Como fazer bonsai: cuidados, dicas de espécies, estilos e mais!

Como fazer bonsai: cuidados, dicas de espécies, estilos e mais!

O bonsai é uma arte milenar que envolve a miniaturização de árvores e recriação da natureza. Confira aqui como fazer um, dicas de cuidados e estilos de bonsai!


Como fazer bonsai: uma miniatura de árvore como decoração

Bonsai com flores vermelhas

Considerado uma forma de arte, o bonsai diz respeito a um conjunto de técnicas que permite a criação de plantas em miniatura. Originária do Japão, a palavra “bonsai” significa “árvore plantada em bandeja”, e a arte está no fato dessas plantas em miniatura representarem a natureza como um todo, remetendo as tradições zen-budistas. O bonsai permite a recriação de diversos ambientes e utiliza de diversas técnicas para a manipulação das plantas.

Cada vez mais populares, os bonsais são admiráveis peças ornamentais, capazes de embelezar qualquer ambiente. O bonsai é ideal para aqueles que não possuem muito espaço disponível para a criação de árvores. Se você se interessa em saber mais sobre como cuidar de bonsais, quais plantas são ideais para a realização da técnica e quais estilos de bonsai existem, confira todas essas informações e mais no artigo abaixo.

Como fazer e cuidar de um bonsai:

Homem cuidando de bonsai

Primeiramente, vamos apresentar aqui alguns dos cuidados mais importantes para a manutenção de seu bonsai, garantindo assim que sua beleza e longevidade sejam aproveitadas ao máximo. Aproveite essas dicas!

Materiais

A criação de um bonsai do zero pode ser uma experiência muito interessante e recompensadora, especialmente ao ver os resultados de seu trabalho. Sendo assim, caso sua intenção seja cultivar um bonsai, há alguns materiais necessários para iniciar a criação de sua mini árvore.

Inicialmente, você irá precisar da planta que será cultivada, um recipiente raso onde a planta possa se instalar, o substrato e uma tela de drenagem para colocar no fundo do recipiente. Quando a planta já estiver devidamente instalada, serão necessárias tesouras de poda e arames, para fazer o treinamento da planta, além do adubo e substratos que devem ser reaplicados regularmente.

Vaso para bonsai

Para que o bonsai se desenvolva da forma correta, é necessário escolher um vaso adequado. De uma forma geral, os bonsais são cultivados em vasos rasos, com forma de bandeja, tradicionalmente feito de cerâmica.

Se você está treinando sua planta, o vaso deve ter dimensões maiores, para que a planta possa acomodar suas raízes de forma mais confortável. Entretanto, se sua árvore já está treinada, o vaso pode ser menor, com aproximadamente dois terços da altura da árvore.

Drenagem do vaso

A drenagem do vaso é muito importante para que seu bonsai não acumule água e acabe morrendo por conta do apodrecimento das raízes. O vaso deve possuir buracos para que a água possa escorrer naturalmente.

Uma boa opção é colocar uma tela de drenagem no fundo do vaso antes de plantar a árvore. A tela irá impedir que terra e sujeira saiam pelos buracos de drenagem do vaso. Além disso, é importante escolher um substrato que tenha uma boa capacidade de drenagem para evitar o acúmulo da água.

Substrato ideal para bonsai

Como dito anteriormente, o substrato ideal para os bonsais deve ter uma boa capacidade de drenagem. Porém, mais do que isso, o substrato precisa reter bastante água para manter a umidade do solo, além de permitir a circulação de ar.

Há diversos substratos prontos para bonsais que são oferecidos em lojas especializadas e podem ser usados tranquilamente. De uma forma geral, a composição mais comum ao se fazer um substrato para bonsai é uma mistura de Akadama - um tipo de argila japonesa - ou similares, terra enriquecida com adubos orgânicos, cascalho ou areia e pedra-pomes ou rocha de lava.

Preparo da muda

De uma forma geral, os bonsais já são adquiridos em forma de muda, uma vez que o cultivo a partir de sementes é muito difícil e demorado. As mudas compradas em lojas devem ser tiradas do recipiente em que vieram e colocadas no vaso escolhido para seu cultivo.

Outra forma de iniciar o cultivo do bonsai é através da propagação por estacas. Para tanto, basta cortar um galho da planta que deseja cultivar que tenha por volta de cinco a dez centímetros. As estacas devem ser colocadas no solo apropriado e eventualmente criarão raízes.

Condições do cultivo do bonsai

As condições específicas para cada bonsai irão variar a depender da espécie da árvore. Uma questão importante para o cultivo dos bonsais no Brasil é garantir que sua planta não fique exposta ao sol direto por muito tempo. O ideal é deixá-lo na luz indireta. Uma dica importante é não cultivar árvores de clima temperado dentro de casa, pois falta luminosidade natural interfere no seu ciclo.

Outra questão é a água. As regas devem ser regulares, assim que o substrato se mostrar mais seco. A água deve ser colocada gentilmente até que ela escorra através dos furos do vaso. Caso o solo ainda esteja seco, repita o processo.

Poda do bonsai

A poda é o aspecto mais importante na criação de bonsais, uma vez que ela irá definir o estilo da árvore e a direção de seu crescimento, criando todo o aspecto visual da planta. As podas devem ser regulares para que a planta não cresça muito e seu estilo seja mantido.

Há dois tipos de poda: a estrutural e a de manutenção. A poda estrutural deve ser feita sempre no final do inverno ou início da primavera e deve ser feita quando a planta perder a forma desejada. As podas de manutenção são feitas regularmente durante a primavera para garantir a conservação da forma.

Aramação de bonsai

Os arames são ferramentas que auxiliam na criação da forma da árvore, direcionando e moldando os galhos, treinando-os para ficar no formato desejado. O arame deve ser de cobre ou alumínio e sua grossura varia de acordo com o tamanho e força do galho a ser moldado.

O arame deve ser enrolado na árvore gentilmente, de forma a garantir que a planta não fique estrangulada, e ainda tenha como crescer sem que o arame se finque no galho e crie machucados que prejudicam a estética do bonsai. Caso isso ocorra, retire o arame e reposicione-o.

Nutrição do bonsai

Para garantir uma nutrição adequada para seu bonsai, a adubação é um passo que não deve ser esquecido. Os nutrientes principais que o bonsai necessita são o Nitrogênio, o Fósforo e o Potássio, formando o famoso NPK.

O Nitrogênio é responsável pelas folhas, o Fósforo ajuda na floração e frutificação e o Potássio cria resistência para as raízes e contra pragas. A partir disso, você pode escolher qual a melhor proporção para seu adubo NPK. A adubação deve ser regular, em especial na época de crescimento da árvore.

Musgo do bonsai

O musgo é bastante utilizado para compor a estética dos bonsais, dando ainda mais um ar de natureza, como se a árvore estivesse de fato plantada em um solo gramado. Além disso, o musgo pode servir para proteger o solo e ajudar a manter a planta úmida.

Entretanto, é necessário ter alguns cuidados com o musgo. Alguns tipos de musgo crescem muito rápido e certas árvores favorecem esse crescimento, fazendo com que o musgo se instale no tronco e nas raízes da árvore. Nesse caso, retire gentilmente o musgo com a ajuda de uma escova.

Problemas mais comuns no Bonsai:

Tratando problemas de bonsai

Como todas as plantas, o bonsai está sujeito a problemas que podem prejudicar sua estética, além de serem indicativos que de algo pode estar errado com a saúde de sua planta. Fique atento e veja a seguir o que fazer caso seu bonsai apresente alguma dessas condições.

O Bonsai está secando

Se seu bonsai está secando, fique atento! Esse é um dos sinais de que a árvore está morrendo e necessita cuidados. A primeira coisa a se fazer, é identificar a possível causa que está levando seu bonsai à morte.

Os bonsais são sensíveis e quando chegam nesse estado, é provável que algo de errado esteja sendo feito. Pesquise mais sobre a espécie de árvore que está cultivando e quais os cuidados ideais para esse tipo. Dessa forma, é possível que sua planta se recupere e não volte a secar.

As folhas do Bonsai estão amarelando

O amarelamento das folhas do bonsai pode ser normal, caso esteja acontecendo em algumas folhas e de forma gradual. Porém, caso as folhas estejam ficando todas amarelas ao mesmo tempo e rapidamente, isso é um indício de que algo está errado com sua árvore.

A falta de água e de minerais, presentes no adubo, pode estar causando o adoecimento do bonsai. No caso de falta de água, as folhas provavelmente murcharão também. Para evitar que isso ocorra, é necessário promover uma adubação e rega adequados para o seu tipo de árvore.

As folhas do Bonsai estão caindo

A queda das folhas do bonsai pode ser um fenômeno natural, especialmente nos bonsais de ambientes exteriores, que perdem suas folhas por conta da estação, sendo comum durante o outono e inverno. Entretanto, isso também pode indicar um problema com a saúde de seu bonsai.

Um dos motivos mais comuns para o caimento das folhas é a rega excessiva. A água acumulada pode causar o apodrecimento das raízes, enfraquecendo a árvore como um todo. O contrário também pode ocorrer, com a falta de água sendo a causa do enfraquecimento da planta.

Verifique se o bonsai está recebendo luz o suficiente e se não há pragas visíveis atacando sua planta. Tomando os cuidados necessários, as folhas não deverão cair.

As folhas do Bonsai estão ficando queimadas

Quando suas plantas estão com as folhas queimadas, é sinal de que elas estão sendo expostas ao sol direto por mais tempo do que o necessário, a ponto de machucar a planta. Se esse for o caso, tire o bonsai do local onde está o coloque-o onde tenha sombra ou a iluminação seja indireta.

Mais raramente, as folhas queimadas podem indicar falta ou excesso de água. No caso da falta, as folhas não recebem água o suficiente para compensar a perda. Já no caso de excesso, as raízes podem estar podres e não estarem provendo água para as extremidades da planta.

Sobre o Bonsai:

bonsai em uma sala

Agora que você já sabe mais sobre quais cuidados ter com o bonsai, aproveite para conferir mais informações sobre a história, significados e características dessa fascinante junção da arte com a natureza.

Significado do bonsai

O bonsai pode ter várias simbologias associadas a ele, como paz e tranquilidade ou prosperidade, a depender do tipo de árvore que está sendo cultivada. Entretanto, todo bonsai carrega consigo o poder da natureza, sendo uma representação dela.

Uma das coisas mais importantes para que o bonsai seja considerado como tal é que a árvore pareça ser de tamanho real, mantendo as características da planta mesmo que em miniatura. O fato de ser uma planta frágil, que necessita de muitos cuidados durante toda sua existência, também evoca a virtude da paciência.

História do bonsai

Apesar de ter sido popularizado como uma forma de cultivo japonesa, o bonsai tem, na verdade, origens chinesas. A história das miniaturas chinesas data de milênios atrás, porém o bonsai – ou pun-sai, seu nome chinês – data do ano 700 a.C., quando os bonsais eram produzidos pela elite como presentes de luxo.

O bonsai foi introduzido no Japão a pelo menos 1200 anos atrás e se tornou muito popular especialmente nos períodos de grande contato do Japão com a China. Entretanto, isso tudo não passa de hipóteses, uma vez que não há confirmação de onde o bonsai teria surgido. Alguns ainda acreditam que os criadores dessa técnica foram os indianos.

No Brasil, o bonsai foi introduzido através dos imigrantes japoneses que chegaram no início do século XX, tendo sido uma arte restrita aos nativos e descendentes nipônicos por muito tempo, até sua popularização.

Características do bonsai

Quando pensamos em bonsai, logo nos lembramos de pequenas árvores e plantas em miniaturas. Entretanto, há mais coisas do que apenas o tamanho da árvore que caracterizam o bonsai. Sua semelhança com a espécime em tamanho real é crucial para que o bonsai seja considerado de fato um bonsai.

Diferentemente de outros tipos de cultivo, o bonsai se assemelha mais a uma arte, que exige tempo e paciência. Portanto, a manipulação da planta é essencial para a criação de um belo bonsai. O ciclo da planta deve ser igual ao de tamanho natural, sendo capaz de produzir flores e frutos, se tiver.

Bonsai na decoração interna, externa e no próprio vaso

Os bonsais podem ser usados para decoração tanto de ambientes internos, quanto externos. Entretanto, fique atento: a espécie da árvore determina se ela deve ficar fora ou dentro de casa, por isso, pesquise bem antes de começar o cultivo e escolha uma árvore que atenda suas necessidades e possibilidades.

O bonsai tem o poder de nos aproximar com a natureza e ter um dentro de casa é como ter um pedacinho dela conosco a todo tempo. Varandas e quintais também podem ser excelentes locais para o cultivo de bonsai, podendo ser utilizados, inclusive, em projetos de paisagismo.

Tipos de espécies que servem como bonsai

Uma das partes mais importantes do cultivo do bonsai é selecionar uma planta que seja adequada para o ambiente que você tem. Além disso, saber o tipo de planta é essencial para que você possa oferecer os cuidados apropriados para a espécie. Dito isso, veja a seguir informações importantes sobre os tipos de plantas que podem virar bonsai.

Bonsai de espécies com frutas

bonsai com frutas

As árvores frutíferas submetidas às técnicas do bonsai ainda são capazes de produzir frutos, que podem crescer bastante, chegando a destoar de todo o resto da árvore. Por esse motivo, para manter a harmonia da planta, o indicado é utilizar espécies que produzam frutos naturalmente pequenos, como a cereja ou a jabuticaba, ao invés de algo como o limão ou maçã.

É normal que os frutos não apareçam nos primeiros anos de sua árvore, podendo demorar bastante tempo até que a primeira frutificação ocorra. São várias as questões que podem influenciar a produção de frutos, como o clima e uma adubação correta.

Bonsai de espécies de arbustos

bonsais de arbustos

Os arbustos são plantas de menor porte naturalmente e possuem diversas ramificações que partem desde o solo, tendo um aspecto visual bastante interessante e diferente. Os arbustos também podem ser utilizados na confecção de bonsai.

No caso dos arbustos, o foco estético está mais voltado os troncos e galhos, que são seu diferencial, criando um belo efeito. Entretanto, esse nem sempre é o caso. Um exemplo de arbusto com flores que pode ser usado para bonsai é a lavanda, conhecida por suas lindas flores lilases.

Bonsai de espécies de pinheiros

bonsai de pinheiro japonês

O bonsai de pinheiro é um dos tipos mais comuns sendo cultivados no mundo todo. Os pinheiros são caracterizados por serem coníferas, ou seja, possuem sua estrutura e seus frutos em forma de cone, além de apresentar agulhas, que na verdade são suas folhas, bastante finas e agrupadas em feixes.

O bonsai de pinheiro tem grande longevidade, podendo chegar a mais de 100 anos, se cuidado da forma correta. Os bonsais de pinheiro são recomendados para o cultivo em áreas externas, podendo ter uma maior exposição ao sol, mas sempre em moderação.

Bonsai de espécies com flores

Bonsai de Azaleia

Os bonsais que produzem flores são uma beleza a parte. Podendo apresentar toda a variedade de cores que as árvores de tamanho normal apresentam, os bonsais floríferos são uma ótima opção para decorar qualquer ambiente.

São inúmeras as espécies de árvores que produzem flores e é importante respeitar o ciclo natural da planta. Os cuidados irão depender da espécie da árvore, por isso, trate de identificá-la o quanto antes! Apesar disso, uma boa dica é fazer uma adubação mais rica em Potássio, pois assim a floração será estimulada.

Estilos de bonsais:

Finalmente, uma das partes mais importantes ao iniciar o cultivo do bonsai é ter conhecimento dos diferentes estilos de bonsai e escolher um para aplicar em sua planta. Uma vez que se decidir, continue utilizando as técnicas adequadas para obter os resultados esperados. Conheça baixo quais são esses estilos:

Estilo de Bonsai Hokidachi

O estilo Hokidachi, também conhecido como vassoura, é caracterizado pelo tronco da árvore ser reto e abrir em diversos galhos e ramos, criando o efeito de vassoura. A copa, quando cheia, fica redonda, como uma coroa no topo da árvore.

As árvores adequadas para esse estilo de bonsai são as caducifólias, conhecidas por perderem suas folhas no inverno. Além disso, os ramos dessas árvores são bem finos, ajudando a desenvolver a beleza da copa em forma de coroa.

Estilo de Bonsai Chokkan

Também chamado de estilo formal vertical, os bonsais Chokkan tem como principal característica o tronco crescer até o topo, sendo mais grosso na base e mais fino na ponta, formando uma flecha. Esse tipo de bonsai é bastante comum e perfeito para aqueles que desejam iniciar nas artes do bonsai.

As árvores que compõe esse estilo são normalmente as de grande porte, que na natureza costumam adquirir esse formato quando estão expostas a bastante luz, sem que outras árvores atrapalhem seu desenvolvimento. Os ramos se formam na parte superior da planta.

Estilo de Bonsai Moyogi

Diferentemente do bonsai Chokkan, o Moyogi, ou estilo informal vertical, é caracterizado pelo tronco em formato de “s”, apesar de ser também mais grosso na base e ir afinando na parte superior. Os ramos da árvore surgem nas curvas do tronco.

A forma em “s” é também bastante comum na natureza e entre os bonsais, sendo muito apreciada pelas belas formas que as curvas criam. Esse formato pode ser utilizado tanto em bonsais de ambientes exteriores quanto interiores.

Estilo de Bonsai Shakan

O estilo de bonsai Shakan é também chamado de inclinado por conta da inclinação de seu tronco, que geralmente está em um ângulo de 60 a 80 graus em relação ao solo. Para fazer esse tipo de bonsai, é necessário se atentar em relação ao equilíbrio da planta. Os ramos da parte externa do ângulo são maiores e mais pronunciados, enquanto os da parte interna são menores.

Esse estilo de bonsai evoca as árvores que, na natureza, cresceram inclinadas por conta do vento constante soprando em uma mesma direção ou por conta da necessidade de buscar luz por estar em um local com muita sombra.

Estilo de Bonsai Kengai

A principal característica do bonsai Kengai, também chamado de cascata, é o tronco caído, que se desenvolve para baixo, passando do vaso. O tronco não é completamente para baixo, tendo a parte próxima à base crescida para cima. Esse estilo de bonsai é mais difícil de ser alcançado e deve ser feito em vasos mais altos.

Na natureza, as árvores que crescem nesse formato normalmente estão submetidas à neve constante ou foram atingidas por pedras. Da mesma forma, árvores localizadas em penhascos ou quedas podem adquirir essa forma.

Estilo de Bonsai Han Kengai

O estilo Han Kengai (ou semi-cascata) é uma variação do estilo Kengai. Nesse estilo, também há um crescimento orientado para baixo, porém, diferentemente do Kengai, apenas um dos ramos se orienta nessa direção, enquanto o tronco fica livra para se desenvolver para cima.

A parte que cresce para baixo não passa da altura do vaso e, normalmente, está mais orientado no sentido horizontal do que na vertical. Esses bonsais simulam as árvores que crescem nas margens de rios e lagos, assim como algumas que estão em penhascos.

Estilo de Bonsai Bunjingi

Bonsai Bunjingi

O bonsai Bunjingi representa uma forma mais livre de cultivo de árvores, uma vez que não há um formato tão rígido em que ele deve estar. Também conhecido como literato ou estilo sobrevivência, o Bunjingi representa as árvores que estão lutando pela sobrevivência na natureza, em locais de grande competição.

Por essa razão, o tronco do literato costuma estar na vertical e ter poucas ramificações, normalmente apenas no topo, onde o sol a atingiria. A casca dos troncos pode ser removida em alguns lugares para reforçar a ideia de uma árvore que está tentando sobreviver.

Estilo de Bonsai Fukinagashi

O Funkinagashi tem um visual bastante peculiar e interessante. A ideia é representar uma árvore que foi soprada pelo vento, portanto o tronco apresenta uma inclinação para um dos lados. Os galhos e ramos devem crescer para o mesmo lado, para que a ilusão de vento seja criada. Do lado oposto, deve haver apenas ramos secos.

A técnica de descascamento do tronco, chamada shari, também pode ser aplicada nesse estilo de bonsai. O shari deve estar sempre do lado oposto da direção da árvore, onde o vento supostamente estaria soprando.

Estilo de Bonsai Sokan

O estilo Sokan, também chamado de tronco duplo, consiste na duplicação do tronco, criando duas bases nas quais nascem ramos. O tronco principal costuma ser mais grosso e crescer verticalmente enquanto o tronco lateral normalmente é mais fino e cresce de maneira mais inclinada.

Outra característica importante é que ambos os troncos formam apenas uma copa. Esse tipo de bonsai não é muito comum entre os cultivadores, mas a árvore com tronco duplo é bastante encontrada na natureza.

Estilo de Bonsai Kabudachi

O estilo Kabudachi é bastante parecido com o estilo Sokan, com a diferença de que ao invés de possuir apenas dois troncos, ele apresenta múltiplos troncos saindo de um mesmo sistema de raízes. Apesar de poder parecer diversas árvores, o Kabudachi diz respeito a uma árvore só.

Os galhos e ramos também formam uma só coroa de folhas, sendo que a ramificação do tronco principal ou do tronco mais grosso é a que estará mais alta na copa.

Estilo de Bonsai Yose Ue

Bonsai yose ue

O estilo Yose Ue, também chamado de floresta, conta com diversos troncos em um mesmo bonsai. Entretanto, diferentemente do Kabudachi, diversas árvores são plantadas em um mesmo recipiente, de fato simulando uma floresta.

Normalmente, as árvores são de uma mesma espécie, porém apresentam tamanhos e padrões diferentes, que se harmonizam ao mesmo tempo em que dão uma maior sensação de naturalidade. As árvores devem ser dispostas de maneira a criar uma única copa, com a maior no centro e as menores nas laterais, porém nunca em linha reta, para que possa ser criada a sensação de profundidade.

Estilo de Bonsai seki Joju

Bonsai seki Joju

Caracterizado pelas raízes expostas, no estilo Seki Joju as árvores são colocadas em cima de uma rocha dentro do vaso. Apenas parte das raízes é exposta, pois elas se ancoram na rocha até que haja uma fenda que permita o acesso ao solo e assim, aos nutrientes necessários para sua sobrevivência.

Por conta da exposição, as raízes desenvolvem uma casca para se protegerem da ação do sol. Na natureza, essas árvores são encontradas em formações rochosas com fendas ou buracos.

Estilo de Bonsai Ishisuki

Bonsai Ishisuki

O bonsai Ishisuki também é caracterizado pelo crescimento das árvores em rochas. Porém, diferente do Seki Joju, esse estilo de bonsai não apresenta raízes expostas. Ao contrário, as raízes estão crescendo dentro da rocha, o que faz com que elas tenham pouco espaço para crescer.

Por conta disso, as árvores desse bonsai terão um aspecto mais fraco e vão necessitar de maiores cuidados. As regas e a adubação devem ser feitas com maior frequência, afinal você não quer que sua planta fique de fato fraca, apenas tenha essa aparência.

Estilo de Bonsai Ikadabuki

Bonsai Ikadabuki

Também chamado de estilo jangada ou balsa, o Ikadabuki tem como principal característica os vários troncos saindo de uma raiz principal, disposta na horizontal, como um tronco caído que se firmou e criou novas árvores.

Os troncos crescem na vertical e seus ramos formam uma única copa, normalmente em formato triangular e essa copa apresenta uma grande quantidade de folhas, criando a sensação de densidade.

Estilo de Bonsai Sharimiki

O estilo Sharimiki, ou madeira morta, é uma representação de árvores que, na natureza, perdem camadas de seus troncos, por conta do ambiente em que vivem que costumam apresentar condições climáticas extremas.

Isso confere ao tronco uma aparência esbranquiçada muito bonita de ser ver em um bonsai. Para criar esse efeito, é necessário descascar o tronco da árvore com uma faca e expor essa parte ao sol. Como esse é um processo bastante demorado, o embranquecimento pode ser acelerado com a aplicação de sulfato de cálcio.

Cultive um bonsai com muita técnica!

Bonsai ornamental

O bonsai é de fato uma arte que impressiona tanto por sua beleza quanto pelas técnicas utilizadas. Cultivar um bonsai pode ser um bom exercício para a paciência, uma vez que ele exige dedicação constante e muita atenção, por ser uma planta bastante sensível.

Além disso, pode levar muito tempo até que o seu bonsai atinja a forma esperada. Outra habilidade que a criação de bonsais exercita é a observação, uma vez que é através dela que você saberá as necessidades de sua planta e poderá identificar se ela está saudável ou não.

Em relação à beleza, os bonsais não precisam de muitos argumentos a seu favor, basta conhecê-los para poder apreciá-los em toda a sua diversidade. Apesar de ser um cultivo mais difícil, ter um bonsai é extremamente gratificante. Se você ficou interessado, utilize as dicas dadas aqui e comece seu cultivo!

Autor deste artigo

Formada em Letras pela USP, sou uma apaixonada pela leitura e pela escrita. Busco estar sempre em contato com a natureza e amo viajar.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos