Você conhece os tipos de nados?
A natação é um dos esportes mais eficientes e completos para praticar, são usados todos os músculos do corpo durante a prática é um ótimo modo para cuidar da saúde e manter a forma. Além dos muitos benefícios que oferece para o seu corpo, o exercício também é muito divertido, aconselhado para todas as idades.
Há registros desse esporte de 2500 a.C, portanto é uma prática muito antiga, estando presente deste a primeira Olimpíada em 1896 e evoluindo cada vez mais ao longo dos anos. Seus riscos de lesões são bem pequenos, pois a água costuma amortecer os impactos.
Considerando a posição de seu corpo e o movimento de braços e pernas, existem vários tipos de nados esportivos na natação. Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles e seus benefícios.
Os tipos de nados e suas técnicas:
A natação é muito recomendada para fortalecer o seu físico, mas isso vai depender muito dos quais tipos de nados que são praticados. Cada tipo trabalha com um grupo muscular específico, tendo benefícios diferentes. Porém, como todos os outros esportes, possui dificuldades e desafios.
Ainda que alguns métodos sejam mais fáceis que os outros, cada um exige conhecer as suas técnicas apuradas. Veja a seguir todos os diferentes tipos de nado.
■Nado Front crawl
O nado crawl é também conhecido como nado livre, é o mais popular entre todos, mais fácil de praticar e o mais conhecido. O nadador se posiciona com a parte da frente de seu corpo virada para o fundo da piscina, suas pernas ficam esticadas e os pés se movimentam com pequenos golpes, sempre alternando entre esquerda e direita rapidamente.
Os movimentos dos braços são alternados, funcionam como se fossem um remo, flexionados e puxando a água para garantir o avanço pela piscina. As pernas servem para garantir o equilíbrio e a hora da respiração é a cada braçada, girando a cabeça para fora da água. Os músculos mais exigidos para essa técnica são bíceps, os tríceps de ambos os braços, peitoral, coxas e os músculos anteriores da perna.
■Nado de Costas
O nado de costas também é bem simples, sendo um pouco semelhante com a do nado livre, os movimentos das pernas e dos pés é o mesmo. No entanto, nesse tipo, o nadador fica com o abdômen voltado para o lado de fora da água por todo o percurso e os braços ficam esticados, movendo-se alternadamente até o quadril, empurrando a água e avançando com o corpo na direção contrária.
Os músculos mais usados são as panturrilhas, os posteriores das coxas, glúteos, tríceps dos braços e os músculos dorsais, assim como o trapézio, que fazem parte da região do ombro. É uma técnica incrível para melhorar a postura, mas no começo, esse tipo de nado pode ser bem difícil. Há pessoas que não tem muita facilidade para flutuar e pode vir a entrar água na boca e no nariz.
■Nado de Bruços
O nado de peito é um dos mais difíceis de executar, sendo também o mais lento. O nadador precisa ficar com o corpo e os braços estendidos, as palmas da mão ficam do lado de fora e o rosto emergido dentro da água. As pernas permanecem junto ao corpo com os joelhos dobrados e bem abertos, ao mesmo tempo, os braços se abrem e retraem na altura do peito.
Logo depois, as pernas são empurradas para traz, impulsionando o nadador em um movimento semelhante a uma rã. Enquanto isso, os braços são alongados para a frente. A respiração é feita no fim da puxada do braço, na hora que ergue a cabeça para fora da água.
Os músculos exigidos são os adutores, os músculos anteriores da coxa, os bíceps dos braços e o peitoral completo. Necessita de muita coordenação motora, já que os movimentos precisam ser muito bem sincronizados.
■Nado Borboleta
O nado borboleta é o mais complicado de ser executado por ser muito pesado. Precisa de muita força para empurrar a água e, simultaneamente, é necessário ser flexível para conseguir encarar a resistência dela. O nadador fica com a barriga virada para o fundo da piscina, as pernas fazem movimentos de ondas com as duas bem juntas e alongadas, mas sem bater os pés.
Os braços são trazidos para a frente junto com a água e em seguida são levados para trás, até a altura da cintura. O momento da respiração deve ser feito a cada duas ou cinco braçadas. Os músculos mais usados são os glúteos, os dorsais, peitorais, os bíceps dos braços e trapézio.
A dificuldade dessa técnica são os movimentos que o corpo não é habituado em fazer. Com os homens, o movimento dos quadris é o mais difícil, já para as mulheres, é preciso ter mais força nos braços.
■Nado Sidestroke
O nado sidestroke é chamado assim porque o nadador fica de lado em um movimento assimétrico do braço e da perna. Essa técnica faz com que aumente a resistência, pois em vez de trabalhar as pernas e os braços ao mesmo tempo e da mesma maneira, esse tipo usa os membros simultaneamente, mas diferente.
As pernas fazem um movimento de tesoura auxiliando os braços e tendo um impulso maior, já as mãos funcionam como remos. Se o nadador estiver cansado ele pode virar e usar o outro lado, essa mudança ajuda os outros músculos a se recuperar. Esse tipo de nado é frequentemente utilizado por bombeiros em casos de salvamento aquático e resgate.
■Nado Elementary backstroke
O nado de costas elementar é um dos mais relaxantes, já que não é necessário muito esforço. Os movimentos dessa técnica são bem leves, tal como nas pernas e nos braços. Além disso, não pede nenhuma estratégia relacionada a respiração ou movimentos. O nadador fica com a cabeça livre, fora da água, podendo ser útil em uma situação em que deseja uma respiração mais confortável.
Costuma ser muito utilizado em casos de salvamentos ou recuperação, também sendo uma ótima opção para quem está iniciando no esporte. Para realizar essa técnica, o nadador precisa boiar de costas, usando os braços para impulsionar a água e movimentar a parte inferior do corpo, assim como a pernada investida no nado de bruços.
■Nado Combat sidestroke
O nado lateral de combate é uma variação mais atualizada do nado lateral, sendo muito relaxante e eficiente. Essa técnica é uma mistura do nado de bruços, sidestroke e front crawl, onde permite que o nadador nade com mais habilidade e reduz o perfil do corpo na água, na intenção de ser menos possível dele ser visto durante as operações de combate.
É possível ser usado com ou sem as nadadeiras, porém, a diferença é que com as nadadeiras as pernas do nadador sempre irão bater em uma batida normal, sem utilizar o movimento de chute de tesoura.
■Nado Trudgen
O nado Trudgen foi desenvolvido por um nadador inglês chamado John Trudgen, em 1873. Essa técnica corresponde com rotações laterais do corpo, mantendo a movimentação dos dois braços sobre a água como a essencial fonte de deslocamento.
Esse nado foi batizado de Trugden em homenagem ao nadador, conhecido também como “over-arm-stroke”, e foi aprimorada depois pelo australiano Richard Cavill, e em seguida, se transformou no que conhecemos hoje como nado crawl ou nado livre.
Benefícios da natação
A natação é ótima para a saúde física e mental, uma excelente opção para quem tem algumas restrições como obesidade, osteoporose, hipertensão e pessoas que não devem fazer atividades de impactos. A prática da natação diminui consideravelmente muitos sintomas dessas doenças e as vezes podem até deixar de existir. Veremos agora todos os seus benefícios e curiosidades.
■Ajuda seu sistema cardiovascular
Os movimentos corporais utilizados na natação como no tronco, pernas e braços acabam se relacionando ao trabalho respiratório na água, fortalecendo a musculatura cardíaca e eliminando a gordura que existe envolta do coração.
Isso torna o órgão vital bem mais forte, reduzindo a existência das doenças cardiovasculares, visto que acontece um aumento na capacidade de bombear o sangue através do corpo, e por causa da pressão da água, estimula também a circulação sanguínea.
■É um esporte de pouco impacto
A natação é uma prática de muito pouco impacto por ser praticada na água, assim permitindo que as articulações acompanhem o desenvolvimento dos músculos, pois os maiores e mais fortes músculos requerem tendões e ligamentos muito bem resistentes, lubrificados e ágeis. Por causa disso, acontece um alívio das dores causadas por artrose e fibromialgia, já que a natação costuma deixar as articulações soltas e flexíveis.
Em razão do pouco impacto, é o esporte mais recomendado para os idosos e pessoas que sofrem de doenças nas articulações, como a artrite, por exemplo.
■Reduz o estresse
A natação é um exercício que proporciona prazer e bem-estar, visto que o esporte melhora muito a satisfação e o humor. Além de tudo, aumenta a memória e a capacidade de raciocínio, já que aprimora a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue.
A razão desse sentimento de felicidade acontece devido a liberação de endorfina no sistema nervoso central, onde fornece um efeito analgésico e calmante por todo o corpo. A prática também gera o aumento da produção de serotonina, dopamina e norepinefrina, ajudando a controlar os níveis de estresse e ansiedade.
■Melhora seu sono
A natação é um esporte que ajuda muito para combater a insônia e dormir melhor, assim como a hidroginástica. Por ser capaz de controlar o ritmo da respiração e a ansiedade, as noites com certeza se tornam mais calmas e reconfortantes, provavelmente atingindo um sono bem profundo e revigorante.
Uma das necessidades básicas do nosso corpo é dormir, sem um descanso completo e apropriado somos menos produtivos, criativos e até o nosso humor acaba sofrendo as consequências.
■Auxilia na perda de peso
Um dos melhores modos de controlar o peso e queimar calorias é a natação, pois como é um exercício feito dentro da água os músculos são levados a exercer um grande esforço, aumentando o gasto de calorias. No entanto, como em qualquer esporte, a perca de peso na natação depende muito da frequência e a intensidade da prática, e o emagrecimento também está ligado a uma alimentação equilibrada e saudável.
■Trabalha o sistema respiratório
Como a prática da natação ocorre em um ambiente úmido, ela ajuda muito a prevenir e diminuir os sintomas de doenças como bronquite e asma. Por ser um esporte que fortalece os músculos torácicos, acaba melhorando a respiração e a capacidade aeróbica.
Além disso, aumenta a elasticidade e o volume dos pulmões, pois os constantes exercícios de respiração são capazes de ampliar a sua capacidade de absorver oxigênio e oxigenar melhor o sangue.
■Melhora seu humor
A natação resulta em um conjunto de relaxantes ótimos para a saúde mental, liberando sensações de liberdade, segurança e independência. A liberação da serotonina, em níveis bem elevados, costuma reduzir a depressão e a ansiedade, também melhorando o humor.
É um esporte meditativo, onde aprimora sua função cerebral através de um processo de formação de novos neurônios no cérebro, chamado de neuro gênese. Quando o seu corpo está na água o seu humor é rapidamente elevado por causa da temperatura, melhorando sintomas da depressão e cansaço.
■Regula o açúcar no sangue
Os exercícios aeróbios da natação ajudam a diminuir os índices de diabetes, equilibra os níveis de colesterol no organismo e aumenta o nível do HDL, conhecido como o colesterol bom. Mais do que isso, a prática também mantém as artérias saudáveis e renovadas.
Um treino pesado desse esporte consegue queimar até 700kcal, reduzindo cerca de 10% do risco de adquirir diabetes do tipo 2. Por razão disso, é um exercício bem importante para pessoas que sofrem de diabetes, pois controlam os níveis de açúcar em seu sangue.
Existem muitos tipos de nados!
A natação é um esporte que traz muitos benefícios para o seu corpo e a sua mente, indicados para todas as idades que desejam manter uma vida saudável ou reduzir os sintomas de determinadas doenças. Há diversos tipos de nados, estilos e modalidades, cada uma exigindo um esforço diferente de seus músculos. Apesar de possíveis dificuldades, vale a pena experimentar algumas delas.
Com o passar do tempo o corpo se habitua com as dificuldades das técnicas apresentadas e você se torna um excelente nadador. Mantem a saúde do seu corpo e e da sua mente com essa prática simples, mas completa.
Agora que você conheceu os diferentes tipos de nados que tal se aventurar e começar a praticar algum? Aproveite as dicas e melhore sua natação!
Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.