Cor marrom: significado, combinações, decorações para casa e mais!

Cor marrom: significado, combinações, decorações para casa e mais!

A cor marrom nunca sai de moda quando o assunto é decoração. Saiba seu significado, as diferentes tonalidades e como utilizar na decoração da casa!


Cor marrom: conforto e natureza

Tecido marrom dobrado

A cor marrom deixa qualquer ambiente aconchegante. Ela remete à natureza e é ideal para dar um ar de elegância aos ambientes mais variados.

O marrom possui diversas tonalidades, o que permite criar combinações muito interessantes sem fazer grande esforço ou ser algum expert. Seja para ambientes claros ou mais escuros, ele funciona como uma cor neutra e que, consequentemente, pode ser combinada com uma paleta ampla de cores.

Sua relação com a natureza permite que o marrom seja usado tanto em ambientes internos quanto externos da casa. Ele fica ótimo, por exemplo, no jardim, onde contrasta com as plantas.

Aliando conforto e natureza, o marrom pode ser usado de várias maneiras diferentes. Que tal aprender um pouco mais sobre essa cor tão presente no cotidiano? Veja dicas bem interessantes para garantir uma bela decoração usando essa cor, que é tão fácil de encontrar.

Significado da cor marrom

Parede de madeira marrom

O marrom remete à terra, o que traz à cor um ar de estabilidade. Ele é a cor que nos liga com as nossas raízes, o que traz um ar de maturidade para qualquer ambiente.

No geral, o marrom pode ser usado sem medo, desde que dosado corretamente.

Cor marrom na decoração e com Feng Shui

A cor marrom está presente em um grande número de decorações diferentes. Ela é a queridinha de muitas pessoas na hora de decorar a sala de estar, por exemplo.

O marrom também é usado na tradição chinesa do Feng Shui. Nela, ele significa estabilidade financeira e prosperidade. Se você é adepto do Feng Shui, com certeza deve considerar ter alguns objetos, móveis ou utensílios na cor marrom em seu ambiente, seja ele sala, cozinha, quarto ou banheiro.

A sensação de estabilidade material proporcionada pela cor marrom pode ajudar a focar no trabalho, o que a torna ideal para escritórios.

Cor marrom na psicologia

Embora tão presente na decoração, o marrom tende a ser esquecido ou até rejeitado quando o assunto é cor favorita. No entanto, o marrom, quando usado na decoração, remete psicologicamente ao aconchego e à segurança. Um sofá marrom, por exemplo, pode trazer boas sensações para as visitas.

Assim, mesmo que muitas pessoas não tenham o marrom como sua cor favorita (para roupas, por exemplo), a cor pode ser bem explorada para casas e outros lugares, como estabelecimentos comerciais.

Como todo tom escuro, o marrom não deve ser usado em excesso para não resultar na impressão de que o ambiente é menor.

Tons de marrom utilizados na decoração

Os tons de marrom utilizados para decoração variam desde tons bem claros (que se aproximam do bege) até os tons mais escuros, que chegam quase no preto. Confira os mais usados a seguir e saiba quais opções utilizar dependendo do ambiente decorado.

Marrom acinzentado

O marrom acinzentado é um tom bem fechado e, por isso, requer mais cautela. É necessário evitar o excesso, mas o resultado pode ficar muito bom quando a cor é usada na medida certa.

O melhor cômodo para ser decorado com essa cor é a sala de estar. Caso queira usar o marrom acinzentado nas paredes, escolha uma que fique perto da janela. Assim, a luminosidade do ambiente poderá ser mantida.

O marrom acinzentado fica muito bem quando combinado com tons como o bege claro, o branco e tons frios de rosa ou azul claro. Evite tons quentes com ele.

Marrom escuro

Decoração de cor marrom escuro

O marrom escuro costuma ser encontrado em móveis como mesas, camas, estantes, mesas de centro e molduras.

Por ser uma cor mais difícil de encardir, ele também está presente em poltronas, sofás e tapetes. A combinação vai bem com bege, laranja, amarelo, rosa, branco, azul, verde, vermelho e praticamente qualquer outra cor, já que ele se aproxima bastante do preto.

É necessário evitar usar o marrom escuro em excesso, como em mais de uma parede, por exemplo.

Marrom

Quarto de bebê marrom

O marrom é uma cor bem clássica, que costuma ser de um a dois tons mais clara que o marrom escuro.

Também neutra, ela é mais quente e, por isso, tende a combinar muito bem com tons de laranja, dourado, vermelho e amarelo.

Essa cor é ideal para móveis, mas também pode ser encontrada em enfeites variados - geralmente usados em cômodos onde o restante da decoração é mais clara, em tons de creme, bege ou branco. O contraste fica bem interessante.

Enfeites em marrom sobre paredes em amarelo queimado costumam ser bons para a sala de estar.

Marrom claro

quarto com tons marrom claros

O marrom claro é uma cor que pode ser usada em qualquer cômodo, mas costuma ser encontrada na sala ou no quarto.

Mais próxima do bege, ela combina com tons pastéis, marrom escuro ou preto. Tons como verde e lilás pastel costumam ser uma boa pedida para um ambiente mais despojado. Azul também vai muito bem com essa cor, que pode funcionar de fundo, na parede, para quadros coloridos, por exemplo.

Marrom amendoado

Quando o assunto é conforto, o marrom amendoado sabe garanti-lo. Ele pode compor paredes, móveis, almofadas, travesseiros, tapetes e até cortinas com um toque sofisticado e glamoroso.

O marrom amendoado pode ser encontrado em tons mais claros ou mais escuros, o que expande a lista de possibilidades de combinação com a cor. Tons como o rosé, rose gold, cinza, terra, rosa antigo e lilás combinam bastante com essa tonalidade.

Esse tipo de marrom também vai muito bem com cores um pouco mais quentes e tons de dourado ou ocre, para uma decoração mais clássica.

Marrom bordô

O marrom bordô é uma cor muito chique, mas que também requer certa cautela, pois pode deixar o ambiente bem escuro.

A cor é ideal para salas de estar, de jantar, quarto ou banheiro. Ela vai bem com tons mais claros, que contrastam bastante. Alguns deles são o cinza claro, branco e creme.

Vale investir em almofadas e tapetes dessa cor para um aspecto elegante, já que ele traz sensação de poder. Em excesso, porém, ele pode cansar um pouco as vistas e dar a impressão de que o ambiente está poluído visualmente.

O ideal é usar o marrom bordô para os detalhes.

Combinações da cor marrom com outras cores

O marrom pode ser combinado com cores muito diferentes, o que requer certa análise cautelosa, já que as opções são quase infinitas – e incluem desde os tons mais frios até os mais quentes, a depender da tonalidade de marrom utilizada e predominante em sua sala de estar, quarto, banheiro ou até quintal.

A seguir, confira as principais combinações e acerte na hora de compor a decoração do seu cômodo de acordo com o seu estilo.

Marrom e cores quentes

Sala com sofá marrom e parede avermelhada

Os tons mais quentes ou neutros - como o marrom, marrom amendoado e o marrom claro - podem ser combinadas com as seguintes cores quentes: amarelo, laranja, vermelho, ocre, verde folha, entre outras. A paleta "outono quente" é um bom exemplo de combinações.

O dourado também pode ficar bom com marrom, desde que usado nas proporções corretas.

Vale lembrar que o marrom é um tom intermediário. Assim, dependendo da tonalidade, tons como o marrom acinzentado ou marrom escuro também podem combinar com cores quentes: um bom exemplo é a combinação entre marrom escuro e magenta.

Marrom e tons terrosos

Objetos da cor marrom terrosa

Misturar marrom com tons terrosos também pode resultar numa combinação bem legal, ideal para sala de estar, área externa ou jardim, por exemplo.

Cores como caramelo, castanho avermelhado, castanho claro, chocolate, cobre, dourado, dourado escuro, dourado pálido, ferrugem e ocre, quando sobrepostas, podem formar uma boa composição, sobretudo em um ambiente com plantas.

O resultado pode ficar ainda melhor quando os tons terrosos são sobrepostos em uma base bem clara, como o creme. Sem dúvida, é uma composição interessante.

Marrom e verde

PArede verde com sofá marrom

Tonalidades como o verde, verde floresta, verde amarelado, verde folha e verde água podem ficar muito bonitas quando combinadas com marrom, seja na sala de estar, no quarto, escritório ou em alguma área externa.

O segredo é saber dosar as tonalidades. Enfeites em tons de marrom podem ficar bonitos em uma parede de fundo verde floresta, por exemplo, desde que as demais sejam em tons de creme ou bege claro.

Tanto o marrom quanto o verde vão muito bem em almofadas, mas o excesso de enfeites na cor verde pode prejudicar o ambiente visualmente. A combinação pode ficar ainda melhor em chãos de taco ou madeira.

Sobretons de marrom

Sala com tons de marrons na decoração

Por ser uma cor neutra, o marrom tem vários sobretons, sendo os principais deles o marfim, o mocassim, o bege, bege claro, o terra, areia, ocre, pardo, dourado, dourado escuro e dourado pálido.

Todos esses tons podem ser combinados com marrom sem medo, já que são bem próximos dele. As combinações são válidas para quaisquer ambientes, mas costumam estar presentes em salas de estar, escritórios ou nas áreas externas da casa.

Marrom, preto e branco

Já pensou em combinar marrom, preto e branco? Não? Pois saiba que a combinação pode ficar interessante!

As três cores são bem neutras, o que significa que podem ser usadas em qualquer ambiente sem medo. Tons de marrom como o caramelo, o marrom acinzentado e o marrom claro vão muito bem com as outras duas cores.

Móveis na cor caramelo, como o sofá, a cama, o guarda roupa ou o armário de louças combinam muito bem com um gabinete preto e um chão branco, por exemplo. Também é possível usar preto e branco para as almofadas no sofá e um tom de bege claro nas cortinas.

Marrom e rosa

Mesa de jantar com cadeira marrom e lenço rosa

Marrom e rosa é uma combinação clássica, que nunca sai de moda. Ambas cores possuem diversas tonalidades que podem ser misturadas, o que permite exercitar a criatividade.

A principal combinação é entre marrom e rosa antigo, o que dá um ar mais moderno para o marrom e deixa o ambiente bem delicado. Quem gosta de cores mais escuras pode optar pela combinação entre marrom escuro, rosa choque (ou rosa profundo) e rosa claro, já que um tom mais claro ajuda a equilibrar o ambiente.

O branco também é uma boa opção de cor clara para ser usada junto ao marrom e ao rosa.

Marrom e turquesa

O turquesa também é uma cor que, devido ao contraste, combina muito bem com o marrom. Combinações entre marrom escuro, turquesa e marrom claro costumam trazer muito estilo ao ambiente, o que os torna ideais para quarto ou sala de estar.

Por ser uma cor bem chamativa, o turquesa costuma ser utilizado em detalhes menores. Um bom exemplo é um ambiente com paredes em marrom claro, creme ou bege, com móveis em marrom escuro e almofadas ou outros enfeites em turquesa.

Tons mais claros de turquesa costumam ser combinados com um marrom mais claro.

Dicas de onde utilizar o tom marrom nas decorações da sua casa:

O marrom pode ser usado em todos os ambientes, já que sua neutralidade não impõe à cor grandes restrições. É possível brincar com diferentes tonalidades em uma mesma casa, escolhendo marrom claro para a cozinha e marrom escuro para a sala, por exemplo.

A dica é evitar usar o marrom com outros tons escuros em excesso.

Paredes e piso

Usar marrom nas paredes é muito comum, mas é essencial que ao menos duas delas sejam pintadas com uma cor mais clara. Isso porque o tom escuro em excesso pode deixar o cômodo menor, além de trazer um ar melancólico ao ambiente.

O marrom costuma ser bastante utilizado para pisos de madeira, disponíveis nas mais diversas tonalidades. Não existem grandes restrições a respeito de seu uso nesses casos.

Tons mais claros combinam com móveis mais escuros, e vice versa.

Tapetes e cortinas

quarto com cortina e tapete marrom

O marrom é o queridinho das cortinas e tapetes, mas existem algumas características a serem consideradas na hora de decorar sua sala ou quarto com essa cor.

Se você quer um ambiente mais iluminado, escolha tons de marrom claro e bege. Já, para garantir que o quarto ou sala fique bem escuro na hora de assistir televisão, tons mais escuros para as cortinas são ideais.

Tapetes mais escuros tendem a mostrar menos sujeira, por isso, são ótimos para a sala de estar, mas também podem ser usados no quarto sem problemas.

Móveis e almofadas

sofá e almofadas marrom

Móveis marrons também são muito usados, já que muitos procuram a cor original da madeira.

Uma opção interessante é buscar sempre contrastar o marrom dos móveis com os demais enfeites do cômodo. Se o seu estilo é mais moderno, os móveis neutros pedirão cores mais vibrantes no restante dos objetos.

Almofadas na cor marrom, assim como o sofá, passam a sensação de conforto. Elas podem ser encontradas nas mais diversas tonalidades e costumam ser combinadas com ao menos duas almofadas nos tons de bege, laranja, amarelo, azul ou tons terrosos - assim, é possível evitar um cômodo monocromático.

Marrom não combina com plástico

Objetos de plástico na cor marrom tendem a ser evitados por decoradores, já que existem opções muito mais elegantes de vários objetos em madeira, que já tem o marrom como sua cor natural.

Sempre que possível, evite o plástico nos enfeites de seu cômodo caso a decoração seja marrom. Se possível, opte por enfeites em tons de bege, branco, preto ou coloridos - caso eles tenham que ser de plástico - e deixe o marrom para os móveis e tecidos.

Decore sua casa com a cor marrom e fique mais próximo da prosperidade!

Decoração de sala com sofá marrom

Seja no tom que for, a cor marrom significa conexão com a natureza, com as raízes, além de significar prosperidade e dar um ar de maturidade a qualquer ambiente. Por isso, não hesite em decorar a sua casa nessa cor.

Tons neutros são sempre melhor aceitos, já que não são nem um pouco enjoativos. Assim, se você quer passar a impressão de conforto, seja para você mesmo ou para uma visita, não hesite em usar um dos diversos tons de marrom disponíveis para a sua decoração! O toque especial pode ficar por conta de plantas, sobretudo nas áreas externas.

E aí, pronto para pôr em prática as dicas de decoração? Não deixe de compartilhar com os amigos!

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas