Como germinar sementes: de cannabis, rosa do deserto, suculenta e mais!

Como germinar sementes: de cannabis, rosa do deserto, suculenta e mais!

Neste artigo, apresentamos técnicas de como germinar de sementes de cannabis, rosa do deserto e suculentas. Confira também principais dicas de germinação.


O que é a germinação de sementes?

Germinação de semente

Muitos amantes de plantas possuem dúvidas sobre a germinação de sementes, pois é algo que demanda paciência e muito cuidado. Mas afinal, o que é a germinação de sementes e como fazê-la corretamente?

Germinação de sementes é o nome dado ao processo de crescimento ou ativação do embrião de semente, no qual a semente se mostra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para seu desenvolvimento. Cada tipo de semente precisa de suas condições: luz, umidade, oxigênio e temperatura; sem estas condições, a semente não consegue se desenvolver, ficando na etapa latente.

Se interessou pelo tema? Venha conferir os tipos e etapas da germinação de sementes! Escolhemos três exemplos para agradar todos os amantes de plantas: a rosa do deserto para quem ama flores, as suculentas para quem prefere uma planta mais discreta, e para quem gosta deplantas mais exóticas, verifique a germinação da cannabis.

Informações gerais sobre a germinação de sementes

Muda germinada

Germinar sementes é uma tarefa relativamente fácil mas demanda um pouco de paciência, pois é necessário esperar o tempo de cada semente germinar. Existem dois tipos de germinação de sementes: hipógea e epígea. Confira a seguir os tipos e estágios da germinação de sementes, além dos fatores que a influenciam.

Germinação epígea e hipógea

A diferença entre a germinação de sementes se dá devido à diferença das próprias sementes entre sementes de germinação epígea e sementes de germinação hipógea. Esta diferença está no lugar onde a semente se desenvolve.

Durante a germinação epígea, a semente é colocada na terra e se desenvolve fincando raízes no solo, e enquanto cresce a semente, agora chamada de cotilledon, é empurrado para fora da terra. Na germinação de sementes hipógea, o cotilledon se desenvolve, finca suas raízes no solo e permanece durante todo o tempo no solo, apenas seu caule e folhas vão para a superfície.

Estágios de germinação

A germinação de sementes é dividida em três estágios: fase de embebição, fase de indução do crescimento e fase de crescimento do eixo embrionário.

A fase de embebição se dá enquanto a semente não está germinada, é a fase de maior captação de água para garantir sua germinação. Durante a fase de indução do crescimento, a semente deixa de captar água e desenvolve novos tecidos, para assim se preparar para o rompimento da semente e seu crescimento. Finalmente, na fase de crescimento embrionário, ocorre a expansão celular, na qual o germe rompe a semente e se expande para fora do solo.

Fatores externos que influenciam a germinação

Para germinar, a semente necessita de alguns fatores externos, são eles: água, temperatura, oxigênio, luz e condição do solo. A água ativa enzimas na semente que auxiliam a digerir os alimentos de reserva da semente.

Se o teor de água não condiz com a necessidade da planta, a semente não se desenvolve. A temperatura ideal para a germinação da semente está entre 25 e 35 graus celsius, e o oxigênio é um requisito fisiológico para a germinação. A quantidade de luz depende de cada espécie de planta, podendo ser diretamente ou indiretamente. O solo deve ter uma boa captação de água, uma composição mineral e uma aeração.

Fatores internos que influenciam a germinação

A semente precisa estar internamente pronta para poder germinar. Para isso depende de três principais fatores: embrião maduro, variabilidade da semente e dormência.

O embrião deve estar maduro, pois muitas vezes a semente retirada da planta está com o embrião imaturo, o que impede a sua germinação. A semente só germina em seu período de viabilidade, o qual varia de acordo com o tipo de planta, e podendo chegar a cem anos. Além disso, muitas sementes acabam não germinando mesmo no período de viabilidade, a semente permanece em estado de dormência e não germina por falta de algum dos fatores essenciais para seu desenvolvimento.

Como germinar sementes de cannabis?

germinação de semente de cannabis

Aprender a germinar sementes de cannabis é um passo importantíssimo para quem procura uma melhora na qualidade de sua cannabis. A cannabis não é uma planta simples de se germinar, pois ela precisa de bastante umidade e calor, mas por suas qualidades e excentricidade, é uma planta ótima para se ter em casa.

Melhor época para germinar sementes de cannabis

Em seu habitat natural, no hemisfério sul, as sementes de cannabis germinam na transição do inverno para a primavera, um clima ainda fresco e com bastante umidade.

O ideal é que a planta cresça durante meses quentes, então germiná-la entre o inverno e a primavera é uma ótima escolha. Durante o processo de germinação, a planta precisa de sol apenas pela manhã, cerca de uma a duas horas por dia.

Selecione a semente de cannabis

Para selecionar as sementes é necessário muito cuidado, elas devem ser de um tom marrom escuro com nuances brancas. Para saber se estão maduras, basta apertá-las de leve, pois se estiverem duras, estão boas.

Se as sementes brancas estiverem secas, devem ser descartadas. Já as sementes que estiverem moles são sementes verdes, que podem ser guardadas para outro momento. É importante saber também que as sementes de cannabis são dividas em machos e fêmeas.
As fêmeas são as plantas que florescem, enquanto os machos servem apenas para polinizar as fêmeas. Recomenda-se descartar as plantas machos, pois se ela polinizar a fêmea, esta não irá florir.

Técnica da água nas sementes

A técnica da água nas sementes é o jeito mais fácil de germinar suas sementes de cannabis. As sementes precisam de duas coisas essenciais: água e oxigênio. Para isso, pegue um recipiente de vidro e coloque água em temperatura ambiente, depois, ponha as sementes de cannabis e tampe.

Durante três a cinco dias, as sementes devem ficar repousando nessa água, e após cinco dias, elas começam a abrir e dará para ver um ramo branco saindo de dentro delas, isso significa que elas germinaram. É importante deixar o recipiente em um local arejado e escuro, como um armário ou um guardo roupas.

Técnica da toalha de papel

Esta técnica é a que mais gera resultado, mas também é a mais trabalhosa. As sementes selecionadas devem ser colocadas durante 24 horas num copo com água e deixadas em um lugar escuro e ventilado, como um armário.

Depois desse tempo, as sementes que não afundarem devem ser descartadas, e as que sobrarem são colocadas em uma toalha de papel molhada. Essa toalha pode ser colocada em um recipiente escuro e com tampa, que pode ser um prato com outro prato por cima.

Além disso, outra toalha de papel molhada deve ser colocada em cima das sementes para mantê-las úmidas, e depois disso, as sementes devem descansar durante 72 horas.

O que fazer depois que as sementes de cannabis germinarem?

Após a germinação de suas sementes de cannabis, chega a hora de plantá-las na terra. Neste momento, é importante escolher vasos pequenos, pois isso irá facilitar o enraizamento e dificultará o afogamento das plantas.

As sementes escolhidas para serem plantadas devem estar com cerca de três centímetros de comprimento com um caule e algumas folhinhas. Antes disso, ainda não estão prontas.

Na hora de plantar, é preciso tomar cuidado para não afundá-las muito, apenas cobri-las levemente. O ideal é regá-las uma vez por dia, mas isso pode variar dependendo da região e temperatura do local. O importante é a terra estar sempre úmida, nunca encharcada.

Como armazenar as sementes que sobraram?

As sementes que restaram precisam ser armazenadas em locais secos e frescos. É importante não mexer nas sementes, pois mudanças de temperatura podem danificar sua integridade e impedir sua germinação.

Para guardar as sementes de cannabis por um longo tempo, é necessário deixá-las dentro de sacos tipo ziploc ou em potes de vidro hermeticamente fechados e colocá-las dentro de armários ou gavetas. As sementes de cannabis podem ser armazenadas dentro de geladeiras também, mas para isso é necessário muito cuidado para não ocorrerem mudanças bruscas de temperaturas no abre e fecha da geladeira.

Se bem armazenadas, as sementes de cannabis podem durar até dez anos.

Como germinar sementes da rosa do deserto?

germinação de sementes com as mudas crescendo

As rosas do deserto são ótimas plantas para se ter em casa. Além de lindas, possuem um perfume incrível. A germinação de sementes de rosa do deserto pode ocorrer ao ar livre ou em estufas, e em ambas as formas é necessário um bom substrato, bastante umidade e calor.

Selecione as sementes da rosa do deserto

A rosa do deserto, por não ser uma espécie nativa do brasil, não costuma ser polinizada naturalmente. Para conseguir suas sementes, você pode polinizar a planta artificialmente com o dedo ou comprar as sementes, geralmente encontradas em garden centers ou qualquer loja de jardinagem.

Após obter as sementes, é necessário deixá-las na água. Para isso, encha metade de um copo com água, coloque as sementes dentro e deixe as sementes de rosa do deserto na água durante dois dias num local escuro, como uma gaveta. Passados dois dias, as sementes estarão boiando na água, essas estarão boas para plantar.

As sementes que estiverem no fundo devem ser descartadas, pois não estão boas para a germinação.

Hidratação e substrato da rosa do deserto

Para uma germinação saudável, é recomendável um substrato com 60% de composto orgânico e 40% de carvão moído. Além disso, o composto orgânico pode ser substituído por húmus e o carvão moído pode ser substituído por areia grossa.

Como na maioria das plantas, a hidratação é algo muito importante. O substrato da rosa do deserto deve estar sempre úmido durante sua germinação. Após esse período, recomenda-se regar de uma a duas vezes por dia, sempre com cuidado para não exagerar na água, é apenas necessário umedecer o substrato. Quando a planta já estiver grande, regue apenas quando o substrato estiver seco.

Como plantar a rosa do deserto?

As sementes selecionadas de rosa do deserto podem ser plantadas diretamente no substrato. Encha um copo com o substrato e deixe-o úmido, então, coloque a semente de rosa do deserto no meio do copo e a cubra com uma camada leve de substrato.

Após cinco dias, a semente irá germinar e estará com um caule e algumas folhas. Essa é a hora de transplantá-la para o seu vaso definitivo. Para isso, é necessário encher o vaso com o mesmo substrato e umedecê-lo, depois pegue todo o torrão de terra onde a muda está e coloque no meio do outro vaso. Lembre-se de sempre regar sua rosa do deserto.

Estufa para sementes da rosa do deserto

A estufa não é algo essencial para as sementes de rosa do deserto, mas para pessoas muito ocupadas ou com dificuldades para germinar suas sementes pode ser uma maneira mais fácil.

Fazer uma pequena estufa é bem simples, basta pegar um recipiente, de preferência não transparente, e tapá-lo com um plástico. Depois, coloque o copo com sua semente dentro e deixe num local arejado e com um pouco de luz indiretamente.

Dessa maneira, a estufa ficará sempre úmida e quente, auxiliando a germinação da semente. É importante verificar sempre se o substrato está úmido, pode ser necessário borrifar um pouco de água.

Como germinar sementes de suculenta?

germinação de mudas de suculenta

As suculentas se tornaram as queridas do brasileiro, são ótimas para decorar ambientes e fáceis de cuidar. Sua germinação segue a mesma lógica, basta um pouco de água e luz do sol, além de alguns utensílios que todos têm em casa. Venha aprender como germinar sementes de suculenta e como fazer uma pequena estufa para essas lindezas.

Germinação de suculenta em papel toalha

Para germinar sementes de suculenta no papel toalha, é preciso colocar as sementes de suculenta em um papel úmido, cobri-las com outro papel toalha também úmido, e deixá-las descansar.

O papel toalha não pode ficar seco, portanto, deixe um borrifador próximo e dê sempre borrifadas no papel. O processo até a germinação completa dura de oito a dez dias. Coloque o papel toalha em um prato para facilitar o seu transporte e deixe-o em um local arejado e com luz solar, mas não diretamente. Durante a noite é importante umedecer um pouco mais o papel para evitar que se seque.

Germinação de suculenta em substrato

Para a germinação de suculentas no substrato, primeiro é necessário um bom substrato, e o mais indicado é misturar duas partes de areia para uma de terra vegetal, sem esquecer que a adição de perlita também é recomendável.

O vaso para germiná-las deve ter furos na parte inferior para evitar que encharque a terra. Coloque as sementes no vasinho, cubra-as com um pouco de terra e regue com um pouco de água até umedecer o substrato. O vaso precisa ficar em um local arejado e úmido, com luz solar no ambiente. O processo de germinação deve demorar de cinco a oito dias.

Estufa para sementes de suculenta

A maneira mais eficaz e rápida para germinar as sementes de suculenta é em pequenas estufas, que podem ser feitas em casa mesmo. Pegue um recipiente com tampa e coloque uma folha de papel toalha, guardanapo ou papel higiênico no fundo do recipiente.

Em seguida, borrife água no papel apenas para umedecê-lo, lembrando que ele não pode ficar encharcado, e então, coloque as sementes de suculenta espalhadas no papel. Tampe muito bem esse recipiente, passar uma camada de plástico filme de PVC para vedar bem é uma opção também.

Por último, deixe o pote em um lugar quente e arejado, mas não diretamente no sol. As sementes de suculenta devem demorar de 5 a 8 dias para germinarem.

Germine as sementes de forma prática!

Plantando as sementes com ferramentas de jardinagem

Aprender a germinar sementes é essencial para poder aumentar sua coleção de plantas ou mesmo para iniciá-la. Como vimos, não é algo complicado de fazer e não exige que a pessoa fique o tempo todo manuseando.

Para começar a germinar sementes, escolha uma planta de sua preferência, a rosa do deserto é uma ótima opção para quem gosta de plantas charmosas, ou então, pode ser uma suculenta também para os jardineiros que amam suas folhas gordinhas. Afinal, ambas ficam lindas como decoração de ambientes tanto internos quanto externos.

Agora que você sabe germinar suas sementes e construir sua estufa, que tal começar sua coleção de plantas?

Autor deste artigo

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos