São Miguel do Gostoso: onde fica, o que fazer na praia e mais!

São Miguel do Gostoso: onde fica, o que fazer na praia e mais!

Conhece São Miguel do Gostoso? Veja neste artigo onde fica, conheça as praias mais bonitas e o que fazer na região!


São Miguel do Gostoso: litoral do Rio Grande do Norte

Praia em São Miguel do Gostoso

Localizada a pouco mais de 100km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, a cidade de São Miguel do Gostoso é conhecida por sua extensão de praias e dunas e começou a se popularizar de uns anos para cá. Até então, quem mais frequentava o pequeno vilarejo nordestino eram velejadores e praticantes de esportes náuticos.

Apesar do destino estar se tornando mais presente na busca dos turistas, ainda é possível encontrar praias desertas e com um estilo mais intimista, calmo e tranquilo. Caso esteja de viagem marcada para São Miguel do Gostoso ou está em busca de um destino para relaxar e se divertir, continue lendo este artigo e descubra todas as maravilhas desta cidade.

Sobre São Miguel do Gostoso:

Praia com coqueiros

São Miguel do Gostoso possui mais de 10 mil habitantes e tem sua economia baseada na agricultura, pesca e turismo. Desconhecida até os anos 2000, ganhou fama no exterior por causa do clima que toma conta da região e possibilita a prática de kitesurf e windsurf.

História de São Miguel do Gostoso:


Criada no Dia de São Miguel de Arcanjo, 29 de setembro, a vila de São Miguel do Gostoso leva este nome por duas razões: a primeira é por causa do cumprimento de uma promessa feita pelo primeiro morador da cidade, Miguel Félix Martins.

Ele tinha prometido construir uma capela na cidade em homenagem a São Miguel, que se tornou padroeiro do local. A segunda também é uma homenagem, mas, desta vez, ao Manoel, um hospitaleiro morador dono de uma risada gostosa. A junção destas duas homenagens originou o nome da cidade.

Onde fica São Miguel do Gostoso?


São Miguel do Gostoso é uma cidade litorânea localizada no nordeste brasileiro. Pertencente ao estado do Rio Grande do Norte (RN), o lugar está localizado a 108 km da capital, Natal, o que dá em torno de 1h 30 minutos de carro. Mas, esta não é a única forma de chegar ao vilarejo, também é possível ir por Fortaleza (550 km) ou Canoa Quebrada (390km), e se aventurar pela costa litorânea nordestina.

Quando ir para São Miguel do Gostoso?

A melhor época para visitar São Miguel do Gostoso vai depender do que você pretende fazer na cidade. Caso o seu interesse seja a prática esportiva, o recomendado é que vá entre setembro e março, quando os ventos estão entre 20 e 25 nós.

Se o interesse for curtir as praias e relaxar, o mais recomendado é esperar o verão. Entretanto, por se tratar do nordeste, você sempre vai encontrar um clima bom, o que faz com que seja possível visitar a cidade o ano inteiro.

O que fazer em São Miguel do Gostoso:

Independente do seu perfil e o que busca encontrar em São Miguel do Gostoso, é possível achar o destino ideal, sejam pontos históricos, passeios, locais para curtir a vida noturna ou aventura.

Veja algumas dicas.

Aproveitar as praias

Praia do Toutinhos

Há sete opções de praia em São Miguel do Gostoso e todas são tranquilas devido a ausência de circulação de carros e o fato de não ser permitido quiosques à beira-mar. Para chegar a cada uma delas, é possível ir a pé, de bicicleta e até mesmo com com bugues, pois, por serem em linha reta, acabam sendo complemento uma da outra. Abaixo, falamos sobre as quatro praias mais buscadas da região e o que fazer em cada uma delas.

Ir até o Marco Zero da BR 101

Um dos pontos de parada indispensáveis de São Miguel do Gostoso é o Marco Zero da BR 101. Localizado no município de Touros, a 18 km da cidade, o local é conhecido como esquina do Brasil devido à BR 101 que, longitudinalmente, corta o país de norte a sul. Atrás do ponto que registra o marco, há uma bela praia e um pequeno restaurante que faz com que o espaço seja ainda mais convidativo.

Fotografar no 2º maior farol da América Latina

Que tal aproveitar o tempo na região para conhecer o segundo maior farol da América Latina? Esta é uma visita que pode ser feita no mesmo dia que conhecer o Marco Zero, porque ele fica bem próximo. É possível ir ao topo, entretanto, é necessário subir os 298 degraus para apreciar a vista.

O Farol de Touros tem 100 anos e é uma referência náutica devido seu facho luminoso que chega a uma distância de 70 quilômetros das costas e as cores que facilitam a orientação.

Provar a gastronomia

Peixe assado com batatas

Seja pizza, pratos tradicionais, comidas mais sofisticadas ou apenas um bar para aproveitar e se divertir, você vai encontrar em São Miguel do Gostoso. É na Praia da Xêpa que se encontram os principais destinos para se deliciar com uma boa gastronomia e renomados restaurantes. De dia ou de noite, sempre haverá movimentos nestes locais. Mas, os sabores da região não ficam só por lá, também é possível encontrar o que deseja em outras praias.

Fazer aulas de kitesurf/windsurf

Pessoa praticando kitesurf

Kitesurf e windsurf foram as práticas esportivas que atraíram os gringos para São Miguel do Gostoso. A modalidade, que exige vento para prática, é praticada na cidade. Para quem não tem nenhuma experiência, mas não abre mão de uma aventura, é recomendado fazer aulas praticar durante o tempo que estiver na região. Tem a opção de aula mais rápida, com duração de 1h ou fazer o curso completo que pode demorar seis dias.

Mergulho nos Parrachos de Perobas

Pessoas praticando mergulho

Parrachos de Perobas são piscinas naturais e tem pouca profundidade, o que possibilita explorar o subterrâneo sem a necessidade de um óculos especial. O local fica a 30 km de São Miguel do Gostoso e, para visitar esse paraíso, você deve investir cerca de R$ 100,00 por adulto e garantir o seu espaço em uma lancha que leva até o local, método mais seguro de chegar ao destino.

Passeio de quadriciclo

Pessoas andando de quadriciclo

Em lugares praianos, um dos passeios mais comuns são os de quadriciclo. Em São Miguel do Gostoso não é diferente. Essa é uma opção para aqueles que querem conhecer todas as praias de forma rápida. Existem duas opções para alugar um quadriciclo, você pode fazer por conta própria, ou contar com o auxílio de uma agência especializada. Seja qual for a sua escolha, vai ser possível passar por lugares maravilhosos.

Praias de São Miguel do Gostoso:

A pouca circulação de carros e a impossibilidade de ter quiosques à beira-mar, faz com que São Miguel do Gostoso tenha praias tranquilas para passar o dia, se exercitar ou praticar as típicas atividades esportivas da cidade.

Veja os quatro destinos mais procurados.

Praia do Maceió

Praia do Maceió

Se você é do tipo que gosta de um lugar calmo, com um mar tranquilo ou está indo com crianças, a Praia do Maceió é o destino ideal pois ele parece uma lagoa, o que possibilita que seja possível mergulhar sem muita preocupação. Apesar da pouca estrutura do local, há opções de pousadas, bares e restaurantes. Esta praia costuma ser menos movimentada do que os outros destinos de São Miguel do Gostoso.

Praia da Xêpa

Por ser a praia mais central, a Praia da Xêpa é o local mais movimentado de São Miguel do Gostoso, principalmente em datas comemorativas como Ano Novo e Carnaval. Se você gosta de curtir a viagem como um nativo, esse é o destino ideal, pois, além do estilo de cidadezinha, é aqui que os moradores vão para se exercitar, jogar bola e praticar uma das principais atividades econômicas da região, a pesca.

Praia do Cardeiro

O diferencial da Praia do Cardeiro para as outras de São Miguel do Gostoso, está na lagoa que fica próxima ao mar e possibilita uma vista incrível, principalmente em dias chuvosos, quando o volume da água aumenta e é possível conferir o encontro de lagoa e do mar e chegada dos dois ao oceano. O local tem fácil locomoção e dá para encontrar boas pousadas, comércio, bares e restaurantes nas redondezas.

Ponta de Santo Cristo

A Ponta de Santo Cristo é a escolha para quem quer praticar Kitesurfe e Windsurfe, pois aqui existem várias escolinhas que dão aula e é onde os ventos chegam mais forte. Devido a prática esportiva, esse é um dos destinos mais buscados, o que torna a região uma das mais frequentadas de São Miguel do Gostoso.

O lugar possibilita um cenário incrível, porque é possível apreciar as mudanças de tonalidade do mar, que podem variar entre dourado e avermelhado em um único dia.

Onde ficar em São Miguel do Gostoso:

São Miguel do Gostoso possui várias opções de pousadas aconchegantes e que são boas escolhas para os turistas. Mas, o lugar ideal vai depender do que você quer fazer na cidade e qual o intuito da sua viagem. Para te ajudar nesse momento, selecionamos alguns espaços.

Bangalô Kauli Seadi Eco-Resort

A Pousada Bangalô Kauli Seadi é uma acomodação localizada em frente à Praia do Cordeiro. Há dois tipos de bangalôs para se hospedar: standard e máster. Independente da escolha, todos podem aproveitar o café da manhã, quadra de tênis, spa, redário, piscina criança e adulto, slackline, 6000 metros de área verde e muito mais que o espaço oferece.

A sustentabilidade é bastante presente nesta acomodação. Eles produzem a própria energia, utilizam mão de obra local, utilizam matéria prima local para construção dos bangalôs e contam com uma horta local e consumo de verduras orgânicas e frutas produzidas na região.


Horário de Funcionamento
24h
Telefone
(84) 99807-6437
Endereço
Praia Do cardeiro, 160 - Praia Do Cardeiro, São Miguel do Gostoso - RN, 59585-000
Valor
A partir de R$ 468,00
Site
https://clubekauliseadi.com/pousada-bangalos/ 


Kauli Seadi Beach Hotel

O Kauli Seadi Beach Hotel foi pensado para receber os praticantes de kitesurf. Mas isso não impede que os demais turistas possam se hospedar em um espaço aconchegante e prático como esse, que possui bangalôs direcionados para a praia e inseridos em meio à exótica vegetação tropical.

Mais do que uma ótima localização, quem fica no Kauli Seadi Beach Hotel consegue desfrutar de tudo o que o espaço oferece de melhor, como: aulas de Kitesurf, restaurante, piscina luxuosa de formato sinuoso e com espreguiçadeiras, gazebo entre outras opções.


Horário de Funcionamento24h
Telefone(84) 99689-2433
EndereçoR. Monte Alegre, 253, Touros - RN, 59584-000
ValorA partir de R$ 573,00
Sitehttps://kauliseadi.com/ 


Pousada Enseada do Gostoso

A Pousada Enseada do Gostoso possui uma estada aconchegante, ou, como eles usam em seu site, um lugar em que você entra como cliente e sai como amigo. A pousada possui uma bela vista para a praia e uma extensa área verde com redário, o que proporciona mais conforto e sossego para os hóspedes.

Um diferencial deste espaço é o fato de que todos os apartamentos possuem varanda, o que permite apreciar os encantos de São Miguel do Gostoso de noite e de dia.


Horário de Funcionamento08:00 às 20:00
Telefone(84) 99195-5378
EndereçoAv. Enseada das Baleias, 1991 - Praia do, São Miguel do Gostoso - RN, 59585-000
ValorA partir de R$ 280,00
Sitehttps://pousadaenseadadogostoso.com.br/ 



Vila Caju

A Pousada Vila Caju possui um estilo caseiro e ela está próximo da principal praia de windsurf e possui variadas opções de diversão para os seus hóspedes. Quem escolhe essa acomodação, terá a chance de ficar em um local com um delicioso café da manhã, boas acomodações, funcionários comunicativos, apreciar a piscina e se divertir no enorme trampolim, que comporta até três adultos.


Horário de Funcionamento24h
Telefone(84) 99463-4713
EndereçoRua dos surfistas, 53, São Miguel do Gostoso - RN, 59584-000
ValorA partir de R$ 182,00
Sitehttp://www.vilacaju.com/ 


Pousada Recanto da Praia

Em busca de hospedagem com vista para o mar? Conheça a Pousada Recanto da Praia. O local acabou de ser remodelado e possui acesso particular para a praia, mais especificamente, está a 2 passos do mar.

É um espaço com uma boa localizada e próximo ao centro, o que permite que os hóspedes possam aproveitar a noite na cidade tranquilamente. A pousada conta com um bar na praia onde é possível apreciar bons drinks e curtir o pôr-do-sol.


Horário de Funcionamento24h
Telefone(84) 3263-4069
EndereçoAv. dos Arrecifes, 1508 Praia da Xepa Centro, São Miguel do Gostoso - RN, 59585-000
ValorA partir de R$ 330,00
Sitehttp://www.pousadarecantodapraiarn.com.br/


Locais para comer em São Miguel do Gostoso:

Bons lugares para comer é o que não falta em São Miguel do Gostoso. Seja de noite ou de dia, é possível encontrar o destino ideal para apreciar as maravilhas gastronómicas que a cidade oferece para os turistas. Veja nossas dicas de locais que você não pode deixar de ir.

Drink no bar Jack Sparrow's

Amigos em um bar

Jack Sparrow's é um bar à beira mar com estrutura de madeira e palhoça de coqueiro que conta com um cardápio com grandes variedades de bebidas, desde cerveja até drinks. O local possui uma trilha sonora com música ambiente e é frequentado por praticantes de kitesurf e windsurf. Quem escolhe este destino, pode passar o dia lá, porque o bar possui mesas, cadeiras, espreguiçadeiras, redário, banheiros, chuveiro e redes de vôlei de praia.


Horário de Funcionamento10:00 às 19:00
Telefone(84) 3263-4321
EndereçoAv. Enseada das Baleias, 440 Ponta do Santo Cristo
Instagramhttps://www.instagram.com/jack.sparrow.smg/


Tuk Tuk

Tuk Tuk é um bar ao ar livre localizado na rua principal de São Miguel do Gostoso. Lá, é possível encontrar bons pratos gastronômicos com sabores surpreendentes, como o fettuccine.

Três opções de entrada são servidas: ceviche, tataki de atum e salada Tuk Tuk. Já nos pratos principais é possível selecionar algumas opções, como: Spaguethi Camarão, Fettuccine Pesto, Yakisoba Tuk Tuk, Robalo na Manteiga, Dourado com Camarão, entre outras opções.


Horário de Funcionamento18:00 às 23:30
Telefone(84) 99159-9790
EndereçoAv. dos Arrecifes, 1786, São Miguel do Gostoso - RN, 59584-000
Facebookhttps://www.facebook.com/Tuk-Tuk-653187388152921/


Bambuareca Restaurante Bar

O Bambuareca Restautante Bar é um espaço para todos as ocasiões. Seja para quem quer curtir com a família, amigos e até mesmo ter um momento a dois. Sua decoração e as variedades no cardápio são os grandes destaques do lugar que conta com música ao vivo para se divertir e alegrar quem visita o local. Se quer um lugar para curtir a vida noturna de São Miguel do Gostoso, não deixe de conhecer o Bambuareca Restautante Bar.


Horário de Funcionamento18:00 às 23:30
Telefone(84) 98127-2991
EndereçoRN-221, São Miguel do Gostoso - RN, 59584-000
Instagramhttps://www.instagram.com/bambuareca/?hl=pt-br 


Aproveite as praias e muito mais em São Miguel do Gostoso!

Pedras em praia de São Miguel do Gostoso

Prestes a completar 137 anos de existência, São Miguel do Gostoso é o destino dos sonhos e uma ótima opção para todas as épocas do ano, principalmente para datas comemorativas. O lugar acolhe tanto a família como grupos de amigos que querem se divertir. É uma cidade que, mais do que conforto e tranquilidade, permite apreciar vistas incríveis em um único dia.

Se antes apenas turistas internacionais e praticantes de esportes náuticos marcavam presença neste lugar, hoje já podemos ver um cenário diferente, pois a cidade potiguar tem se tornado um dos destinos mais procurados pelos brasileiros nos últimos anos. E, apesar de ter um número maior de visitantes, isso não faz com que ela perca sua característica principal: praias desertas e com um estilo mais intimista.

Autor deste artigo

Uma jovem jornalista apaixonada pela escrita e por criação de conteúdos para blog. Apaixonada por esporte, música, natureza e estilo de vida, gosta de estar sempre embarcando em um novo desafio e buscado novas formas de conhecimento.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos