Decoração de sala simples e barata: dicas para sala pequena e mais!

Decoração de sala simples e barata: dicas para sala pequena e mais!

Procurando a decoração ideal para a sua sala? Confira dicas incríveis para valorizar o cômodo, como decorar e inspirações!


Saiba como decorar sua sala de maneira simples e barata

decoração de sala com parede azul e sofá branco

Embora decorar um cômodo pareça ser de alto custo, é possível economizar muito com atitudes bem simples e além disso, se divertir! Existem diversos truques para decorar sua sala de maneira simples e barata, desde itens que são vendidos por um preço mais em conta até dicas de DIY, para customizar tudo do seu jeito.

Se você quer decorar a sua sala, mas não sabe por onde começar, a internet pode ser um ótimo lugar para encontrar a ajuda necessária. São diversos estilos de decorações e dicas para garantir um cômodo lindo sem ter que gastar muito. A seguir, veja diversas dicas para decorar sua sala e inspire-se.

Dicas de decoração de sala simples, barata e pequena

As salas pequenas também podem ser decoradas de maneiras muito interessantes, mesmo sem ter muito espaço para isso. A dica é saber dosar a quantidade de itens decorativos, bem como investir nas cores certas (como o creme ou o branco) para que o cômodo pareça maior. Confira agora, algumas dicas infalíveis de decoração!

Escolha seu estilo de decoração

 decoração de  sala com tons amarelos

Uma boa decoração começa quando você decide o seu estilo, pois isso facilita no planejamento e na aplicação do embelezamento do local, como no caso móveis modernos ou vintage. Visto que poderá ter muitos quadros na parede, ou até mesmo, se a mobília será nos tons escuros ou claros... são muitos detalhes para analisar.

Portanto, se você faz o estilo mais clássico, pode preferir móveis que possam dar um ar mais retrô à sua sala. Já, se você gosta de uma decoração mais moderna, vale investir em móveis com design do século XX. Definir uma paleta de cores para a decoração, também é importante na hora de deixá-la com a sua cara.

Móveis recuperados e doados

Móveis vintage em decoração de sala

Usar móveis recuperados e doados é sempre um bom jeito de economizar na decoração da sua sala. O legal de procurar por móveis doados é que muitos deles podem ser mais antigos e ter detalhes únicos, que os tornariam bem caros, como entalhos, por exemplo. Além disso, muitos móveis antigos possuem mais durabilidade, por serem de madeira pura.

É sempre bom consultar um amigo, parente ou vizinho que esteja trocando seus móveis e ver se vale a pena reaproveitar algum deles. Além disso, as redes sociais podem ser uma boa maneira de comprar móveis usados por um preço muito menor, do que a loja criadora do mesmo produto cobraria normalmente .

Customize seus móveis

móveis costumizados em uma sala moderna

Os móveis reaproveitados podem ser customizados para garantir um toque mais pessoal. Existem diversos tutoriais de DIY que ajudam a dar um toque especial para os móveis, seja pintando-os, encapando com papel contact estampado ou até usando stencil. Assim, os móveis de madeira podem ficar mais coloridos e mudar completamente o estilo de sua sala.

A customização ajuda a deixar um móvel usado com aparência de novo. Além disso, o processo pode ser muito mais fácil do que se imagina: bastar usar o tipo certo de tinta, ou posicionar o papel contact corretamente.

Paredes brancas nunca falham

Decoração de sala de estar com paredes brancas.

Se o intuito é deixar a sua sala maior, pintar as paredes de branco ajuda muito! Além de clássica, essa cor faz qualquer cômodo parecer maior, além de evitar poluição visual no ambiente. Se você não gosta muito de paredes completamente brancas, vale usar um papel de parede claro em uma delas.

Deste modo, é possível manter a impressão de cômodo maior, mas ao mesmo tempo deixar a decoração ainda mais estilosa. Outra dica bem interessante consiste em adicionar quadros na parede branca, dando um toque especial no ambiente, devido ao contraste de cores.

Invista nos pequenos detalhes

decoração de sala de estar com plantas

As melhores decorações são feitas quando os menores detalhes são considerados. Por isso, vale usar a criatividade na hora de decorar a sua sala, mesmo se ela for pequena. A dica aqui é fugir do convencional: poltronas ao invés do sofá, luminárias na parede ao invés do chão, espelhos, plantas, tapetes, prateleiras, nichos, mesa de centro, entre outros.

Tudo isso pode ajudar a dar um charme especial para a sala de estar, conforme seu gosto pessoal, mesmo que o tamanho não ajude muito. Outra dica bem legal é usar prateleiras para colocar enfeites (cerâmica, metal, plástico, vidro ou madeira), ao invés de uma estante, que pode tomar conta de muito espaço.

Como colocar mais assentos na sala pequena

Uso de poltronas e sofá na decoração da sala de estar.

Quem tem uma sala pequena pode sofrer com a falta de assentos suficientes, principalmente ao receber visitas. Uma boa ideia é usar puffs para complementar o sofá, mas sem perder o espaço. Poltronas também podem ajudar. Se a sua estante tiver algum espaço abaixo dela, vale guardar os puffs nele. Isso ajuda a manter o espaço da sala, quando não há visitas.

No entanto, também é uma ideia interessante substituir a estante abaixo da TV (que deve estar na parede) por uma superfície reforçada de madeira, que pode servir como um banco quando muitas pessoas estiverem na casa. Para isso, utilizar uma "prateleira branca", que tome a parede inteira, cria a sensação de que a amplitude é ainda maior.

Acessórios de decoração de sala simples e baratos

Mesmo uma sala pequena precisa de elementos decorativos que possam deixar tudo muito mais elegante. Não é necessário abrir mão de uma decoração sofisticada só porque não existe muito espaço na casa. Se você tem dúvidas sobre o que trazer à decoração, acompanhe as super dicas abaixo:

Quadros decorativos

Uso de quadros decorativos na sala de estar.

Quadros decorativos são sempre uma boa maneira de decorar a sua sala. São diversos estilos que podem ser encontrados tanto na internet, quanto em lojas de departamento, mas que também podem ser customizados por você. Na hora de escolher, vale usar a criatividade. Se você gosta de pintar, a dica é investir em telas e fazer você mesmo a pintura.

O estilo dos quadros vai depender do estilo escolhido para o cômodo e pintá-los garante a economia, além de deixar tudo muito mais original. Os quadros devem ser posicionados no alto, acima do sofá ou da mesa, por exemplo. Não os coloque em todas as paredes, para não poluir o cômodo visualmente.

Além das dicas apresentadas aqui, veja também mais 8 ideias simples de decoração!

Fotos familiares

Decoração com molduras de fotos na sala de estar.

Se você gosta de ter fotos de seus familiares em casa, colocá-las na sala nunca vai sair de moda. A dica é usar prateleiras, uma estante baixa ou uma escrivaninha para posicionar os porta retratos. Você também pode escolher molduras que combinem com o estilo da sala, ou até pintá-las você mesmo, com a ajuda de tinta spray.

Novamente, a dica aqui é evitar excessos. Muitos itens sobre os móveis pode causar a sensação de que o cômodo é ainda menor, além de visualmente poluído. Prefira colocar os porta retratos em uma mesa só, ou com certa distância entre um e outro, para facilitar o manuseio durante a limpeza.

Plantas e flores

Decoração com plantas na sala de estar.

Plantas e flores são essenciais para deixar qualquer ambiente mais bonito. Se você prefere o estilo mais moderno. E não quer ocupar muito espaço, vale pendurar algumas plantas na parede ou até mesmo no teto, como por exemplo, suporte para plantas suspensas de macramê, em pontos estratégicos da sala para dar um toque especial.

Colocar plantas ou flores em cima dos móveis, em vasinhos pequenos, também pode trazer um charme especial para a decoração. Por fim, você também pode escolher um local específico da sala, como ao lado do sofá, por exemplo, para posicionar um vaso maior, com uma bela planta.

Tapete

Uso de tapete na sala de estar.

O tapete é sempre um item que ajuda a trazer conforto para a sua sala de estar, mesmo quando ela não é um ambiente muito frio. O tapete varia de acordo com o estilo escolhido para o cômodo como, a cor, o formato e o material de composição, se é de fibra natural (sisal, couro, algodão, bambu, seda, lã, chenille e fibra de coco) ou sintética (nylon, viscose, polipropileno, poliamida e vinil).

Mas tapetes escuros tendem a ser mais práticos, por mancharem menos o que deve ser considerado, caso você receba muitas visitas. Para economizar espaço em salas pequenas, vale posicionar parte do tapete sob o sofá ou as poltronas. Isso ajuda a manter o conforto sem precisar de muita área disponível.

Mesa de centro

Mesa de centro na sala de estar.

A mesa de centro é um item polêmico em salas pequenas, mas que pode ser usado, desde que com cautela. Prefira mesas menores, que possam ser removidas facilmente caso precisem ser substituídas por acentos. Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Sempre que possível, opte por modelos redondos ao invés de retangulares.

Para deixar o ambiente mais harmônico, vale escolher uma mesa que seja da mesma altura do sofá ou que não o ultrapasse. Um belo enfeite sobre a mesa de centro ajuda a manter a boa aparência da sala de estar, sem necessariamente ocupar muito espaço do local. É importante saber aproveitar ao máximo cada móvel disponível.

Cortinas

Uso de cortina longa de cor clara na sala de estar.

Uma bela cortina é imprescindível para manter a boa aparência do cômodo. Prefira cores claras, já que elas fazem a sala de estar parecer maior. Embora cores escuras não sejam proibidas, elas podem deixar a sala menor caso estejam constantemente fechadas.

O ideal é que a cortina cubra ao menos cerca de dois palmos para baixo da janela, mas opções que chegam até o chão também são bem utilizadas. Para garantir que a sua sala de estar fique bem escura quando estiver assistindo um filme, escolha um modelo do tipo blackout, que não precisa necessariamente ser escura.

Almofadas coloridas

Uso de almofadas coloridas no sofá da sala de estar.

Almofadas coloridas são sempre uma boa maneira de deixar a sua sala mais estilosa sem gastar muito. As combinações vão depender de sua criatividade, mas manter o contraste entre as cores das almofadas e do sofá pode contribuir, para deixar o ambiente menos monocromático.

Assim, se o seu sofá for escuro, vale escolher algumas almofadas mais claras junto a pelo menos duas coloridas. Se ele for claro, vale escolher modelos mais escuros. A dica é sempre escolher algumas lisas e ao menos uma estampada. As cores das almofadas também podem combinar com outros detalhes da sala. Cores como azul, vermelho, laranja, amarelo ou rosa escuro são boas opções.

Adesivos de parede

Uso de adesivos para parede com estampa de tijolos, na sala de estar.

Decorar as paredes com adesivos pode deixá-las bem bonitas sem que seja necessário gastar muito dinheiro com tintas, além de tornar o processo muito mais fácil. Os adesivos de parede podem ser encontrados em uma faixa de preço que varia entre R$ 19,90 e R$ 69,90.

São várias opções de desenhos que variam entre plantas, animal print, frases, desenhos abstratos e até adesivos que imitam azulejos. Aqui, também vale brincar com as cores. O adesivo pode combinar com os detalhes da sala ou ser comprado em um tom próximo ao deles.

Outras dicas para decoração de sala simples e barata

Além da cor das paredes, cortinas e posicionamento dos móveis, existem outras maneiras de valorizar bastante a sua sala pequena. Manter o ambiente bem iluminado, por exemplo, pode garantir que ele pareça maior. Confira dicas importantes, a seguir:

Use e abuse da luz natural

Decoração que permite a entrada da luz natural.

A Luz natural é o segredo para valorizar qualquer cômodo da casa. Se a sua sala é pequena, mas tem uma janela grande ou que está posicionada para permitir a entrada de bastante iluminação, de modo algum tente disfarçá-la. Busque sempre deixar a cortina aberta durante o dia.

Além disso, é sempre um bom jeito de valorizar a luz natural usar claraboias, caso seja possível. Um ambiente claro e com cortinas leves também dá a impressão de ser mais iluminado. Nesse caso, vale optar por um sofá em cores claras. Por fim, também vale posicionar espelhos em locais estratégicos, já que eles refletem a luz.

Plantas para dar vida ao ambiente

Decoração com plantas na sala de estar e móveis verdes

Já foi dito uma vez, mas é sempre bom lembrar: plantas ajudam a valorizar qualquer ambiente. Existem diversos modos de posicionar plantas em sua sala: nas paredes, ao lado do sofá, perto da janela e até em uma superfície construída próxima ao teto, específica para posicionar as plantinhas.

Na hora de posicionar as plantas, é necessário considerar quais precisam de mais luz e verificar se a sala é propícia para o seu cultivo. São diversas espécies de plantas que podem ser mantidas dentro de casa: samambaias, cactos, camedórea-elegante, bromélias, antúrios, lírio da paz, coqueiro de vênus, entre diversas outras! Que tal ter uma em casa?

Manta no sofá

Uso de manta no sofá da sala de estar.

Que tal deixar seu sofá mais bonito com uma manta? Além das almofadas, elas podem trazer sofisticação e estilo ao ambiente. Mantas de linho são uma ótima opção, mas modelos de microfibra, tricô ou crochê também podem ser considerados. A parte boa é que você pode aproveitar uma manta que já tem em casa.

Novamente, aqui o contraste conta bastante, mas não é uma regra. Tudo vai depender do seu gosto pessoal. Mantas étnicas são bem bonitas, mas modelos sem estampas também podem ser usados. O ideal é usar um modelo que seja, acima de tudo, confortável.

Aproveite as dicas para decorar a sala de forma simples e barata!

Exemplo de decoração em uma sala de estar.

As possibilidades de decoração, mesmo para um cômodo pequeno, são infinitas! Ao contrário do que muitos pensam, decorar não é caro, desde que alternativas baratas sejam exploradas. Por isso, se você quer deixar a sua sala muito mais bonita, vale a pena considerar opções novas, como um móvel usado que possa ser reformado, além de promoções e customizações que possam dar o seu toque especial ao ambiente.

Não se esqueça que a sala de estar costuma ser o local onde recebemos visitas e descansamos após um longo dia. Por isso, decorá-la pode ser, além de divertido, muito proveitoso para aumentar sua qualidade de vida. Agora que você já sabe o que fazer para decorar a sua sala de estar, que tal colocar essas dicas em prática? Não deixe de fazer bom proveito delas!

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas