Decoração rose gold: como compor em sua sala, quarto e festa!

Decoração rose gold: como compor em sua sala, quarto e festa!

A decoração rose gold é muito usada - e deixa qualquer ambiente lindo! Aprenda um pouco sobre sua origem, onde aplicar em sua casa e outras dicas!


O que é a decoração rose gold?

Bolas decorativas em rose gold

O rose gold é uma cor entre o rosa envelhecido e o dourado. Ela é delicada, discreta e, mesmo assim, muito charmosa para decorar qualquer ambiente, já que essa cor é bem versátil.

Por se tratar de um tom quente e claro, os objetos dessa cor podem ser combinados com um fundo branco, bege ou até brincando com alguns tons mais escuros.

A decoração rose gold está bastante em alta e promete deixar qualquer ambiente muito mais sofisticado! Essa cor costuma aparecer bastante em enfeites, como almofadas, luminárias e quadros, mas já pode ser encontrada até em utensílios de cozinha.

O rose gold também tem sido muito usado para compor enfeites de mesas em festas de aniversário. É possível encontrar painéis, bexigas, quadrinhos, velas e vários outros produtos para decoração de festas nessa cor – incluindo arranjos muito bonitos.

Informações básicas da decoração rose gold

Carrinho decorativo em rose gold

A seguir, saiba mais sobre a decoração rose gold e aprenda a decorar a sua casa com essa cor de um jeito despojado, elegante e sofisticado – e com uma cor que pode estar presente nas mais diversas decorações. Com certeza a sua casa ficará chique e na moda.

Origem

A tendência de decoração rose gold surgiu há pouco tempo. Suas primeiras aparições em feiras de decoração datam de 2015, na Europa. Por ser uma cor muito bonita, não demorou até que ela pudesse ser encontrada em outros países ao redor do mundo.

No Brasil, o rose gold começou a ser usado pelo público no ano de 2016. Desde então, a cor nunca mais desapareceu dos ambientes, já que é uma cor que pode estar presente tanto nos mínimos detalhes quanto em itens de decoração maiores, sem deixar o ambiente “carregado” ou “poluído”.

Processo de fabricação do rose gold

O rose gold aparece em itens aramados. Eles são fabricados em um tipo de aço específico, que é mais maleável durante o processo de produção, mas bastante resistente.

Essas características são bastante importantes, já que diversos itens em rose gold são “dobrados” para criar formas específicas, como o cilindro.

Ao final da fabricação de itens em rose gold, é aplicado um verniz que protege contra danos, como risco ou deterioração da cor (quando o enfeite começa a "descascar"). Antes, porém, é feita a galvanoplastia: uma camada de metal fina é posta na superfície do produto, o que evita que ele se desgaste.

Como aplicar a decoração rose gold em sua casa

Se você quer ter itens em rose gold na sua casa, mas ainda não sabe como usar a cor, confira dicas para a decoração de seu quarto, sala, cozinha, banheiro ou até para festas de aniversário e casamento.

A decoração em rose gold também fica em escritórios.

O uso da decoração rose gold no quarto

No quarto, o rose gold costuma ficar bem bonito quando usado na roupa de cama, cabeceira, luminárias, prateleiras ou enfeites. Isso porque essa é uma cor versátil, que não chama muita atenção e nem cansa as vistas.

Almofadas e quadros na parede em rose gold também costumam dar um charme especial ao ambiente, especialmente se combinados com um tapete ou um edredom. No geral, é possível usar vários itens em rose gold sem “pecar por excesso”, deixando o ambiente cansativo.

O rose gold também fica muito bonito misturado ao branco, marrom e tons de creme, para um ambiente mais calmo.

Decoração rose gold para sala

sala com decoração rose gold

É possível usar o rose gold em sua sala sem medo! A cor fica ótima em cortinas, tapetes, quadros e enfeites para a sua mesa de centro ou estante.

A sala é um ambiente onde costumamos ousar mais nas cores. Por isso, vale misturar o rose gold com um pouquinho de roxo, cinza, azul marinho ou preto. Já quem quiser um ambiente mais claro, pode continuar com os tons de creme.

O rose gold é uma cor discreta. Por isso, caso queira, vale também pintar uma das paredes do cômodo dessa cor. Nesse caso, evite o excesso de itens decorativos no mesmo tom.

Decoração rose gold para cozinha

Cozinha com decoração rose gold

Usar o rose gold em sua cozinha também é possível - e bem fácil, já que vários utensílios para o ambiente já são fabricados em aço. É possível encontrar escorredores, torneiras e até talheres nessa cor, mas você também pode usar quadros, prateleiras e até a louça nesse tom.

Quanto à combinação de cores, o rose gold na cozinha fica bem com cinza, bege, marrom e branco. No geral, é possível encontrar até panelas no tom da moda. Tudo vai depender do seu gosto.

Você também pode encontrar armários em rose gold, dando um charme a mais para a cozinha.

Como usar decoração rose gold para banheiro

Até o seu banheiro pode ser decorado em rose gold. Novamente, é possível achar muitos itens em aço na cor, o que facilita o processo. Alguns deles são lixeiras, torneiras, chuveiros, prateleiras e potes organizadores.

O rose gold também pode ser usado para a moldura do espelho, cortina para o box, toalhas ou até na parede. Novamente, enfeites no mesmo tom dão um charme especial ao ambiente.

A combinação ideal da cor no banheiro é com branco, cinza claro ou creme. Quem quer o banheiro mais escuro pode apostar no marrom.

Decoração rose gold em aniversários

Decoração rose gold em aniversário de um ano

Embora muito usado para decorar cômodos da casa, a decoração em rose gold virou uma verdadeira febre em aniversários. De fato, a cor combina muito bem com a ocasião!

É possível encontrar bexigas, vasos de flores, toalhas de mesa e os mais diversos enfeites em rose gold, como embalagens para brigadeiro ou beijinho e o bolo falso usado na decoração da mesa.

A combinação de cores pode ser mais ousada, já que se trata de uma festa. Dourado e azul marinho são boas opções para garantir o contraste. O branco, porém, continua sendo a cor mais usada.

Decoração rose gold em casamento

Casamento com decoração rose gold

O rose gold também tem sido muito usada para casamentos, justamente por se tratar de uma cor sofisticada e que não chama atenção em demasia. Aqui, as opções também são bem diversas: vestidos das madrinhas, acessórios da noiva, arranjos para a mesa, talheres e utensílios das mesas dos convidados, balões, toalhas de mesa e - é claro - o convite!

De fato, o rose gold é a cor ideal para casamentos, já que confere um ar romântico ao cenário. A cor fica muito bem com dourado, rosa claro, rosa escuro e, para o buquê, com flores em tons que se aproximam do vinho ou marsala.

Decoração rose gold em penteadeira e escritório

Escritório rose gold

O rose gold também pode ser usado para decorar a sua penteadeira ou o seu escritório. A penteadeira pode ser adquirida ela mesma em rose gold, ou comprada na cor branca ou bege. Depois, vale usar o rose gold para a moldura do espelho, cadeira, vasos decorativos e itens organizadores - como o porta pincel.

Caso você queira usar o rose gold em seu escritório, a mistura com branco é ideal e confere calma ao ambiente. A cor pode ser usada para enfeites, uma das paredes, cortinas ou tapetes. Porta canetas e outros acessórios também podem ser usados na cor.

Tipos de decoração rose gold

Como já foi visto, itens em rose gold não faltam. São várias opções diferentes de objetos na cor, o que aumenta muito a quantidade de possibilidades de decoração para todos os ambientes de sua casa.

O rose gold é uma cor extremamente versátil – e isso explica o motivo de seu uso por tantas pessoas.

Luminárias

Luminárias em rose gold não faltam. sejam elas de mesa, de chão ou até usadas no teto. Elas são ideais para compor seu escritório, quarto, cozinha ou sala de estar. As luminárias em rose gold podem ser encontradas na internet ou em lojas físicas, nos mais variados modelos. A faixa de preço não depende da cor, mas sim do tipo e tamanho da luminária. É possível encontrar opções que vão desde os R$ 35 até R$ 730.

Para a sala de estar, vale apostar em um lustre em rose gold. Já no quarto, luminárias para fazer a leitura noturna também podem ser encontradas nessa cor.

Móveis

Móveis em rose gold são um pouco difíceis de encontrar – mas não impossível. Isso porque a cor costuma ser mais usada em objetos de aço. É possível encontrar poltronas, cadeiras, mesas de centro, gabinetes e cabeceiras em rose gold com mais facilidade. Sofás também são fáceis de encontrar - e deixam a sala muito bonita.

Você também pode encontrar estantes de aço na cor rose gold. Elas são ideais para compor sua sala, com livros, enfeites e porta-retratos, ou até a área externa da casa, com algumas plantas. Prateleiras também podem ser envelopadas na cor.

Tecidos

Tecido rose gold

Tecidos rose gold costumam ser bem fáceis de encontrar. Por isso, vale considerar a cor na hora de escolher sua cortina, toalha de mesa ou tapete nesse tom.

A variedade de tecidos é grande: lurex, malha, cetim, veludo cotelê, oxford, helanca e jacquard são os principais. O cetim costuma trazer um ar ainda mais sofisticado, sendo ideal para almofadas e travesseiros.

O veludo cotelê também fica ótimo em almofadas. É possível encontrar muitos tapetes em tecido aveludado na cor rose gold - deixando seu quarto ou sala de estar muito mais aconchegante.

Objetos

Talheres rose gold

Objetos em rose gold não faltam. Vasos, potes organizadores, bibelôs, porta-retratos, cestos, porta velas, caixas organizadoras, relógios, eletrodomésticos, centros de mesa, copos, talheres e diversos outros podem deixar sua casa ainda mais bonita. Todos podem ser encontrados em lojas online ou de departamento.

Alguns objetos em rose gold são mais fáceis de encontrar em lojas do que outros. No entanto, a popularidade da cor ajuda muito na hora de procurar um item específico. É plenamente possível liberar a criatividade na hora da decoração de seu ambiente.

O preço vai depender do tipo de objeto escolhido.

Decoração rose gold no DIY

Sim, você também pode ousar no DIY com decorações rose gold. Isso porque é possível encontrar tintas spray na tonalidade. A opção é ideal para quem quer usar a cor da moda sem gastar muito.

A tinta spray pode ser usada para molduras de espelho, luminárias, porta velas, porta retratos e diversos outros enfeites. Para isso, basta isolar com fita as áreas que você não deseja pintar e aplicar a tinta spray no restante.

A tinta spray rose gold pode ser encontrada por cerca de R$ 15 a R$ 20, e costuma ter efeito metálico.

As vantagens da decoração rose gold

Bandeja de rose gold

Além de ser uma cor muito bonita, a decoração em rose gold possui uma série de vantagens – que podem ser muito bem aproveitadas. Elas estão relacionadas à durabilidade dos produtos devido ao processo de produção. Confira algumas delas a seguir e não deixe de considerar a cor para o seu ambiente.

Elas são mais resistentes à corrosão

Conforme já foi mostrado, o processo de produção do rose gold exige que ele passe pela etapa de galvanoplastia (camada de metal fina que envolve o objeto) e também de depuração do cobre.

Ambas etapas evitam que a tinta rose gold se deteriore, o que faz com que os objetos nessa cor sejam mais resistentes à corrosão. Em resumo, a cor tem mais dificuldade em “descascar” ou deteriorar com o tempo, o que a torna bem interessante para a decoração e faz com que tantas pessoas optem por ela.

Se você quer que os objetos de sua casa durem bastante, a cor é uma ótima opção.

A decoração rose gold tem um toque delicado

O toque delicado e gracioso das decorações em rose gold salta aos olhos. Não por acaso, a cor costuma ser considerada para casamentos.

Decorar seu cômodo em rose gold garante que você não enjoará fácil da cor, já que ela é “leve”, ao contrário de tons mais escuros como o vermelho, o amarelo e o laranja, que devem ser usados com cuidado, já que podem ser mais cansativos.

O rose gold traz uma sensação de tranquilidade e conforto para o ambiente, principalmente se combinado com branco, bege, cinza e marrom. No entanto, sua versatilidade permite paletas de cores bem interessantes.

Fácil adaptação com diversos gostos e estilos

Embora seja uma cor delicada, isso não quer dizer que o rose gold não combine com outros estilos. Na verdade, se a versatilidade da cor é constantemente destacada, isso se dá justamente pela facilidade com que ela combina com quase tudo. Se você é do tipo clássico ou gosta de um ambiente mais retrô, é possível encontrar itens em rose gold para sua decoração.

E, se você é mais moderno, o rose gold também pode ficar ótimo em pequenos detalhes, sobretudo quando combinado com cinza escuro ou preto, em um ambiente com decoração mais contemporânea. É bem fácil combinar!

Combinável com várias cores

Que o rose gold é combinável com várias cores, isso já foi ressaltado. No entanto, embora os exemplos mais dados tenham sido o branco, cinza, bege e marrom, também é possível combinar a cor com outros tons. Para ambientes mais despojados, vale apostar no azul escuro, roxo e marsala. Já, se você realmente quer ousar, o verde água é uma boa opção, bem como o azul claro.

O rose gold é uma cor neutra, por isso é possível fazer várias combinações sem prejudicar o ambiente. Tons pastéis podem ser usados para combinações leves.

Se você gosta de estilo romântico, a decoração rose gold é para você!

Decoração rose gold

Como foi possível ver, o rose gold é ideal para diversos estilos, mas as primeiras combinações sempre vão de encontro com um ar romântico que é conferido ao ambiente. Por isso, se você tende a gostar de tons como o rosa pastel e o rosa antigo – também conhecidos pelo ar romântico, o rose gold é a cor ideal para decorar o seu ambiente, seja ele qual for.

Decorações são ideais para estimular a criatividade e permitir que você se expresse, deixando o seu cômodo com o seu toque pessoal. Por isso, não hesite na hora de escolher o tom e os objetos que mais combinam com você.

O rose gold também costuma deixar o ambiente bem convidativo para as visitas. Se essa é a sua intenção, vale apostar nessa tonalidade. Sem dúvida, é uma opção a ser considerada!

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Ar e ventilação Cuidados automotivos Moda Artigos Esportivos Suplementos