Pico mais alto do Brasil: descubra qual é e os outros picos do país!

Pico mais alto do Brasil: descubra qual é e os outros picos do país!

Neste artigo, apresentamos uma lista dos picos mais altos do Brasil. Confira como chegar em seus cumes e o nível de dificuldade de escalada.


Você sabe quais são os picos mais altos do Brasil?

Pico Paraná

O Brasil é um país de enorme variedade de paisagens naturais, entre essas paisagens os picos certamente se destacam por possuírem vistas grandiosas.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre esses pontos turísticos tão procurados no país. Passaremos pelos picos mais altos, como o Pico da Neblina, e chegaremos até alguns com curiosidades, como o Monte Roraima, que fica na divisa de três países.

Como todo amante de trilhas e escaladas, você não pode deixar de conhecer os picos mais altos do nosso país, com vistas únicas e incríveis. Confira a seguir!

Os 10 picos mais altos do Brasil

O Brasil não é reconhecido por suas enormes altitudes, como seus vizinhos na América do Sul - a exemplo de Colômbia, Venezuela e Peru. No entanto, aqui em terras tupiniquins estão alguns picos muito interessantes para os turistas, principalmente, por apresentarem vistas deslumbrantes e não exigirem os custos e deslocamentos de viagens internacionais.

Sendo assim, este artigo vai funcionar quase como um guia turístico para que você se sinta a vontade para traçar sua rota e seguir Brasil afora visitando essas maravilhas naturais.

Pico da Neblina

O gigante Pico da Neblina é o pico mais alto do Brasil, com 2995,3 metros de altitude, de acordo com dados do IBGE. Localizado no estado do Amazonas, mais especificamente na Serra do Imeri, que se estende até a fronteira com a Venezuela e - dando um pequeno spoiler - também abriga o segundo ponto mais alto do Brasil, o Pico 31 de Março.

O nome Pico da Neblina se deve ao fato de estar constantemente encoberto pela neblina e também nomeia o Parque Nacional do Pico da Neblina, que tem a função de preservar a fauna, a flora e a beleza natural de uma área de mais de 2.000.000 de hectares ao redor. O cume está localizado na pequena cidade Santa Isabel do Rio Negro, com cerca de 25.000 habitantes.

O clima no Pico da Neblina contrasta muito com o da base da montanha. No nível do mar, temperaturas de 35 ºC são comuns, enquanto no cume a temperatura pode cair para 5 ºC. O roteiro para chegar ao topo do Brasil também não é nada simples, são duas semanas de deslocamentos variados, aéreos, terrestres e fluviais.

Fechado para o turismo devido ao desordenamento da exploração turística que estava gerando violação dos direitos indígenas e impactos ao meio ambiente. Atualmente, visitar o Pico da Neblina é uma oportunidade quase exclusiva de militares e pesquisadores. Entretanto, a previsão é de que a visitação turística seja retomada em breve - a data de reabertura era para 2020, mas foi adiada devido a pandemia.

Pico 31 de Março

Também localizado na Serra do Imri, o Pico 31 de Março é o segundo ponto mais alto do Brasil. Com 2974,18 metros de altitude, de acordo com o IBGE. O cume fica à 687 metros de distância do Pico da Neblina e também está localizado no Parque Nacional do Pico da Neblina. Portanto, atualmente possui a visitação turística restrita.

O pico tem seu nome envolto em uma polêmica. Também conhecido como Pico Phelps, em homenagem ao ornitologista venezuelano William H. Phelps, que o avistou pela primeira vez em 1954. Posteriormente, foi rebatizado como Pico 31 de Março por militares, em homenagem ao golpe militar de 1964, que se deu na data homenageada.

Pico da Bandeira

O terceiro pico mais alto do Brasil é o Pico da Bandeira. Com 2891,32 metros de altitude, de acordo com o IBGE, o cume está localizado na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, mais especificamente entre os municípios de Ibitirama e Alto Caparaó.

O pico está dentro do Parque Nacional do Caparaó e é de fácil acesso aos turistas. Dentre os pontos mais altos do Brasil, este é certamente o mais recomendado aos que buscam uma trilha mais tranquila, pois é muito bem sinalizada e não possui grandes desafios. Seu acesso pode ser tanto pelo lado de Minas Gerais, quanto pelo do Espírito Santo.

Também é comumente classificado como o ponto mais frio da região sudeste, isto porque de noite pode atingir temperaturas abaixo dos 0 ºC. Desta forma, também é recomendado levar roupas para o frio durante a visitação e roupas reservas para trocar caso o suor tenha molhado as primeiras, afim de evitar hipotermia.

Seu nome tem origem em 1859, quando o então imperador Pedro II ordenou que fosse erguida uma bandeira do Império no que era considerado o ponto mais alto do Brasil na época.

Pico do Calçado

O Pico do Calçado é o quarto ponto mais alto do Brasil. com 2849 metros de altitude, segundo o Projeto Pontos Culminantes, uma parceria entre o IME e o IBGE. O próprio IBGE não considera este uma montanha indepente, mas um cume secundário do Pico da Bandeira, ambos fazem parte da Serra do Caparaó, localizada na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais.

Devido sua proximidade com o Pico da Bandeira, o Pico do Calçado também é acessado pela mesma trilha e faz parte do mesmo passeio. Seu nome é devido a similaridade com um calçado quando visto de um dos seus lados.

Pedra da Mina

O quinto ponto mais alto do país e, oficialmente considerada a quarta montanha mais alta, é a Pedra da Mina. Com 2798 metros de altitude, segundo o IBGE, ela está localizada na fronteira entre Minas Gerais e São Paulo, na Serra Fina, que por sua vez é uma seção da Serra da Mantiqueira.

O trajeto para a Pedra da Mina é bem complicado, principalmente pela falta de água e por suas baixíssimas temperaturas, sendo recomendada para pessoas com mais experiências nesse tipo de desafio. Infelizmente, hoje a Serra Fina se encontra fechada para visitações em decorrência de um incêndio ocorrido em 2020. A reabertura da serra está prevista para 2022.

Pico das Agulhas Negras

O Pico das Agulhas Negras, também localizado na Serra da Mantiqueira, porém na fronteira entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, é o sexto pico mais alto do Brasil, com 2790,94 metros de altitude, segundo o IBGE. Até o início dos anos 2000 era considerado mais alto que a Pedra da Mina, no entanto uma medição feita pelo geógrafo Lorenzo Baggini provou o contrário.

Situado dentro do Parque Nacional do Itatiaia, a temperatura no Pico das Agulhas Negras é normalmente bem baixa, principalmente no inverno, quando os termômetros podem registrar temperaturas abaixo de 0 ºC. É possível, inclusive, haver queda de neve, como em 2012.

Pico do Cristal

Com 2769,05 metros de altitude, segundo o IBGE, o Pico do Cristal é o sétimo ponto mais alto do Brasil. Localizado na Serra do Caparaó, em Minas Gerais. É possível programar uma trilha que passe pelo Pico da Bandeira, depois pelo Pico do Calçado e finalizar no Pico do Cristal, de onde é possível ter uma bela vista do Pico da Bandeira.

O nome Pico do Cristal é devido a grande quantidade de quartzo que se forma em sua encosta. Diferentemente do caminho para o Pico da Bandeira, o Pico do Cristal não tem uma trilha tão bem sinalizada e possui trechos bem íngremes, o que exigem mais experiência para realizar o trajeto com segurança.

Monte Roraima

O oitavo pico mais alto do Brasil é o Monte Roraima, com 2734 metros de altitude na sua parte brasileira. O monte está localizado na fronteira entre três países, o Brasil, a Venezuela e a Guiana. Sendo a maior parte e o principal acesso situados na porção venezuelana, que possui altitude de até 2810 metros. A parte brasileira fica no estado homônimo e dentro do Parque Nacional do Monte Roraima.

O monte é caracterizado por um tipo de planalto chamado tepui, cercado de paredes rochosas verticais. O caminho para chegar a borda brasileira é longo, podendo durar até 8 dias, à partir da aldeia indígena Parai-Tepui.

O Monte Roraima possui fauna e flora bem singulares, que serviram de inspiração para Arthur Conan Doyle, autor das histórias de Sherlock Holmes, quando escreveu O Mundo Perdido, onde dinossauros e animais pré-históricos ainda viviam em um planalto na bacia amazônica.

Morro do Couto

O Morro do Couto possui o nono cume mais alto do Brasil, com 2680 metros de altitude. Localizado no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, é um passeio ideal para quem ainda não possui muita experiência ou quer uma trilha mais tranquila, com apenas duas horas de caminhada se chega ao topo, e de lá se tem uma vista maravilhosa da Serra da Mantiquei, do Pico das Agulhas Negras e do Vale do Paraíba.

Tome cuidado na parte final da trilha do Morro do Couto, pois o caminho passa a exigir um pouco de escalada e atenção. A subida sempre deve ser realizada por meio das rochas empilhadas da trilha, logo ao centro.

Pedra do Sino de Itatiaia

Com 2670 metros de altitude, segundo o IBGE, a Pedra do Sino de Itatiaia é o décimo pico mais alto do Brasil. Também localizada dentro do Parque do Itatiaia, mas na porção dentro de Minas Gerais. Suas enormes rochas sobrepostas ao planalto são uma vista impressionante que valem a caminhada de cerca de 20km até o cume. Além, é claro, de uma bela vista do Pico das Agulhas Negras.

Fora o fato de ser uma caminhada longa, a trilha não possui grandes dificuldades de escalada e nem requer o uso de cordas. No entanto, a sinalização do caminho não é muito clara e por isso deve sempre ficar atento para não se perder, sendo recomendável a contratação de um guia.

Outros picos do Brasil

Além dos 10 picos mais altos do Brasil, aqui neste artigo também resolvemos elencar alguns outros destinos maravilhosos para se conhecer com o mesmo sentimento aventureiro.

Pico dos Três Estados

Como o próprio nome diz, o Pico dos Três Estados está localizado na divisa entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Inclusive, no seu cume está demarcada essa divisa com um tripé de ferro apontando a direção dos três estados. O pico possui altitude de 2660 metros e sua trilha é considerada difícil e recomendada para montanhistas experientes.

O caminho cheio de rochas e vegetações rasteiras que dificultam a trilha é um prato cheio para quem busca grandes desafios e testar seus limites. Não deixe de conhecer este Pico quando for na divisa dos estados.

Pedra do Altar

A Pedra do Altar possui uma altitude de 2665 metros e fica no Parque Nacional do Itatiaia, na divisa entre o estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A trilha para alcançar o cume não apresenta grande dificuldade e por isso é ideal para aqueles que estão iniciando as práticas nesse universo, além de contar com uma vista espetacular do parque e do Pico das Agulhas Negras.

Para quem busca uma aventura mais tranquila, mas ainda assim incrível, a trilha da Pedra do Altar é uma boa opção!

Morro da Cruz do Negro

Localizado no Parque Nacional do Caparaó, no estado do Espírito Santo, o Morro da Cruz do Negro possui 2658 metros de altitude e é um dos maiores atrativos da Serra do Caparaó. Possui um trajeto de fácil acesso e seu acesso é o mais próximo do parque. Seu cume fica no meio da trilha para o Pico da Bandeira. Os aventureiros de plantão irão amar este trajeto!

Pico dos Marins

O Pico dos Marins possui 2420 metros de altitude e fica localizado na Serra da Mantiqueira, dentro do estado de São Paulo, quase na divisa com Minas Gerais. A trilha é relativamente longa, mas sem grandes dificuldades técnicas. É possível que você tenha que acampar lá e realizar o trajeto de ida e volta em dois dias, pois a caminhada é longa e bem cansativa.

Independentemente do dia em que você for fazer a trilha do pico, é recomendado que comece a sua aventura logo de manhã, no nascer do sol, que a vista será linda.

Pico do Tesouro

O Pico do Tesouro tem uma altitude de 2620 metros e também está dentro do Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre o estado de Minas Gerais e do Espírito Santo. Outro nome para esse pico é o Pico Cabritos, ele fica ao norte do Morro da Cruz do Negro e é o mais remoto do parque, podendo levar até dois dias para alcançar seu cume.

Certifique-se de acompanhar o pôr do sol no ponto mais alto do pico, a vista vai ser um desfecho inesquecível da sua aventura. Tire fotos incríveis de lembrança.

Pico do Garrafão

Com 2360 metros de altitude, o Pico do Garrafão, ou Pico de Santo Agostinho, fica na Serra da Mantiqueira, ao sul do estado de Minas Gerais. Localizado dentro do Parque Estadual da Serra do Papagaio, na divisa entre três municípios, Baependi, Itamonte e Alagoa, e possui uma vista maravilhosa para o vale do Charco.

Com um cume bastante irregular e amplo, o Pico do Garrafão não se trata de um terreno rochoso, mas recoberto pela vegetação de campos, com vertentes nas direções Sul e Oeste. Para as bandas Norte e Leste despontam vertiginosas e inclinadas pirambas rochosas.

Pico do Maior de Friburgo

Com 2366 metros de altitude, o Pico Maior de Friburgo é o mais alto da Serra do Mar, dentro do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, no Parque Estadual dos Três Picos. Seu cume só pode ser alcançado por meio de uma escalada que exige equipamento e experiência do montanhista. Pois o solo rochoso é muito perigoso e cansativo para inciantes.

Pico do Itaguaré

O Pico do Itaguaré, com 2308 metros de altitude, fica na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira. A trilha apresenta cerca de 5km de ida e mais 5km de volta, sendo em sua maior parte de caminhada tranquila, apenas no final exigindo um pouco mais de esforço e equilíbrio para escalar as rochas. Em geral, é um trajeto de dificuldade mediana.

No entanto, o final da escalada torna a experiência recompensadora. A vista da região sobre as nuvens é encantadora e única. Subir o pico para acompanhar o nascer do sol é uma ótima opção para quem busca tirar fotos incríveis e admirar a paisagem.

Pedro do Sino

A Pedra do Sino, localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, possui 2275 metros de altitude. Sua trilha possui cerca de 12km de distância e é realizada em meio a uma bela Mata Atlântica. O local também é reconhecido por apresentar baixas temperaturas, que podem chegar a menos de 0 ºC durante noites de inverno.

Pico da Caledônia

Dentro do Parque Estadual dos Três Picos, o Pico da Caledônia fica no estado do Rio de Janeiro e possui 2257 metros de altitude. A trilha apresenta baixa dificuldade e cerca de 5,5km de distância. Já a vista do Pico da Caledônia é maravilhosa, tendo uma bela visão da Baía de Guanabara, da Região Serrana, de boa parte da Grande Rio, da Baixada Fluminense e até da Região dos Lagos.

Morro do Açu

O Morro do Açu possui 2245 metros de altitude e é um dos pontos mais altos da Serra dos Órgãos, localizado em Petrópolis. Sua trilha é de 8km e é considerada pesada. É possível traçar uma rota entre Petrópolis e Teresópolis passando pelo Morro do Açu e pela Pedra do Sino em uma trilha que pode durar três dias. Porém, isso só é recomendado caso você tenha experiência.

Pedra de São Pedro

A Pedra de São Pedro possui 2160 metros de altitude e está localizada no Parque Nacional Serra dos Órgãos, no município de Teresópolis, no Rio de Janeiro. O nível de dificuldade é de médio para alto, com 10km de distância de ida e mais 10km de volta. Para chegar ao cume é necessário passar pela Pedra do Sino e de lá seguir até a Pedra de São Pedro.

Pedra da Cruz

Localizada dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, a Pedra da Cruz possui 2000 metros de altitude e uma trilha de dificuldade média, mas que exige conhecimento para não se perder no caminho. Do alto do cume, a vista contempla a cidade de Teresópolis e o próprio parque, sendo uma recompensa à altura do desafio.

Pedra de São João

A Pedra de São João escapa um pouco da proposta das outras trilhas e picos apresentados até aqui. Neste caso, no meio da grande cidade do Rio de Janeiro se encontra uma trilha simples que no seu cume proporciona uma vista ímpar de toda a zona sul da cidade, principalmente Copacabana, e da Baía de Guanabara.

Pico do Tira Chapéu

O Pico do Tira Chapéu possui 2088 metros de altitude e está localizado dentro do estado de São Paulo, no município São José do Barreiro, na Serra da Bocaina. Se trata de uma trilha com um grau de dificuldade muito baixo, o que a torna recomendada para iniciantes. São 13km, contando ida e volta de caminhadas leves.

Pico do Selado

Localizado na divisa de São Paulo com Minas Gerais, o Pico do Selado possui 2082 metros de altitude e uma trilha de 4,5km para chegar ao cume. Se trata de uma trilha rápida, mas que não é muito movimentada, então é recomendável ir em grupo. Em decorrência da pandemia, o acesso a trilha está com medidas restritivas, por isso é importante se informar sobre a situação para o dia que ideal do passeio.

Pico do Sol

O Pico do Sol é o ponto mais alto da Serra do Caraça, com 2072 metros de altitude. Localizada em Minas Gerais, entre as cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, a trilha possui 10km de distância e um nível de dificuldade médio, não sendo necessário nenhum tipo de equipamento para escalada.

No meio do caminho para o cume ainda é possível apreciar uma bela vista das piscinas naturais, além de lindas vegetações espalhadas pela região.

Pico do Inficionado

Assim como o Pico do Sol, o Pico do Inficionado também está localizado na Serra do Caraça. Com altitude de 2068 metros, o caminho para o cume é um pouco mais curto que o do Pico do Sol, sendo 9km de trilha, mas um pouco mais íngreme. Ao final, o visitante é presenteado com uma vista para um dos maiores abismos em quartzito do mundo, a Gruta do Centenário.

A mágica gruta é um local incrível para conhecer e tirar fotos, sendo um dos maiores pontos turísticos da Serra do Caraça. Não deixe de conhecê-lo também quando estiver escalando o Pico do Inficionado.

Pico do Itambé

Situado na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, o Pico do Itambé possui 2052 metros de altitude e é o ponto mais alto da serra. O percurso da trilha até o pico é de 12km e o tempo aproximado é de 4 horas, sendo de dificuldade média. O pico está localizado dentro do Parque Estadual Pico do Itambé, que se estende entre os municípios Santo Antônio do Itambé, Serro e Serra Azul de Minas.

Recomenda-se que o praticante da trilha suba o pico com tênis adequado, pois o chão cheio de nivelamentos e rochas costuma ser bastante cansativo. Tome cuidado com as vegetações rasteiras e pequenos galhos também.

Pedra do São Domingos

A Pedra de São Domingos está localizada dentro do estado de Minas Gerais e possui uma altitude de 2050 metros. De seu cume é possível avistar o Pico do Selado e a Pedra do Baú, além de diversas cidades da região sul de Minas. O pico fica entre os municípios de Córrego do Bom Jesus, Paraisópolis e Camanducaia. O percurso se trata de um desafio fácil e que não exige experiência.

A vista do cume é bastante conhecida e valorizada pelos visitantes, pois costuma ser possível tirar fotos de paisagens mágicas ao pôr do sol.

Pico do Forno Grande

Localizado no sul do Espírito Santo, no município de Castelo, o Pico do Forno Grande apresenta 2039 metros de altitude, sendo o segundo mais alto do estado. O percurso, que fica dentro do Parque Estadual do Forno Grande, exige o uso de equipamentos de escalada, bem como uma noção básica dos participantes para superar seus obstáculos.

Não esqueça de começar a caminhada logo ao amanhecer, pois a trilha é bastante demorada e longa.

Pico do Barbado

O Pico do Barbado, localizado entre os municípios Rio do Pires e Abaíra, na Bahia, possui 2033 metros de altitude e se trata do ponto culminante do Nordeste. Com uma bela vista para a Chapada Diamantina, o percurso para o topo não exige equipamento de escalada, mas possui alguns trechos íngremes que o tornam difícil, apesar de rápido, levando cerca de 4 horas para chegar ao cume.

Por ser uma trilha relativamente curta e rápida, a sua escalada não é muito puxada para pessoas sem experiência, sendo indicada até para iniciantes do trekking.

Viaje pelo Brasil e conheça os picos mais altos!

Pedra Bonita

O Brasil, como você pôde ler neste artigo, é repleto de picos que vão te proporcionar a verdadeira experiência aventureira que você está procurando. Basta elencar uma lista com suas prioridades, que podem ser de acordo com a proximidade de onde você mora, com o nível de desafio, com as vistas mais bonitas ou qualquer outra motivação que você encontrar e se jogar nessas aventuras ao ar livre.

Lembre-se sempre de adequar a dificuldade do pico com o seu nível de experiência, mas não deixe de conhecer os picos mais altos do Brasil e descobrir tudo que seu país pode te mostrar em termos de caminhadas, trilhas e escaladas.

Autor deste artigo

Tenho 26 anos e nasci no interior de Minas Gerais, em uma pequena cidade chamada Pirapora. Porém, moro no Rio de Janeiro desde os 6 anos. Sou formado em comunicação social pela UFRJ e um atleticano que espera ansiosamente nosso bi da Libertadores este ano. Também sou um grande fã da escrita em geral e de aprender sobre assuntos novos. Por isso, poderão me ver escrevendo acerca dos tópicos mais variados aqui no site.

Últimos posts


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto