Natação para bebês: conheça os benefícios, dicas e muito mais!

Natação para bebês: conheça os benefícios, dicas e muito mais!

A natação tem vários benefícios para o desenvolvimento físico e mental do seu bebê. Confira aqui alguns desses benefícios e cuidados a que deve estar atento!


Já pensou em colocar o seu bebê na natação?

menino mergulhando na psicina

Praticar exercício físico é importante para a saúde e a natação é um daqueles esportes que podem fazer parte da vida de seu filho logo desde os primeiros meses de idade, pois a criança já está acostumada com o meio líquido desde a barriga da mãe. A atividade é iniciada de forma lúdica e divertida para facilitar a adaptação ao meio aquático.

A natação para bebês promove as habilidades de coordenação motora, fundamentais para que seu bebê atinja metas de desenvolvimento significativas, como sentar e andar, para além de influenciar a saúde de modo geral e até estimular a socialização. Outra vantagem, é que a natação para bebês promove a segurança das crianças quando estiverem brincando na água.

Continue lendo e entenda por que essa é uma ótima atividade para bebês!

Benefícios da natação para bebês

menino se divertindo na piscina com boias

A natação para bebês contribui para o desenvolvimento geral da criança e proporciona a exploração do corpo. Bebês adoram se movimentar no meio aquático e os benefícios são diversos! Além disso, ensinar seu filho a nadar vai ajudar a mantê-lo seguro na água e pode ser muito divertido! Verifique abaixo alguns benefícios dessa atividade!

Fortalece o sistema imunológico do bebê

A natação para bebês fortalece o sistema imunológico da criança. Isso porque essa atividade exercita todo o corpo, o que leva ao fortalecimento dos sistemas cardíaco e respiratório, responsáveis pela oxigenação e nutrição das células.

Quanto mais desenvolvidos forem esses sistemas, melhor será o transporte dessas substâncias por todo o organismo, o que deixa o corpo mais resistente e mais bem capacitado no combate a possíveis infeções. A circulação sanguínea também passa por uma melhoria significativa.

Melhora o sistema respiratório do bebê

Na natação para bebês, quando a criança movimenta os membros e exercita a respiração ao mesmo tempo, está a fortalecer a musculatura respiratória. Essa prática esportiva auxilia o bebê a desenvolver um melhor controle do ritmo de inspiração e expiração, além de que a pressão exercida pela água auxilia na expiração.

As chances de desenvolver doenças, como a asma, diminuem consideravelmente. Nadar ajuda no fortalecimento dos músculos do tórax e aumenta a elasticidade do pulmão, o que melhora a capacidade de absorção de oxigênio. E ainda, o ambiente de alta umidade do ar ajuda a evitar o ressecamento das vias aéreas, facilitando o processo respiratório.

Estimula o tônus muscular do bebê

O bebê possui naturalmente uma boa motricidade na água, pois ele tem a capacidade de recuperar rapidamente os reflexos natatório que tinha no ventre materno. O movimento na água proporcionado pela prática da natação, trabalha diversos músculos do corpo da criança simultaneamente.

A resistência causada pela água promove o fortalecimento dos músculos envolvidos nos movimentos. Assim, a natação estimula o desenvolvimento do tónus e do equilíbrio muscular. Com a musculatura mais desenvolvida, o seu bebê terá força para realizar outras atividades e até iniciar mais facilmente o processo de sentar e andar, por exemplo.

Desenvolve a coordenação motora e o intelecto

A natação é excelente para incentivar o bebê a aprender a controlar e coordenar os movimentos, usando cérebro e músculos. A pressão da água estimula as terminações nervosas o que contribuiu para o desenvolvimento da coordenação motora fina.

Exercícios como segurar na borda, interagir com objetos flutuantes e mergulhar melhoram a coordenação motora. Por vezes, a natação para bebês engloba brincadeiras com música ou tarefas como apontar partes do corpo, o que ajuda no desenvolvimento do vocabulário e da inteligência do bebê.

Promove a socialização e a autoconfiança do bebê

A natação para bebês pode ser encarada como uma oportunidade para promover o contato social. O bebê entra em contato com coleguinhas de natação, seus familiares e treinador e esse contato tem impacto bastante positivo para o desenvolvimento das competências sociais.

Jogos de imitação e tarefas em grupo, tendem a desenvolver a capacidade de partilha, noção de espaço e a autoconfiança da criança. Além disso, essa modalidade é excelente para fortalecer o vínculo efetivo entre bebê e pais!

Melhora a circulação sanguínea do bebê

A natação é uma atividade aeróbica, o que significa que a produção de energia para movimentar os músculos é feita com recurso ao oxigênio. Assim sendo, os vasos sanguíneos são relaxados e dilatam para facilita a circulação do sangue. Isso fortalece o coração do seu bebê e deixa os batimentos mais estáveis.

A temperatura da água também interfere com a circulação, pois a água quente provoca um efeito vasodilatador maior, o que melhora a irrigação sanguínea de todos os tecidos e órgãos do seu bebê.

Melhora a qualidade do sono do bebê

A natação para bebês leva a criança a movimentar todo o corpo, o que provoca um gasto de energia significativo. O bebê fica cansado e consequentemente terá um sono de maior qualidade.

Por outro lado, a natação também contribui para que o bebê se sinta mais tranquilo e relaxado pois o contacto com a água morna e alguns exercícios mais calmos ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e a oxigenar melhor todo o corpo, o que faz com que o hipotálamo, região do cérebro responsável pela sensação de prazer e relaxamento, seja mais facilmente estimulado.

Dúvidas sobre as aulas de natação para bebês

menina bebê na natação

Já vimos que a natação para bebês tem vários benefícios, ainda assim, alguns pais sentem receio por achar que a criança é muito nova e frágil. Se você ainda tem dúvidas e gostaria de mais informações sobre o assunto, continue lendo e confira a resposta para algumas das dúvidas mais comuns!

Quando podemos começar as aulas de natação para bebês?

A natação para bebês é recomendada para a partir dos seis meses de idade, quando já interage com as pessoas, responde melhor a estímulos e está aberto a novas experiências. Nessa idade, por conta da vacinação, o bebê já desenvolveu uma boa imunidade e a inflamação do ouvido passa a ser menos frequente pois o duto do ouvido já está mais desenvolvido.

Aos seis meses o bebê ainda pode se recordar de como era o seu ambiente no útero materno, e essa lembrança contribui para que o bebê se sinta confortável e protegido dentro da água da piscina.

Qual a duração ideal das aulas de natação para bebês?

As aulas de natação para bebês devem ser orientadas por um monitor especializado, que dará todas as instruções necessárias para que a aula seja bem proveitosa. É recomendável que primeira aula seja de curta duração, cerca de 10 a 15 minutos, para que a criança se acostume com a água, aumentando depois para 30 minutos.

Esse tempo é suficiente para que a criança seja estimulada ao mesmo tempo que se diverte. As aulas não devem durar mais que 30 minutos porque o mecanismo de regulação de temperatura interna do bebê ainda não está bem desenvolvido e também para que a atividade não se torne demasiado cansativa.

Quanto custa as aulas de natação para bebês?

O custo de aulas de natação para bebê, diverge bastante de local para local. Algumas academias praticam um preço bem acessível, como R$ 90,00, enquanto outras cobram R$ 200,00, ou até mais. Tem opções de preços para todos os tipos de bolsos.

Mas quanto se considera o custo dessa atividade, é preciso pensar também nos vários benefícios que a natação proporciona ao bebê e ter em mente que se está investindo no desenvolvimento da criança.

Vale lembrar que, independentemente do valor cobrado pela academia, é fundamental observar as condições de higiene e segurança do local, assim como, garantir que o professor tem a formação adequada.

Existe alguma contra indicação da natação para bebês?

A prática de natação traz inúmeros benefícios para o bebê e proporciona verdadeiros momentos de prazer! No entanto, a criança não deve ir à aula de natação quando estiver doente ou com resfriado, pois pode piorar ou contagiar outras crianças.

Algumas alergias de pele também podem piorar por causa dos produtos químicos que existem na água da piscina, assim como a inflamação do ouvido, por isso é preciso prestar atenção. Outro ponto importante, é que o bebê não deve ser alimentado até uma hora antes da aula de natação.

Qual a temperatura ideal da água durante a aula de natação para bebês?

Procurar saber sobre a temperatura da água na hora de escolher a academia também é importante. Para bebês a temperatura ideal da água é entre 29 e 31ºC. Isto, porque as crianças mais novas ainda não têm o mecanismo de regulação de temperatura completamente desenvolvido.

Para além da temperatura, os pais devem ainda verificar se o pH da água da piscina é neutro (pH 7) e se o local oferece condições adequadas para trocar e preparar o bebê para as aulas.

Os pais ou responsáveis podem acompanhar a aula?

As aulas de natação para bebês devem ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável pela criança, pois fará com que o bebê se sinta mais seguro e protegido. A presença dos pais contribui para a boa disposição do bebê para a prática da modalidade e reforça os vínculos de afetividade.


Por vezes, é possível o bebê se assustar na primeira aula. Caso isso aconteça, os pais devem mostrar que estão calmos e fazer brincadeiras na água com o bebê para ele se acostumar.

Converse com o pediatra do seu bebê

Antes de iniciar as aulas de natação, os pais devem consultar o pediatra que acompanha o seu bebê para que o desenvolvimento psicomotor da criança seja avaliado e ela seja liberada para a prática dessa modalidade. E ainda, para descartar problemas respiratórios ou de pele que podem piorar com a natação.

O pediatra pode responder a dúvidas dos pais e recomendar um bom creme hidratante para aplicar na pele sensível do bebê depois do banho. Durante a consulta, pode confirmar com seu pediatra, os efeitos que a natação para bebês proporciona ao nível do desenvolvimento, melhoria da respiração, sono, condição física e muito mais!

Dicas de cuidados para antes, durante e depois da natação

mãe ensinando o filho a nadar

A natação é adequada a qualquer idade, inclusive aos bebés. Quando praticada com segurança os benefícios são imensos. No entanto, para que tudo corra bem, convém estar atento a alguns cuidados que se devem ter, tanto durante a aula, como nos momentos antes e depois da aula. Conheça as dicas mais relevantes já de seguida!

Escolha a escola de natação apropriada

Atualmente, é possível encontrar aulas de natação para bebês em várias academias e centros de esporte. Na hora da escolha é importante conhecer bem o espaço onde as aulas vão acontecer e verificar as condições de segurança e higiene que o local oferece.

Pergunte sobre a temperatura da água e quais produtos químicos são usados no tratamento da água da piscina. Observe se o vestiário oferece um espaço apropriado para dar banho e trocar o bebê depois da aula. Verifique também se o professor possui formação adequada e se o número de alunos por aula não é demasiado elevado.

Atenção à forma de tratamento do bebê na água

Como o bebê é tão novinho, é fundamental os pais oferecerem colo e estar junto com a criança o tempo todo. A entrada da água deve ser suave e descontraída para transmitir segurança à criança e evitar mudanças acentuadas de temperatura.

O acompanhante deve prestar atenção às reações do bebê na água e garantir que ele se sente confortável. O monitor deve ser claro nas suas orientações e respeitar o ritmo de cada criança. O mais importante é que a aula de natação para bebês seja divertida e proporcione prazer!

Utilize fraldas especiais para piscina durante a natação

Na natação para bebês, a criança deve usar fraldas especiais para piscina, pois as fraldas normais absorvem muita água quando submersas. Além disso, o peso da fralda cheia de água pode deixar o bebê desconfortável e dificultar os seus movimentos. As fraldas para natação são feitas para resistir à água e reter bem as fezes do bebé.

Existem no mercado fraldas para natação reutilizáveis ou descartáveis, com cores e padrões bem divertidos. Existe até maiôs com fraldas de banho embutidas! As fraldas descartáveis são mais baratas e práticas. Contudo, nem sempre são tão ajustáveis quanto as reutilizáveis e não são ecológicas.

Estimule o bebê durante o banho

Entre na água segurando o bebê em seus braços, com calma. Comece por mergulhar seus pezinhos na água e depois levantá-lo com movimentos suave de brincadeira. Vá descendo cada vez mais até que tenha o bebê tenha todo o corpo na água.

Para que a criança aprenda a se sentir confortável na água pode brincar de embalar o bebé na piscina, isto é, pegar o bebé ao colo e passear com ele pela água. Pode jogar de chapinhar na água ou estimular o bebê com um brinquedo, por exemplo, pode colocar um brinquedo na água perto do bebê e ir afastando-o, ao mesmo tempo que incentiva a criança a alcançá-lo.

As academias costumas disponibilizar diversos acessórios aquáticos como bolas, boias, tapetes flutuantes, etc.

Utilize roupão ou toalha antes e após a natação

Quando a aula de natação termina é muito importante secar bem o bebê, assim que sair da água, para prevenir que a criança seja exposta ao frio e fique resfriada. Use uma toalha macia ou um roupão de banho com capuz que ajuda a manter a cabeça do bebê quentinha. Tenha o cuidado de limpar bem os ouvidos para evitar otites.

Deve-se dar um banho rápido, com água morna para tirar os produtos químicos usados no tratamento da água da piscina. E como a pele do bebê é sensível, hidratá-la com um bom creme é boa ideia.

Evite mudança brusca de temperatura

Um outro aspeto importante a ter em conta nas aulas de natação para bebês é a oscilação de temperaturas. Geralmente, a água da piscina é mais fria do que a temperatura ambiente, por isso é aconselhável entrar devagar na piscina e ir molhando o bebê pouco a pouco, começando pelos pezinhos até à cabeça.

Outra alternativa para prevenir a mudança brusca de temperatura é preparar o bebé com um duche de água morna. Durante a aula, esteja de olho nas reações do bebê, se parecer que ele está com frio, retire-o logo da água e aqueça-o com uma toalha macia.

A natação para bebês ajuda no desenvolvimento da criança!

menina bebê na piscina com uma mulher

A natação estimula o movimento de todos os músculos e articulações do corpo, por isso é considerada dos melhores esportes existentes e totalmente adequado para crianças pequenas.

Alguns motivos para colocar o bebê nessa modalidade são: aprimora a coordenação motora; contribui para aumentar a resistência respiratória e muscular do bebê; estimula o bebê a engatinhar, sentar ou andar mais facilmente; abre o apetite e auxilia o bebê a dormir melhor; desenvolve as habilidades sociais e intelectuais da criança; fortalece o vínculo afetivo entre os pais e o bebê; e até pode previne algumas doenças respiratórias.

Concluindo, a natação para bebês proporciona vantagens físicas, sociais, neurológicas, psicológicas e recreativas, ou seja, contribui de maneira significativa desenvolvimento global da criança!

Autor deste artigo

Redadora Freelancer

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos