Peixe gato: como pescar, características das espécies e muito mais!

Peixe gato: como pescar, características das espécies e muito mais!

Quer saber mais sobre os principais tipos de peixe gato, suas características e técnicas para pescá-lo? Veja aqui!


Já ouviu falar em peixe gato?

Peixe-gato amarelo com cabeça comprida e manchas pelo corpo

O nome popular Peixe Gato se refere a uma ordem de peixes pertencente à classe conhecida como Actinopterygii. Também fazem parte da mesma classe outros peixes, como os bagres, e outros animais que vivem em habitats como os mares, as lagoas e os rios.

Um ponto interessante sobre esses animais é que a denominação de peixe gato se aplica a várias espécies que fazem parte de uma mesma classe. Sendo assim, estes animais são separados pelas suas características próprias e por detalhes como o comportamento e os locais onde são encontrados com maior frequência.

Para entender um pouco mais a respeito dessa espécie, veja a seguir alguns aspectos dos principais exemplares de peixe gato disponíveis na natureza.

Principais tipos de peixe gato

Existem mais de 2 mil espécie de peixe gato catalogadas e estes animais podem variar muito quanto ao seu tamanho. O nome dedicado foi atribuído à espécie devido aos barbilhões, que se parecem com os bigodes dos gato.

Conheça mais a respeito de algumas das principais espécies de peixe gato logo abaixo!

Ictalurus punctatus

Peixe-gato Ictalurus punctatus sobre deck de madeira

Os Ictalurus punctautus são originários de locais como o Mississippi, nos Estados Unidos. São conhecidos como peixe-gato-do-canal ou bagre-americano, devido a sua origem, e é uma das espécies de bagre mais comuns no país. Anualmente, a região na qual o peixe é encontrado recebe mais de 8 milhões de pescadores.

Devido ao seu crescimento em larga escala, a espécie de peixe se tornou rapidamente muito benéfica para a manutenção da aquicultura dos Estados Unidos e vem gerando um impacto muito positivo nesse setor.

Amissidens haines

Amissidens haines

Outra espécie conhecida do peixe-gato é o Amissidens Haines, que também pode ser encontrado pelo nome de bagre-Ridged. Este peixe chega a crescer até cerca de 30cm no total e possui uma cor acinzentada escura, bem como alguns tons de roxo ao longo de seu corpo.

Ainda sobre a aparência, o bagre-Ridged conta com lábios carnudos mas uma boca bastante pequena em forma de triângulo. Os conhecidos bigodes que dão o nome popular ao peixe costumam ser menores que as demais espécies e bem mais finos. As suas barbatanas são formadas por pequenos espinhos de aparência muito fina e longa.

Franciscodoras marmoratus

Franciscodoras marmoratus

A espécie Franciscodoras marmoratus conta com alguns nomes populares ao redor do Brasil e pode ser chamada também de serrudo, gongó, cumbaca, azarento e helicóptero, a depender da região. Entretanto, um dos nomes mais populares é serrudo, que está ligado ao barulho de serra feito pelo animal.

Vale citar que a espécie faz parte da família Doradidae e é encontrada nas regiões banhadas pelo rio São Francisco. O peixe consegue sobreviver fora da água por cerca de 1h e, mesmo não sendo um animal muito grande em geral, é usado para o preparo de alguns pratos, principalmente caldos.

Malapterurus electricus

O Malapterurus electricus é conhecido por ser um peixe gato que conta com seis bigodes e apenas uma barbatana, localizada em seu dorso e através da barbatana caudal, que conta com uma cor castanha ou acinzentada. Essa é uma das maiores espécies de peixe gato e pode atingir cerca de 1,2 metros e o seu peso pode chegar até mesmo a 23kg.

Além do seu tamanho diferenciado, o Malapterurus electricus leva esse nome porque possui a capacidade de gerar e controlar uma descarga elétrica que pode atingir 450 volts.

Plotosus lineatus

Os Plotosus lineatus também fazem parte das famílias de peixes gato, especificamente a Plotosidae. Em geral, esses peixes atingem um comprimento máximo de 30 a 32 cm e possuem uma cor castanha, além de possuírem faixas mais claras ao longo do seu corpo.

Uma característica curiosa dessa espécie é que os peixes possuem barbatanas bastante específicas. Isso porque a caudal, segunda dorsal e anal aparecem fundidas, como sem fossem uma única barbatana. Quanto aos seus barbilhões, algo comum nesses animais, a espécie conta com quatro, que estão localizados na mandíbula inferior e outros quatro que ficam na superior.

Como pescar o peixe gato

Homem retirando peixe-gato de rede de pesca

A pesca de peixe gato é comum no mundo. Entretanto, é preciso alguns cuidados, como identificar os locais de cada espécie para que seja possível utilizar iscas e procedimentos condizentes com cada espécie. A distribuição ocorre ao redor do globo, exceto na Antártida. Leia a seguir para saber mais sobre como pescá-lo!

Busque o lugar ideal para a pesca

O primeiro ponto a ser destacado é a identificação do local de acordo com a espécie. Por exemplo, o Ictalurus punctatus é comumente encontrado em regiões da América do Norte, podendo ser visto nos EUA, México e em algumas regiões do Canadá.

Sendo assim, para a pesca dessa espécie é necessário se deslocar para os locais destacados e o mesmo deve ser feito com outras tantas de peixe gato que existem e já foram catalogadas quanto aos seus habitats naturais.

Utilize os equipamentos corretos

Para uma boa pesca, alguns equipamentos serão essenciais no processo. Assim, para a pesca de peixe gato é necessário que o pescador utilize de uma vara média pesada, com cerca de 1 a 2 metros de comprimento, altamente resistente e que conte com um carretel capaz de suportar linhas mais grossas e fortes.

Outra ferramenta muito importante para a pesca de peixe gato é o gabarito. É necessário adicioná-lo ao final da linha com o intuito de favorecer a atração do peixe porque ele chamará a sua atenção. O gabarito garante mais peso e pode levar a isca a locais profundos.

Teste diferentes tipos de iscas

É importante citar que as iscas para atrair o peixe gato precisam ser testadas de acordo com as espécies. Porém, existem alguns pontos em comum que podem facilitar a vida do pescador. Como os peixes-gato normalmente fazem outros peixes menores de presa, esta é uma opção que poderá ser usada ao seu favor.

Além disso, outro tipo de isca muito comum de ser usado com os peixes-gato são larvas vivas, que podem ser usadas para atrair a atenção desses animais. Mas, caso o pescador utilize peixes cortados, é comum que as iscas façam mais efeito em águas com pouca correnteza.

Teste diferentes tipos de boias

Um dos equipamentos mais tradicionais para pescar são as boias, que estão disponíveis em vários tamanhos e formatos distintos. Como os peixes-gato possuem tamanhos diferenciados, também é preciso avaliar o tipo específico que você está em busca para escolher a boia correta e tornar a pesca mais fácil.

Portanto, vale pontuar que é preciso fazer um teste com todos os tipos disponíveis que se enquadram melhor no tamanho do peixe em questão. O objetivo disso é avaliar qual dos modelos melhor se aplica e pode te beneficiar, garantindo uma pesca muito mais eficiente.

Saiba as melhores técnicas

Com os equipamentos organizados e adequados para a pesca, é preciso que os pescadores também adotem algumas medidas técnicas que podem lhes beneficiar ao longo do processo. Então, uma parte importante é avaliar como a isca pode ser jogada na água de uma modo eficaz, chamando a atenção dos peixes-gato.

Vale ressaltar que uma boa forma de colocar a isca e garantir que ela afunde no local desejado é utilizando o gabarito para que ele faça o peso necessário para que a isca e a vara não estiverem se movimentando excessivamente. Caso elas se movam muito, isso pode acabar prejudicando

Utilize luvas e botas

O uso de bons equipamentos de proteção também se faz extremamente necessário. É sempre bom ressaltar que as luvas e as botas devem ser usadas para proteção do pescador. Isso acontece porque os peixes gato contam com bigodes e eles podem acabar machucando.

Outro fator importante a se destacar é que as barbatanas também oferecem perigo. Nesse sentido, a dorsal e a peitoral de algumas espécies de peixe-gato contam com espinhos que podem ser muito afiados e são capazes de perfurar as mãos ou outras partes do corpo. Isso, inclusive, é utilizado pelos peixes como mecanismo de defesa.

Melhor época para pescar o peixe gato

A melhor época para pescar certamente é o verão. Esse é o momento no qual os pescadores acabam tendo maior sucesso. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, essa estação não é o único período do ano que o peixe-gato é visto e em outras épocas também é possível encontrá-lo.

Como se trata de um peixe que pode ser visto em várias regiões a depender da espécie, o peixe gato pode ser encontrado em várias épocas do ano e é comum até mesmo que em alguns locais do mundo esse peixe seja pescado em áreas com gelo, por exemplo.

Melhores horários para pescar

A maioria das pessoas acredita que o melhor horário para se pescar o peixe gato é à noite. Por mais que seja um momento mais silencioso e favorável, também é plenamente possível capturar esses peixes em pescarias ao longo do dia. Mas, vale citar que tudo depende da espécie procurada e do local de pesca.

Algumas espécies de peixe gato são mais noturnas. Portanto, possuem atividade ao longo da noite, o que faz com que seja mais interessante investir na sua pesca nesse horário. Outras possuem maior atividade ao longo do dia, período no qual costumam procurar por alimentos.

Cuidado ao ser cutucado pelo peixe gato

Como os peixes gato possuem barbatanas e os bigodes, é possível que durante uma pescaria o pescador acabe se machucando caso não tome os devidos cuidados ou mesmo em situações acidentais que podem surgir em qualquer atividade ao ar livre.

Vale pontuar que algumas espécies de peixe gato contam com um veneno leve, mas que pode causar alterações na pele caso ela seja perfurada, como inchaços e irritações. Dessa forma, caso você acabe sendo perfurado pelo peixe, algumas atitudes essenciais são aplicar antisséptico na ferida e cobrir o local com um curativo limpo.

Características do peixe gato

Pequeno peixe-gato em aquário

Caso você esteja considerando investir na pescaria do peixe-gato, existem alguns pontos que precisam ser destacados, de forma que seja possível compreender o que deve ou não ser feito com os animais. Além disso, vale lembrar que existem determinações e regras a serem seguidas. Veja mais detalhes sobre isso a seguir.

Diferenças entre macho e fêmea

As diferenças entre os machos e as fêmeas dessa espécie são muito importantes por vários fatores. Mas, o primeiro é o fato de que em alguns locais a pesca das fêmeas não é permitida e conhecer o que difere esses animais é importante para evitar problemas.

Logo, o peixe gato macho possui alguns aspectos diferentes. Assim, eles são menores, possuem barbatanas muito mais longas e brilhantes, são mais estreitos na região da barriga do que as fêmeas (porque elas precisam de mais espaço para carregar os ovos). Por fim, vale citar que os machos possuem a cabeça um pouco maior.

Onde encontrar o peixe gato

O peixe gato pode ser encontrado em várias regiões do mundo, como nos Estados Unidos. Nesse país, algumas espécies específicas aparecem de forma mais abundante em locais como o Mississippi e Ohio, por exemplo.

Entretanto, algumas outras espécies são mais comuns em locais como a Austrália. Por fim, existem outras espécies de peixe gato que são amplamente difundidas pela América do Sul. Dessa forma, o animal pode ser encontrado em diversos locais do mundo e cada uma das espécies se adaptou devido às condições climáticas e a outros aspectos da região, garantindo a sua sobrevivência e a perpetuação da espécie.

Profundidade e temperatura

Aspectos como a profundidade, a temperatura e o tempo podem simplificar muito a busca pelo peixe gato. Independente do local em que você decida buscar este peixe, é necessário que se avalie a respeito da profundidade, visto que ela não deve ser superior a de 10 a 20 pés.

Além disso, condições como a temperatura da água e da região também são importantes. É comum que os peixes apareçam em temperaturas mais quentes, mas eles também podem ser vistos em locais frios, visto que isso varia de espécie para espécie. Podem ser pescados a qualquer hora, mas a noite é mais favorável.

Alimentação do peixe gato

É interessante destacar que os peixes gato normalmente agem como predadores na natureza. Sendo assim, eles acabam por se alimentar de outros peixes menores, entre os quais é possível citar os lagostins. Além disso, as lesmas e minhocas também fazem parte da alimentação natural dessa espécie em habitat natural.

Entretanto, vale pontuar que caso os peixes-gato sejam criados em aquário eles podem ser alimentado com rações preparadas especificamente para as suas necessidades. Logo, elas contam com os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Outra opção para a sua alimentação em cativeiro é a inserção algumas algas como forma de suplementação.

Tamanhos que podem alcançar

As espécies de peixe gato variam muito quanto ao seu tamanho e peso. Dessa forma, é possível encontrar algumas que medem apenas centímetros enquanto outras podem atingir mais que um metro de comprimento, representando uma variação bastante ampla para uma mesma espécie.

De encontro a isso, vale citar que espécies como o Plotosus lineatus atingem no máximo 32cm. Por outro lado, existem outras como o Malapterurus electricus que podem atingir cerca de 1,2m. Também é válido ressaltar que existem outras espécies, como o peixe-gato-gigante, que pode chegar até a 5,5m de comprimento.

Apelidos do peixe gato

Algumas espécies de peixe gato contam com mais apelidos do que o geral, que lhe foi dado justamente pela semelhança dos seus bigodes com os de um gato. No Brasil, alguns nomes usados para espécies distintas de peixe gato são azarento, serrudo, gongó, cumbaca, bagres, peixe gato invertido, lixeiro e outros.

É possível afirmar que os apelidos, em geral, revelam algo a respeito das atitudes desses animais. Logo, no caso do lixeiro, se refere ao fato de que o peixe gato pode realizar a limpeza de fundos de aquário sugando os restos de comida e os resíduos depositados no local.

Aproveite as dicas e pesque o peixe gato!

Peixe-gato em aquário

Uma vez que agora você conhece um pouco mais a respeito dos peixes gato, assim como dos locais onde podem ser encontrados, da forma como podem ser capturados, entre outros detalhes a respeito das características de cada espécie, é possível participar de uma pescaria que seja satisfatória e prazerosa.

Assim, no final de todo este processo o pescador pode se sentir feliz e realizado porque será possível conseguir pescar o peixe gato dos seus sonhos. Portanto, aproveite as dicas e os detalhes recém conhecidos a respeito dessa espécie fantástica de peixes e comece a planejar a sua próxima pescaria para um local onde estes animais são encontrados em maior abundância.

Autor deste artigo

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos