Corvina: melhor isca, anzol, como pescar, dicas e muito mais!

Corvina: melhor isca, anzol, como pescar, dicas e muito mais!

Confira aqui, as melhores iscas e equipamentos para pescar a corvina, principais características da espécie e curiosidades.


Você conhece o peixe corvina?

Peixes corvina

A corvina é um dos peixes mais valorizados do mercado pesqueiro e se você já fez alguma pesquisa, sabe que a pesca da corvina é a principal quando se trata de pesca de surfe. A corvina pertence à família Plagioscion squamosissimus, e é uma das espécies de peixes mais abundantes no norte do Brasil. Passando grande parte do tempo caçando em águas extremamente rasas.

O peixe de água doce chamado corvina é mais conhecido popularmente como Cruvina, Pescada-Branca e Pescada-do-Piauí. Ele pode ser capturado usando um método de pesca chamado “lançamento à vista”. Esses peixes majestosos cruzarão as águas rasas em busca de caranguejos da areia e se você colocar sua isca corretamente, você terá uma pescaria fantástica.

Acompanhe neste artigo as principais iscas e instrumentos para realizar uma pescaria de sucesso!

Melhores iscas para pescar corvina:

Nesta seção, você vai conferir informações sobre as melhores iscas para o peixe corvina. Veja espécies como: caranguejo de casca mole de areia e seu tamanho, a sardinha, piaba, o lambari, o camarão e o marisco.

Caranguejo de casca mole de areia

Caranguejo de casca mole de areia

Os caranguejos de casca mole de areia são a melhor isca para a pesca da corvina. Esses peixes tendem a nadar em águas rasas no norte do Brasil e você frequentemente encontrará a corvina em cochos e vieiras em apenas alguns centímetros de água. Eles nadam por essas calhas esperando os caranguejos da areia serem desenterrados quando a correnteza passar.

Os peixes tendem a preferir esses caranguejos aos caranguejos de casca dura. Além disso, não escolha o maior caranguejo. Os caranguejos de areia de melhor tamanho são do tamanho de unhas, pois são o tamanho universal perfeito para todos os peixes. Depois de escolher o tamanho e a textura ideal do caranguejo da areia para sua isca, é importante entender qual a melhor época do ano sair para uma sessão de pesca.

Sardinha

Sardinhas

Se você deseja utilizar sardinhas como isca, você pode usar sardinha viva ou enlatada, você também pode capturar os peixes usando a isca de sardinha dependendo do modo como você usa. A principal maneira de usar a sardinha como isca é pegando-a em sua mão e colocando o anzol logo abaixo de sua espinha, para que ela possa nadar mesmo presa ao anzol, parecendo um peixe que não tenha isca e desta forma atrair os predadores.

No entanto, a isca não viverá por muito tempo com essa técnica, com o peixe maior alimentando-se dela ou não, por isso você deve estar preparado para trocar a isca em seu anzol regularmente.

Piaba

Peixes piaba

Quando você for pescar escolha muito bem as iscas, pois é isso que atrairá os peixes. Dependendo da região do país é possível encontrar diferentes tipos de iscas, mas as iscas naturais funcionam melhor para pescar a corvina. Para você pescar a corvina utilizando piaba como isca, você deve usá-la viva, pois desse modo são mais interessantes, um dos motivos é o piaba ser frequentemente presa da corvina.

Desta forma, basta prender o piaba pela parte dorsal no anzol e esperar o peixe abocanhá-lo, com isso você terá sucesso na sua pescaria.

Lambari

Mão segurando peixe Lambari

Assim como a minhoca, os pescadores utilizam muito o lambari como isca em água doce. Talvez seja a isca mais utilizada para pescar o corvina. Além disso o lambari é muito eficaz na pesca de peixes de couro como o Jundiá, o Pintado, a Cachara e outros. Além dessas características, o Lambari está presente em muitos rios de água doce, o que torna uma isca de fácil captura.

Camarão

Homem segurando camarões

Se você quer usar uma isca valorizada pelos pescadores, essa isca é o camarão, pois é considerada uma das melhores iscas para peixes de água salgada, pois o camarão faz parte da cadeia alimentar da fauna oceânica e desta forma, atrai diversos peixes.

Você pode utilizar o camarão tanto vivo quanto morto. Quando ele está vivo, ele é indicado para pescaria em locais com profundidade inferior a 15 metros e perto de estruturas submersas. Geralmente, o camarão do próprio mar que você esteja pescando seja mais eficaz, deste modo quando for pescar em água salgada, compre as iscas em locais próximos.

Marisco

Marisco molusco

Se você deseja usar uma isca fácil de encontrar, essa isca é o marisco, pois este pode ser encontrado em praticamente todo o litoral brasileiro. Ele é muito eficiente para a pesca de Betara (Papa-Terra), Bagre, Corvina, Arraia, Burriquete (Miraguaia jovem), Pampo, Peixe-Rei entre outros.

O marisco é um molusco que vive em profundidades baixas na areia e também pode ser capturado com uma pá ou algumas bombas artesanais próprias para captura de iscas naturais.

Melhores equipamentos para pescar corvina:

Nesta seção, você vai conferir os melhores equipamentos para pescar corvina. Você verá como usar o anzol e os diversos modelos para uma boa pescaria, as melhores varas também serão citadas, o tamanho do chicote e também o embate

Anzol

Anzóis

Os anzóis podem variar de um número 6 a 4/0, dependendo do seu equipamento. Geralmente, um anzol menor seria aconselhável com uma linha leve. Existem diversos tipos de anzóis para a sua pescaria, se você deseja um convencional, você pode usar o anzol em j, há também o chinu, que apresenta haste menor e curvatura maior.

O circle hook é bem diferente dos citados anteriormente, pois a fisga é voltada para dentro, formando um ângulo perpendicular à haste. Existe também o carlisle, que possui uma haste comprida impedindo que os peixes rompam a isca ou o anzol.

Vara

Homem segurando vara de pesca

Pescar corvina é uma das pescarias com maior esportividade e adrenalina, pois trata-se de um peixe com muita resistência e força. Você pode usar uma vara Okuma Celilo Salmon. A vara St. Croix salmon Steel/head é muito utilizada.

Na hora da pesca use roupas leves para se divertir, você pode usar uma vara leve de dois metros e dez centímetros, ou uma vara de fibra de um metro e trinta e cinco centímetros, interiça 1 molinete com 1 rolamento.

Chicote

Chicote de pesca

Um segredo para montar um chicote de pesca de praia para pescar corvina, está na distância entre o anzol e a linha mestra do chicote de pesca de praia. O tamanho de linha mestra deve ser 1,50 com a espessura da linha aproximado entre 0, 35 a 0, 45 de monofilamento. O mais importante, é que o tamanho da pernada com anzol seja de 50 a 70 centímetros.

Desta forma, as chances da corvina engolir a isca com anzol é maior e com distanciamento, o peso da chumbada fará com que o anzol fisgue firmemente a corvina e não a deixe escapar.

Embate

Varas de pesca

O embate se faz necessário na pesca para que o peixe não rompa a isca, principalmente quando o peixe fisgado possui dentes. Passe o aço no olho do anzol. Se você faz um embate firme, isso pode determinar o sucesso ou fracasso da sua pescaria.

O embate ajuda no trabalho da isca, pois através de uma alça formada entre o nó e o olho do anzol, os movimentos da isca tornam-se mais livres, o que faz com que os peixes ficam mais atraídos pela isca.

Como pescar corvina:

Peixes corvina

Nesta seção, você vai conferir a melhor época para pescar corvina, os principais meses em que ela pode ser encontrada, qual horário que costumam se alimentar, onde ela costuma ficar e uma breve explicação sobre a fricção.

Melhor época para pescar corvina

O peixe corvina pode ser pescado durante todo o ano, mas a época ideal é de julho a outubro, com o influxo de água quente e caranguejos da areia. De meados de julho ao final de setembro, os peixes Corvina aparecem em massa. Um dos motivos são as ondas menores e águas límpidas que os peixes aproveitam para se alimentar de frenesi.

Você pode pegá-lo a qualquer hora do dia, mas as melhores horas do dia para pescá-lo é à noite ou de manhã cedo em condições de pouca luz.

Qual horário as corvinas costumam se alimentar?

A corvina atinge sua maturidade sexual com 15 centímetro, ela é carnívora e se alimenta de outros peixes. Desta forma, as espécies menores servem de alimento, ela se alimenta de invertebrados, tal como, os camarões, insetos, caranguejos, e mariscos.

Ela é um peixe piscívoro, pois ela se alimenta de outros peixes, também apresenta característica de canibal, podendo comer peixes da mesma espécie. Geralmente, ela procura comida à noite sempre em águas rasas.

Saiba onde a corvina costuma ficar

Se você deseja pescar a corvina saiba que o melhor horário é a noite, isso acontece porque os maiores exemplares da espécie estão em atividade do entardecer até durante o anoitecer. No Brasil, esse peixe costuma ficar no norte, nordeste e centro-oeste, mas também pode ser pescado em Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

A corvina é um peixe sedentário costuma ficar no fundo e em meia água. No entanto, apesar de habitar os poços profundos, você pode capturá-la em águas rasas, quando ela for se alimentar.

Deixe a fricção solta

Para uma pesca proveitosa, você deve deixar a fricção solta. Uma explicação bem rápida aos pescadores iniciantes e também experientes. Uma dica essencial é deixar a fricção do molinete ou carretilha solta, permitindo que o peixe corra com a linha. Desta forma, você poderá cansá-lo , e aos poucos ele perderá força, cedendo à sua pescaria.

Um dos motivos dos pescadores adorarem pescar corvina é a intensa briga entre o pescador e o peixe, ele não se entrega facilmente, o que deixa a pesca emocionante.

Curiosidades da corvina:

Peixe corvina

Nesta seção, você vai conhecer as principais características da corvina, a origem e o habitat natural dessa espécie, vai ver sobre a época da reprodução, seus hábitos e o período de defeso. Confira:

Aparência

A corvina é um peixe que tem escamas, ela possui coloração azulada, boca oblíqua, com um grande números de dentes pontiagudos. Ela possui dentes na faringe e nos arcos branquiais apresenta projeções afiadas com a margem interna cheio de dentes. Ela tem espinhos nas nadadeiras e duas nadadeiras dorsais.

No entanto, ela não possui nadadeira adiposa, essa espécie produz sons bem audíveis, por meio de músculo associados à bexiga aérea, que age como câmara de ressonância. A corvina pode alcançar mais de 50 centímetro e pesar até 4,5 kg.

Origem e habitat natural

O peixe corvina é originário da América do Sul. Ele é distribuído em Orinoco e Amazonas e também nas Guianas. Essa espécie se desenvolveu em águas de diversas regiões, ela foi introduzida nas bacias do rio do Paraná-Paraguai-Uruguai e São Francisco. Os reservatórios do Nordeste também são habitat para abrigar essa espécie.

A corvina é um peixe que habita poços remansos e reservatórios, ela gosta de viver em lugares fundos e de meia água. Ela vive em águas costeiras entre um e cem metros de profundidade. No entanto, ela pode ser encontrada em águas salobras, estuários e até mesmo em rios costeiros.

Reprodução

Os peixes corvina tem o costume de se reunirem em águas costeiras e realizarem a desova, que acontece durante todo o ano, porém o pico acontece, geralmente, nas estações da primavera e do verão, em lagoas mais costeiras e embocadura dos rios.

Essa espécie é muito fértil, porém ela não faz a migração reprodutiva no período da piracema, ou seja ela não migra para poder se reproduzir.

Hábitos

Para o pescador apaixonado em pescar corvina, apresentaremos algumas dicas sobre seus hábitos. Ela habita água doce, salgada e salobra. Essa espécie é carnívora e alimenta-se de peixes e insetos. ela possui um comportamento canibal. Se você deseja pescá-la, você deve saber que os maiores exemplares costumam ser pescados ao entardecer e à noite em poços profundos.

Essa espécie tem o hábito de estar em represas, ela foi muito usada para povoamento de represas do Sudeste e do Sul. Uma dica do hábito da corvina que pode ajudar o pescador a pescá-la é a fisgada que deve ser firme para o peixe não escapar, pois o cardume diversas vezes está no fundo da água.

Corvinas possuem períodos de defeso

Para ser um pescador consciente, você deve ter conhecimento do período de defeso, que é o período em que as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controlada. Esse período é estabelecido para que os animais possam se reproduzir. O objetivo é a preservação das espécies.

A partir do dia 1 de junho a pesca da corvina entra em período de defeso. Até o dia 1 de outubro, é proibida a captura dessa espécie.

Aproveite as dicas e pesque a corvina!

Peixe corvina

Apresentamos algumas dicas para que você possa ter uma boa pescaria e pescar uma bela corvina, essas dicas poderão te ajudar a melhorar as suas habilidades. Você consegue encontrar a corvina em áreas costeiras de profundidades moderadas, de 10 a 60 metros na parte de cascalho, areia e nas praias, ela aparece mais em períodos quentes.

A corvina geralmente tem o costume de se alimentar pela manhã e no final da tarde. Muitos pescadores recomendam a pesca noturna, pois é fácil de encontrá-la em águas calmas, profundas e de pouca correnteza. Muitos pescadores fazem a pesca diurna e embarcam em traineiras perto da costa ou pequenas embarcações de alumínio na região costeira.

Agora que você já sabe tudo sobre a corvina, arrume suas coisas e se prepare para uma pescaria de sucesso!

Autor deste artigo

Últimos posts


Os 10 Melhores Clareadores de Virilha de 2024: Bioderma, Bloqmax e muito mais!

Os 10 Melhores Clareadores de Virilha de 2024: Bioderma, Bloqmax e muito mais!

Quer se livrar de vez das manchas escurecidas na região da virilha? Veja aqui dicas que te ajudarão a escolher o clareador ideal para você e as melhores opções!


Os 10 Melhores Cremes para o Rosto de 2024: noturno, anti-idade, hidratante e muito mais!

Os 10 Melhores Cremes para o Rosto de 2024: noturno, anti-idade, hidratante e muito mais!

Procura um creme mas não sabe por onde começar? Confira neste artigo os 10 melhores cremes do mercado, informações sobre os diferentes tipos e como escolher!


As 12 Melhores Vitaminas para Cabelo em 2024: Nature's Bounty, VitaminLife e mais!

As 12 Melhores Vitaminas para Cabelo em 2024: Nature's Bounty, VitaminLife e mais!

Vitaminas para cabelo são uma opção prática para manter os fios sempre saudáveis. Veja aqui como escolher a vitamina ideal para seu cabelo e as 12 melhores!


As 10 Melhores Panelas para Fogão de Indução de 2024: da Tramontina, Brinox e mais!

As 10 Melhores Panelas para Fogão de Indução de 2024: da Tramontina, Brinox e mais!

Você sabe como usar uma panela de indução? Veja neste artigo as principais características desse tipo de panela e quais são as 10 melhores do mercado de 2024!


Os 10 Melhores Shampoo Antiqueda de 2024: Phytoervas, Farmaervas e muito mais!

Os 10 Melhores Shampoo Antiqueda de 2024: Phytoervas, Farmaervas e muito mais!

A queda capilar é causada por vários fatores, mas com o shampoo ideal é possível resolver o problema. Veja qual é o melhor para você, os preços e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas