Dedinho-de-moça: quais cuidados ter com esta suculenta e mais!

Dedinho-de-moça: quais cuidados ter com esta suculenta e mais!

Você sabia que a Dedinho-de-moça é uma das plantas mais fáceis de cuidar? Veja as características, cuidados e as doenças que podem acometer a sua planta!


Você conhece a suculenta Dedinho-de-moça?

Dedinho-de-moça com ponta avermelhada

A Dedinho-de-Moça é uma espécie de planta com flor, típica suculenta pendente com capacidade de formar grandes moitas. Ela é bastante resistente, cresce e propaga-se muito rápido. Sua origem é no México, mas é bem típica no continente americano.

Essa suculenta é uma planta perene, produzindo caules de até 60 centímetros, com folhas carnudas em tons de verde azuladas, geralmente florescendo na primavera e verão em tons mais avermelhados em suas pontas. Suas folhas e flores proporcionam uma beleza incrível em vários estilos de paisagismo, ótimas para decorar jardins e apartamentos.

Como todas as outras plantas de sua categoria, a Dedinho-de-moça é adaptada a situações de seca prolongada, com capacidade de armazenar água em suas folhas.

Informações básicas do Dedinho-de-moça

Suculenta dedinho-de-moça


Nome científicoSedum Morganianum
Outros nomesDedinho-de-moça, Rabo de Burro, Arroz de Rato, Sedum-Rubro, Cauda de Burro
FamíliaCrassulaceae
OrigemMéxico
Porte90 a 120 cm
Ciclo de vidaPerene
ClimaEquatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semiárido, Subtropical, Tropical
Luminosidade

Meia sombra, sol pleno 

A Sedum Morganianum é da família Crassulaceae, mais conhecida pelo nome Dedinho-de-moça e Rabo de Burro. É nativa do sul do México e em Honduras. É uma planta bem resistente que dura por um longo tempo, sendo muito fácil de manter, chegando a ter uma altura de até 1 metro ou mais. O clima ideal para essa suculenta é Subtropical e Tropical, já que ela odeia o frio, mas nunca pode deixá-la no sol direto por muito tempo. 

Cuidados com a suculenta Dedinho-de-moça

dedinho-de-moça plantado em caixas

Há duas formas mais cultivadas da suculenta Dedinho-de-moça. Uma possui folhas mais cilíndricas com pontas afuniladas e a outra variedade apresenta suas folhas com pontas arredondadas, com um formato mais esférico. É uma planta bem fácil de ser cultivada, mas há certas precauções que são necessárias. Veja todos os cuidados a seguir.

Luz e temperatura ideal

A Dedinho-de-moça é uma planta que gosta de muita luminosidade, a melhor iluminação é um sol mais leve ou uma sombra parcial, no entanto, nunca mude da meia sombra para o sol pleno direto, porque é necessário que a planta se adapte antes do processo. Forneça no máximo 4 horas de luz solar diariamente.

A suculenta resiste bem a mudança de clima, mas não ao frio excessivo. Em climas tropicais, ela permanece mais saudável ao ar livre, mas se faz muito frio no inverno, abaixo de 10ºC por vários dias seguidos, é preciso manter a planta dentro de casa, com a temperatura perto dos 20ºC já é o suficiente para mantê-la saudável.

Umidade para o Dedinho-de-moça

Essa planta retém a umidade por bastante tempo, fazendo com que as suas regas sejam bem mais demoradas. O substrato para o cultivo do Dedinho-de-moça é aquele sempre utilizado para cactos e suculentas, sendo mais arenoso, bem aerado e drenável. Todas as folhas armazenam água, por isso o espaçamento entre as regas é tão importante.

Excesso de umidade causa apodrecimento em suas raízes, por isso evite o uso de pratos sob o vaso. Os vasos precisam ser rasos, já que as suas raízes são mais curtas. E é importante nunca deixar água parada nos pires. Por ser uma planta de clima quente, muita umidade pode fazê-la sofrer e sua irrigação precisa ser bem controlada.

Irrigação para Dedinho-de-moça

A Sedum morganianum é uma suculenta que necessita de um pouco mais de água do que a maioria das outras, por isso que, quando for plantar pela primeira vez, o ideal é regar muito. As suas folhas ficam mais atraentes e redondas se regar um pouco a mais.

Então, pode regar bastante, e após o plantio deve regar a cada 2 ou 3 dias, mas isso vai depender do clima da sua região e do solo. Se for em um clima seco, e estiver muito exposta ao sol, vai precisar de mais água.

Só regue novamente quando perceber que a terra está completamente seca, além disso, a falta de uma ou duas regas não prejudica a Dedinho-de-moça, pois ela é bem resistente à seca. Durante o inverno, é necessário reduzir a quantidade deste processo.

Qual solo usar?

O solo da Dedinho-de-moça precisa ser solto, fértil, rico em matéria orgânica e ter uma boa capacidade de drenagem para crescer saudável. É necessário um solo com boa drenagem para que a água ecoe, evitando assim que as raízes absorvam água excessivamente. O substrato mais indicado pode ser comprado em viveiro ou também preparado em sua casa.

A água precisa passar depressa pelo solo, então pode adicionar areia, perlita, rochas finas e cascalho. Às vezes, misturados em uma terra com farinha de osso e húmus de minhoca também é o certo para drenar e nutrir a sua planta. Sempre verifique as condições do substrato, se caso formar torrões na terra quando apertar, então terá problemas para a drenagem.

Como fertilizar Dedinho-de-moça?

A fertilização dessa suculenta deve ser feita duas vezes na primavera e uma no verão, as adubações podem ser executadas depois de um ano de cultivo, para não ocorrer toxidez de teor alto de nutrientes. Por causa disso, utilize adubo orgânico ou granulados do tipo NPK com formulação 10-10-10, diluindo com uma colher de sopa em 2 litros de água para dissolver bem.

Use um copo da mistura ao redor da muda, evitando que toque nas suas folhas, pois pode causas graves queimaduras. As adubações anuais devem ser feitas principalmente durante a primavera, que é a estação onde começa o crescimento das mudas.

Quando fazer o replante do Dedinho-de-moça?

Como as suculentas crescem lentamente, o replantio é feito com intervalos de 2 a 5 anos, de acordo com a necessidade da planta. A melhor época é no início da primavera, que é quando começa a aparecer novos brotos, mas pode ser feita também durante o verão. Essa espécie é muito sensível, então é muito necessário manusear com delicadeza, senão vai causar muitas folhas caídas.

Escolha um vaso maior do que a Dedinho-de-moça, de 15 a 30 cm e com furo de drenagem no fundo. Antes de transplantar, verifique se o solo está totalmente seco, não regue a planta alguns dias antes do replantio, pois as folhas ficam pesadas com a irrigação e absorção da água, fazendo com que elas se soltem com muito mais facilidade. Já para o novo vaso replantado, a terra pode estar levemente úmida, e ser regado após alguns dias.

Como fazer muda?

A propagação da Dedinho-de-moça é fácil, feita através da estaquia de raminhos ou até mesmo de folhas. As folhas costumam cair com facilidade e podem ser semienterradas no mesmo solo. Se for fazer em um recipiente, crie uma mistura com areia e composto orgânico, na proporção de 1:2, e coloque a folha semienterrada, com a ponta para fora do solo levemente úmido.

A propagação através da estaca pode ser realizada ao plantar as mudas direto na terra ou colocando-a para enraizar em água, é preciso retirar as primeiras folhas da base da estaca e deixar o caule exposto. Caso as estacas sejam muito compridas, é necessário prende-las com a ajuda de pinos, até que as novas plantas possam desenvolver o sistema radicular suficiente para conseguirem a firmeza de se segurarem sozinhas.

Como podar o Dedinho-de-moça?

O Dedinho-de-moça não precisa de poda, mas se quiser, é possível realizar uma poda de limpeza caso for necessária. Nesse caso, remova as folhas murchas e doentes, além dos ramos secos e dos galhos desalinhados. É sempre bom lembrar para não a manusear com frequência, já que as suas folhas são bem sensíveis e podem cair com facilidade.

Pestes e doenças do Dedinho-de-moça

dedinho-de-moça em cascata com folhas enrrugadas

Essa suculenta é bem resistente a pragas e doenças, mas as principais pragas que podem atacar a planta são pulgões, cochinilhas, caracóis, lesmas e doenças fúngicas. Geralmente, elas são ameaçadas quando não são cultivadas adequadamente, por falta ou até mesmo excesso de cuidados. Conheça seus principais problemas e como resolvê-las.

Folhas enrugadas

Quando a planta fica toda atrofiada e suas folhas enrugadas, a causa é pela falta de água. Para resolver, é necessário hidratar aos poucos, deixando a suculenta em meia sombra até a recuperação. Aumente a rega e observe bem, mas não exagere, sempre verifique se o substrato está seco antes de regar e se o vaso possui um furo para que o excesso de água saia. É muito importante ter paciência e não regar todo dia.

Folhas caídas

Existem vários motivos para a queda das folhas da Dedinho-de-moça, como a frequência da irrigação, sua iluminação, temperatura ambiente, o solo e até o material do vaso em que foi plantada. Além disso, se colocar fertilizante demais, a planta pode ter o efeito contrário e atrasar o crescimento, causando a queda de suas folhas, a descoloração e até mesmo queimaduras. Se caso a suculenta apresentar algum desses sintomas, troque o solo.

Hastes saindo do solo

O estiolamento ocorre quando a suculenta cresce demais e de um modo inclinado, começando a ter um espaçamento bem grande entre uma folha e outra. A causa desse problema é a falta de sol, e a planta inclina na direção da luz, perdendo o seu formato de roseta. Isso acontece em ambientes com baixa luminosidade, já que as Dedinho-de-moça precisam de 3 horas de sol, no mínimo.

Coloque-a no sol, especialmente no sol da manhã, para que a planta se acostume com a exposição solar aos poucos. Ou então, é possível replantar, cortando as folhas que estão muito espaçadas e fazendo a cicatrização com canela no local aonde foi cortado. Deixe por 2 dias e então já pode replantar.

Cochonilha

Se a suculenta estiver muito infestada de cochonilha, é aconselhável fazer a poda para tentar salvar, porém, se estiver apenas em algumas folhas, o ideal é fazer uma mistura de 1 litro de água e 1 colher de sopa de detergente neutro. Passe com o cotonete e vá tirando as pragas, elas morrem sufocadas por causa do detergente.

Um pedaço de algodão úmido com uma mistura de água e álcool, ou até mesmo vinagre, pode ajudar a retirar as cochonilhas e os pulgões nas folhas. Um ótimo modo para controlar o ataque desses pequenos insetos é colocar as plantas em lugares mais altos.

Características e curiosidades do Dedinho-de-moça

dedinho-de-moça com pigmento vermelho

O Dedinho-de-moça é caracterizado pelas suas hastes altas e finas, atingindo até 60 centímetros, sendo bem resistente e com baixa manutenção. Quando são cultivadas em ambientes com muita luminosidade, elas podem florescer. Veja mais a seguir sobre as suas folhas e as mudanças de cores.

Folhas da suculenta Dedinho-de-moça

As folhas dessa suculenta são muito carnudas, mas pequenas. A sua tonalidade é verde azulada, cobrindo toda a sua haste. Por serem muito delicadas, costumam cair com facilidade e por todos os lados. Além disso, cada folha é coberta por uma camada de pruína, uma substância cerosa que cobre as folhas de vários tipos de suculentas.

Ela dá um aspecto fosco e empoeirado em suas folhas, o que torna bem decorativo. No entanto, o manuseio frequente da Dedinho-de-moça acaba por deixar as folhas manchadas, já que a pruína não é reposta pela planta.

Uma curiosidade é que essa suculenta contém folhas bem arredondadas quando é jovem. Conforme ela vai ficando mais adulta, e dependendo da diversidade em que foi cultivada, as suas folhas vão obtendo extremidades mais pontiagudas.

Mudança de cor do Dedinho-de-moça

Não são todas as plantas suculentas que mudam de cor por causa de fatores externos, porém, essa espécie apresenta essa característica em suas folhas, tornando-se mais avermelhada do que verde azulada. Essa mudança ocorre devido a presença de antocianinas, que são pigmentos influenciados pela luz ultravioleta do sol, podendo causar o tom avermelhado.

Então, se a intenção é deixar a Dedinho-de-moça com as pontas de seus ramos mais avermelhados, coloque-a por pelo menos 3 horas no sol por dia. Se a planta estiver sendo cultivada em algum vaso, torna essa variedade ainda mais fácil de possuir.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do dedinho-de-moça

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar do dedinho-de-moça, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive uma suculenta Dedinho-de-moça no vaso de sua casa!

Dedinho-de-moça ornamental no vaso

A suculenta Dedinho-de-moça pode ser cultivada tanto em vasos de plástico como os de barro, sendo uma planta ideal para quem gosta de ter uma formação volumosa, com grande efeito ornamental, e que precisa de pouca manutenção. É geralmente utilizada para enfeitar apartamentos e jardins, pois possui uma forma pendente.

Para mantê-la dentro de um apartamento, onde não há um local interno com muita luz, o melhor é coloca-la em uma varanda ensolarada. Já na ausência de sacadas, as jardineiras externas também podem ser bem úteis, colocando-as do lado de fora das janelas.

Agora aproveite as dicas e cuide você mesmo de uma suculenta Dedinho-de-moça!

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos