo apreciada mundialmente.

O abacaxi roxo é uma planta muito versátil, podendo ser cultivada tanto em áreas externas quanto dentro de apartamentos. É uma excelente escolha para decorar casas e dar um toque de cores exóticas ao seu ambiente. Amantes de botânica simplesmente adoram esta planta e suas características ornamentais.

A sua possibilidade de crescimento também é outro ponto positivo, podendo ser utilizada como arbustos ou cercas de jardins. Ela fica linda quando plantada ao redor de lagos e tanques de peixes também. Veja mais informações sobre o abacaxi roxo:

Informações básicas de abacaxi roxo

Grande quantidade de pés de abacaxi roxo


Nome CientíficoTradescantia spathacea
Outros NomesAbacaxi roxo, Espada de Iansã, Moisés no berço
OrigemAmérica Central e América do Norte
Porte0,3~0,6 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera e Verão
ClimaTopical, Subtropical, Equatorial, Oceânico e Mediterrâneo


O abacaxi roxo possui vários outros nomes, mas não se sabe ao certo o porquê de tê-los recebido. Acredita-se que "espada de Iansã" é uma referência às suas folhas compridas e pontudas, lembrando uma faca de dois gumes. "Moisés no berço" também seria uma metáfora do formato de suas folhagens e suas listras brancas, que lembram uma canoa ou barco que carregou Moisés na história bíblica.

Essa é uma planta que vive muito bem em qualquer tipo de clima, pois ela pertence à família de arbustos que se desenvolvem de forma independente e não necessitam de muitos cuidados para sobreviver.

Como cuidar de abacaxi roxo

Como cuidar de abacaxi roxo: instrumentos de jardinagem sobre um canteiro

Apesar da planta ser bastante resistente, não devemos esquecer de alguns cuidados básicos para que ela cresça bonita e saudável. Veja as dicas a seguir e cultive-a com muito amor e carinho.

Luminosidade para abacaxi roxo

Forneça bastante luminosidade à sua planta e ela ficará muito feliz, mas jamais deixe-a exposta à luz solar direta: ela pode ressecar e ficar com um aspecto queimado. O ideal é que o abacaxi roxo cresça em locais em que bata bastante sol à tarde ou em meia sombra.

Quando cultivada em condições de escassez de luz solar, ela pode começar a crescer para cima, em direção ao céu, numa tentativa de adquirir mais luz. Com isso, a planta fica em um formato ereto, de folhas compridas e não se abre para os lados. Portanto, muita atenção e cuidado na hora de escolher o local para plantar o seu abacaxi roxo. Verifique a posição do sol em diversas horas do dia e veja se ela estará em condições ideais.

Rega para abacaxi roxo

A rega para abacaxi roxo é bem simples: uma vez por semana já é o bastante para manter a sua planta saudável e bem feliz. Ao invés de seguir essa quantidade, regá-la cada vez que o solo da planta ficar mais seco também é uma opção.

A planta sobrevive a períodos de seca, mas suas folhagens podem não adquirir uma coloração muito viva e bonita quando isso acontece. Durante o verão, estação que favorece muito o crescimento do abacaxi roxo, certifique-se de regar duas vezes por semana. A planta precisa de mais água em temperaturas altas e para crescer.

Temperatura para abacaxi roxo

A temperatura ideal para abacaxi roxo varia entre 16º e 21ºC. A planta é bem tolerante ao calor e frio, mas deixe-a longe de ventos fortes quando a temperatura cair abaixo de 7ºC. Por ser uma planta que prefere climas tropicais, o frio pode adoecê-la com mais facilidade.

Se onde você mora ocorrem mudanças bruscas de temperatura, o ideal é que você a cultive dentro de casa, longe das janelas e ventilações muito fortes que podem estressá-la. A temperatura artificial dos ares condicionados também não é uma boa opção para ela.

Solo e fertilização para abacaxi roxo

O abacaxi roxo não precisa de uma mistura de solo muito rico em nutrientes, apenas uma mistura de terra de jardim com uma pequena quantidade de perlita é o bastante. Tente escolher terras que irão secar com mais facilidade, para que seu solo não acabe encharcando.

Quanto à fertilização, indicamos o uso de NPK 10-10-10 durante a sua fase de crescimento uma vez ao mês, nas estações de verão ou primavera, quando a planta necessitará de mais nutrientes.

Floração de abacaxi roxo

A floração de abacaxi roxo ocorre na primavera e no verão nas axilas foliares em forma de inflorescências, que são formadas por pares de brácteas, em formatos de canoas. Dentro delas, é possível ver pequenas flores brancas, com três pétalas e efêmeras.

Diferente das suas folhas roxas e exóticas, sua floração não é muito chamativa, e portanto, não possui uma grande importância ornamental. A planta produz pequenos frutos também, em tons brancos do tipo cápsula. No entanto, não são comestíveis.

Propagação de abacaxi roxo

A propagação do abacaxi roxo pode ser feita por meio de estacas ou sementes. A primeira ocorre por meio da separação dos rebentos laterais que surgem do caule - sim, este arbusto curioso tem caule! -, cortando uma parte saudável dele e enraizando-o no solo.

Já na propagação por sementes, é necessário que suas flores sejam fertilizadas em sua época de floração. Quando isso ocorre, uma pequena semente vai surgir quando as flores murcharem. Colha esta semente e plante-a em uma pequena casca de coco, inicialmente. Dentro de poucos dias, você vai conseguir ver uma muda crescer da casca.

Poda de abacaxi roxo

O abacaxi roxo não precisa de uma poda para se desenvolver ou manter-se vivo, mas saiba que uma boa poda realizada uma vez ao ano, quando feita no começo de sua época de floração, pode revigorar a planta e deixá-la com uma folhagem em um tom roxo ainda mais vivo.

Assim como toda planta de valor ornamental, deixá-la ainda mais bonita com pequenos cuidados é fascinante! Tente podar o seu abacaxi roxo uma vez, e verá uma grande diferença na beleza de suas folhas. Uma poda bem feita pode tornar a planta mais resistente ao frio e até mesmo a geadas.

Dicas importantes para cultivar abacaxi roxo

Vários abacaxis roxos embaixo de uma árvore

Agora que vimos tudo sobre cuidados básicos de abacaxi roxo, que tal mais dicas de cultivo? Saber de algumas informações da planta pode ser muito útil durante os cuidados, também. Não deixe de conferir a seguir:

Use luvas durante o seu manuseio

Sempre use luvas na hora de manusear a sua planta. Seja para a propagação, replante, colheita das sementes ou na hora da poda. Isso porque o abacaxi roxo possui em abundância uma substância que irrita a nossa pele.

Muito contato com essa substância também pode causar dermatite, que, apesar de não causar outros sintomas além de muita coceira, é bastante chata de lidar. Portanto, não esqueça das luvas sempre que for mexer nesta planta!

Abacaxi roxo é tóxico para cães e gatos

Apesar do abacaxi roxo não entrar na lista de plantas tóxicas, a sua seiva causa muita irritação aos cães e gatos quando acabam sendo ingerida ou tocada. Se você tiver pets ou crianças pequenas na sua casa, talvez seja melhor repensar na sua escolha de planta para decoração.

Certifique-se de deixar o seu abacaxi roxo longe do alcance das crianças e animais caso você decida tê-la mesmo assim. Cultivar em locais altos e de difícil acesso são ideais para proteger suas crianças e pets. Tenha também muito cuidado na hora de replantá-la: se você machucar a folha do abacaxi roxo, a seiva pode irritar as suas mãos, portanto, use sempre uma luva conforme orientamos.

Plante abacaxi roxo em jardim ou kokedamas

Apesar do abacaxi roxo ser bastante versátil e crescer tanto em áreas internas quanto externas, a sua plantação em jardim é a mais comum. Isto porque a vista fica linda e charmosa com suas folhagens verdes e roxas, algumas inclusive, chegando à tonalidade rosa. Mas essa não é a única opção!

Também indicamos a você, tentar plantar abacaxi roxo em kokedamas. Essa técnica japonesa de ornamentação consiste em plantar envolvendo as raízes em uma bola de argila e musgo, pendurando-a em paredes. Ela está se popularizando pela praticidade de cuidados e também por não exigir muito espaço, sendo ideal para decorar varandas ou ambientes internos. É uma decoração muito delicada e diferente!

Replante abacaxi roxo na primavera a cada 2 anos

Recomendamos que o abacaxi roxo seja replantado a cada 2 anos durante a estação de primavera, época que favorece novas mudas e o crescimento da planta. Apesar do abacaxi roxo ser bastante resistente, o excesso de umidade do solo e o acúmulo de sujeira nos seus vasos pode adoecê-lo, visto que ele tem uma tendência a acumular ácaros e cochonilhas, resultando no apodrecimento das raízes da planta.

Ao fazer o replantio do abacaxi roxo, não se esqueça de tomar os devidos cuidados, utilizando luvas, como já explicamos.

Problemas e soluções de cuidados de abacaxi roxo

Close up no centro de um abacaxi roxo

Falaremos agora de alguns dos problemas mais comuns de ocorrerem com o abacaxi roxo durante a sua cultivação e como resolvê-los. Confira abaixo!

Abacaxi roxo não está florescendo

O seu abacaxi roxo não está florescendo durante as estações de primavera e verão? Saiba que o problema é a falta de luz solar. Isto ocorre frequentemente em abacaxis roxos que são cultivados em ambientes internos e não recebem a devida luminosidade (lembre-se de que esta planta ama um solzinho da tarde ou da manhã).

Mude o local do seu vaso para algum lugar da casa em que a planta receba mais luminosidade e veja a mágica acontecer. Caso o seu abacaxi roxo esteja sendo cultivado em jardim, talvez seja melhor você replantá-lo em outro canto em que bata mais luz do sol.

Desenvolvimento de fungos

Como vimos, o abacaxi roxo é um arbusto bastante resistente e com ciclo de vida perene, mas isso não quer dizer que a planta seja imune ao desenvolvimento de fungos. O principal sintoma é o aparecimento de manchas amarronzadas na superfície de suas folhas verdes ou roxas, adquirindo um aspecto muito feio e de apodrecimento.

Isto ocorre devido ao excesso de umidade. Quando suas folhagens forem encharcadas e mantidas úmidas por muito tempo, os fungos aparecem favorecidos pelo excesso de água, o mesmo problema que ocorre com as suculentas. O ideal é que você não molhe as folhas durante as regas e deixe o abacaxi roxo mais exposto ao sol para acabar com a umidade da planta.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de um abacaxi roxo

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar de abacaxis roxos, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Tenha um abacaxi roxo no seu jardim

Vários abacaxis roxos

Enfim, agora que vimos tudo sobre os cuidados e características do abacaxi roxo, que tal ter um no seu jardim? A planta é ideal para decorar desde áreas abertas e extensas até pequenos espaços vazios das paredes de sua casa em forma de kokedama.

Certifique-se de que a planta ficará bem longe do alcance de crianças e bichos de estimação, e aprecie as suas folhas ornamentais com um toque exótico. Siga os cuidados que nós apresentamos e verá que ela vai crescer bonita e saudável, com suas folhas longas e vibrantes.

O abacaxi roxo não é uma planta muito comum de se encontrar, portanto, vai surpreender positivamente as suas visitas com a decoração única e peculiar. Decore canteiros, jardins, apartamentos e tanques de peixes com esta planta que vai ser um grande sucesso. Se está pensando em inovar o seu ambiente de forma natural, abacaxi roxo é para você!

Autor deste artigo

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos