Higienização de sofá em casa: técnicas, tipos de lavagem e dicas!

Higienização de sofá em casa: técnicas, tipos de lavagem e dicas!

Neste artigo, apresentamos formas de higienizar sofás de diferentes tecidos. Confira dicas de limpeza e a importância de fazer a higiene regularmente.


Como fazer higienização do sofá?

Mulher higienizando o sofá com spray

O sofá costuma ser negligenciado durante a higienização cotidiana. Um erro frequente e problemático, pois é uma das zonas mais propicias para agentes nocivos à saúde. Fragmentos de poeiras, fungos, bactérias e ácaros encontram um lugar adequado para seu desenvolvimento em um sofá sujo.

Mas esse problema é agravado conforme muitas pessoas não sabem como higienizar devidamente o sofá. Existe o receio de que a limpeza possa acabar danificando ou mesmo estragando o móvel. Pois realmente o material de produção do sofá exige que ele seja limpo de forma diferenciada de outros produtos domésticos.

Neste texto veremos os meios mais confiáveis para realizar a devida higienização do sofá. São métodos úteis para usar em casa na hora de realizar a limpeza do móvel e assim conservá-lo devidamente. Por consequência você também irá preservar melhor a saúde no espaço doméstico. Confira neste artigo, os principais benefícios de higienizar o sofá e como limpar o móvel devidamente!

Motivos para higienizar o sofá

Limpando sofá

O sofá é um móvel relevante para a manutenção do padrão de vida da casa. Isso tanto no conforto quando ao bem-estar geral. Portanto, lembrar da higienização do sofá é imprescindível para manter um ambiente sustentável. Vamos conferir alguns dos benefícios de manter em casa seus sofás limpos.

Conserva mais o sofá

A compra de um sofá é feita não apenas para proporcionar mais conforto ao ambiente doméstico. Também surge como uma peça importante para incrementar valor na sua casa. Assim, um sofá malconservado pode se gastar rapidamente. Não apenas vai enfeiar a casa, como também pode causar problemas de respiração ou para a coluna.

Esses aspectos realçam a importância da higienização para a conservar o sofá. Além de afastar os problemas oriundos da degradação, ainda leva a uma situação mais econômica. Afinal, com um sofá bem conservado é desnecessário comprar um novo móvel apenas para substituí-lo.

Eliminação de odor e manchas

Com a manutenção e limpeza realizada com precisão, o sofá se apresenta sob as melhores condições ao ambiente. Através da higienização você elimina os focos de sujeira que prejudicam o sofá e sua saúde. Começando pelas manchas de mofo e outras formas de sujeira que são sinais de ruína.

Com a eliminação dos agentes degradantes do sofá, outra coisa que é assim extinguida é aquele infame odor desagradável. Sua razão pode ter várias causas, desde sujeira de animais até poeira e outros agentes degradantes. Acabar com esses cheiros vai deixar o ar do seu ressinto melhor respirável.

Elimina germes e bactérias

Enfim, a higienização do sofá é necessária para a conservação da própria saúde das pessoas que convivem no ambiente. Pois todos os demais indicativos de sujeira são sinais de acúmulo de organismos infeciosos e geradores de mal-estar. Conforme eles se mantem, aumentam as chances de contrair problemas de saúde.

Esse aspecto é o mais importante sobre a necessidade de limpeza do sofá e outros móveis. Ao eliminar do sofá esses focos de germes e bactérias o ambiente fica menos propenso a gerar infecções. Uma lembrança relevante conforme o tipo de limpeza que o sofá exige costuma ser esquecida.

Como higienizar o sofá em casa

Permanece a dúvida sobre como fazer a higienização do sofá. Afinal, é a peculiaridade da limpeza que esse móvel exige que é a razão para muitos a negligenciarem. Então, apresentaremos como fazer essa higienização de maneira minuciosa, mas também de forma simples e que sirva para adequar ao seu cotidiano.

Primeiros passos para higienizar seu sofá

aspirando sofá

Antes de realizar a desinfecção, é necessário fazer uma higienização à vácuo. Não se deve ignorar esse procedimento inicial. Pois é com a aspiração que se retira a sujeira superficial do sofá. Essas partículas costumam grudar no forro do móvel. Dependendo do tecido, elas podem perseverar mesmo depois da lavagem.

A limpeza à vácuo pode ser feita com um aspirador de pó portátil. Esse equipamento é suficiente para cobrir todo o conjunto do sofá. Passe o aspirador nas regiões laterais, dianteiras e traseiras. Aproveite as áreas removíveis do sofá caso o móvel apresente essa opção para limpar os interiores.

Eliminação dos germes do sofá

Ferramentas de limpeza de sofá

Depois da aspiração, a limpeza em água é o próximo passo da higienização. Dois copos de uma solução de água e sabão são suficientes para esse procedimento. Com um spray e um pano seco, você pode borrifar essa solução no sofá sem causar dano. Essa mistura dá conta dos germes e outros microrganismos.

Você deve ir passando a solução em áreas separadas e com minúcia. Priorize a base do sofá e a parte superior. O pano seco é importante para não deixar o tecido do móvel exageradamente úmido. Se há anexos removíveis, os retire para poder limpar devidamente o interior.

Spray desinfetante caseiro para o seu sofá

Higiene de sofá com spray e bucha

Além do spray com água e sabão, uma solução com álcool também pode ser preparada para higienizar o sofá. Essa fórmula é a melhor para casos em que algum morador está doente. Pois acontece que álcool pode eliminar rapidamente possíveis vírus que podem infectar o sofá.

Essa fórmula é obtida com a mistura de dois copos de álcool isopropílico e um copo de água. Basta colocar esses elementos dentro do recipiente de spray e mexer para misturar. Dispare o jato com uma média de sete polegadas entre o spray e o sofá. O álcool é muito eficaz para eliminar manchas.

Como higienizar um sofá com vinagre

Higienização de sofá com um pano seco

Outra solução natural e eficaz para higienização é a de vinagre branco. É uma opção para quem quer produzir um desinfetante de sofás com propriedades antialérgicas. Você pode fazer isso ao misturar um copo de água e um copo de vinagre dentro do dispositivo de spray.

O spray de vinagre é eficaz contra germes e bactérias. Deve ser preparado com o recipiente de spray devidamente esterilizado por dentro. Depois que se borrifa o jato de vinagre no sofá espere secar para cobrir com lençóis ou cobertas protetoras. Também é importante que o sofá seja arejado depois de usada a solução.

Higienizando um sofá de couro

Limpando sofá de couro com pano

Os sofás de couro são dos mais complicados para se higienizar devido ao risco de descascar a superfície do tecido. A fórmula correta é usar um desinfetante de vinagre. Mas não use o spray. Concentre a solução em um balde e use um pano para umedecer com a solução.

Através do balde misture igualmente a água com o vinagre para poder usar no sofá. Molhe a flanela na mistura e passe na superfície do sofá. Com uma toalha absorvente seca retire os resíduos restantes. Assim você preserva seu sofá de couro e o deixa livre de germes, bactérias e vírus.

Como higienizar um sofá de camurça de microfibra

higiene de sofá de camursa com escova

Um sofá de camurça é outro que exige alguma atenção especial. Isso devido a esse tecido ser composto por microfibras sintéticas. Esse produto pode acabar sendo mais persistente na hora de tirar manchas ou para esconder organismos nocivos. Ainda por cima, a fabricação pode exigir algum produto específico.

Se o sofá vier com um selo “W” use água morna combinada com sabão no spray. Já se o selo for “S” se deve aplicar no sofá jatos de álcool isopropílico. Nesse último caso se deve complementar com uma esponja para absorver os resíduos. Use também uma escova para arrefecer as fibras.

Higienizando um sofá de poliéster

Limpando sofá de poliester

Outro material de sofá que é sintético e composto por fibras é o poliéster. Sua higienização exige um cuidado semelhante ao do sofá de camurça, mas com alguma diferença em relação à propriedade. Algo que se deve mencionar conforme o poliéster também é feito com cutículas vegetais.

A fórmula adequada é uma mistura água, vinagre e detergente de limpeza aplicada ao spray. Se deve agitar o compartimento com esses elementos para criar uma solução espumante. Depois de disparar os jatos seque o sofá com um pano macio e amacie com uma escova.

Limpeza de sofá a vapor para matar germes

Higienizando a vapor o sofá

A vaporização tem surgido como uma alternativa eficiente para a higienização de sofás. Através do vapor quente se pode matar bactérias, germes, vírus e outros agentes infeciosos. Também permite eliminar sujeiras superficiais e amaciar os tecidos sem danos.

Adicione água no limpador à vapor para preparar a solução. Retire os colchões do sofá caso seja possível. Dispare os jatos de vapor em cada parte do sofá uma por uma, sempre de forma detalhada. Espere secar para recolocar o sofá na devida posição. Aplique a vaporização de acordo com o manual de instruções da máquina.

Higienizando capa de sofá

Pessoas tirando a capa de sofá

O encapamento do sofá é igualmente importante para a higienização por servir como proteção ao móvel. Se por um lado ele conserva o sofá, por outro acumula as partículas e agentes infecciosos direcionados ao local. Assim, a limpeza da capa surge como complementar para a manutenção do bem-estar do usuário.

Geralmente, a capa de sofá exige que seja limpa com água fria. Pode fazer isso aplicando o produto em uma máquina de lavar com o sabão de conveniência. Depois deixe a capa ao sol para ser secada. Caso a capa venha com um manual de instruções, o siga minuciosamente.

Aproveite as dicas e faça higienização do seu sofá em casa!

sofá verde

As instruções que oferecemos acima são adequadas para as várias modalidades de sofá. Elas lidam com o que há de peculiar em cada produto específico. Também observamos as diferenças e vantagens que cada substância oferece para a higienização e conservação do seu sofá.

Com elas oferecemos perspectivas para que a limpeza do sofá seja incorporada aos seus afazeres diários. Um hábito importante conforme esse tipo de móvel pode abrir agentes infeciosos ou danosos a saúde quando é esquecido. Incorporar o sofá como parte da higienização doméstica é assim imprescindível para o espaço doméstico.

Ao manter o seu sofá em casa limpo constantemente você cultiva o bem-estar no ambiente doméstico. Oferece então um espaço que alia conforto e saúde para você e sua família. Assim como mantém seu sofá renovado com o passar do tempo, agregando assim valor a sua casa.

Autor deste artigo

Jornalista com pós-graduação em Letras. Escrevo sobre temas relacionados ao cotidiano e atividades diárias.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos