Plantas pendentes de sol: plantas que gostam de pleno, meio sol e mais!

Plantas pendentes de sol: plantas que gostam de pleno, meio sol e mais!

Veja neste artigo as mais diversas plantas de sol pleno que podem ser utilizadas em suportes pendentes. Confira também as dicas de vasos para cultivá-las!


Conheça as plantas pendentes de sol:

Planta Thunbergia mysorensis em foco

Além de serem ótimas como ornamentos, as plantas podem mudar a aparência de um ambiente e trazer mais harmonia ao espaço. Além disso, algumas espécies podem apresentar diversas funções com propriedades medicinais, comestíveis ou aromatizantes, proporcionando uma atmosfera mais agradável e natural.

Seja em espaços pequenos ou maiores, as plantas pendentes são adaptáveis para qualquer tipo de ambiente. Ademais, para posicionar as diferentes espécies existentes, você encontrará diversas opções de estruturas como: tripés, vasos pendentes, painel de treliças e também nichos de parede.

Dado a grande variedade de plantas que podem ser posicionadas em locais altos, selecionamos a seguir as mais variadas opções. Assim, veja adiante a planta ideal para seu lar.

Plantas pendentes de sol pleno:

Com uma grande variedade de plantas e flores que gostam de sol pleno, listamos as espécies mais utilizadas como pendentes e com características únicas, das quais você irá se encantar pela beleza e praticidade delas.

Veja a seguir quais são as plantas pendentes ideais para serem posicionadas em locais com sol pleno.

Suculenta Dedo de Moça

Suculenta Dedo de Moça

A suculenta dedo de moça é uma espécie de planta que apresenta uma bela cor verde clara, com grande quantidade de folhas polposas e curtas. Ela é ideal para ser colocada em vasos pendentes, pois quanto maior o crescimento desta planta, mais a folhagem tende a cair, formando belos ramos suspensos.

Capaz de atingir até 1 metro de comprimento, a dedo de moça pode ser posicionada tanto em ambientes internos quanto externos, contanto que tenha luz. Por fim, a rega dessa suculenta pode ser realizada apenas uma vez por semana, pois como os seus ramos crescem uns sobre os outros, isso faz com que a hidratação dela seja mais prolongada.

Hera

Hera

Considerada como uma planta de fácil cultivo, a hera é uma espécie de trepadeira muito versátil e usada tanto em ambientes externos quanto internos com presença de sol. De fácil adaptação, a hera cria um belo efeito em vasos pendentes cuja tonalidade das folhas podem ficar mais claras no centro ou nas bordas, quanto maior o tempo de exposição à luz.

Em relação a manutenção da planta, a rega deve ser feita 3 vezes por semana. Além disso, a hera pode receber a poda de tutoramento, isto é, você pode conduzir o crescimento da planta como preferir. Caso contrário, ela irá percorrer o próprio caminho e se entrelaçar nas estruturas e plantas próximas.

Trapoeraba roxa

Trapoeraba roxa

Também conhecida como: trandescância, lambari, trapoerabão, trapoeraba-zebra ou coração roxo, a Trapoeraba roxa é uma planta herbácea com um porte pequeno, podendo alcançar até 30 centímetros de altura. Como o próprio nome se refere, ela possui uma coloração inteiramente roxa, de folhas firmes e volumosas.

O posicionamento desta planta em ambiente iluminado é importante para manter seu tom intenso, evitando que ela fique esverdeada. Ademais, a trapoeraba roxa necessita de um solo rico em matéria orgânica e terra úmida. Desta forma, ela crescerá rápido e formará um belo efeito cascata em seu vaso.

Nepenthes

Nepenthes

Com uma aparência exótica e elegante, a nepenthes é uma planta carnívora que se alimenta principalmente de mosquitos e pequenas aranhas. Com um aroma sedutor para os insetos, ela atrai e decompõe eles para dentro de seu ascídio, isto é, os “jarros” pendurados nas extremidades das folhas.

Para garantir que mantenha as enzimas digestivas dentro dos seus ascídios saudáveis, o ideal é cultivar a nepenthes em ambientes úmidos e abertos, que permita receber água da chuva. Caso contrário, você pode borrifar com água toda sua folhagem e regar cada um de seus “jarros”.

Rhipsalis-serrote

De origem sul americana, a rhipsalis-serrote também é popularmente conhecida como cacto-serrote. Ela possui belas folhas com formato serrilhado, onde nas pontas nascem pequenas e belas flores de coloração branca para creme. Ela é ideal para ser apreciada em locais altos, pois suas hastes podem atingir mais de 1,5 metros de comprimento.

Por ser uma espécie da família dos cactos, esta planta não necessita de regas frequentes, sendo suficiente apenas manter o solo ligeiramente úmido. Além disso, a poda da rhipsalis-serrote não é necessária, podendo ser removido apenas os segmentos quando estiverem secos.

Sapatinho de judia

Sapatinho de judia

A Thunbergia mysorensis ou também popularmente conhecida como sapatinho de judia, possui belas e delicadas flores vermelhas com bordas amareladas, das quais fazem alusão ao apelido. Por ser uma espécie de trepadeira, a melhor sugestão é mantê-la em estruturas altas, que deixem seus cachos pendentes e livres.

Em relação a manutenção, o ideal é regar o solo quando estiver seco e realizar a poda após a floração, eliminando galhos secos e velhos. Por fim, a planta sapatinho de judia tem maior facilidade de florescer em ambientes de sol pleno, principalmente em períodos de primavera. Por atrair beija-flores, dê preferência a manter ela em áreas externas.

Onze-horas

Onze-horas

A planta onze-horas é perfeita para ambientes privilegiados pela luminosidade. Não obstante, como o próprio nome indica, as suas flores se abrem no período do dia em que há maior incidência solar. Por isso, caso o ambiente não tenha tanto sol, se atente em manter um solo mais rico em nutrientes, com composto orgânico ou terra e areia acrescidas de húmus.

Ideal para quem deseja flores com diferentes cores e tonalidades, a onze-horas terá um belo caimento e volume em vasos pendentes. Como sugestão, prefira deixar os recipientes em ambientes externos e abertos, pois ela tende a atrair com facilidade abelhas e borboletas.

Begônia asa de dragão

Begônia asa de dragão

Composta por folhas de cor verde escuro, brilhantes e que lembram as asas de um dragão, a begônia cinnabarina foi popularmente apelidada de begônia asas de dragão. Com um porte de até 40 centímetros de tamanho, esta planta herbácea pode ser tranquilamente utilizada como pendente.

Com poda apenas quando necessário e rega frequente para deixar o solo úmido, a begônia asa de dragão possui pequenas flores de tons em vermelho ou rosas. Curiosamente, ela possui como um diferencial das outras plantas sua flor ser comestível. Desta forma, a floração dela pode ser usada em saladas, carnes ou peixes, deixando a comida com um sabor levemente ácido.

Plantas pendentes de meio sol:

As plantas de meio sol são flexíveis e adaptáveis tanto em ambientes internos, quanto externos. Por conta de sua praticidade, estas espécies são ideais para quem busca posicionar os vasos em locais que não precisam necessariamente de sol por longos períodos.

Veja adiante a seleção das principais plantas de meio sol para serem utilizadas como pendentes.

Barba de Moisés

Barba de Moisés

A Soleirolia soleirolii, ou também barba de Moisés, é uma planta de fácil cultivo e rápido crescimento. Como principais características, esta planta apresenta uma folhagem uniformemente verde, pequena, densa e rasteira. Ademais, esta planta é ideal para vasos pendentes por ter folhas delicadas, que não resistem ao pisoteio.

Como a barba de Moisés possui raízes superficiais, ela não necessita de um grande espaço de substrato para se manter saudável. Para a manutenção, é necessário regar com maior frequência esta planta e realizar a poda retirando o máximo de folhas e galhos secos para garantir a beleza desta espécie.

Aspargo

Aspargo

O Aspargo é uma planta bem resistente e possui diversos tipos como o aspargo alfinete, pluma e samambaia. Com folhas finas, volumosas e espinhos ao longo de sua estrutura, você conseguirá identificar facilmente esta espécie. No entanto, quanto mais estreito for a folha, maior a necessidade de fazer a rega na planta.

Por ser uma planta de meia sombra, o ideal é mantê-la em locais com maior proteção e que recebam luz direta do sol apenas por 2 a 4 horas do dia. Caso contrário, o aspargo pode ficar com as folhas enfraquecidas e amareladas.

Jade Azul

Jade Azul

Com flores de tons azulados e esverdeados, a jade azul possui uma beleza exótica que se diferencia de outras espécies. O formato de meia lua e brilho perolado fazem desta trepadeira uma ótima opção para quem busca usá-la como belo ornamento para o ambiente.

A jade azul tem preferência por clima mais ameno e possui um prazo maior para aflorar, variando entre 2 a 3 anos, mas que certamente valerá a pena a espera das flores. Por atrair beija-flores, o ideal é posicionar esta planta em locais abertos e espaçosos.

Corações emaranhados

Corações emaranhados

Nativa da África, a corações emaranhados é uma suculenta que pode ultrapassar até 2 metros de altura se deixada em ambientes com amplo espaço para crescimento. Com as folhas em formato de coração verde escuro, também é possível encontrar esta espécie com as bordas rosadas ou avermelhadas.

De rápido crescimento, ela pode ser posicionada em ambientes internos ou externos com presença de luminosidade. No entanto, é preciso tomar cuidado para não expor a planta em locais com muito vento e com a presença de sol direto, pois podem prejudicar o crescimento dela.

Peperômia

Peperômia

A peperômia é uma espécie de pequeno porte e possui em média 25 centímetros, por isso ela é ótima para espaços menores. Além disso, ela possui os mais diferentes tipos, cada uma com características únicas e diferenciadas. Com uma folhagem clara e belos contornos mais claros ao longo da folha, esta planta é bastante resistente e fácil de cuidar.

Para manter sua planta bonita e saudável, escolha vasos com furos na base do recipiente ou arejados como o barro e fibra de coco, para drenar a água e manter o substrato úmido. Além disso, regue a planta quando o solo estiver seco e faça a poda retirando as folhas secas e amareladas que possam surgir.

Avenca

Avenca

A avenca é uma planta que nasce com facilidade em cantos e locais úmidos. Com grande variedade de tipos e tamanhos, embora ela não possua flor, sua beleza consiste no grande volume das folhas verdes e uniformes. Ademais, ela possui propriedades medicinais em forma de chá, como: anti-inflamatória, diurética e expectorante.

Ao posicionar a planta, deixe-a em locais com meia sombra e evite deixar em ambientes com muito vento, pois isso pode desidratar as folhas. Como manutenção, faça uma rega frequente pulverizando água na planta e evitando encharcar o solo.

Lobélia-Azul

Lobélia-Azul

A lobélia-azul é uma planta muito ramificada, com formato arredondado e de pequeno porte, alcançando até 20 centímetros de extensão. Ela se destaca pelas flores tubulares e assimétricas, que variam do branco ao azul escuro, com o centro mais claro. Como complemento, a folhagem é uniformemente verde e volumosa.

Considerada como uma planta anual ou bienal, a depender do clima, a rega deve ser frequente e a terra deve ser rica em matéria orgânica. Em relação a poda, essa deve ser feita como limpeza, apenas quando as folhas estiverem secas ou amareladas. Além disso, as flores mais murchas também podem ser retiradas, para estimular uma nova florada.

Calibrachoa

Calibrachoa

Também conhecida como mini petúnia e falsa petúnia, a calibrachoa é uma planta que encanta pela ramagem densa, ramificada e flores pequenas em formato de trompete. A coloração dela pode variar entre uma enorme variedade de tons e degradês. Ademais, ela é ótima para atrair abelhas e beija-flores.

Com o ciclo de vida anual, ela necessita de um solo bem fertilizado com adubos orgânicos ou líquidos para facilitar o crescimento e florescimento da calibrachoa. Por fim, é necessário fazer a rega com uma frequência constante, principalmente quando o solo estiver seco.

Onde cultivar plantas pendentes de sol:

As opções para cultivar plantas pendentes são inúmeras, a depender apenas do espaço livre dentro de seu ambiente. Assim, seja por meio de tripés ou suporte aéreo, a seguir você encontrará em quais estruturas é possível colocar sua planta pendente.

Tripés para plantas

O tripé é uma boa opção para aqueles que buscam praticidade e mobilidade para as plantas no dia a dia. Uma vez que ele não necessita de furos nas paredes para fixar o suporte, você encontrará diversas opções em lojas de jardinagem e na ala de casa e construção de diversos mercados.

Este suporte é recomendável para todos os tipos de plantas pendentes. No entanto, para escolher o ideal para seu lar, além de combinar com a decoração, se atente nos seguintes pontos: o tamanho do suporte deve suportar o peso do vaso com a planta, a altura deve ser adequada para o porte de sua planta pendente e o material deve ser resistente como madeira, aço ou metal.

Vasos pendentes

Vasos pendentes

O vaso pendente é o modelo mais tradicional para colocar as plantas. Feito de diversos materiais e estilos, certamente você encontrará o modelo ideal para colocar sua vegetação. Caso opte por uma opção mais econômica, você também pode construir sua própria estrutura, seja de macramê, de cordas ou outras tiras resistentes.

Neste caso, lembre-se de verificar se a estrutura suporta o peso do vaso acrescido da água e terra. Além disso, busque posicionar o recipiente em um local e altura adequado para a planta, de acordo com as suas necessidades.

Vasos autoirrigáveis

Para quem busca maior praticidade na manutenção das plantas, os vasos autoirrigáveis são uma excelente opção. Como a estrutura do recipiente comporta um pequeno reservatório de água, ele irriga diretamente as raízes conforme a necessidade da planta. Desta forma, o vaso mantém a umidade da terra por vários dias, sem você precisar regar as folhas diariamente.

Dependendo do tipo de espécie de planta, a água no recipiente será suficiente por semanas. Caso prefira, há modelos de vasos com o reservatório transparente. Assim, será fácil de acompanhar o nível da água e escolher o momento certo para enchê-lo novamente.

Xaxim

Proveniente do tronco da samambaia-açu, o xaxim era largamente utilizado como vaso por manter úmido e nutrido o solo das plantas. Porém, por conta da extração predatória e risco de extinção desta matéria prima, a comercialização deste material foi proibida no início dos anos 2000.

Como alternativa ecologicamente sustentável, o vaso de fibra de coco é a melhor opção. Assim como o xaxim, este tipo de material consegue absorver e reter água por longos períodos, mantendo o solo hidratado das plantas. Além disso, ele é resistente e possui propriedades fungicidas, garantindo a saúde dos vegetais.

Vasos em treliças

Caso você opte por suportes maiores e que disponham de espaço para colocar uma ou mais tipo de plantas pendentes, os vasos em treliças serão uma boa opção. Este tipo de estrutura é composto por uma grade impermeável que irá sustentar mais de um vaso.

Você certamente encontrará diversas opções para este tipo de estrutura, como madeira, ferro, aço e outros materiais impermeáveis. Na escolha, prefira opções leves e resistentes, capazes de suportar o peso dos vasos acrescidos com água.

Nichos para plantas pendentes

Planta em nicho na parede

Por fim, como alternativa mais organizada e até elegante de colocar as plantas, você encontrará os nichos de parede. Embora precisem de maior planejamento para posicionar os elementos visualmente, eles podem mudar totalmente o visual e o ambiente de seu lar.

Caso opte por nichos, você encontrará essas estruturas em casas de decoração e lojas de móveis em diferentes tamanhos e materiais. Neste caso, lembre-se de harmonizar o suporte com o local onde ele será colocado e, sobretudo, com a espécie de planta que será posicionada nele.

Escolha uma planta pendente de sol e tenha um jardim aéreo!

Thunbergia mysorensis

As plantas pendentes podem ser uma ótima opção para compor e mudar qualquer ambiente, sem depender de grandes estruturas e grande demanda de tempo para construir um jardim aéreo. Desta forma, seja em um local amplo ou um pequeno espaço, você encontrará diversas espécies que poderão alegrar, oferecer elegância e aconchego para o seu lar.

Como vimos, existem desde suculentas a até flores mais delicadas que podem ser tranquilamente utilizadas como plantas ornamentais pendentes. Atrelado a um simples suporte, você conseguirá posicionar estrategicamente suas plantas em qualquer ambiente de sua casa.

Por isso, aproveite estas dicas de plantas que podem ser utilizadas como pendentes para trazer leveza e harmonia para seu ambiente.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Moto E20 é bom? Veja a ficha técnica, avaliações e muito mais!

Moto E20 é bom? Veja a ficha técnica, avaliações e muito mais!

Para saber mais sobre o Moto E20, confira no artigo de hoje as especificações técnicas, avaliações, vantagens, desvantagens e muito mais. Confira!


As 10 Melhores Cadeiras Ergonômicas de 2022: Thunder X3, Roxtor e mais!

As 10 Melhores Cadeiras Ergonômicas de 2022: Thunder X3, Roxtor e mais!

Precisando de uma cadeira ergonômica para o seu home office, mas não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cadeiras de 2022 e como escolher a sua!


Linha Moto E é boa? Lista com os 8 melhores modelos de 2022!

Linha Moto E é boa? Lista com os 8 melhores modelos de 2022!

Em dúvida sobre qual aparelho Motorola adquirir? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores modelos da Linha Moto E, como escolher o ideal e onde comprar!


As 10 Melhores Tintas a Óleo para Tela De 2022: Gato Preto, Lefranc & Bourgeois E Muito Mais!

As 10 Melhores Tintas a Óleo para Tela De 2022: Gato Preto, Lefranc & Bourgeois E Muito Mais!

Confira agora um ranking contendo as 10 melhores tintas a óleo para tela do mercado em 2022. Saiba também como escolher a melhor opção do produto para você!


Os 10 Melhores Guarda-sóis de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Os 10 Melhores Guarda-sóis de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Quer tomar sol com toda segurança? Veja neste artigo dicas de como escolher o guarda-sol ideal e um ranking com as 10 melhores opções do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação Celulares