Flor orquídea negra: características, significado, tipos e mais!

Flor orquídea negra: características, significado, tipos e mais!

Conheça a orquídea negra e saiba mais sobre cuidados, características, significado e quais são os diferentes tipos.


Já ouviu falar em orquídea negra?

Galho de orquídea negra contra fundo escuro

Quem é amante das orquídeas ou das espécies de plantas ornamentais em geral com certeza já ouviu falar da orquídea negra. Essa orquídea, com sua beleza exuberante, resultado de sua flor em coloração num tom vermelho escuro quase preto, é considerada uma das orquídeas mais bonitas do mundo.

Além do extremo impacto causado pelo efeito visual e paisagístico dessa planta, a orquídea negra é popular entre as plantas místicas e de significados mágicos e misteriosos, sendo também associadas ao luxo e ao poder em questão de simbologia e significados mais profundos.

Perfeita para quem busca um estilo exótico e encantador para o seu jardim ou ambiente, a orquídea negra dará o toque harmônico, sofisticado e misterioso que você procura. Veja a seguir um pouco mais sobre a espécie!

Sobre a orquídea negra

Com sua cor instigante e chamativa dentre as demais orquídeas, a orquídea negra é de porte pequeno quando comparada a outras plantas da mesma família e a principal finalidade de produção dessa planta é ornamental, servindo de incremento para a decoração e paisagismo de ambientes - as orquídeas negras são favoritas entre os amantes do gênero Orchidaceae.

Confira abaixo tudo sobre as características e curiosidades dessa plantinha encantadora.

Características da orquídea negra

Com uma infinidade de características fabulosas, a orquídea negra se destaca por ser uma das menores do gênero das orquídeas e por sua coloração escura incomum, envolvendo sempre tons próximos ao preto, como vermelho escuro, roxo e púrpura. A pequena folhagem apical e linear verde vibrante da planta passa despercebida quando o botão floral começa a desabrochar.

A principal utilização dessa planta é de caráter ornamental e paisagístico, porém algumas crenças e simbologias utilizam a planta como atração de energias refinadas ou representação de um toque misterioso no ar, por conta de sua forma exótica e impressão mística.

Significado da orquídea negra

As fabulosas e elegantes orquídeas negras tem em sua simbologia o significado de autoridade absoluta, transmitindo ousadia e uma elegância mística e sofisticada. Segundo alguns autores, na antiguidade essa espécie era utilizada para identificar as elites, tendo em vista que o uso dessa coloração escura era limitado às classes mais altas, indicando formalidade.

Assim, a orquídea negra é o presente ideal para uma autoridade ou para alguém que acabou de concluir um objetivo esperado e almejado.

Flor e floradas da orquídea negra

A orquídea negra floresce várias vezes no ano, porém é mais predominante no verão. O florescimento surge a partir de uma pequena inflorescência curta e basal com aproximadamente 1cm, são flores bem pequenas quando comparada a outras espécies, e dura aproximadamente uma semana após desabrochar.

A orquídea negra transmite a impressão de possuir coloração preta, porém o seu verdadeiro tom baseia-se num vermelho ou roxo bem escuro, bastante aproximado do preto, por isso essa confusão.

Forma da orquídea negra

Por ser uma planta de aparência exótica e ornamental, essa espécie tem características únicas no que diz respeito ao seu formato, resultando na individualidade da orquídea negra. A principal característica individual dessa espécie é o tamanho, sendo uma planta muito pequena e atingindo no máximo 15 cm ao todo, entre folhagem, flores, base e ápice.

O contraste do verde das folhas com a coloração escura das folhas reflete no paisagismo um sentimento místico, luxuoso e requintado.

Origem brasileira

Pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae), de gênero Maxillaria e espécie schunkeana, a orquídea negra tem origem brasileira, sendo nativa do Estado do Espírito Santo e encontrada e desenvolvida em ambientes tropicais como habitats da Mata Atlântica, sob uma altitude de 600 - 700 metros.

A orquídea negra pode ser cultivada em locais internos

Considerada uma planta de meia sombra, a orquídea negra pode se adaptar facilmente a diversos tipos de ambiente, desde que o local seja arejado e possua iluminação solar alguma parte do dia, mesmo que de forma indireta.

Por conta do seu tamanho reduzido e valor paisagístico alto, a orquídea negra é ideal para ser cultivada em ambientes internos. Com os cuidados realizados da maneira correta, além de saudável sua planta irá incrementar a decoração do seu ambiente interno de forma encantadora.

Sobre a cor da orquídea negra

Ao contrário do que se pensa sobre o nome sugerir que a coloração da flor da orquídea negra seja em tons de preto, ela apresenta em sua inflorescência coloração em tons de vermelho marsala bem escuros, sugerindo o ambiente escuro e justificando o nome pela qual é conhecida.

Em outras variedades da orquídea negra, o tom se estende do vermelho/vinho muito escuro para o roxo e tons de violeta extremamente escuros também, ou seja, independente da espécie ou da variedade escolhida, os tons sempre vão resultar em uma coloração muito escura, principal e mais marcante característica da planta.

Como cuidar da orquídea negra

Orquídea, vasos transparentes, substrato e ferramentas de jardinagem

Cuidar da sua orquídea negra não é tão difícil quanto parece, por mais que seja uma espécie mística e diferente entre as demais orquídeas, com uma série de cuidados e atenção especial, sua plantinha se manterá linda e saudável. Confira algumas dicas de cultivo da orquídea negra:

Luminosidade para orquídea negra

Por mais que a espécie seja apreciadora da claridade, é importante que a luz solar recebida seja de forma indireta, em locais de sombra ou meia sombra, já que ela é uma espécie epífita e se desenvolve muito bem na sombra e em contato com outras plantas, por isso é importante respeitar esse tipo de habitat.

Para que se tenha uma orquídea negra com mais predisposição a florada, ela deve ser cultivada em iluminação solar indireta na maior parte do dia.

Temperatura para orquídea negra

Considerada uma planta de climas não tão quentes, a orquídea negra é bem versátil em questão a temperatura de cultivo, porém não resiste a temperaturas nem muito quentes e nem muito frias, o adequado é manter um meio termo de condições climáticas no local em que a planta está alocada.

O recomendado e ideal para a produção dessa espécie são temperaturas de 15 a 22ºC, dessa forma a planta irá alcançar desenvolvimento e produtividade esperada, principalmente em quesitos paisagísticos com a sua florada espetacular.

Substratos para orquídea negra

O substrato para o plantio e cultivo da orquídea negra deve possuir alta capacidade de drenagem, sendo geralmente utilizada uma mistura entre fragmentos de carvão e casca de pinus. Outros plantadores também utilizam o esfagno junto às raízes, mas esse não deve ser muito grosso, pois as raízes dessa planta são muito sensíveis a falta de umidade e devem estar ligeiramente expostas.

Uma dica é cultivar em vaso/recipiente translúcido ou transparente, com isso ficará mais fácil monitorar a qualidade do substrato e realizar o manejo quando necessário.

Replantando a orquídea negra

Embora também seja propagada por sementes, a forma mais comum de se adquirir a orquídea negra é através de mudas, principalmente por causa do tempo de desenvolvimento. Ao se adquirir uma muda dessa espécie, deve-se retirar do pote ou plástico preto em que geralmente ela é comercializada, pois não é o local ideal, movendo-a para um vaso ou recipiente adequado.

Ao realizar esse replantio é primordial ter muita delicadeza e destreza, pois, ao libertá-la do antigo substrato, é necessário muito cuidado para não danificar as raízes, que são a base e fonte de vida da planta.

Rega da orquídea negra

A rega deve ser realizada de forma frequente, de modo que o substrato se mantenha levemente úmido o tempo todo, lembrando que a forma ideal para verificar as condições da planta e do substrato é o tato, sentindo com a mão e os dedos a quantidade de água e verificando se a escassez está presente para realizar a irrigação da planta.

Por mais que a rega seja realizada de maneira constante, se atente para não encharcar o substrato, pois isso poderá ocasionar o apodrecimento das raízes e morte da planta.

Solo e fertilizantes da orquídea negra

A orquídea negra não consegue armazenar muitos nutrientes por muito tempo, isso ocorre pois os pseudobulbos dessa espécie são bem pequenos, além do substrato ser de drenagem alta, não retendo os nutrientes para a planta e, por conta disso, é necessário realizar a adubação semanal.

O adubo recomendado para a orquídea negra é o NPK 20 – 20 – 20 que deve ser diluído em água e borrifado na extensão de toda a planta; a adubação deve ser realizada de forma foliar e no solo em que a planta está alocada. O adubo orgânico pode ser aplicado, porém não deve-se parar de utilizar o adubo químico, por conta da morfologia da planta não favorecer a retenção de nutrientes.

Vasos para a orquídea negra

Independente do tipo de vaso escolhido, a drenagem deve receber atenção especial no cultivo dessa planta para que não haja acúmulo de água nas raízes e antes de receber o substrato deve ser realizado um sistema de drenagem no vaso escolhido, uma dica simples é colocar uma camada de pedras ou restos/cacos de telhas ao fundo do vaso.

Embora a orquídea se adapte em diversos recipientes ou tipos de vaso, o ideal é cultivá-la em vasos de barro furado, com isso, além de auxiliar na drenagem por conta dos furos, a matéria prima utilizada no vaso irá auxiliar como protetor térmico, mantendo a temperatura ideal.

Tipos de orquídea negra

Além do destaque ornamental, a orquídea negra se encontra entre as favoritas dos "orquidófilos", os amantes de orquídea, e seu amplo leque de variedades encantam os produtores e consumidores em geral, afinal, quem não quer uma maravilha dessa em seu jardim ou em seu ambiente interno? Veja a seguir os tipos mais buscados e exuberantes da orquídea negra.

Bulbophyllum vinaceum

Uma espécie rara e muito incomum entre as orquídeas e orquídeas negras, as flores são maiores, com cerca de 2cm, e planas, lembrando o formato de uma estrela. Quanto a sua coloração, ela mantém uma linha tênue entre o vermelho extremamente escuro e o roxo, sendo completamente excêntrica e peculiar em sua beleza extrema. Por ser uma espécie rara e bem limitada, a melhor forma de adquiri-la é por importação para o nosso país.

Phalaenopsis Ever Spring Black

Flor da orquídea Phalaenopsis Ever Spring Black

Quase não possuem caule e as folhas são mais largas e suculentas quando comparado a outras espécies do mesmo gênero e suas raízes longas e flexíveis não passam despercebido. Porém, o que chama mesmo a atenção nessa planta é a floração, que ocorre a partir de uma haste partindo da pequena extremidade do caule.

As flores possuem pétalas e sépalas em formato intercalado em tons de roxo quase preto, o estigma central se apresenta em tons mais claros de branco e amarelo.

Zygopetalum titane

Três flores da orquídea Zygopetalum titane

A espécie Zygopetalum titane se destaca em tamanha graça e beleza pelo incomum contraste entre o chamativo labelo em tons de roxo, púrpura e azul escuro, com as pétalas e sépalas em tons de violeta bem escuro e com o torno do limbo foliar em verde. A indescritível combinação de cores faz com que a peculiaridade da espécie seja ainda mais apreciada.

A origem do nome científico do gênero Zygopetalum faz uma referência à morfologia da planta por conta da estrutura chamada de calo encontrada na base do labelo e que faz a junção de todos os elementos que compõem a inflorescência, já que em grego "zygon" significa gema e "petalon", pétala.

Maxillaria cogniauxiana

Flor da orquídea Maxillaria cogniauxiana

O gênero Maxillaria recebe esse nome pois vem do latim "maxillaria", que significa queixada, e é uma referência aos lábios e as colunas das espécies desse gênero que se assemelham a uma mandíbula em seu formato. As flores tem coloração vermelho marsala ou vermelho vinho e tem crescimento acelerado, formando touceiras em uma quantidade de tempo menor do que outras espécies.

Cymbidium kiwi midnight

Sendo uma orquídea híbrida, a Cymbidium kiwi midnight foi geneticamente melhorada com a finalidade ornamental clássica das orquídeas negras e magnífica em questão de aparência, sua inflorescência forma cachos pendentes em um incrível tom muito próximo do preto e seu labelo encanta os olhos do observador em tons de rosa mesclado ao branco.

Essa espécie demora um pouco mais para florescer quando comparada às demais espécies, porém quando acontece (por volta do fim do verão) não tem quem não fique encantado com a beleza que ela proporciona ao ambiente.

Cultive a orquídea negra: exótica e ousada!

Cacho de orquídea negra com flores desabrochando

Não só para cultivo em casa, a orquídea negra além de linda é uma excelente opção para presentear alguém querido, principalmente se o mimo tiver relação com a sua simbologia autoritária e de prósperas realizações.

O cultivo pode ser feito no seu jardim sob o tronco de outras espécies ou em pergolados e muros, mas também podem ser alocadas em vasos e cultivadas dentro da sua própria casa ou no jardim de inverno. Seja qual for o lugar que você escolher para cultivá-la e desde que tenha as condições ideal para o desenvolvimento da planta, o resultado ornamental incrível será certeiro.

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre as orquídeas negras, mãos à obra para o cultivo! A beleza dessa planta não só magnifica pela coloração escura das flores, mas misteriosa, sofisticada, luxuosa e exuberante, não tem como passar despercebida, os amantes dos tons mais escuros ficarão encantados com a adorável orquídea negra. Cultive já!

Autor deste artigo

Engenheira Agrônoma, amante da escrita e do estilo de vida em contato com a natureza.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos