Samambaia de metro: como plantar, cuidar, características e mais!

Samambaia de metro: como plantar, cuidar, características e mais!

Já conhece a samambaia de metro? Veja cuidados, dicas de plantio e os principais benefícios da planta.


Descubra cuidados essenciais para a samambaia de metro!

Samambaia de metro em vaso

A samambaia de metro é uma planta muito bonita e que pode deixar qualquer cômodo ou jardim muito mais elaborado. Além disso, ela traz uma série de benefícios para o ambiente em que são colocadas e para as pessoas que convivem nele.

A samambaia e metro tende a ocupar tanto as áreas externas quanto internas das casas, mas, como toda planta, ela requer certos cuidados para manter suas folhas sempre verdinhas e brilhantes, então é necessário ficar atento à quantidade de luz, rega e diversos outros cuidados essenciais com a planta. Quando os cuidados são seguidos da maneira correta, eles podem ajudar a manter a saúde da samambaia ou até recuperá-la, caso ela já esteja se deteriorando.

Manter os cuidados essenciais é imprescindível para que sua samambaia de metro não morra, por isso, separamos para você uma série de dicas importantes, confira!

Características da samambaia de metro

Folhas de samambaia de metro


Nome CientíficoPolypodium subauriculatum
Outros NomesPolipódio, samambaia-paulista, escadinha do céu, samambaia chorona
OrigemBrasil
PorteE25cm~3m
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoNão possui
ClimaTropical


A samambaia de metro é uma planta originária do Brasil, de clima tropical, cuja altura pode chegar a incríveis 3 metros. A planta tende a ser muito cultivada no país, sendo usada inclusive para a decoração de áreas internas, como a sala de estar de muitas casas.

Por ser uma planta de fácil cultivo, a samambaia de metro pode ser encontrada nas principais lojas de jardinagem do país e seu preço varia bastante, entre R$ 30 e R$ 160. Ela não precisa de grandes cuidados como outras plantas mais delicadas, mas é importante que o cultivo correto seja mantido.

Como plantar a samambaia de metro

Pá, vaso, terra e muda de samambaia

Plantar uma samambaia de metro é muito simples, basta ter o tipo de vaso correto, uma muda, terra adequada e algumas pedras. Veja abaixo um passo a passo:

Escolha um vaso para sua samambaia de metro

Antes de plantar a sua samambaia de metro, é necessário ter um bom vaso. Dê preferência a vasos de plástico, já que eles ajudam a planta a manter a umidade. O vaso deve ter pedras que facilitem a drenagem e evitem o acúmulo de água na planta.

Depois, basta adicionar terra rica em matéria orgânica, como adubo e cascas de ovo, cenoura e batata - isso ajuda a samambaia a crescer forte e saudável. Feito isso, basta incluir a muda da samambaia de metro no seu vaso. Vale lembrar que vasos maiores podem permitir que a planta cresça mais, assim, se você quer que ela chegue em uma boa altura, compre um maior.

Clima ideal para samambaia de metro

A samambaia de metro é uma planta de clima tropical e, por isso, não suporta temperaturas muito baixas ou muito altas. O clima ideal para a planta varia entre 15 e 21ºC, por isso, ela tende a ser uma boa opção para ambientes internos, onde a luz do Sol não esquenta demais. No entanto, é possível manter a samambaia de metro do lado de fora da casa, desde que em um local que não seja atingido diretamente pelos raios solares.

Solo ideal para samambaia de metro

O solo para o plantio e manutenção da samambaia de metro deve ser rico em matéria orgânica. Além do adubo, é recomendável adicionar algumas cascas de ovo, cenoura e batata, pois isso ajuda a planta a absorver os nutrientes necessários para o seu crescimento.

O solo deve ser o mais próximo possível do que costuma ser encontrado em florestas, então além da matéria orgânica é necessário que o vaso possa manter a umidade que a planta precisa. Evite deixar o solo seco demais, já que isso pode fazer com que a samambaia de metro se deteriore rapidamente. Caso o vaso não esteja dando conta, é necessário ficar atento à rega.

Iluminação para a samambaia de metro

As samambaias de metro devem ser mantidas em locais iluminados, mas onde a luz do Sol não as alcance diretamente. A dica é atentar-se sempre ao aspecto da folhagem da planta. Folhas amareladas ou secas indicam que a samambaia está exposta ao Sol em demasia.

Dessa forma, é recomendado posicionar a planta em um local que, embora iluminado, também tenha sombra. Ambientes com muito vento também devem ser evitados, já que a corrente de ar pode levar à evaporação da água na planta.

Como cuidar da sua samambaia de metro

Samambaia de metro e equipamentos de jardinagem

Além de um ambiente propício para o seu crescimento, a samambaia de metro precisa ser regada na frequência correta e ter bons substratos e adubos. O cuidado com a planta deve ser mantido sempre, já que, por ser uma planta de clima tropical, ela requer umidade constante para manter-se saudável. A seguir, confira dicas para o crescimento de sua samambaia de metro.

Rega da samambaia de metro

A frequência para a rega da samambaia de metro é de duas vezes por semana. Durante a rega, todo o substrato deve ser umidificado, mas jamais encharcado. Para manter a planta úmida, também é necessário borrifar água nas folhas ao menos uma vez por semana. As altas temperaturas no verão fazem com que a samambaia de metro precise de mais água, por isso, nessa época a rega deve ocorrer entre duas e três vezes por semana.

Poda da samambaia de metro

O período ideal de poda da samambaia de metro é um pouco antes da primavera, época na qual os brotos começam a nascer. No entanto, é possível - e até recomendado - cortar as folhas mortas da planta sempre que elas aparecerem. O corte deve ser feito bem perto da base da folha, perto do caule.

O material mais adequado para a poda da sua samambaia de metro é uma tesoura de jardinagem. Além das folhas mortas, é importante remover também aquelas que estejam infectadas por pequenos insetos, já que eles podem se espalhar pelo resto da planta.

Replantio da samambaia de metro

O replantio da samambaia de metro deve ser feito sempre que a planta estiver grande demais para o vaso em que ela foi colocada. É necessário evitar trocar o vaso por muitas vezes consecutivas, já que isso pode prejudicar o crescimento da sua samambaia.

Caso queira, é possível também retirar os brotos excedentes - quando ela já está muito grande - e colocar cada um deles em outro vaso. Isso pode ajudar a abrir espaço para a planta, sem precisar colocá-la em outro vaso.

Substratos e adubos para samambaia de metro

Um bom tipo de substrato para a samambaia de metro consiste na mistura de 50% de fibra de coco, 25% de terra e 25% de areia espessa. Outra mistura bastante usada divide-se em três partes: uma de terra vegetal, uma de terra de jardim e uma de húmus de minhoca.

Para o adubo, é possível usar fertilizantes específicos para a samambaia de metro. Seguindo as instruções do fabricante na embalagem, a possibilidade de cometer erros é muito pequena. Outros ingredientes interessantes são farinha de osso ou torta de mamona.

Controle de pragas e fungos

As samambaias de metro costumam ser infestadas por lagartas que comem as suas folhas, portanto é preciso ficar de olho para retirá-las sempre que apareçam. A calda de fumo é um ingrediente que pode ajudar a manter ácaros e pulgões longe da sua planta. No entanto, é necessário retirar as folhas que já estão contaminadas para que as pragas e fungos não se espalhem, matando a samambaia.

Para eliminar os pulgões e ácaros, é necessário usar inseticida. São várias opções disponíveis, que podem ser encontradas online ou em lojas de jardinagem.

Como recuperar a samambaia de metro?

Se a sua samambaia de metro está morrendo, é possível recuperá-la antes que ela seja perdida. O primeiro passo é incrementar o adubo com cascas de legumes, ovos e frutas. Borra de café também pode ser uma boa opção.

Verifique se a samambaia está muito exposta ao Sol. Caso esteja, mude-a imediatamente para a sombra. A samambaia de metro precisa de muita umidade, por isso, simular uma estufa ao envolvê-la em saco plástico pode ajudar - mas tome cuidado para não sufocá-la: o plástico não pode ser muito apertado!

Os melhores ambientes para a samambaia de metro

Existem vários ambientes onde a sua samambaia de metro pode ser mantida: varanda, sala de estar, corredor, jardim, quintal... são muitas opções. Veja a seguir os principais e decore a sua casa com a planta.

Samambaia de metro na varanda

Prédio com samambaias penduradas na varanda

Colocar a samambaia de metro na varanda pode deixar a sua casa muito mais bonita, principalmente se a planta estiver pendurada no teto e sustentada por um suporte de ferro.

Você também pode colocar a sua samambaia no chão ou até mesmo na parede, brincando com seu caimento e dando um charme extra ao ambiente. No entanto, é necessário tomar cuidado para que ela não tome Sol em demasia, o que pode ser fatal.

Samambaia de metro na sala de estar

Samambaia colocada sobre uma mesa lateral em sala de estar

A samambaia de metro costuma ser a queridinha da decoração na sala de estar. Isso porque a planta sobrevive muito bem em ambientes internos e deixa qualquer cômodo mais charmoso.

Se a sua sala for grande, vale colocar a planta na parede ou pendurá-la no teto, nos cantos do cômodo. Complemente a decoração com quadrinhos ou com um bom adesivo de parede, dando um ar mais moderno para a sua decoração.

Samambaia de metro no corredor e jardim

Jardim cheio de plantas com algumas samambaias

Outros lugares bem interessantes para manter a sua samambaia de metro são o corredor e o jardim da sua casa. Por ser uma planta de caimento bonito, a samambaia combina com corredores, principalmente quando posicionada na parede. Ela também pode complementar o seu jardim - e vale usar um suporte de madeira para sustentar o vaso.

A samambaia é uma planta bastante versátil, desde que não seja exposta a muita luz. Vale lembrar, porém, que ela não é uma planta que suporta ser mudada de lugar várias vezes.

Benefícios da samambaia de metro

Jovem mulher sorridente pegando vaso de samambaia de estante

Os benefícios da samambaia de metro aliados ao seu baixo preço fazem com que a planta seja a primeira opção de muitas pessoas. Abaixo, confira como a samambaia de metro pode melhorar a sua vida.

Purificação do ar

Algumas plantas são capazes de purificar o ar, embora sua eficácia em ambientes domésticos tenda a ser menor. No entanto, qualquer ajuda já é válida e, aliando-se à sua beleza, a samambaia também possui o benefício de ajudar a remover poluentes do ar.

Se você quer unir preço baixo, beleza e benefícios ao cultivar uma planta, com certeza a samambaia de metro pode ser uma boa opção. Deixá-la na varanda ou em um local próximo à janela da sala de estar pode contribuir para que certa melhoria no ar do cômodo seja sentida - em parte, é claro, devido à umidificação constante a que a planta deve ser submetida.

Limpeza das energias densas

Há quem acredite que plantas possam remover energias negativas do local onde estão. Se você faz parte desse grupo, saiba que ter uma samambaia de metro em casa também pode contribuir para deixar o ambiente mais leve.

A samambaia tem a fama de limpar energias negativas por conta de seu formato pontiagudo, que se assemelha a uma faca e pode "cortar" a inveja e o mau olhado. Além disso, cuidar de uma planta em casa e acompanhar seu desenvolvimento pode ser uma tarefa bastante terapêutica. Isso, por si só, já traz bastante alegria.

Fortalece os ossos

Você sabia que a samambaia também pode ter propriedades nutricionais? Elementos como vitamina A, vitamina C, proteína e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3) estão presentes em suas folhas.

Além disso, a planta também contém cálcio, potássio e manganês, o que pode ajudar a fortalecer os ossos. Quando consumida, ela pode evitar doenças como a osteoporose e a artrite. Essa, no entanto, não é a característica principal pela qual a samambaia é conhecida.

Previne a anemia

O poder nutricional da samambaia de metro também ajuda a prevenir a anemia. Isso se dá devido ao alto teor de cobre e ferro presente em suas folhas: cem gramas de samambaia equivalem a 7% do valor de consumo diário de ferro e 16% de cobre.

Seu consumo pode ajudar também a tratar a doença, além de prevenir o seu surgimento. Interessante, não é mesmo? Além de decorar o ambiente, a samambaia também pode melhorar a sua saúde em vários aspectos.

Evita doenças oculares

Se você achou que os benefícios listados acima já eram suficientes, enganou-se. Além do que já foi listado, a samambaia de metro também ajuda a prevenir doenças oculares. Isso porque a planta é rica em vitamina A, nutriente essencial para manter a boa saúde dos olhos. Cem gramas de samambaia oferecem incríveis 72% do valor nutricional diário de vitamina A. Seu consumo diário evita cegueira noturna e catarata.

Auxilia em problemas respiratórios

O cultivo da samambaia de metro também está relacionado à melhora nos sintomas de problemas respiratórios como asma e bronquite, eliminando a tosse seca (sintoma recorrente dessas doenças).

Seu consumo pode levar a uma melhora muito mais rápida nesses quadros, principalmente quando aliada a xaropes já usados. Se você é alérgico ou tem problemas respiratórios, pode considerar o cultivo dessa planta para fins que vão muito além de meros fatores estéticos.

Previne meningite

O último benefício que a samambaia de metro pode trazer para a sua saúde consiste na melhora de quadros de meningite. Consumir as folhas da samambaia pode ajudar a prevenir a infecção viral ou bacteriana que leva à doença.

No entanto, vale lembrar que a meningite é uma doença muito grave e, por isso, requer acompanhamento médico em casos de infecção. A planta ajuda a prevenir a doença, não a tratá-la. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar das samambaias de metro

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como plantar e cuidar da samambaia de metro, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive uma samambaia de metro em sua casa!

Grande samambaia de metro pendurada

A samambaia é uma planta muito fácil de ter em casa, além de deixar qualquer ambiente mais agradável e bonito. Agora que você já sabe como plantar, cultivar e cuidar de uma samambaia de metro - e conferiu várias curiosidades sobre a planta - que tal adquirir a sua e aproveitar todos os seus benefícios?

Cultivar plantas pode ser uma atividade que proporciona saúde e bem estar, além de estar associada à melhora de casos depressivos leves. Mesmo sem muito espaço em casa, é possível curtir cada etapa, da plantação ao crescimento dessa planta, isso porque ela pode chegar a 3 metros, mas mesmo assim pode ser pendurada na parede, economizando espaço. Comece já a cuidar da sua!

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se vale a pena comprar o Samsung Galaxy S23 Ultra? Neste artigo, conheça a ficha técnica do aparelho, vantagens, desvantagens para ver se é o ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos