Pilea microphylla: descubra seu uso medicinal, como cuidar e mais!

Pilea microphylla: descubra seu uso medicinal, como cuidar e mais!

Já ouviu falar desta planta que ajuda a controlar o colesterol e a diabetes? Conheça a Pilea, suas curiosidades e como cultivá-la!


Já ouviu falar em Pilea microphylla?

Pilea microphylla em um vaso

Existem mais de 600 espécies de pilea para escolher e enfeitar seu jardim, cada uma com características únicas. A pilea microphylla é uma dentre as centenas do gênero pilea. Você pode encontrá-la com diversos nomes, como planta de artilharia, rockweed, planta pólvora, brilhantina, entre muitas outras.

Apesar de ser conhecida como uma planta invasora, crescendo facilmente em vasos de orquídeas, ela pode ser um diferencial no seu jardim, horta ou canteiro. Isso se dá por suas infinitas utilidades que vão além das lindas flores cor de rosa e branca.

Neste artigo, vamos te contar os segredos dessa planta que passa despercebida, desde suas propriedades medicinais até as técnicas de plantio e poda mais utilizadas entre os especialistas na área.

Informações básicas da Pilea microphylla

Pilea microphylla com as folhas bem verde


Nome CientíficoPilea Microphylla
Outros nomesPlanta de Artilharia, Dinheirinho, Brilhantina
OrigemAmérica do Norte, América Central e América do Sul
Porte10 ~ 30 cm
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera
ClimaTropical, subtropical e equatorial


A pilea microphylla é uma planta herbácea, da família Urticaceae. Tem origem em diversas partes do continente americano, devido a sua grande resistência e alta adaptabilidade às diferentes regiões. Seus nomes populares representam certas características da espécie.

Além de pilea, é conhecida como planta de artilharia (devido a explosão de pólen que fertiliza outras plantas), brilhantina (por conta da cor clara das folhas) e dinheirinho (acredita-se que seu crescimento atrai riqueza). Hoje são cultivadas tanto em residências quanto para o comércio. Seu atrativo são suas pequenas folhas e delicadas flores que nascem na primavera.

Como cuidar de Pilea microphylla

Ferramentas de jardinagem em gramado verde

Conhecer é cuidar, dizem os sábios. Agora vamos te apresentar as principais características da pilea microphylla que você precisa conhecer antes de ter uma em casa. Acompanhe com a gente.

Luz ideal para Pilea microphylla

A pilea tem características exigentes e específicas em relação a luz, não tolerando o sol forte do meio dia. Apesar de pertencer à família das suculentas (resistentes ao sol) ela prefere luz indireta, ou seja, o excesso pode queimar as suas folhas. Se o verde de suas folhas ficarem amareladas está na hora de achar um lugar mais adequado para a planta.

Além disso, lembre-se de virar o vaso pelo menos uma vez por semana para que ela cresça ereta. Ao contrário do que se acredita, as plantas se movimentam. Sendo um mecanismo de sobrevivência tal movimento se dá sempre em direção a fonte de luz que a alimenta. Caso haja o descuido as plantas podem perder o equilíbrio e quebrarem.

O solo para Pilea microphylla

O solo preferido da pilea é bastante fértil e bem drenado. Essas plantas precisam de um solo recheado de matéria orgânica que pode ser a base de musgo de turfa ou de violetas africanas. Tais cuidados são importantes já que as raízes das plantas apodrecem e morrem facilmente com o excesso de água.

Um bom vaso dá conta de manter a planta bem hidratada e, ao mesmo tempo, drenada. Portanto, fique de olho no crescimento da raiz, sua grossura, firmeza e cor. Manchas alaranjadas ou brancas podem ser indicativos que está na hora de replantar sua pilea em um vaso maior e com um solo novo.

Substratos para a Pilea microphylla

Suas raízes crescem de forma mais saudável em espaços mais limitados, daí a importância de manter uma espessa matéria orgânica de musgo no vaso. Via de regra replante a sua pilea em vasos pouco maiores que o anterior sempre que a suas raízes estiverem engrossando de mais.

O aumento da densidade da raiz significa que ela está buscando mais nutrientes e água no pouco espaço que possui. Neste caso é preciso replantá-la pois esse crescimento pode quebrar ou danificar o recipiente. Escolha preferencialmente um vaso 5 centímetros mais largo que o anterior.

As regas da Pilea microphylla

Durante seu crescimento a pilea demanda uma quantidade média a alta de água. Portanto, a rega deve ser regular mantendo a primeira camada de solo úmida, mas nunca encharcada. A checagem é sempre recomendada, pois cada planta tem suas próprias características. Você pode colocar o dedo até 2 centímetros no solo e se estiver seca regue com mais frequência.

Outro indicativo é verificar a quantidade de folhas que caem, suas cores e tamanho. Em climas mais secos é importante manter uma frequência de rega maior, já que as plantas desidratam e sofrem com a falta de água tanto quanto o homem.

Temperatura e umidade para Pilea microphylla

Em relação a temperatura certifique-se de que o vaso esteja protegido tanto do clima quente quanto do frio. A pilea tem origens em lugares tropicais e subtropicais, assim o vento gelado do inverno pode matar a planta. Por isso, a nossa dica é cultivá-la dentro de casa, preferencialmente. No inverno ela resiste até 10º C, então a temperatura normal de uma casa (de 15 a 23º C) é ótima para a pilea microphylla.

Embora ela pertença à família das suculentas, ela não exige um solo muito úmido. Alguns cultivadores preferem vê-las crescer em terras, pois assim podem ter um controle mais adequado de sua umidade e temperatura. Sendo assim, vale a pena investir em um medidor de umidade.

Frequência de fertilização na Pilea microphylla

Para uso doméstico o fertilizante líquido com metade de sua concentração é suficiente. Dilua o produto em um recipiente com água e regue uma vez por verão e outra na primavera, sua plantinha vai agradecer. Mas antes de utilizar qualquer tipo de fertilizante verifique se a planta está bem hidratada.

Para que o fertilizante tenha efeito sobre a planta o solo precisa estar úmido e a planta saudável. Leve em conta que a produção de certos fertilizantes utiliza muitos sais que podem prejudicar plantas domésticas. Fique de olho no solo e do lado de fora dos vasos, se manchas brancas aparecerem significa que vale a pena cuidar da sua saúde e adiar sua fertilização.

Como é a propagação da Pilea microphylla

A pilea cresce de maneira rápida, facilmente criando raízes, portanto não há necessidade do uso de enraizadores (hormônios). Sendo assim, vale mais a pena plantar novas mudas do que continuar a criar as mais velhas. Você pode plantar as sementes ou fazer a estaquia. Retire os ramos que crescem entre as moitas e coloque-as em uma bandeja com matéria orgânica, como as turfas úmidas que já falamos sobre.

Mantenha o recipiente úmido até nascer as raízes e só então plante no vaso. Dê preferência a primavera para propagar as mudas de pilea, pois é o momento em que a planta cresce mais bonita e com mais facilidade.

A poda da Pilea microphylla

Sua podagem é recomendada já que esse processo faz com que a planta se desenvolva de modo mais saudável e com mais firmeza. Não exige muito esforço, podendo ser feita no verão e primavera. Para vê-la crescer em volume e com múltiplos galhos, retire com cuidado os pequenos brotos logo que nascer um botão. Use a ponta de dois dedos para apertar a haste mais central e longa. Assim, a planta começará a se ramificar com mais frequência.

Curiosidades da Pilea microphylla

Várias folhas da planta Pilea microphylla

Além das belas cores de suas flores, a pilea possui propriedades que vão além da jardinagem. Conheça agora as curiosidades exuberantes da pilea e como você pode usá-las de forma simples e barata!

Uso na medicina popular

A pilea é conhecida popularmente por suas propriedades medicinais, sendo bastante usada para combater a febre, ajudar na cicatrização de feridas e contusões, além de evitar problemas renais e na vesícula. Por essas e outras razões é tida como uma planta antienvelhecimento. Sua infusão é bastante usada como diurético, estimulando o organismo a aumentar a excreção de água do corpo, assim eliminando o sal e diminuindo sua reabsorção no sangue.

E seu uso tem baixa toxicidade, o que significa que pode ser usada com frequência sem causar efeitos, como a dor de cabeça, tontura ou enjoos.

Uso decorativo e paisagismo da Pilea microphylla

Injustamente esquecida por muito tempo, a pilea retornou aos jardins recentemente. Está presente na vida dos jardineiros nos últimos anos especialmente para preencher espaços vazios. As cores claras da pilea ficam muito bem em jardins, abaixo de grandes árvores ou próximas de arbustos. Seu brilho esverdeado equilibra o espaço, destacando flores e grama baixa ao redor.

Por ser compacta e ter galhos volumosos pode ser plantada em canteiros e nas margens de caminhos sem problemas, com a condição de estar protegida do sol forte e ser umidificada com frequência.

Morfologia da Pilea microphylla

Possui cores esverdeadas e bem claras, o que explica seu nome popular de brilhantina. As folhas são pequenas, mas não menores que 1 cm de comprimento, cuja textura é delicada. É uma planta compacta e bastante volumosa, enchendo os espaços ao redor, compondo cerca de 40 cm de diâmetro quando adulta.

Tem estatura baixa, chegando a não mais que 20 a 30 cm de altura. Seus galhos densos são ramificados e sua estrutura ereta. Suas flores são tão diminutas e delicadas que podem passar despercebidas, por nascerem nas axilas da planta. As cores da flor de pilea variam entre branco e rosado. As masculinas explodem quando amadurecem, lançando ao ar o pólen que fertiliza as femininas.

Controla glicemia

Pesquisadores apontam que certos grupos de células do pâncreas, responsáveis pela insulina, são estimuladas pelas propriedades da pilea microphylla. O seu consumo diminui os níveis de glicose no sangue, portanto a planta é recomendada para quem tem pré-diabetes ou diabetes tipo 1. Mas também pode ser usada por pessoas sem diabetes, sem riscos de baixa anormal da glicemia no sangue.

Controla colesterol

O controle do colesterol é um cuidado que todos temos que ficar ligados. E a pilea pode ser um aliado tanto na prevenção quanto no controle do alto colesterol. Uma pesquisa estudou os níveis de triglicérides e de colesterol em um grupo de animais que consumiram a pilea por 30 dias seguidos.

Após o teste, o resultado demonstrou que os indivíduos apresentaram perda significativa de peso junto com a gordura corporal. Assim sendo, o controle do colesterol com a pilea ajuda a proteger o fígado e a evitar doenças como a trombose, pressão alta e a arteriosclerose.

Protege contra a radiação

O chá de pilea é, inclusive, indicado para quem sofre de leucemia ou tem sensibilidade à radiação solar. A radiação do sol é um dos causadores da leucemia (câncer). A luz intensa e constante afeta o desenvolvimento e crescimento das células do sangue causando problemas sérios no organismo. Por isso o chá de pilea pode ser tomado 2 vezes ao dia por quem faz radioterapia, auxiliando no tratamento.

A brilhantina pode ajudar também na prevenção pois chega a proteger 80% dos males da radiação. Estudos mostram que a planta estimula o desenvolvimento de células sanguíneas protegendo o fígado, o intestino e o pâncreas.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da pilea microphylla

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cultivar Pilea microphylla, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive esta planta medicinal em casa!

Pequena pilea microphylla em um vaso em uma rua

Agora que você sabe as principais vantagens de se ter uma pilea microphylla em casa não perca tempo. Use nossas dicas e descubra você mesmo as inúmeras propriedades medicinais e terapêuticas de cultivar a planta. E não subestime a beleza da pilea. Suas delicadas folhas e flores coloridas são uma ótima soma ao seu jardim.

Com um pouco de criatividade e entusiasmo você pode usá-la de diferentes formas, no vaso, no canteiro, etc. Dentro ou fora de casa. Com certeza esperamos que sua pilea alegre sua casa e traga muita saúde a todos! E para continuar a conhecer mais sobre jardinagem e a vida ao ar livre continue acompanhando nossos artigos.

Autor deste artigo

Estudante e professor de história, sou um verdadeiro apaixonado pelo conhecimento. Amo compartilhar tudo o que aprendo.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Treinos