Peixe bonito: dicas e local para pescar, equipamentos e mais!

Peixe bonito: dicas e local para pescar, equipamentos e mais!

Neste artigo, apresentamos as principais características do peixe bonito, espécies e dicas de pesca. Confira também algumas receitas com esse peixe.


Saiba mais sobre a pesca do peixe Bonito:

Menininha pescando um peixe bonito pequeno

O peixe Bonito é muito famoso no ramo da pesca. Seu nome científico é Sarda sarda devido a manchas que possui nas laterais e dorso do corpo, pertence a família chamada Scombridae, a mesma família dos atuns e cavalas, por isso é tão parecido com o atum.

Como o nome já indica, ele é um peixe lindíssimo e costuma formar cardumes grandes, sendo uma espécie migratória e oceânica. Ele pode ser encontrado ao longo da costa brasileira e é visto nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte.

Ele está entre os seis peixes mais rápidos do mundo, por isso sua pesca se tornou um desafio excitante para os amantes da pesca esportiva, além disso ele é conhecido por ser "brigão", atacando as iscas sem piedade.

Leia mais e confira as características desse peixe que é muito famoso no mundo da pesca esportiva!

Características do peixe Bonito:

Peixe bonito

O peixe Bonito possui um corpo alongado com escamas e apresenta no seu dorso duas nadadeiras, que ficam muito próximas uma da outra.

Ele é parente do atum, membros do mesmo grupo, e podem ter muitas semelhanças, mas o tamanho do peixe bonito acaba sendo muito inferior, seu comprimento pode ser de até um metro e seu peso pode variar entre 8 e 10 kg, tem espécies que podem atingir 15 kg e outras que só chegam a 5 kg, mas geralmente 10 kg é o peso mais comum.

O peixe Bonito foi identificado em meados de 1790 e é comum nas águas do Oceano Atlântico, é considerado um peixe superficial, ou seja, nada pela superfície do oceano. A seguir você vai entender mais sobre os seus hábitos e como funciona a pesca do peixe Bonito.

Coloração do peixe Bonito

Seu corpo é coberto pela coloração azul escuro e possui linhas ao longo do dorso e na região dos flancos. Em seu ventre a cor predominante é a prata, e nos flancos também. Sua característica marcante são as linhas pelo corpo, estas podem variar entre o azul escuro e o verde.

Habitat do peixe Bonito

Ele vive em regiões de mar aberto, mas também pode aparecer ao redor de ilhas oceânicas. Fora do Brasil ele pode ser encontrado em diferentes países e regiões, estando presente no Atlântico leste, como exemplo a Noruega, e até na África do Sul. Nas Américas além do Brasil, é comum nos países: Argentina, Venezuela, Colômbia, Canadá, EUA e México.

Hábitos alimentares do peixe Bonito

O peixe Bonito é um predador incrível e tem um cardápio farto em sua alimentação, pode predar peixes pertencentes a família Atherinidae, como o peixe rei, e a família Clupeidae, como a sardinha. Em situações extremas pode se alimentar dos mesmos membros da sua família (Scombridae) e ser adepto ao canibalismo, predando peixes Bonito menores ou até mesmo os filhotes.

Como é a reprodução do peixe Bonito

O período reprodutivo do peixe Bonito ocorre, geralmente, entre os meses de Junho e Setembro. Eles chegam a idade reprodutiva quando atingem 15 cm de comprimento, estando preparados para acasalar. Eles formam cardumes grandes e realizam a migração durante a época do verão, a desova irá ocorrer nesta estação.

As fêmeas chegam a soltar entre 600 mil ovos, mas pode chegar a atingir 5 milhões, isso em cada período reprodutivo.

Dicas de pesca do peixe Bonito:

Homem pescando peixe bonito no barco

Agora que você já conhece as principais características e os hábitos do peixe Bonito, está na hora de aprender como funciona a pescaria dele. É importante se atentar as dicas para aprender onde pode encontrá-lo, seu comportamento e quais iscas utilizar.

Onde encontrar

Tendo o hábito de ficar na superfície, ele se torna fácil de ver, costumam ficar agitados e acabam sendo presas fáceis. Por viver em mar aberto pode ser encontrado ao longo da costa brasileira, então se você mora em estados com acesso ao mar é bem viável realizar a pesca do peixe Bonito.

Equipamentos para pesca

A pesca do peixe Bonito tem que ser feita de corrico, que é uma das formas mais antigas de pesca, é necessário colocar na popa do barco as iscas e arrastá-las, isso irá atrair o peixe bonito.

Para a realização da pesca, é preciso a aquisição de equipamentos como: anzóis (1/0 a 5/0), linhas (0,35 a 0,45 lbs) e resistências do tipo média e pesada. É importante que o molinete e a carretilha estejam com muita linha, pois você com certeza vai precisar brigar bastante com esse peixe, que tem muita força e costuma ser bem teimoso.

Deixe-o puxar a isca à vontade depois de fisgar, mas trave o molinete para que ele precise usar muita força enquanto nada. Quando ele se cansar, será a sua chance para puxar a vara e recolher a linha.

Iscas para peixe Bonito

As iscas para realizar a pesca do peixe Bonito podem ser as artificiais ou as naturais. Para as iscas naturais, você pode usar peixe vivo ou morto, o mais indicado é utilizar a sardinha, que é presa natural do peixe Bonito.

As iscas artificiais que devem ser usadas são as de meia água ou as de superfície, como por exemplo as jigs e spinning. Escolha iscas artificiais coloridas como amarelas, vermelhas ou verdes. Essas cores costumam chamar a atenção do peixe em baixo da água, pois brilham bastante sob à luz do sol.

Procure pelo seu cardume ou aves marinhas

Você pode pensar que pelo peixe Bonito ser visto no mar aberto será difícil de encontrá-lo, mas não, pelo contrário, é bem fácil de achar o seu cardume.

Por ter um temperamento agitado e lutador, além de viver perto da superfície, causam muita agitação na água e ficam saltando de um lado para o outro, assim chamam a atenção de aves marinhas que são atraídas na hora para cima do cardume.

Desse modo, pescadores tanto experientes quanto amadores têm bastante facilidade de encontrar o cardume do peixe bonito. A única dica é olhar ao redor e sempre ficar de olho na água, mas também não deixar de verificar o céu e a localização das aves marinhas.

Curiosidades do peixe Bonito

Peixe bonito em close up, nas mãos de um pescador

Sabe-se que ele é rápido, brigão e agitado, mas isso não necessariamente é bom para ele, já que são presas fáceis de aves marinhas, tubarões, marlins e até de atuns. Realmente seu temperamento difícil não ajuda muito, mas ainda assim essas e outras peculiaridades tornam o peixe Bonito famoso no mundo da pesca.

Diferença entre peixe Bonito e Atum

Eles pertencem à mesma família, portanto podem ter características semelhantes, mas também possuem atributos que os distingue um do outro. O tamanho é uma das principais diferenças entre eles: enquanto os atuns podem chegar a 1 metro e meio pesando mais de 50kg, tendo espécies que chegam a 200kg, o peixe Bonito chegará a medir no máximo 1 metro e pesar no máximo 15kg.

Os atuns apresentam duas barbatanas peitorais bem longas, o peixe Bonito não, ele apresentará 2 nadadeiras curtas e bem próximas uma da outra. As colorações podem variar muito entre os tipos de atum, que os diferenciam mais ainda do peixe Bonito.

Pescadores esportivos amam esse peixe

Os adeptos a pesca esportiva gostam de emoções e desafios, um peixe raro ou um muito difícil de pegar, e esse é o caso do peixe Bonito. Sabemos que o seu temperamento é difícil de lidar, isso chama muito a atenção dos pescadores, que adoram um peixe lutador.

O peixe Bonito tem o hábito de atacar com muita ferocidade suas presas, outro detalhe fascinante para os amantes da pesca. Claro que sua alta velocidade e agilidade deixa a pesca muito mais atraente. Tudo isso faz com que o peixe bonito seja um entre os favoritos dos pescadores esportivos.

Peixe Bonito é um nadador veloz e agressivo

Os peixes migratórios tendem a ter a mesma característica: agilidade, o que justifica a capacidade do peixe Bonito de nadar até 64 km/h. Não é fácil compreender a origem do comportamento agressivo dele, mas por ele ser o predador de outras espécies e até mesmo podendo cometer canibalismo, é compreensível seu modo feroz.

Espécies de peixe Bonito

Dentre os peixes Bonito podemos encontrar outras espécies dentro do grupo, de peixes que irão se diferenciar apenas por poucos detalhes, mas que ainda assim são considerados peixes Bonito. Você vai entender mais sobre as espécies a seguir!

Peixe Bonito Cachorro

Auxis thazard

O nome científico do peixe Bonito Cachorro é Auxis thazard. Ele pode ser encontrado pelo oceano Atlântico e sua coloração é a predominante dos peixes Bonito. Essa espécie tem um porte menor, podendo pesar no máximo 2 kg, o que faz com que ela seja utilizada como isca natural.

Peixe Bonito Pintado

Euthynnus alletteratus

Esta espécie de peixe Bonito, o Euthynnus alletteratus, irá se distinguir por suas pintas, podendo ser de 2 a 12 distribuídas pelas laterais do corpo. Apresenta coloração azul e suas listras são escuras. Podendo pesar até 15 kg, o peixe Bonito Pintado vive mais próximo ao litoral do que as demais espécies e tende a ser menos migratório que os demais.

Peixe Bonito Serra

A espécie Katsuwonus pelamis, peixe Bonito Serra, pesa entre 5 e 7 kg, e se diferencia dos demais pelas listras marcantes no dorso. É muito utilizado pela gastronomia japonesa e tem os dentes semelhantes às cavalas, bem pequenos e afiados.

O peixe Bonito na culinária:

Surpreendentemente a carne do peixe Bonito não atrai muito a indústria e não tem grandes valores comerciais, mas ele é utilizado na fabricação de enlatados. Sua carne pode ser saborosa e, sendo um peixe, apresenta muita versatilidade na gastronomia.

Informações nutricionais do peixe

O peixe Bonito possui uma carne com aspecto bem vermelho, semelhante ao atum, e é bem gordurosa. É rico em proteínas e gordura: 100 gramas do peixe irão conter cerca de 22 gramas de proteína e 5,5 gramas de gordura. Uma posta pode conter em torno de 150 calorias.

Dicas de receitas

Por mais que a carne do peixe Bonito não seja muito comercializada, ela renderá pratos deliciosos e fáceis de serem feitos. Em geral os peixes são muito versáteis e vários pratos podem ser feito com eles, com o peixe Bonito não seria diferente.

Um clássico da culinária utilizando peixes é a moqueca. A moqueca de peixe Bonito é fantástica e simples de fazer, adicionando muitos pimentões, tomates e temperos você consegue saborear por inteiro o peixe Bonito dentro do molho maravilhoso da moqueca.

Os ensopados e caldos de peixe são outros pratos deliciosos e que podem ser feitos tranquilamente em casa. Se você gosta da crocancia das frituras, empanar e fritar os filés do peixe também é uma opção muito saborosa e você pode fazer ele como petisco, servindo-o com molhos e acompanhamentos.

O peixe Bonito também pode ser feito com muito tempero e carregado de cebola. O Bonito acebolado é uma ótima opção para quem adora proteínas aceboladas. Você cozinhando bem o peixe, a sua carne ficará muito macia, e devido a sua coloração mais escura o visual é parecido com o de outras proteínas de origem animal.

Assar o peixe Bonito é outra opção super viável e saborosa. Ele pode ser feito com molhos mais picantes, como a mostarda, e ser temperado com muitas ervas.

Aproveite as dicas e pegue o peixe Bonito!

Pescando peixe bonito

Você já sabe tudo sobre o peixe Bonito, que tal agora se aventurar no mundo da pesca esportiva? Mesmo se você não considerar a pesca como uma atividade a ser feita, você pode desfrutar do peixe Bonito na gastronomia, realizando pratos suculentos e deliciosos aí na sua casa.

Caso faça um passeio de barco em mar aberto, lembre-se das dicas que você leu aqui e observe para ver se encontrará o cardume do peixe Bonito na superfície do oceano, com certeza é um espetáculo da natureza que vale a pena ser visto!

Autor deste artigo

Bióloga, professora e mestranda em Bioquímica. Apaixonada pela Biologia e pelo universo das letras.

Últimos posts


Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Veja aqui as opções de plantas para purificar o ar, recarregar energias e evitar o mau-olhado! Conheça ainda, dicas de cuidados com as plantas espirituais.


Os 10 Melhores Hidratantes Corporais de 2022: Neutrogena, Nivea muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Corporais de 2022: Neutrogena, Nivea muito mais!

Em busca do produto ideal para hidratar seu corpo? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores hidratantes corporais de 2022, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Marcas de TV de 2022: LG, Samsung, Philips e mais!

As 10 Melhores Marcas de TV de 2022: LG, Samsung, Philips e mais!

Escolher a melhor televisão para a sua casa pode não ser uma tarefa fácil. Então confira aqui dicas de como escolher e veja as 10 melhores marcas de TV de 2022!


Os 10 Melhores Cursos de Trader de 2022!

Os 10 Melhores Cursos de Trader de 2022!

Procurando o melhor curso de trader de 2022? Confira neste artigo as 10 melhores opções do ano e dicas imperdíveis para fazer a melhor escolha para você!


Como desentupir pia de cozinha de maneira fácil: com arame, sal e mais!

Como desentupir pia de cozinha de maneira fácil: com arame, sal e mais!

Pia da cozinha entupida? Aprenda a resolver com dicas e técnicas bem simples e também como evitar que aconteça de novo.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Ar e ventilação Internet e Conexão Treinos