Orquídea Chocolate: como cuidar, características e muito mais!

Orquídea Chocolate: como cuidar, características e muito mais!

Já ouviu falar de uma planta com aroma de chocolate? Conheça a Orquídea chocolate e suas principais características.


Você conhece a orquídea chocolate?

Galho florido de orquídea chocolate

Você já ouviu falar de uma planta com cheiro de chocolate? Essa é a famosa Orquídea Chocolate, ou Oncidium Sharry Baby, seu nome científico. É uma orquídea híbrida pertencente ao gênero Oncidium. Suas flores possuem um aroma doce de chocolate e foi daí que seu criador tirou a inspiração para o nome.

A Sharry Baby não é encontrada na natureza, é uma criação de laboratório. Assim como a maior parte das orquídeas oncidium, seu cultivo é fácil, sendo indicada para os iniciantes no cuidado com plantas, e certamente traz muita beleza e refinamento ao lar.

Na decoração ela é vista principalmente em ambientes interiores, como escritórios, salas de estar e bibliotecas. Ela dá um toque modesto e delicado no arranjo da decoração, especialmente quando floresce, e você certamente irá notar sua presença nesses ambientes.

Informações básicas da orquídea chocolate:

Orquídea chocolate marrom avermelhada e branca


Nome científico

Oncidium Sharry Baby

Outros Nomes

Orquídea chocolate, Sharry Baby

Origem 

Inglaterra

Porte

20~30cm

Ciclo de vida

Perene

Floração

Qualquer época do ano

Clima

Tropical



A orquídea chocolate é uma planta híbrida do gênero Oncidium, tendo sido apresentada durante um evento de orquídeas na Inglaterra. É uma planta pequena, ideal para interiores, sendo uma excelente escolha para aqueles que não possuem muito talento no cultivo de plantas mas mesmo assim querem um detalhe diferente para sua casa.

O tempo de vida da Oncidium Sharry Baby depende de seu cultivo, pois mesmo sendo simples ele requer atenção e você deve tratar com a importância que todo ser vivo deve receber. Sendo assim, com os cuidados necessários, a sua muda viverá saudável e forte por muito tempo.

Como cuidar da orquídea chocolate:

Poda de orquídea chocolate

As orquídeas chocolate são encantadoras e, além de toda beleza que oferecem o ambiente, são fáceis de cuidar. Acompanhe algumas dicas sobre como cuidar para manter seu exemplar sempre sadio:

Luz ideal para a orquídea chocolate

Não é recomendado deixar a orquídea chocolate diretamente na luz solar durante o dia, o ideal seria deixá-la pela manhã quando a luz está mais amena. Ela gosta de ambientes bem iluminados, então coloque-a perto de janelas, mas protegida do vento.

Se ela estiver plantada em árvores, certifique-se de que a árvore consiga protegê-la do sol forte e ventanias. Apesar da luz solar ser fundamental para seu desenvolvimento, quando está em excesso as orquídeas tendem a não se desenvolverem corretamente.

Alguns acreditam que quanto mais sol a Sharry Baby recebe, mais quantidade de flores ela produz, mesmo assim tenha cuidado com excessos.

Água para a orquídea chocolate

A quantidade necessária de regas para as orquídeas chocolate depende de alguns fatores, como a quantidade de tempo que ela é exposta ao sol, onde ela foi plantada, tipo de substrato e se ela recebe muito vento. Ela gosta de umidade, mas cuidado para não encharcar o solo, uma rega a cada 5 dias é o suficiente para fortalecer sua planta.

Se a planta estiver crescendo, aumente a frequência de regas, mas esteja atento aos detalhes: cheque o substrato sempre antes de regar e se ainda estiver úmido espere mais um dia. E cuidado, não deixe pratos com água embaixo da planta, isso apodrece as raízes e causa a morte de sua orquídea chocolate.

Melhor temperatura e umidade para a orquídea chocolate

A temperatura que mais agrada a orquídea chocolate está entre 18º a 22ºC durante o dia e entre 10º a 18ºC durante a noite. Como podemos perceber, ela prefere climas mais frios e refrescantes.

A umidade ideal para cultivá-la varia muito, é uma planta mais resistente do que as outras da sua família. Entre 40% e 70% de umidade, sua orquídea consegue se desenvolver bem e saudável, acima ou abaixo disso já é considerado perigoso, e pode afetar o crescimento da planta ou até causar sua morte.

Vasos e substratos para a orquídea chocolate

Como a maioria das epífitas, as orquídeas chocolates, se desenvolvem melhor quando as raízes estão expostas. Essas plantas preferem se desenvolver em troncos de árvores, então tente reproduzir na sua casa um ambiente mais parecido com a natureza, se possível opte por plantá-las em pedaços de troncos e madeiras. Nesse caso, a rega deve ser feita mais frequentemente.

Se a plantar em vasos, dê preferência aos de barro vazados, mas vasos de plástico e porcelana também podem ser utilizados. O substrato ideal para sua orquídea é aquele que faz uma drenagem da água corretamente e seca rápido. Também pode ser utilizado casca de coco, carvão e musgo, para enriquecer o solo.

Saiba como fertilizar a orquídea chocolate

A fertilização também varia muito, algumas pessoas conseguem fazer com que sua orquídea chocolate se desenvolva bem se precisar de fertilização, enquanto outras não têm essa sorte. Os fertilizantes ricos em hidrogênio são os mais indicados.

Esterco bovino é um dos adubos orgânicos mais recomendados, sendo indicada uma adubagem a cada 45 dias, tomando cuidado para não exagerar. Espalhe a quantidade de uma colher de sopa generosa pelo substrato da planta e depois faça uma rega leve. Se quiser, complemente com um fertilizante de hidrogênio e assim conseguirá manter o solo e a planta saudáveis.

Saiba como e quando podar sua orquídea chocolate

Para manter seu exemplar bonito e saudável é necessário podá-lo de vez em quando. Retirar as raízes e hastes mortas fortalece a saúde das orquídeas, além de também estimular a floração.

A poda é necessária quando as raízes ou hastes apresentam uma coloração amarronzada, pois isso significa que elas estão mortas e que não darão mais flores. Corte a haste marrom na altura da raiz, depois que todas suas flores caírem. Na raiz observe se alguma apresenta uma coloração diferente e se sim, corte.

Mas atenção: antes de qualquer poda é necessário esterilizar o instrumento que será utilizado, deixando-o fervendo em água ou submerso em um recipiente com álcool (certifique-se de que o álcool chegou em todas as partes), e depois aguardando secar.

Como replantar a orquídea chocolate?

O replantio da orquídea oncidium só é recomendado em casos críticos, ou quando você quer produzir novas mudas. Alguns dos casos em que você deve replantar sua orquídea é quando o substrato está velho ou para combater doenças nas raízes.

Escolha o vaso e substrato e o prepare para receber a planta. Para retirar uma muda da orquídea chocolate é necessário cortar uma haste ou duas hastes com o semibulbo da planta original até a raiz. Depois de plantá-la, regue a com mais frequência do que as plantas já desenvolvidas, mas não exagere! Cerca de 3 em 3 dias já é o suficiente.

Esterilize o instrumento utilizado e tenha cuidado para não machucar a planta. Depois é só aguardar a orquídea florescer.

Muda da orquídea chocolate

A muda da planta, é de porte relativamente pequeno, suas folhas são bem verdes e as mudas apresentam hastes que podem florescer até duas vezes ao ano.

É necessário estar atento ao desenvolvimento da sua planta, pois ela pode se desenvolver de maneira em que não vai caber mais no vaso em que está plantada. Quando isso acontecer retire uma haste junto com a raiz e replante em outro vaso, assim você multiplica seus exemplares de orquídea chocolate.

Características da orquídea chocolate:

Galho florido de orquídea chocolate roxa e rosa

Agora que já conhece um pouco da Orquídea Chocolate, veja outras características que tornam essa planta tão encantadora e especial:

Uma flor híbrida

A orquídea chocolate é uma planta que resultou de cruzamentos feitos em laboratórios de algumas espécies de orquídeas Oncidium. É uma planta mais nova, tendo sido apresentada no ano de 1983. Sua criadora, Dorothy A. O'Flaherty, a exibiu durante um evento britânico responsável pelo fichamento de orquídeas híbridas de todo o mundo.

Por ser uma planta híbrida, a Oncidium Sharry Baby é mais resistente que outras do seu gênero, mas não pode ser encontrada na natureza.

O perfume da orquídea chocolate

O nome 'orquídea chocolate' é dado a essa planta por uma razão: além de toda sua delicadeza e beleza, a sua flor também exala um cheiro doce magnifico, que pode lembrar chocolate, baunilha e até mel.

Da sua família, ela é a que apresenta o aroma mais agradável, ainda que existam algumas oncidium que exalem aroma de mel ou aromas mais leves de baunilha. Outras variações do gênero, no entanto, possuem um odor nada agradável, que alguns relatam lembrar cheiro de ovo ou até mesmo água sanitária.

As folhas da orquídea chocolate

As folhas da orquídeas Sharry Baby são longas e verdes e também possuem semibulbos no início de suas bases. Podem aparecer na folha pequenas bolinhas pretas, as quais a deixam com uma interessante aparência manchada.

O tom verde escuro das folhas, em contraste com o marrom avermelhado das flores, dá uma aparência incrivelmente elegante para esta planta. Por isso, é comum vermos a orquídea chocolate sendo utilizada em decorações sofisticadas de ambientes externos e internos. Também há quem a use até em buques de noiva, para dar um toque personalidade ao acessório tão simbólico.

A floração da orquídea chocolate

Ela floresce cerca de duas vezes ao ano e suas flores podem durar até 45 dias, dependendo da saúde do exemplar. A quantidade de flores que vai nascer também depende do tratamento que a muda recebe: luz solar, rega, adubagem, idade do exemplar, etc, todos esses fatores fazem diferença no resultado da floração.

As flores da Sharry Baby são consideradas mini orquídeas pelo seu tamanho, cerca de 4cm. Possuem cores brancas, amarelas, marrons e até rosa, sendo mais comum o tom marrom avermelhado. Mas o mais espetacular dessas flores com certeza é o perfume surpreendente e peculiar, o que a torna umas das orquídeas mais requisitadas do mundo.

Manchas nas folhas

As manchas na folha nem sempre significam que a planta está doente. Quando a orquídea chocolate fica muito exposta a luz solar é comum que nas suas folhas apareçam algumas manchas pretas. Essas machas ficam lá para sempre e se tornam uma característica da flor, portanto, cuidado com o tempo que está deixando-a na luz solar direta, já que quanto mais tempo, mais machas.

Ainda assim, esteja atento aos sinais de saudade da sua orquídea, pois apesar de ser uma característica das oncidium, manchas nas folhas também podem significar doenças ou infecções de parasitas.

Tipos de orquídea chocolate:

A família Oncidium, que originou a Oncidium Sharry Baby, possui outros exemplares de plantas com cheiros agradáveis, como a Oncidium Sharry Baby Tricolor, Ruby Doll, Sweet Berry e Sweet Fragrance. Confira mais sobre cada um deles e suas características a seguir:

Oncidium Sharry Baby Tricolor

Orquídea Oncidium Sharry Baby Tricolor (amarela, vermelha e branca)

A Oncidium Sharry Baby Tricolor é umas das orquídeas chocolate mais famosas de sua família. Suas flores apresentam 3 tonalidades, sendo que as pétalas, avermelhadas, possuem as pontas brancas ou amarelas, e outras completamente brancas, formando um padrão muito chamativo. Sua fragrância é doce, e seus criadores dizem notar seu cheiro mais fortemente pela manhã.

Ela marca presença em diversos orquidários e jardins ao redor do mundo, e seu fácil cultivo torna ela ainda mais querida pelos amantes de plantas.

Oncidium Sharry Baby Ruby Doll

Orquídea Oncidium Sharry Baby Ruby Doll (vermelha e rosa)

A Oncidium Sharry Baby Ruby Doll é a orquídea chocolate mais charmosa. Suas flores mostram tons únicos de vermelho escuro que, combinados com sua fragrância apaixonante, tornam a planta muito requisitada entre criadores de todo o mundo. Ela é fácil de cuidar, mas tenha cuidado com o excesso de sol e vento.

Ela também pode ser utilizada na decoração de interiores, onde contrasta sua cor chamativa com os tons da parede, móveis ou vasos, trazendo um toque único ao ambiente.

Oncidium Sharry Baby Sweet Berry

Orquídea Oncidium Sharry Baby Sweet Berry (roxa e branca)

Essa variedade é considerada a de mais fácil cultivo. A Oncidium Sharry Baby Sweet Berry tem fragrância mais forte do que o resto de sua família de orquídeas chocolates. As flores, geralmente, tem a base num tom de marrom avermelhado e as pontas brancas.

Uma ideia de arranjo para essa orquídea seria você fixá-la em um pequeno pedaço de tronco de Ipê suspenso no teto, deixando suas raízes expostas, e a planta se desenvolvendo na base no tronquinho.

Oncidium Sharry Baby Sweet Fragrance

Orquídea Oncidium Sharry Baby Sweet Fragrance (roxa escura e branca)

Com o seu perfume adocicado e bastante acentuado, lembrando a fragrância de baunilha que tanto agrada a todos, ela é a orquídea chocolate mais famosa de todas.

Por ser uma orquídea híbrida, a Sweet Fragrance pode ser encontrada em diversos tons de pétalas, não tendo um padrão de cores muito certo. No entanto, a mais comum no brasil é a de pequenas pétalas superiores em um vermelho bem escuro, e as inferiores em um tom branco ou rosa claro.

Tenha uma orquídea chocolate e aproveite o seu cheirinho familiar!

Galho de orquídea chocolate rosa

Depois de conhecer a orquídea chocolate, tenho certeza de que você está mais motivado a adquiri-la para cultivo no seu lar. É uma planta encantadora, assim como todas as outras orquídeas, e certamente vai fascinar todas as suas visitas e enriquecer muito a decoração da sua casa quando florescer.

Não podemos nos esquecer de seu aroma doce, charme natural muito exótico que vai surpreender todo mundo a sua volta, além de deixar um cheirinho agradável no cômodo em que você for colocá-la. O cultivo da orquídea chocolate não é trabalhoso e com apenas alguns minutos do seu dia você já pode oferecer para sua orquídea uma vida saudável, já que a característica híbrida da flor torna-a mais resistente que as demais da sua espécie.

Uma última dica importante é estar atento aos animais de estimações, principalmente gatos. Como os bichanos adoram brincar com plantas, podem acabar utilizando o substrato das suas mudas como banheiro, o que certamente vai causar a morte das plantinhas.

Agora que você viu tudo sobre a orquídea chocolate, tenha uma na sua casa e aprecie o seu aroma!

Autor deste artigo

Sou estudante de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Amo jardinagem e rosas!

Palavras-chave relacionadas


Orquídeas Flores Paisagismo

Artigos relacionados


Tumbérgia: como cuidar, os tipos como arbustiva, azul e muito mais!

Tumbérgia: como cuidar, os tipos como arbustiva, azul e muito mais!

Você sabia que a tumbérgia tem formato de trombeta? Descubra neste artigo demais curiosidades, espécies e como cultivá-la!


Filodendro: os tipos, características e mais desta planta!

Filodendro: os tipos, características e mais desta planta!

Sabia que o Filodendro é uma planta venenosa? Veja neste artigo, oito espécies, dicas de cuidados e curiosidades, desta planta que possui folhagens exuberantes!


Quaresmeira: dicas de como cuidar, como ter em vaso e muito mais!

Quaresmeira: dicas de como cuidar, como ter em vaso e muito mais!

Você sabia que a flor da quaresmeira é símbolo do amor incondicional? Conheça neste artigo, dicas de cuidados e características dessa espécie nativa do Brasil!


Tipos de jasmim: descubra espécies da cor branca e muito mais!

Tipos de jasmim: descubra espécies da cor branca e muito mais!

Você sabia que o jasmim branco possui diversos tipos? Descubra neste artigo os principais tipos, curiosidades e dicas de cuidado dessa linda planta!


Tuia holandesa: descubra como cuidar, toxicidade e muito mais!

Tuia holandesa: descubra como cuidar, toxicidade e muito mais!

Pensando cultivar a bela tuia holandesa? Veja aqui as características e cuidados para manter essa árvore sempre bonita.


Últimos posts


Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

O grill facilita a rotina e nos deixa mais saudáveis - veja aqui os melhores modelos, características, informações, como escolher o ideal para você e como usar!


Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Está procurando uma sanduicheira? Neste artigo, confira informações sobre elas, como escolher a melhor e quais são os melhores modelos de 2021!


Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Veja aqui os melhores binóculos de 2021, como escolher o mais adequado para você, principais marcas, vantagens e desvantagens e mais curiosidades.


Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Neste artigo, apresentamos uma lista de atitudes sustentáveis que você pode tomar dentro de casa para economizar água. Confira as dicas!


Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Você sabia que é possível plantar maracujá em vaso e dispor dessa fruta deliciosa em casa, e ainda fazer sucos, doces e muito mais? Saiba mais abaixo!