Plantas pendentes de sombra: onde cultivar, dicas de decoração e mais!

Plantas pendentes de sombra: onde cultivar, dicas de decoração e mais!

Neste artigo, você conhecerá as melhores plantas pendentes de sombra e meia sombra, suas principais características e como decorá-las no seu ambiente!


Conheça as plantas pendentes de sombra:

Ambiente decorado com plantas pendentes

Encontrar a planta certa pode não ser um trabalho tão fácil, e isso fica ainda mais difícil se você busca por plantas pendentes que se desenvolvem em ambientes com sombra. Plantas pendentes são aquelas que, na grande maioria, se desenvolvem em forma de cascata quando cultivadas no alto.

Suas folhas e seus galhos tendem a cair, principalmente devido ao seu largo crescimento que faz com que a planta não consiga se sustentar em pé, não é incomum que algumas até mesmo cresçam como verdadeiras trepadeiras.

Seja para cultivar em vasos ou treliças, você verá a seguir 14 plantas pendentes para ter em casa, na sombra ou meia sombra, além de muitas dicas de cultivo e decoração.

Plantas pendentes de sombra e meia sombra:

As plantas pendentes são as preferidas dos paisagistas, além de serem muito bonitas, também crescem de forma que se destacam aos nossos olhos. Separamos 14 espécies afim de ajudar você a escolher a próxima planta para cultivar até mesmo dentro da sua casa. Confira:

Samambaias

Samambaia suspensa

Falando em plantas pendentes, este artigo não poderia começar com outra se não pelas Samambaias, sem dúvidas uma das mais famosas dessa lista. Elas são as queridinhas das donas de casa e até mesmo dos paisagistas e designers de interiores.

Nativas das matas elas são plantas que se adaptam muito bem a ambientes de sombra e meia sombra, não à toa são plantas muito comuns nos lares brasileiros. Dentre as diversas espécies, sendo algumas mais rústicas enquanto outras são mais frágeis, todas apresentam um belo caimento e uma bela folhagem.

Seu caimento, semelhante a uma cabeleira, é composto por galhos que se iniciam para cima, mas com uma curva suave direciona o terminal de seus ramos para baixo. Do seu galho principal surgem ramificações menores nos quais nascem suas folhas.

Avenca

Vaso suspenso com Avenca

A Adiantum, mais conhecida como Avenca, é uma planta facilmente encontrada em solo americano. Assim como as Samambaias, não é difícil encontra ao menos uma nas casas dos brasileiros. Ela possui folhas pequenas e delicadas no tom verde claro, seu caule e suas ramificações são de cores bem escuras, gerando um lindo contraste com suas folhas. Sua aparência pode lembrar uma pequena frágil árvore.

Ela é uma planta herbácea epífita, que não precisa de terra para se desenvolver, sendo assim uma ótima opção para quem procura por plantas suspensas. Além do mais, a Avenca é uma planta muito bem adaptada aos ambientes mais escuros, com sombras e pouca luminosidade.

Dinheiro-em-penca

Vaso suspenso com Dinheiro-em-penca

Popularmente conhecida como Dinheiro-em-penca, a Callisia repens é uma planta do tipo arbusto, com cores que variam do verde até o roxo. Suas folhas são pequenas e relativamente espessas. Sendo essa uma planta muito comum nos continentes americanos, certamente não será difícil encontrá-la nos lares brasileiros.

Essas plantas são frequentemente usadas como plantas de cobertura, mas sua utilização como plantas pendentes tem um charme extra. Em vasos suspensos os seus ramos, escondidos sobre sua densa folhagem, caem sobre suas bordas.

Essa plantinha gosta de solo fértil, além de bastante água desde que tenha um sistema de drenagem eficiente. A cultura popular diz que ela atrai dinheiro, de onde vem o seu famoso nome. Nada melhor que embelezar a sua casa e ainda trazer mais sorte, não é mesmo?

Flor de Maio

Vaso com Flor de Maio

Certamente você já ouviu falar na Schlumbergera truncata, talvez não por esse nome, afinal esta planta é realmente conhecida como Flor de Maio. Ela é um cacto tropical sem espinhos, de fácil cultivo e propagação. Ela cresce de forma pendente e com flores de sombra, podendo chegar até 60cm de comprimento.

Como seu nome sugere, esta planta costuma florescer no mês de maio e suas cores e tonalidade podem ser das mais variadas possíveis, inclusive com cores em degradê, e sua inflorescência dura em média de 15 a 20 dias.

Cordão de pérolas

Vaso suspenso com Cordão de Pérolas

Com sua aparência no mínimo curiosa, a Cordão de Pérolas é uma suculenta que possui esse nome devido ao formato esférico de suas folhas que se propagam pelos seus ramos como um colar. Essa formação peculiar de folhagem se dá ao fato de que elas acumulam bastante de água, criando um tipo de reserva hídrica e de nutrientes para a planta.

Essa planta é ideal para manter sobre o sol pleno, mas ela pode facilmente se adaptar aos lugares com meia sombra. E quando em vaso suspenso, com seu caimento podendo chegar até 1 metro, forma um lindo efeito cascata.

Acalifa macarrão

Muda de Acalifa Macarrão

A Acalifa macarrão, de nome científico Acalypha hispida, é uma planta que se destaca principalmente devido a sua inflorescência. Com flores compridas, felpudas e de tonalidade principalmente rosa choque, sem dúvidas chama a atenção em qualquer lugar que esteja.

Essa é mais uma planta pendente com flor de sombra, e sua origem é asiática. Ela é um arbusto que pode chegar até 3 metros de altura, mas caso prefira manter seu porte pequeno, é facilmente controlada através da poda. Outro ponto interessante é que sua floração pode durar o ano todo, fazendo desta uma ótima escolha para acrescentar beleza à sua casa.

Corações Emaranhados

Vaso com muda de Corações Emaranhados

A Ceropegia woodii, conhecida popularmente como Corações Emaranhados, possui uma curiosa e bela folhagem. Assim como a Cordão de Pérolas, seus ramos se estendem como um colar carregados de folhas, que por sua vez, possuem formas que lembram corações. Essas folhas possuem cores rosadas, em sua parte inferior, e verde e cinza na parte superior.

Ela é mais uma espécie de suculenta, sendo que suas folhas servem como um bom reservatório de água e nutrientes. Podendo chegar até 4 metros e a sua fácil adaptação em relação a luminosidade, fazem desta uma excelente planta para ter dentro ou fora de casa.

Columéia Gloriosa

Flores de Columéia Gloriosa

A Columéia gloriosa é uma planta pendente que tem como origem a Costa Rica. Elas crescem naturalmente apoiada às árvores e seu nome científico é Columnea gloriosa. Seu ciclo de vida é perene e ela pode atingir cerca de 90cm de comprimento.

Essa planta se destaca principalmente pelas suas cores, o contraste entre suas folhas e flores formam um belo apelo visual. Suas folhas possuem tons de verde escuro, chegando a beirar o cinza, se estendendo pelos seus ramos de forma bem uniforme, enquanto suas belas flores, principalmente de cor alaranjada, surgem de forma espaçada e aleatória sobre elas.

Flor de Cera

Muda de Flor de Cera

A Hoya carnosa, mais conhecida como Flor de Cera, é uma das plantas pendentes mais belas que você verá nesse artigo. Ela é uma trepadeira de origem australiana, mas que é facilmente encontrada por aqui também. Essa planta possui folhas de cores vivas com bordas mais escuras que o seu interior. Mas seu maior destaque fica por conta de sua floração.

Suas flores, carnudas, possuem cor branca, e o interior de seus botões são amarelos com bordas avermelhadas dos quais pétalas menores sugerem que há duas flores sobrepostas. A formação com que sua inflorescência surge é outro ponto que contribui para o seu charme. Suas flores surgem em pequenos galhos que em conjunto formam semiesferas muito lindas.

Fúcsia

Vaso pendente com Fúcsia

Também conhecida como Brinco de Princesa, a Fuchsia, ou Fúcsia, é um gênero de planta muito popular aqui no Brasil, principalmente pela sua elegância e coloração, além do seu fácil cultivo. Elas crescem principalmente na forma de arbusto podendo chegar até 3 metros de altura, mas com uma poda simples poderá controlar o seu crescimento.

As Fúcsias são excelentes plantas para agregar ainda mais beleza ao seu canteiro, jardim ou até mesmo para sua casa. Sua floração se dá principalmente no outono e ela possui fácil adaptação à ambientes de meia sombra. Sua ampla diversidade de espécie permite que você tenha uma grande variedade de cores e estilo mantendo o mesmo gênero de planta, com o cultivo parecido.

Hera inglesa

Vaso pendente com Hera Inglesa

Hedera helix é comumente associada com trepadeiras devido à formação de suas raízes. Sua origem é europeia e asiática, mas não será difícil encontrá-la no Brasil, sendo que aqui é mais conhecida como Hera Inglesa.

Ela é uma planta muito versátil, podendo ser usada como planta pendente, trepadeira e até mesmo de forração. Seu cultivo é relativamente simples sendo alguns poucos cuidados realmente necessários, mas quando bem cuidada pode alcançar até 20 metros de comprimento. Ela possui diversas espécies distintas, cada uma apresentando folhas e flores diferentes.

Peperômia

Vaso com Peperômia

A Peperomia, popularmente conhecida como Peperômia Melancia, ou simplesmente Melancia, devido a coloração de suas folhas que se assemelham as cascas das melancias, é uma planta muito elegante de origem amazônica. Sua folhagem pode atingir até 30cm e, devido a suas belas cores, são ótimas para serem cultivadas como plantas pendentes em vasos suspensos.

Ela é uma planta de fácil cultivo, sendo necessário que o solo tenha uma boa quantidade de matéria orgânica, boa drenagem e bastante umidade. Essa facilidade e sua beleza fazem com que ela seja uma planta bem popular em diversos lares.

Columéia peixinho

Flores de Columéia peixinho

Seu nome é Nematanthus, mas ela é mais conhecida como Columéia Peixinho, esse nome se dá pelo fato do formato de suas flores, além de sua cor alaranjada, serem muito parecidos com um peixe chamado Plati.

A Columéia Peixinho é uma planta de folhagem robusta e brilhosa de tonalidade principalmente verde escura, suas flores, em contrapartida, parecem mais frágeis e possuem cores que se mesclam, variando entre o vermelho e o amarelo. Sua flor é uma grande produtora de pólen, o que atrai muitas borboletas e pássaro, como o beija-flor.

O fato de sua origem ser brasileira faz com que ela seja facilmente encontrada por aqui. Podendo chegar a 30cm de altura e sua formação de folhas que pode atingir os 25cm de diâmetro, faz dela uma ótima opção de planta pendente com flores de sombra.

Monstera obliqua

Vaso com Monstera oblíqua

A Monstera adansonii, conhecida como Monstera Obliqua, é uma planta versátil, podendo ser pendente ou trepadeira, mas que tem seu verdadeiro destaque devido aos furos que surgem naturalmente em suas folhas escuras e espessas. Nativa da América Central, seu caule e seus ramos podem chegar aos 3 metros de comprimento.

A aparência de suas folhas, que atraem bastante atenção, somada a sua facilidade de cultivo são fatores que fazem esta planta bem popular nas casas dos brasileiros, em vasos ou cestos suspensos.

Onde cultivar plantas pendentes de sombra:

Existe uma variedade bem ampla de plantas pendentes de sombra como vimos anteriormente, sendo uma mais bonita que a outra. Para aumentar o charme e agregar ainda mais beleza e vida ao seu lar ou jardim, conheça algumas características que vão te ajudar a escolher o melhor vaso e suporte para as suas plantinhas.

Tripés para plantas

Vaso suspenso no tripé

Se você tem um olhar mais apurado paro o designer e a decoração, certamente vai gostar dos tripés para plantas. Geralmente com vasos acoplados, ou pelo menos com área para alocar um, eles permitem manter suas plantas em uma altura em que possa ter clara visão delas. Além de serem fáceis de transportar e assim poder alterar o ambiente mudando sua planta de lugar.

Vasos pendentes

Vasos pendentes

A utilização de vasos pendentes, ou vasos flutuantes, é a forma mais comum e eficiente de cultivar esse tipo de planta e acrescentar beleza em sua casa. Além de ajudar na otimização do ambiente, permitindo que seus vasos não ocupem o espaço no chão ou em outros lugares, elas também acabam criando um ponto de destaque, dando a sensação de que sua planta possa estar flutuando.

Outro ponto interessante sobre esses vasos é que eles permitem o cultivo de suas plantas na altura que você preferir, permitindo que plantas específicas possam criar verdadeiras cascatas verdes.

Vasos autoirrigáveis

Planta em vaso de alumínio

Os vasos autoirrigáveis são especificamente destinados às plantas como Cordão de Pérolas e Corações Emaranhados, espécies de Suculentas já citadas neste artigo, além de outras plantas que necessitam de mais umidade e rega.

Esses vasos possuem um reservatório próprio impedindo a proliferação de larvas e mosquitos, além um eficiente sistema que além de drenar também filtra a água, impedindo que a raiz da sua plantinha apodreça.

Xaxim

Vasos de fibra de coco

Xaxim é um tipo de vaso feito a partir do tronco de certas pteridófitas, como a Samambaia-açu Imperial, também conhecida como Samambaia Gigante. A comercialização deste vaso é proibida desde 2001 devido ao risco de extinção dessas espécies, mas como alternativa outros modelos tem sido fabricados de modo a replicar o xaxim.

A vantagem desse tipo de vaso é a sua composição e estrutura, sendo ele feito com fibras de árvores, como as palmeiras, que fornecem um solo úmido e rico em nutrientes para as plantas.

Vasos em treliças

Vasos em treliças

As treliças são ótimas opções para quem deseja criar um jardim vertical. Elas permitem pendurar seus vasos na altura desejada sendo necessário apenas algo em que elas possam ser fixadas. São fáceis de manejar, permitindo que alterações no design e espaço do seu jardim suspenso seja feito rapidamente, dando viabilidade as mais variadas ideias para o cultivo das diversas plantas pendentes que você já viu.

Nichos para plantas pendentes

Nicho com vaso

O nicho para plantas pendentes, é mais uma boa alternativa para o seu jardim suspenso. Eles permitem a colocação dos mais variados tipos de vasos e assim criar o designer desejado. Eles possuem uma ampla variedade de formas e tamanhos, desde os mais simples e rústicos até os mais modernos, que se encaixam em todos os gostos.

Dicas de decoração:

Nesse artigo já falamos de muitas plantas pendentes de sombra, além dos tipos de vasos e suportes para você cultivar elas. A seguir veja algumas dicas que irão te ajudar a escolher as melhores plantas, os melhores vasos e suportes para deixar qualquer ambiente da sua casa ainda mais aconchegante.

Locais internos

Quarto decorado com plantas pendentes

As plantas pendentes podem decorar qualquer ambiente da sua casa ou até mesmo escritório. Se você deseja algo mais modesto pode optar por plantas menores que acrescentarão mais leveza e naturalidade ao seu escritório por exemplo. Você pode optar por treliças ou até mesmo vasos suspensos afim de ter um bom aproveitamento de todos os espaços deste ambiente.

Sala de estar

Sala de estar com plantas pendentes

Um dos ambientes mais comuns em que costumam haver plantas é a sala de estar. O fato de ser o principal ambiente onde recebemos as pessoas faz com que nós o queiramos cada vez mais bonito e aconchegante, e é ai que as plantas pendentes se encaixam muito bem, sendo as mais comuns, as Samambaias e as Avencas.

Mas você quer diversificar e agregar ainda mais cor e vida aquele cantinho especial, plantas como a Fúcsia e a Flor de Cera podem ser boas escolhas para deixar este ambiente ainda mais descontraído e alegre.

Área de lazer

Área de lazer decorada com plantas pendentes

E se você é daquelas que sempre quis ter um jardim, mas acha que não tem espaço, as plantas pendentes de sombra podem ser suas grandes amigas e um jardim suspenso a sua solução. Para isso os nichos e as treliças cairão muito bem.

Você pode optar por nichos mais rústicos ou com designers mais modernos de acordo com sua preferência e o estilo desejado, dando a sua área de lazer um pouco mais de proximidade com a natureza.

Outra dica muito boa para esses ambientes é usar plantas que tenham longos caimentos, como a Columeia Gloriosa, elas farão com que suas paredes, antes monótonas, pareçam uma verdadeira cascata de folhas e flores.

Veja também equipamentos voltados à jardinagem

Neste artigo apresentamos informações gerais sobre plantas pendentes de sombra, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive plantas pendentes de sombra e tenha uma cascata verde!

Plantas pendentes

Quando pensamos em plantas pendentes, a primeira vista, não parece ter muitas opções, e quando pensamos em plantas pendentes de sombra as opções parecem ainda menores. Mas como você viu neste artigo, existe uma grande diversidade de tipos e espécies que você pode colocar na sua casa. Seja naquele cantinho mais modesto ou ao lado do sofá atraindo mais atenção dos seus visitantes.

Você ainda viu que elas podem se encaixar nos mais variados ambientes, com treliças e nichos permitindo a criação de um jardim vertical ou com vasos suspensos acrescentando charme aquele cantinho que isolado.

Agora aproveite essas dicas para escolher a sua plantinha também e acrescentar ainda mais elegância ao convívio do seu lar!

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos