Como fazer panceta na churrasqueira?
A panceta é um corte de carne suína da região da barriga do boi, como o bacon e o toucinho. Apesar da familiaridade desses três cortes, cada um apresenta um sabor e um uso culinário diferente, bem como suas origens que partem de culturas distintas.
A panceta, carne de que vamos falar neste artigo, é um corte fino italiano. Ela passa por um processo de cura em que a peça é envolvida em sal, especiarias e temperos aromáticos (pimenta, noz-moscada, alecrim, alho etc.) e mantida refrigerada por pelo menos uma semana. Ao fim desse prazo, a panceta é deixada para secar por dois meses.
Ficou com vontade de experimentar? Aprenda nos tópicos seguintes receitas deliciosas de panceta na churrasqueira e no forno!
Receitas de panceta na churrasqueira
A panceta já é uma carne saborosa por si só, então imagine ela cozida no defumado do carvão da churrasqueira! O gosto fica divino. Para te ajudar a provar essa delícia, confira a seguir receitas práticas de panceta na churrasqueira.
■Panceta pururuca na churrasqueira
Pururucar a peça de carne suína é deixar a pele do porco com uma consistência bem crocante. O modo tradicional de cozinhar isso é fazer pequenos furos na pele do porco, deixar a peça secar e, então, espalhar bastante sal grosso pela pele, formando uma grossa camada.
Em seguida, após temperar a parte debaixo da peça do jeito que preferir, leve a panceta para assar na churrasqueira. Dado 45 minutos de cozimento, retire o excesso de sal da carne e leve-a à grelha novamente com a pele virada para abaixo. Quando a pele pururucar, tire a panceta da churrasqueira e sirva!
■Panceta a sal grosso na churrasqueira
É possível fazer uma panceta saborosa usando apenas dois temperos: sal grosso e limão. A etapa de temperar é simples, basta fazer cortes pequenos na peça e envolvê-la em sal grosso, deixando uma grossa camada de sal na pele e uma camada fina na carne.
Antes de pôr a panceta para assar na churrasqueira, enrole a peça em papel alumínio. Após uma hora de cozimento, o papel poderá ser retirado. Para finalizar, deixe a panceta assar por mais quinze minutos ou até dourar e sirva-a com limão exprimido sobre a carne.
■Panceta fatiada na churrasqueira
Para fazer esse prato, é possível tanto comprar a peça de panceta já fatiada, quanto comprar a peça inteira e fatiá-la em casa na grossura e forma que desejar. A vantagem de cozinhar a panceta fatiada é que ela fica pronta bem mais rápido do que quando é assada inteiramente.
E a receita é fácil: basta temperar a panceta com açúcar, sal e lemon pepper (pimenta-limão) e deixá-la de molho por pelo menos trinta minutos, para garantir que o tempero irá penetrar na carne. Em seguida é só colocar as fatias na grelha da churrasqueira, esperar dourar e comer!
■Espetinho de panceta na churrasqueira
Se o tipo de churrasco que você gosta é o de espetinho, veja como montar um com o corte panceta. Para essa receita é preciso: palitos de madeira, azeite e sal à gosto, dois limões espremidos, lemon pepper (pimenta-limão) e panceta cortada em cubos.
Após obter todos os ingredientes, misture a carne com os temperos e deixe-a marinando por dez minutos. Depois disso, prepare os espetinhos de forma a intercalar um pedaço com mais carne e outro com mais gordura, evitando que o espeto fique ressecado. Deixe assar na churrasqueira até a panceta dourar e está pronto.
■Panceta marinada na churrasqueira
Essa receita é um pouco mais trabalhosa, mas o resultado vale a pena. O segredo para que a marinada dê certo e o sabor se espalhe pela panceta é deixar a carne na mistura de temperos de um dia para o outro na geladeira e depois cozinhá-la lentamente na churrasqueira.
Com a panceta em mãos, faça cortes no couro para que o tempero penetre bem. Em seguida, tempere a peça com vinagre, sal, pimenta e páprica a gosto e deixe marinando. Atenção ao cozimento: a carne precisa assar por uma hora na churrasqueira, ser embrulhada em papel alumínio e assar por mais uma hora.
■Panceta a alho na churrasqueira
O alho é um tempero maravilhoso, pois traz aroma e sabor para o prato. Por sorte, a receita de panceta no alho na churrasqueira é uma das mais simples, fáceis e saborosas, começando pelos ingredientes que são básicos e acessíveis: panceta, alho, sal e limão.
Para começar, corte a panceta em filés (ou peça para o açougueiro fazer isso) e espalhe o tempero de alho picado e sal pela carne. Leve para a churrasqueira e deixe assar por dez minutos em fogo baixo. Quando pronto, fatie a panceta e sirva com limão.
■Panceta à cerveja na churrasqueira
Apesar de incomum, a cerveja é um ótimo tempero para carnes e nesta receita ela é misturada com outros temperos, formando uma marinada. Para isso, basta misturar a cerveja com sal grosso, limão, pimenta-do-reino, alho e ervas de sua preferência.
Com a panceta em mãos, faça pequenos cortes e furos no couro e na carne. Depois coloque a peça para marinar na mistura de cerveja por alguns minutos, deixando o couro de fora para salpicar mais sal grosso nele. Quando levar a panceta à churrasqueira, cozinhe-a até dourar.
■Panceta no espeto na churrasqueira
A panceta no espeto de churrasco pede um corte alongando e retangular, como que imitando o espeto. Isso é necessário porque, caso a peça fique muito disforme em relação ao formato do espeto, ele não ficará firme na churrasqueira e impedirá o total cozimento do alimento.
Depois de temperar a panceta (recomenda-se usar sal, pimenta, cominho e páprica), coloque a carne no espeto e embrulhe-a em papel alumínio. Deixe assar por uma hora na churrasqueira, retire o papel alumínio e volte à churrasqueira para assar até dourar e pururucar o couro. Quando pronto, corte em pedaços e sirva.
■Panceta a vinho na churrasqueira
Sofisticada e fácil, a receita de panceta no vinho mostra que não é só a carne de boi que vai bem com essa bebida. Com apenas uma taça de vinho branco seco, já é possível perfumar e dar um sabor interessante à panceta.
Para temperar a carne, corte sua superfície e coloque dentes de alho entre os vãos formados. Depois, deixe a panceta marinar por quinze minutos em uma mistura de tomilho, suco de limão, sal e a taça de vinho. Leve para assar na churrasqueira até dourar, em fogo baixo. Quando pronta, é só comer.
■Panceta na churrasqueira enrolada no espeto
A receita de panceta enrolada no espeto é a mais tradicional dos churrascos. O segredo está em enrolar a carne já temperada, assim o sal, a pimenta e as outras ervas de sua preferência pegarão gosto por toda a panceta, sem se concentrar apenas na superfície da carne.
Portanto, tempere a panceta como preferir e a enrole como se fosse um rocambole. Para assar, enfie a peça enrolada em espetos de churrasqueira e a tempere com mais sal e azeite. Em seguida, leve para a brasa e deixe assar até os pedaços dourarem.
Receitas de panceta assada
Se você ficou com vontade de cozinhar panceta, mas não tem churrasqueira em casa ou odeia a sujeira que o carvão faz, não tem problema: essa carne fica muito gostosa quando assada em forno convencional também! Confira adiante 7 receitas de panceta assada.
■Panceta assada para aperitivos
A receita de panceta assada para aperitivo é perfeita para um happy hour entre amigos, pois é saborosa e fácil de preparar. É só cortar a peça de panceta em quadradinhos, colocar em um recipiente e deixá-la marinar em uma mistura de limão, sal, azeite e pimenta.
Depois de alguns minutos marinando, a panceta já está pronta para ir ao forno. Coloque o forno a 200ºC e deixe assar por trinta minutos ou até a carne ficar dourada, depende de como você quer (mais crocante ou mais macio). Após cozida, tire a panceta do forno e sirva com limão.
■Panceta pururuca assada no forno
Uma das partes mais gostosas da panceta é a pele, pois quando pururucada ela dá uma crocância incrível à carne. E se engana quem pensa que é só na churrasqueira ou no óleo quente que é possível pururucar, essa receita garante uma panceta à pururuca no forno.
Para começar, seque bem a peça de panceta e tempere-a com sal e pimenta. Depois, embrulhe a carne em papel alumínio, mas deixando a pele para fora. Quando for pôr no forno, deixe assar por cinquenta minutos a 220ºC e está pronto para comer.
■Panceta com tomilho assada
O ponto central da receita de panceta assada com tomilho é o tempero, que apesar de simples deixa a carne bem saborosa. Para fazer o tempero é preciso processar os seguintes ingredientes: tomilho, sal, pimenta, azeite, alho e ervas de sua preferência.
Enquanto isso, faça furos na peça de panceta para garantir que o tempero irá penetrar bem na carne e espalhe-o por toda a panceta. Leve a peça para assar no forno a 180ºC por 2:30h, com a assadeira coberta com papel alumínio. Depois, tire o papel e asse a 220ºC por mais vinte minutos. Está pronto!
■Panceta assada com melado de cana
O segredo dessa receita é deixar a panceta marinando na mistura de melado por horas, de preferência de um dia pro outro. E essa mistura é feita com alho, limão, páprica, azeite, sal, pimenta e, claro, o melado de cana (também pode ser substituído por mel).
Após deixar a panceta marinando no tempero de melado, coloque-a para assar por trinta minutos no forno a 220ºC, nesta parte ela precisa estar coberta por papel alumínio ou papel celofane. Depois, retire o papel e deixe assar por mais trinta minutos, até dourar.
■Panceta assada com chimichurri
O chimichurri é um tempero caseiro em forma de molho e para fazê-lo é fácil. Em uma panela, prepare uma salmoura (água e sal grosso) e deixe ferver, depois adicione temperos como salsinha, alho picado, pimenta, orégano, vinagre e azeite. Misture e deixe descansar por uma hora.
Após isso, prepare a panceta, temperando-a com o chimichurri. Em seguida, embale a peça em papel alumínio, colocando-a para assar no forno a 250ºC por uma hora. O passo final é descobrir a panceta e deixá-la assar em fogo baixo até dourar.
■Panceta pururuca com alecrim assada
A panceta pururuca com alecrim demanda dois passos essenciais para dar certo: manter a panceta bem sequinha e fazer cortes na carne para a penetração do tempero. Feito isso, é difícil que o resultado não seja uma panceta saborosa.
O tempero dessa receita leva alecrim, tomilho, coentro, gengibre e pimenta, mas é possível acrescentar outras ervas de sua preferência. Em seguida, espalhe o tempero pela panceta e faça uma crosta de sal grosso na pele. Deixe assando no forno em fogo alto por quarenta minutos, tire o excesso de sal e asse até pururucar.
■Panceta assada com purê de mandioca
Essa receita é trabalhosa, mas o resultado vale a pena. Para fazer o purê de mandioca, cozinhe as mandiocas, amasse, espere esfriar e misture com requeijão. Junte ao purê mais alguns temperos e legumes, como tomate, bacon e cenoura.
Enquanto isso, deixe a panceta marinando em uma mistura de limão, sal e noz-moscada por algumas horas ou de um dia para o outro. Asse no forno a 200ºC por quarenta minutos, depois aumente a potência até a pele pururucar. Por fim, cubra-a com o purê e sirva.
Dicas de como fazer panceta na churrasqueira
Além dos temperos, para completar as receitas de panceta na churrasqueira é preciso saber alguns truques. Por isso, veja abaixo técnicas de como assar essa carne na brasa, garantindo ainda mais o seu sabor e maciez.
■Escolhendo a carne de porco
A carne de porco é uma carne delicada, então é preciso prestar atenção em certos aspectos. Primeiro, a cor da carne deve ser clara, entre vermelho-escuro e rosa e, em hipótese nenhuma, pode escorrer suor ou líquido da peça. Além disso, a consistência da carne deve estar firme.
Para escolher a panceta perfeita, é preciso que ela tenha uma camada de gordura sob o couro do porco e uma grossa camada de carne. Quando for ao açougue, solicite para o açougueiro uma peça de panceta ou de barriga de porco (outro nome para esse corte) com essas características.
■Cuidado com a acidez
A carne de porco contém organismos e bactérias que são muito prejudiciais à saúde humana, principalmente quando a peça está mal cozida ou foi mal armazenada, e é por isso que é importante adicionar à carne temperos que elevam a acidez da carne para combater essas bactérias.
Além de harmonizar com o gosto da carne de porco, os temperos ácidos, como vinagre e limão, impedem que os organismos maléficos do porco se reproduzam e os elimina. Portanto, procure usar tais temperos na carne de porco, mas sem exagero, pois isso pode provocar um gosto ácido demais.
■Panceta com molho agridoce
A carne de porco tem um gosto salgado forte, então harmoniza muito bem com molho agridoce. Este pode ser comprado pronto ou ser feito em casa, bem como pode ser besuntado na panceta para cozinhar ou ser usado como acompanhamento com a panceta já assada.
Para fazer o molho agridoce caseiro é preciso refogar em uma panela um pouco de gengibre. Depois, é só adicionar água, açúcar, shoyu e ketchup, mexer bem e deixar cozinhando até ferver. Espere esfriar um pouco e pronto, o molho já poderá ser consumido.
■Cuidado com o couro da panceta
O couro da panceta é delicioso, mas quando mal feito pode estragar o gosto da carne. Sempre que for pururucar a pele usando a técnica do óleo quente para fritá-la, nunca fure ou corte o couro. Se isso acontecer, o óleo irá penetrar na peça e deixá-la oleosa, pesada.
Sempre que for cozinhar a panceta à pururuca na churrasqueira ou no forno, deixe-a secando bem e seque a peça de carne com um papel toalha quando estiver prestes a assá-la. Neste caso, o segredo para um cozimento que deixe o couro bem crocante é mantê-lo seco.
Experimente preparar a panceta na churrasqueira em casa!
A panceta é uma carne saborosa e acessível, apesar de sua origem fina, porque tanto o valor do corte quanto o preço de seus temperos são baratos e são ingredientes fáceis de encontrar. Além disso, por não ser defumada, possui um gosto leve quando comparada aos outros cortes de carne de porco.
E você viu não é difícil preparar uma panceta deliciosa. Existem várias receitas, umas mais complexas e outras mais simples, que ensinam quais os melhores temperos, técnicas e harmonizações para preparar essa carne na churrasqueira ou no forno. Portanto, se você ficou com água na boca, siga as dicas culinárias deste artigo e aproveite o sabor que a panceta oferece!
Uma estudiosa das letras que adora passar seu tempo em atividades ao ar livre e em contato com a natureza, então imagine o prazer de poder escrever sobre esses assuntos.