Coqueiro de jardim: os tipos, como plantar, problemas e muito mais!

Coqueiro de jardim: os tipos, como plantar, problemas e muito mais!

Já pensou em ter um coqueiro na sua casa? Conheça os tipos de coqueiros, dicas de cultivo, como cultivá-los em vasos e as pragas que podem acometê-los!


Conheça mais sobre o coqueiro de jardim!

Palmeira de jardim

O Coqueiro é um dos tipos de planta que formam a família Arecaceae, sendo que outro membro popular dessa família é a Palmeira. Essas plantas são principalmente caracterizadas pelo seu caule cilíndrico e sem ramificações, e diferente do que muitos pensam, elas não são árvores pois devido a formação e estrutura do seu caule elas não produzem a madeira.

A principal diferença entre os membros dessa é família é o fato de que os coqueiros produzem fruto e as palmeiras não. Sendo essas plantas muito elegantes e fáceis de cuidar após plantadas são excelentes escolhas para quem deseja acrescentar um pouco de requinte ao quintal, na piscina, varanda ou jardim.

Elas combinam com diversos tipos de flores, vegetação e ambiente, proporcionam harmonia e acrescentam um ar tropical onde for plantada, e se você está pensando em montar um jardim bonito e relaxante, continue lendo este artigo pois apresentamos dicas de espécies, cultivo e muito mais que deixarão o seu jardim muito elegante. Confira!

Os principais tipos de coqueiro de jardim:

Os diferentes tipos de coqueiros e palmeiras possuem características únicas, permitindo que essas plantas agradem os mais diversos estilos e gostos. Veja a seguir as principais características das melhores espécies para cultivar no seu jardim.

Areca-bambu

Areca-bambu

Areca-bambu é mais conhecida como Palmeira de Jardim, mas seu nome científico é Dypsis Lutescens. Sua origem é de Madagascar e, embora seja uma planta muito popular, é uma espécie em extinção no seu habitat nativo.

Ela é uma planta de fácil crescimento, podendo chegar aos 12 metros de altura, mas não se preocupe, elas são plantas que suportam muito bem as aparas e assim, através da poda, podendo efetuar o controle do seu crescimento.

Leque

Leque

A Licuala, mais conhecida como Palmeira Leque, é famosa principalmente por suas folhas de cor verde brilhante, grandes, plissadas e com bordas dentadas, muito parecidas com um leque.

Ao todo existem 6 tipos de Licualas: Palmeira Leque Grande (Licuala grandis), Palmeira Leque Redonda (Licuala peltata), Palmeira Leque de Espinho (Licuala spinosa), Palmeira Leque do México (Washingtonia robusta), Palmeira Leque de Fiji (Pritchardia pacifica) e a Palmeira Leque da China (Livistona chinensis). Cada uma com características próprias e distintas.

Licuala grandis

Licuala grandis

A Licuala grandis, popularmente conhecida como Palmeira Leque Grande, quando comparada a outras Licualas, é a que possui a folhagem mais parecida com um leque, sendo suas folhas semicircular, com suas extremidades direcionadas para o seu caule replicando a abertura do leque. Sua origem vem da Oceania, sendo assim uma planta muito bem adaptada aos climas tropicais e úmidos.

Seu crescimento é lento, podendo a chegar aos 3 metros de altura, a menor dentre as Licualas, uma excelente opção para o seu jardim, mas se cultivada dentro de casa lembre-se de tomar cuidado para não a deixar muito exposta ao ar condicionado.

Ráfia

Ráfia

Outra boa opção para o jardim ou para ampliar a decoração dentro de casa é a Palmeira Ráfia. Sendo uma planta com origem chinesa, de beleza ornamental, de fácil cultivo e que se adequa muito bem em locais fechados essa planta recebe destaque nas decorações.

Ela é conhecida por atrair riqueza e sucesso onde é cultivada, motivo pelo qual é uma das mais escolhidas para decorar escritórios e empresas, além de necessitarem de poucos cuidados e ter o crescimento lento.

Palmeira-das-canárias

Phoenix canariensis

Mais conhecida como Palmeira-das-canárias, a Phoenix canariensis é uma planta de origem europeia, da Ilhas Canárias. Tendo como preferência climas tropicais e equatoriais, além de sua beleza única, ela é uma ótima opção de cultivo para o seu jardim. Seu tronco é robusto, com cerca de 90 centímetros de diâmetro, e suas folhas são longas e pinadas.

A Palmeira-das-canárias é facilmente encontrada em praças e jardins, sendo popular principalmente pelo seu tronco largo e relativamente curto quando comparado as suas folhas, mas engana-se quem pensa que esta é uma planta de porte pequeno, com o cuidado certo elas podem chegar aos 20 metros de altura.

Coqueiro

Coqueiro

O Coqueiro não poderia ficar de fora dessa lista. Uma das melhores opções para decorar jardins e canteiros, suas folhas são longas, podendo chegar aos 6 metros de comprimento com pinas de até 90 centímetros. Ela pode alcançar até 30 metros de altura e sua origem vem principalmente do sudeste da Ásia.

Além de acrescentar uma beleza única ao jardim, os coqueiros ainda possuem um delicioso fruto, apreciado em todo o mundo, principalmente nas praias tropicais do Brasil, o coco.

Coqueiro mini

Mini coqueiro

O Coqueiro mini, também conhecido como Coqueiro Anão, é um tipo de planta muito popular no litoral brasileiro. Podendo atingir cerca de 12 metros de altura, são significativamente menores que os coqueiros, além de serem mais frágeis também.

No Brasil existem 3 espécies de Coqueiro Mini e cada uma produz um tipo de coco diferente: o coco verde, o coco amarelo e o coco vermelho, menores que os frutos de outros coqueiros convencionais e mais arredondados.

Cuidados gerais com coqueiro de jardim:

Jardineira cuidando das plantas

Como já vimos, os coqueiros e as palmeiras possuem uma ampla variedade de espécies que agradam os mais variados gostos e, agora que você já sabe qual irá plantar em seu jardim, separamos dicas e cuidados para que a sua planta se desenvolva bem. Confira!

Temperatura e rega ideal para o coqueiro de jardim

Os coqueiros são plantas de regiões tropicais, de climas quentes. Sendo assim, o ideal é que sejam cultivados em locais com temperaturas elevadas, acima de 21°C. Ainda que algumas dessas plantas se adaptem bem aos ambientes fechados, o ideal é que sejam cultivadas em ambientes abertos e bem expostas ao sol.

Essas plantas são muito sensíveis as baixas temperaturas e caso você more em regiões frias, terá que tomar o cuidado de manter sua planta aquecida e longe das geadas do inverno. Em casos como esses, o melhor é cultivar essas plantas dentro de casa.

Por serem plantas que necessitam de bastante água, é recomendado regá-las todos os dias, evitando que que o solo fique encharcado, mas apenas proporcionando uma boa umidade. Também é indicado que seja feita, ao menos uma vez por semana, rega com água morna.

Preparo do solo para o coqueiro de jardim

Os coqueiros e as palmeiras não são tão exigentes quando falamos no solo ideal, são plantas que se desenvolvem em quase qualquer tipo de terreno. Mas, para que essas plantas possam ter o desenvolvimento mais eficiente, a drenagem e o tipo de solo são diferenciais a serem considerados.

A terra deve ser macia, fértil, permeável e com boa aeração, qualidades que proporcionarão mais eficiência na drenagem da água e filtragem dos nutrientes. Falando em nutrientes, o uso de matéria orgânica misturada ao solo é recomendado. A drenagem é um fator importante, ela vai impedir o acumulo de água desnecessária que, por vez, pode ocasionar o apodrecimento da raiz.

Iluminação ideal para o coqueiro de jardim

As plantas tropicais, além de calor, têm grande necessidade de luz, e o coqueiro não é diferente. É preferível que ele seja cultivado em local aberto, diretamente exposto aos raios de sol, recebendo luz e calor natural, além de suas vitaminas.

O ideal é que essa exposição seja de pelo menos 6 horas diárias. Caso isso não seja possível, devido a região onde está sendo cultivado ou pelo clima, o uso de luzes artificiais auxiliará no desenvolvimento da planta.

Os melhores adubos para o seu coqueiro de jardim

As palmeiras são plantas muito deficientes de nutrientes, principalmente de fósforo, nitrogênio e manganês, sendo assim, opte por fertilizantes que possuam em sua mistura esses nutrientes. Para os coqueiros, plantas que produzem o coco, deve acrescentar ao solo misturas ricas em potássio.

Também é recomendado o acréscimo de matéria orgânica, como esterco animal curtido, de seis em seis meses para fortificar a terra e a raiz.

Receitas caseiras de adubo para o coqueiro de jardim

O uso de borra de café como adubo já é muito popular, principalmente entre as donas de casa. Mas o que poucos sabem é que, além de proporcionar nutrientes que os coqueiros necessitam, como o nitrogênio, ela também é um ótimo repelente contra pragas. Você pode misturar a borra de café diretamente no solo ou diluir em água e aplicar com um borrifador sobre as folhas.

A casca de banana também é uma boa opção para adubar sua palmeira de jardim, ela é uma grande fonte de fósforo, potássio e minerais importantes para o enriquecimento do solo. Então pense bem antes de jogar elas no lixo da próxima vez.

O esterco curtido também é outra fonte muito rica em nutrientes, principalmente o nitrogênio, a fim de que este adubo natural não danifique as plantas. Em jardinagem, deixa-se as fezes animal ao tempo a fim de eliminar o excesso de nitrogênio e assim obter o esterco curtido.

Podando o coqueiro de jardim

Os coqueiros são plantas difíceis de controlar o crescimento através da poda, sendo assim, o ideal é que a poda seja evitada pois isso pode ser mais prejudicial do que apresentar benefícios. Mas se o desejo é ter uma espécime pequena, é melhor optar por plantas de menor porte quando adultas.

Todavia, em alguns casos cortar as folhas pela metade pode ajudar no desenvolvimento do seu coqueiro e de sua palmeira quando estes estão próximos de serem transplantados. Essa técnica reduz a evapotranspiração da planta, ajudando-a se manter devidamente hidratada. Entretanto, essa técnica é pouco utilizada em palmeiras.

As podas também podem feitas com a finalidade de remover mudas menores, mas isso pode descaracterizar determinadas espécies, perdendo suas principais características. Algumas pessoas ainda optam por podar o topo das plantas, o que é extremamente prejudicial e pode matar o seu coqueiro.

O ideal é que a poda seja feita apenas quando houver folhas secas, morta, doentes ou contaminadas com fungos, com a finalidade de evitar que determinadas doenças e pragas se espalhem para demais partes da planta.

Ciclo de vida do coqueiro de jardim

De modo geral, os coqueiros possuem um ciclo de vida perene. Sua frutificação inicia-se próximo aos 8-10 anos de cultivo, sendo que as variações anãs iniciam a frutificação mais cedo. A grande maioria apresenta o seu desenvolvimento de forma lenta, e de forma similar as palmeiras se desenvolvem, com algumas exceções como a Areca-bambu, que crescem mais rápido.

As fases iniciais do cultivo dessas plantas podem ser mais difíceis, principalmente quando ainda são apenas mudinhas, mas quando devidamente plantadas elas praticamente se desenvolvem sozinhas.

Como plantar um coqueiro em vaso:

Itens de jardinagem para plantar coqueiro

Já vimos que o coqueiro possui o cultivo relativamente simples quando plantado em um jardim, mas será que é tão simples assim cultivar essa planta em um vaso? Confira a seguir os cuidados e as dicas para cultivar o seu coqueiro dentro de um vaso.

Os melhores lugares dentro de casa para colocar seu coqueiro

Os coqueiros são excelentes itens de decoração e há harmonia de cores entre eles e os móveis, como o sofá e a estante. Podem gerar um ótimo vislumbre visual dentro da sua casa, por isso essas plantas se encaixam muito bem em cômodos como a sala de estar ou até mesmo na varanda, onde acrescentam um clima tropical ao ambiente.

Outra boa forma de decorar sua casa com essas plantas é usando-as como uma espécie de “refúgio” em seu escritório ou academia. Elas irão aliviar a tensão e a seriedade deixando o ambiente mais sereno. Mas se você tem alguma área de lazer elas também se encaixarão muito bem.

Cuidados especiais para cultivar coqueiros dentro de casa

Cultivar essas plantas dentro de casa requer cuidados que quando cultivadas em áreas externas não são tão necessários, e sem dúvidas a umidade do solo é o principal desses cuidados. Quando o cultivo é feito dentro de casa o cuidado deve ser dobrado em relação ao sistema de drenagem e a umidade do solo, isso para que não falte água para a planta, mas que ela também não fique encharcada.

Outro aspecto muito importante é a iluminação que sua planta irá receber dentro de casa: ela deve ficar em um local que receba o máximo possível de luz solar e, se necessário, deve-se até mesmo acrescentar luzes artificiais para suprir sua necessidade de luz e calor.

Um ponto que se deve ter cuidado é com a aparição de fungos e ácaros: essas pragas surgem principalmente quando essas plantas são cultivadas em ambientes internos. O uso da borra de café, como já citado no tópico "Dica de receita caseira de adubo para o coqueiro de jardim" irá ajudar a prevenir esses visitantes indesejados.

Vaso de barro ou plástico, qual o melhor?

De modo geral, os vasos de barro sempre são melhores opções quando comparados aos de plástico. Eles possuem maior permeabilidade auxiliando na drenagem, na retenção de nutrientes e fortificação do solo.

Mas você também pode optar pelo uso do xaxim. Mas calma! O xaxim feito com o caule da Pteridófita é proibido, todavia existem opções no mercado, como os de fibra de coco, que buscam replicar as suas características e são ótimas opções para cultivar suas plantas.

Principais problemas que o coqueiro de jardim pode ter e como cuidar

Folha com praga

Agora que você já sabe qual tipo de coqueiro ou palmeira escolher para o seu jardim e os cuidados para o seu plantio, destacamos alguns aspectos que você deve ficar atento em relação a saúde da sua plantinha. Confira a seguir!

Folhas amarelas e queimadas

A mudança de cores nas folhas pode indicar vários problemas: má nutrição, falta ou excesso de água, falta de luminosidade ou temperaturas excessivamente baixas. A identificação da causa das folhas amareladas ou queimadas é o primeiro passo para o seu trato.

Após essa identificação, será necessário replanejar o período de fertilização, o intervalo e quantidade das regas, o local de plantio ou a temperatura que a planta está exposta.

Manchas foliares

As manchas foliares são sintomas de uma grave doença em seu coqueiro ou sua palmeira. Elas aparecem nas folhas e iniciam pequenas, de formato elíptico, com cor marrom no centro e amareladas em sua volta. Outros sintomas que aparecem junto são: queda das folhas e dos frutos prematuramente.

Não há estudo de cultivares nem tratamento que apresentem resistência eficaz contra essa doença, por isso o ideal é que seja feito um ótimo controle das ervas daninhas próximas a sua planta e se necessário o uso de antibióticos pode proporcionar alguma melhorar, mas sua eficácia é baixa. De qualquer forma, o melhor a ser feito é cortar as folhas contaminadas a fim de proteger o restante da planta.

Anel vermelho

Essa é outra doença extremamente prejudicial ao seu coqueiro, podendo levá-lo a morte em alguns meses. Ela é mais comum em espécimes jovens, entre 3 e 7 anos, e geralmente mata a planta após 4 meses.

Os principais sintomas são: queda prematura dos frutos, inflorescência murcha, amarelecimento e queda das folhas e, quando feito um corte em determinada parte de seu caule, observa-se um círculo avermelhado ou cor de tijolo.

Não há um tratamento realmente efetivo contra essa doença, o ideal é a prevenção do surgimento dos agentes responsáveis por ela, que são algumas espécies de besouros.

Outras pragas e doenças

Durante todo o ciclo de vida dos coqueiros e das palmeiras, outras pragas e doenças podem surgi: fungos, ácaros, bactérias etc. Mas seguindo os cuidados já citados anteriormente e nutrindo sua planta adequadamente será suficiente para prevenir o surgimento delas.

Quando necessário, a poda deverá ser usada para impedir que doenças ou fungos se espalhem para outras partes da planta. Técnicas de replantio também podem ser usadas a fim de obter um terreno limpo e adequado.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do coqueiro de jardim

Neste artigo apresentamos os tipos, como cuidar, problemas e muito mais sobre o coqueiro de jardim, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Aproveite as dicas e cultive um coqueiro de jardim!

Mini coqueiro em vaso

Como você viu, os coqueiros e as palmeiras são excelentes opções para decorar o seu jardim ou até mesmo o interior da sua casa, com vários tipos e espécies diferentes. Uma delas com certeza vai se encaixar nos mais variados gostos!

Além disso, também trouxemos dicas que ajudam a escolher o local ideal para o cultivo, bem como as melhores técnicas que farão a sua planta crescer forte e saudável e dicas de como prevenir e tratar as doenças e pragas mais comuns para esse tipo de planta.

Aproveite essas dicas para beber aquela água de coco diretamente colhido do seu jardim!

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se vale a pena comprar o Samsung Galaxy S23 Ultra? Neste artigo, conheça a ficha técnica do aparelho, vantagens, desvantagens para ver se é o ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos