Pimenta ornamental: como cuidar, curiosidades e muito mais!

Pimenta ornamental: como cuidar, curiosidades e muito mais!

Conhece as pimentas ornamentais? Veja neste artigo como cuidar, várias curiosidades e informações importantes sobre essa planta!


Descubra como cuidar da sua pimenta ornamental!

Pimenta ornamental em foco

Cuidar da sua pimenta ornamental é muito fácil! Elas têm o ciclo de vida perene, ou seja, costumam crescer apenas uma vez ao ano, geralmente entre a primavera e o outono. Precisam ser regadas regularmente, intercalando entre sob meia-sombra e sol pleno. Elas podem ser cultivadas dentro de casa, ou em jardins. No entanto, é importante plantá-las em vasos e esperar até oito semanas para transferi-las para o jardim.

As pimentas ornamentais costumam frutificar intensamente durante um curto período de tempo. Para que elas durem mais tempo, é preciso retirar o excesso de flores e colher os frutos maduros com frequência. Senão, elas podem enfraquecer, perder a beleza e produzir menos.

As cores dos frutos aparecem apenas quando as plantas amadurecem e variam entre vermelho, amarelo, roxo, laranja, branco e preto. São ótimos ornamentos para a sua casa ou jardim, trazendo um clima tropical e fresco para o ambiente.

Informações básicas da pimenta ornamental:

Arbusto de pimentas ornamentais


Nome científico:
Capsicum annuum cultivars
Nome comum:
Pimenta ornamental

Origem:

América Central e América do Sul
Porte:
15 centímetros ~ 1,5 metros
Ciclo de vida:
Perene
FloraçãoDurante o verão

Clima:

Tropical e subtropical


A pimenta ornamental é da espécie Capsicum e pertence à família Solanaceae. Ela é nativa da América Central e da América do Sul e sua altura varia entre 15 centímetros e 1,5 metros. Seu fruto é comestível, mas picante.

As cores existentes são variadas: roxa, vermelha, amarela, verde, laranja, branca e preta. Devido a essa versatilidade, são ótimos ornamentos para o seu jardim ou área externa e geralmente são usadas para fins decorativos.

Elas são plantas tropicais e preferem temperaturas altas. Deve ser cultivada em solo fértil, com irrigação semanal e a meia-sombra ou sol pleno, com no máximo quatro horas diárias de sol.

Curiosidades sobre a pimenta ornamental

Pimenta ornamental vermelha

A pimenta ornamental é bastante versátil. Possui diversas cores para enfeitar o seu lar ou ambiente de trabalho. Além disso, o consumo do fruto traz alguns benefícios para o seu corpo, porém, deve ser feito com atenção e cuidado! Isso porque além dos benefícios, elas também trazem alguns efeitos colaterais.

Confira essas curiosidades sobre a pimenta ornamental abaixo:

Pode comer as pimentas ornamentais?

Apesar do nome, as pimentas ornamentais podem ser consumidas. Porém, essa planta geralmente é procurada para fins decorativos, já que o sabor varia, podendo ser muito picante, ou sem nenhum gosto. Elas também não possuem nuances doces ou defumadas, que são características de outras pimentas. Para o uso culinário, é recomendada a plantação de outras variações, como a pimenta-do-reino ou a pimenta-rosa.

Relação entre a rega e ardência da pimenta ornamental

Não existe nenhum estudo que comprove a relação entre a rega e ardência das pimentas ornamentais. O fator que define a ardência da pimenta é a espécie dela. Inclusive, existe uma escala que mede a ardência de todas as pimentas, chamada Escala de Scoville. Os valores dessa escala variam entre 0 e 300 mil de unidades de Scoville (SHU).

As pimentas ornamentais são da espécie Capsicum. Dentro da escala, essa espécie atinge entre 100 e 500 unidades de Scoville. Sendo assim, os sabores variam entre levemente ardido e média ardência. Existem casos em que não há nenhuma ardência ou sabor.

Cores da pimenta ornamental

As cores das pimentas ornamentais variam bastante. Por isso, elas são perfeitas para colorir o ambiente da sua casa, escritório ou jardim. Suas cores variam entre vermelho, amarelo, roxo, laranja, branco e preto.

Os benefícios da pimenta ornamental

A pimenta ornamental é da espécie Capsicum, que é muito rica em capsaicina. O consumo moderado dessa substância traz certos benefícios para o corpo humano, comprovados por pesquisas científicas. Confira a lista de benefícios a seguir:

- Ajuda a diminuir a pressão sanguínea e a corrigir arritmias;
- Auxilia no sistema imunológico;
- Aumenta o metabolismo, promovendo perda de peso;
- Melhora a digestão e faz o sistema gastrointestinal funcionar melhor;
- É anti-inflamatória;
- É natural;
- Ajuda a diminuir o colesterol;
- Influencia a produção de insulina, ajudando a prevenir diabetes;
- Não há nenhum efeito colateral grave.

Efeitos colaterais da pimenta ornamental

Apesar do consumo de pimenta ornamental não causar nenhum efeito colateral grave, há pontos negativos a serem considerados. Alguns exemplos são:

- Devido ao efeito termogênico, algumas pessoas podem sentir muito calor depois do consumo;
- Pessoas sensíveis podem ter o olfato e o paladar alterado brevemente após o consumo da pimenta ornamental;
- O consumo de pimenta ornamental causa bastante sede e sensação de boca seca;
- Em alguns casos, pode causar mau hálito, porém é reversível.

Como cuidar da pimenta ornamental:

Jardineiro cuidando das plantas

Cuidar da sua pimenta ornamental é muito fácil! Os frutos geralmente nascem da primavera até o outono, são bastante coloridos e brilhantes, garantindo uma decoração deslumbrante para o ambiente em que são cultivadas.

As pimentas ornamentais gostam de climas mais quentes, porém não sobrevivem muito tempo em solo muito seco. É recomendado o plantio em ambientes internos antes de passar para o jardim ou qualquer ambiente externo.

Confira algumas dicas fundamentais a seguir.

Como regar sua pimenta ornamental

É importante estar sempre atento à rega da sua pimenta ornamental para um crescimento saudável. Elas não toleram estiagem nem encharcamento. Sempre que a superfície da terra parecer seca, regue até que ela fique levemente úmida. É recomendada a irrigação semanal.

Adubos e substratos para pimenta ornamental

A pimenta ornamental pede por um solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica para ser cultivada. Você pode usar fertilizante líquido uma vez ao mês para adubar a terra. Quando a frutificação começar, passe a usar o fertilizante duas vezes por mês, porém, com a metade da dose recomendada pelo fabricante.

Se quiser priorizar o crescimento dos frutos, invista em fertilizantes com mais fósforo e potássio, evite os ricos em nitrogênio. Quando os frutos começarem a se formar, cubra as plantas com fertilizante pela primeira vez. Depois de seis semanas, repita o processo.

Quanto aos substratos, o mais indicado é uma mistura de 2 partes de terra, 1 de areia e 1 de matéria orgânica da sua preferência. Pode ser húmus de minhoca ou esterco curtido.

Pragas da pimenta ornamental

Existem insetos que podem aparecer e atrapalhar o crescimento da sua pimenta ornamental, como por exemplo os tripes, ácaros-aranha e pulgões. Porém, erradicar essas pestes não é muito difícil. Para os pulgões e ácaros-aranha basta um sabonete inseticida ou um óleo cítrico. Para os pulgões será necessário o uso de spray químico, mas use apenas nas partes que não serão consumidas para evitar a intoxicação.

Preste atenção aos fungos também, pois eles causam mofo cinza e também a podridão de raízes, que podem ser fatais para a sua pimenteira. Ambos fungos se proliferam na umidade, quando não há circulação de ar e a terra está encharcada. Utilize sprays ou pós fungicidas para controlar a situação e corrija as condições ambientais.

Propagação da pimenta ornamental

A pimenta ornamental se multiplica por sementes e por estaquia. Geralmente, as sementes demoram cerca de 21 dias para germinar e a floração acontece entre 40 e 45 dias após a germinação. Depois disso, os frutos surgem entre 50 e 55 dias.

Como são plantas tropicais, em locais mais quentes, o desenvolvimento da pimenta ornamental é mais rápido. Em regiões frias, a melhor época para o cultivo é o verão.

Suporte para a pimenta ornamental

Para o plantio, é recomendado ambientes internos e vasos individuais. Utilize terra própria para plantio para uma boa nutrição da planta. Após 8 semanas, você pode transferir as mudas para o seu jardim, em um local que receba sol pleno. Respeite o espaço de 30 centímetros entre elas. Se preferir usar containers, prefira os de 15-20 centímetros.

Como plantar pimenta ornamental:

Pimenta ornamental em vaso

O plantio da pimenta ornamental não demanda muito esforço, é muito fácil e prático. Confira as dicas a seguir.

Melhor época para plantar a pimenta ornamental

A melhor época para a prosperidade da sua pimenta ornamental é no meio da primavera ou no verão. O clima quente é a preferência delas.

Preparando o solo para receber sua pimenta ornamental

Inicialmente, plante as suas pimentas ornamentais dentro de casa em pequenos vasos individuais de 15 centímetros, com furos no fundo para a drenagem de água. Você só vai precisar de uma boa terra para plantar, pode ser terra vegetal ou um mix de plantio. Invista em fertilizantes com mais fósforo e potássio e evite fertilizantes ricos em nitrogênio para mais frutos.

Para alcançar um solo rico em nutrientes, o mais indicado é uma mistura de 2 partes de terra, 1 de areia e 1 de matéria orgânica da sua preferência. Pode ser húmus de minhoca ou esterco curtido. Depois disso é só inserir a muda da pimenta ornamental delicadamente no vaso, tomando cuidado para não desmanchar o torrão.

Como semear a pimenta ornamental

Caso você não tenha uma muda, é possível utilizar o mesmo vaso de 15 centímetros com um mix de plantio. Priorize as últimas semanas antes do verão para semear a sua pimenta ornamental, já que o solo precisa estar em uma temperatura de pelo menos 26ºC.

Depois de preparar o solo, é só enterrar as sementes em até 1 centímetro de profundidade. Depois de duas semanas, as sementes começarão a germinar. Espere de 6 a 8 semanas para transplantar em outro lugar.

Você pode começar a fertilizar as mudas depois de 2 ou 3 semanas depois da germinação. Utilize fertilizante líquido a cada 2 semanas para garantir a saúde da planta. Os substratos ajudam a manter a umidade da terra por mais tempo e prevenir fungos.

Entre 6 e 8 semanas após a germinação, você já pode replantar as mudas no jardim ou vasos maiores. No jardim, respeite o espaço de 30 centímetros entre as mudas. Nos conteiners, você pode espaçar as plantas entre 15 e 20 centímetros. Utilize sempre terras próprias para plantio.

Descubra a iluminação ideal para sua pimenta ornamental

A pimenta ornamental prefere temperaturas mais altas. Por isso, prefira cultivá-las a meia sombra ou em sol pleno. A falta de iluminação pode prejudicar o crescimento da planta, portanto, atente-se a isso.

Temperatura e umidade para pimenta ornamental

Por ser uma planta tropical, a temperatura ideal do solo para o plantio de pimenta ornamental é mais para quente. Especialistas recomendam uma temperatura de no mínimo 26ºC, ou mais. As temperaturas mais altas estimulam um crescimento mais rápido. Caso você plante as suas pimentas ornamentais em terra fria, é muito provável que elas permaneçam atrofiadas durante o período de crescimento.

Já a umidade não é um fator tão importante para as pimentas ornamentais. É recomendado regar as plantas uma vez por semana, sempre mantendo as raízes úmidas e hidratadas para a melhor saúde das suas mudas. Caso elas estejam em ambiente aberto, considere as chuvas como rega, mas sempre confira a umidade da terra semanalmente.

Colheita da pimenta ornamental

Buquê de pimenta ornamental

Para começar a colher os frutos da sua pimenta ornamental, é necessário esperar de 100 a 120 dias após o plantio. Para uma maior longevidade, é necessária a ausência de geadas no inverno. Apesar do nome da espécie (annuum) significar anual, ela pode produzir frutos durante meses ou até anos, caso esteja em condições favoráveis.

Sempre reforme os vasos e canteiros no intervalo de um ou dois anos. Deste modo, as mudas terão mais chances de permanecerem saudáveis.

Como colher pimenta ornamental

Faça a colheita da pimenta ornamental somente após, no mínimo, 100 dias desde o plantio. Esse tempo pode variar para até 120 dias dependendo das condições ambientais. Após a frutificação, recomenda-se a poda das folhas. Isso vai fazer com que os futuros brotos se desenvolvam melhor e mais rápido, garantindo uma melhora na produção de pimentas.

Mesmo sendo consideradas perenes, as pimenteiras costumam frutificar intensamente durante um curto período de tempo. A colheita dos frutos maduros deve ser feita permanentemente para que elas durem mais tempo, assim como a poda das flores.

Como criar mudas de pimenta ornamental

Plante as mudas da pimenta ornamental em um vaso individual de até 15 centímetros. O solo deve estar nutrido com substratos e matéria orgânica para o melhor desenvolvimento das mudas. Além disso, elas devem ser criadas em espaços com temperatura igual ou acima de 26ºC, sob meia-sombra ou sol pleno. A irrigação deve ser feita semanalmente, mas sem encharcar a terra.

Protegendo sua plantação

Atente-se sempre a umidade da terra, pois o excesso de água pode ser prejudicial para o desenvolvimento da sua pimenta ornamental. Além de sobrecarregar a planta, o aumento da umidade também ajuda na proliferação de fungos. Por isso, regue a sua muda semanalmente, de forma que a terra fique úmida. Considere os períodos de chuva como irrigação também.

Em caso de fungos, use um pó ou spray fungicida e corrija a umidade da terra. Em casos de pestes e insetos, utilize um sabonete inseticida ou um óleo cítrico. Somente use sprays químicos em partes que não serão consumidas por você e sua família!

Cultive e tenha pimentas direto do seu jardim!

Pimentas ornamentais amarelas e laranjas

Agora que você já está por dentro de todos os cuidados para a criação da sua pimenta ornamental, é hora de colocar a mão na massa. Lembre-se de respeitar sempre a iluminação e temperatura ideal para o crescimento das mudas.

Além disso, respeite a irrigação das plantas, umedecendo a terra de plantio, mas sem encharcar! Sempre colha os frutos maduros e faço o raleio das flores para preservar a frutificação da sua planta!

Autor deste artigo

Jornalista, podcaster, social media e redator. Sou carioca, taurino e vegano. Apaixonado pela natureza, pelos animais e por música.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos