Caranha: descubra como pescar, características do peixe e mais!

Caranha: descubra como pescar, características do peixe e mais!

Confira dicas do peixe Caranha, informações para a pesca, como pescar usando iscas artificias e curiosidades deste peixe.


Saiba mais sobre o peixe Caranha

Peixe cinza e branco no tanque de peixes.

Esses peixes de recife solitários são carnívoros grandes, em forma de amêndoa, com cerca de 90 centímetros de comprimento, mas podem crescer até 1,5 metro. São cinzentos a castanhos escuros, com uma barbatana dorsal contínua, barbatanas peitorais alongadas e um longo pedúnculo caudal (cauda) terminando numa barbatana caudal robusta.

Eles são muito delgados para os peixes desta família, mas eles têm os clássicos dentes caninos longos de pargo, que são visíveis mesmo quando suas bocas estão fechadas. Eles são peixes de caça populares, mas são vulneráveis ​​à pesca excessiva durante a época de desova. Nomes comuns da Caranha são vermelho-caranho e caranho, confira mais sobre o peixe a seguir!

Características e curiosidades da Caranha

caranha na agua salgada

Nesta seção, você vai conferir a coloração da Caranha na fase juvenil e na fase adulta, o habitat natural da Caranha, as características da dentição da Caranha, hábitos alimentares e como acontece a reprodução. Confira agora!

Coloração da Caranha

Esses peixes são geralmente cinza ou marrom escuro com lados cinza claro a escuro. Também pode haver uma leve coloração avermelhada no corpo ou pardo-esverdeado com manchas escura e pardo-avermelhado. Há uma coloração azulada nas barbatanas anal e ventral.

A barbatana caudal é de cor cinza claro, enquanto as barbatanas peitorais são translúcidas ou cinza. Os juvenis têm um padrão ligeiramente barrado em ambos os lados, que desaparece na idade adulta. O habitat da Caranha também influencia na coloração dessa espécie.

Habitat natural da Caranha

Os peixes Caranha são moradores solitários dos recifes. Vivendo na costa ou perto da costa, eles costumam se associar a saliências sobre saliências rochosas e saliências. Eles vivem em profundidades de até 175 pés (55 metros) abaixo da superfície da água.

Os jovens normalmente habitam áreas costeiras de mangue e tapetes de ervas marinhas que oferecem alguma proteção contra predadores. Sabe-se que pequenos Caranha também entram em estuários, áreas de manguezais e nos cursos de maré de riachos e canais de água doce.

A dentição da Caranha

O que diferencia o peixe Caranha dos outros peixes são os dentes caninos, essa espécie tem boca grande com lábios grossos. Ambas as mandíbulas contêm dentes caninos com um par de caninos grandes o suficiente para serem visíveis mesmo quando a boca está fechada.

Os dentes vomerinos são dispostos em uma forma triangular no topo do palato. A dentição da Caranha, ao contrário dos dentes pontiagudos de suas primas, sua dentição é mais regular, com extremidades quadradas.

Hábitos alimentares da Caranha

Um peixe carnívoro agressivo, a Caranha se alimenta principalmente de peixes e caranguejos. Os fortes caninos permitem que a Caranha madura se alimente de grandes crustáceos, incluindo lagostas e caranguejos. Os campos de alimentação estão normalmente localizados perto do fundo em áreas rochosas de recife ou adjacentes a outras estruturas.

O período de alimentação desse peixe é à noite, pois ele pode caçar caranguejos, camarões e pequenos peixes. Geralmente, quando essa espécie é nova, eles comem crustáceos, moluscos e equinodermos, para se tornarem piscívoro, animais que se alimentam de peixes, quando adultos.

Como é a reprodução da Caranha

Todos os peixes Caranha são criadores ovíparos, liberando ovos pelágicos em águas costeiras. A Caranha desova de junho a agosto nas águas do Caribe. Durante a desova, centenas de indivíduos podem se agregar em áreas profundas.

Os ovos eclodem um dia após a fertilização, produzindo larvas pelágicas que são dispersas pelas correntes. Essa é a única característica conhecida da reprodução da Caranha. Pouco se sabe sobre o desenvolvimento das larvas e seu assentamento no plâncton.

Dicas para pesca da Caranha

Nesta seção, você vai conferir as técnicas utilizadas para a pesca noturna, qual tipo de vara usar com a Caranha, quais iscas naturais você deve usar e informações sobre carretilhas e molinetes para a pesca da Caranha. Descubra todas essas dicas, a seguir.

Use técnicas de pesca noturna

Indivíduos pescando durante o pôr do sol.

Geralmente, quem gosta de pescar à noite afirma que os peixes estão mais calmos e vulneráveis nesse período do dia. Para chamar a atenção dos peixes coloque um acessório que emita som na vara, ele é chamado de "sino para a vara".

Use o fishing light, que é um acessório de formato de bastãozinho que acende e que fica preso à boia onde você deve passar a linha de pesca. O pescador deve iluminar todos os apetrechos que vai utilizar, não se esqueça principalmente do lampião a gás, algo que você não pode esquecer é o repelente para evitar os mosquitos.

Leve tudo junto em uma só mochila, utilize fitas adesivas luminosas, coloque-as da metade até a ponteira da vara para melhor visualização para não perder a fisgada e não se esqueça do fogo.

Qual tipo de vara usar com a Caranha

Vara de pesca na mão.

A melhor vara para a pesca da Caranha são as varas longas para que você possa aguentar a briga com esse peixe indomável, porém a mais utilizada é a vara de fibra de vidro. Esse peixe é inteligente e abandona a isca caso sinta que algo está estranho ou há alguma resistência.

Existem outras varas adequadas para pescar a Caranha. As varas de pesca de 6' a 7' de ação moderada de 30 a 60 libras, porém a preferência varia de pescador para pescador, as varas de pesca de vidro são uma das mais utilizadas para a pescaria da Caranha.

As iscas naturais para Caranha

Anchovas frescas usadas para isca.

As iscas naturais são as mais adequadas para a pesca da Caranha. Geralmente, os pescadores usam bicudas, anchovas, xareletes vivos, iscados pelo dorso, usando anzol circular.

Não se esqueça de utilizar um chumbo grande para manter a isca fixa no fundo e um chicote de 2 a 3 metros para que a isca consiga nadar em volta do chumbo e chamar a atenção da Caranha. Existem outras possibilidades de iscas para a captura da Caranha, utilizar postas de peixes como a bicuda ou grandes cabeças de anchova.

Sobre as carretilhas e molinetes para Caranha

Carretel de pesca com mosca.

Nesta parte do texto vamos apresentar informações sobre as carretilhas e molinetes para Caranha. Você deve usar carretilhas de perfil alto ou baixo de grande porte, porém com capacidade mínima de 200 metros de linha e uma relação de recolhimento lenta, não se esqueça de algo muito importante, DRAG forte.

Usar os molinetes médio ao pesado do tipo 8000 a 10000, para que você possa aguentar a briga com a Caranha, você deve usar o modelo 8000, o importante é deixar o DRAG forte para subir o peixe e deixar no mínimo 200 metros de linha multifilamento.

As iscas artificiais para pescar Caranha

Nesta seção, você vai conferir as características de diferentes iscas artificiais começando pela isca soft e jig heads, metal jigs ou jumping jigs, jig de pena, solid ring, assist hoook e split hook. Confira já!

Isca Soft e Jig heads

Três iscas artificiais multicoloridas.

Apresentaremos ao leitor explicações sobre a isca soft e jig heads. Isca soft tem variações de tamanho de 7 a 15 cm e cores variadas. O anzol jig head é confeccionado com uma cabeça de chumbo com diferentes pesos e medidas, não há dificuldade para aplicar a isca soft no anzol jig head, você não precisa ter um conhecimento aprofundado para o seu uso, desta forma pode ser usado por pescadores iniciantes.

Metal jigs ou Jumping jigs

Isca de pesca branca e azul.

Metal jigs ou Jumping jigs (sinônimos) são os mais utilizados e pesam de 40 a 120 gramas, o peso é de acordo com a profundidade e tamanho encontrado de Caranha, para grandes profundidades e correnteza forte, serão utilizados metal Jigs um pouco mais pesados, muda a cor também, com holográfico e sem, cor amarela, verde, prata, dourado e mix de cores, mude as cores até acertar o peixe.

A isca jumping jigs trabalha um movimento de sobe e desce, parecendo que está dando pequenos pulos dentro da água, movimentação ideal para chamar atenção dos peixes e atrair predadores. Elas são feitas de metal, desta forma elas não flutuam e são indicadas para as pescaria de profundidade.

Jig de pena

Isca artificial Jig de pena de diversas cores.

A isca artificial jig de pena é muito interessante para atrais os peixes e varia de 40 a 120 gramas para a Caranha, dependendo da profundidade e a força da maré, é possível usar jig de pena mais pesados, e também de acordo com a profundidade.

Se você estiver em uma pescaria de água doce, o jig de pena pode ter uma antienrosco, que é um arame mais rígido da cabeça do jig até a farpa, evitando muitas vezes de enroscar em um toco ou vegetação submersa.

Solid Ring

Isca artificial com argola.

Se você for pescar nunca se esqueça de levar a isca solid ring, ela possui um diâmetro de 6 mm a 14 mm ou pode ser de 100 libras a 900 libras, cada fabricante utiliza uma medida ou duas medidas. O solid ring é um círculo perfeito, maciço.

Ele é utilizado para amarrar outros objetos nele, geralmente são linhas e as linhas principais. Cada fabricante faz uma medida ou duas medidas, sempre confira na embalagem, tenha essa variedade tanto para a pesca da Caranha quanto para peixes maiores.

Assist Hook

Acessórios para a pesca.

Nunca se esqueça de quanto pescar leve a isca assist hook com diferentes tamanhos de anzóis como alguns 1/0, 2/0 e até 3/0, é ideal possuir com duplo anzol, o Assist Hook é formado com uma linha mais grossa ou arame ou composto muito forte, e este atachado nos anzóis, você precisa ter essa variedade tanto para a pesca de Caranha quanto para outros peixes maiores e sempre esteja preparado na hora da pesca..

Split Hook

Anzol de pesca no mar.

Esta isca é bastante usada para a pesca da Caranha, ela não é formada plenamente por uma volta de 360 graus, pois ela ultrapassa o fechamento pleno de um círculo. Essa isca oferece a possibilidade de anexação com outros círculos.

Neste caso a isca artificial solid artificial e outros artefatos, ou com outras variedades de objetos. Não há a necessidade de utilizar mecanismo de ligamento, como por exemplo: soldas ou amarras. Através dessa isca é possível trocar a garateia quando for necessário.

Aproveite as instruções e tenha uma ótima pescaria da Caranha!

caranha nadando no fundo do mar

Independentemente, se você está no rio ou em pesqueiro a pesca da Caranha é sempre um desafio para todos os pescadores. O peixe é um verdadeiro bruto e é difícil de capturá-lo, ele não se rende com facilidade. Ele costuma pesar cerca de 8 quilos e medir por volta dos 90 centímetros, em diferentes épocas do ano ele come crustáceos e pequenos peixes.

Ele possui o costume de ficar em águas rasas e quase sempre próximos da superfície, se você for pescar em rios, você o encontrará perto das margens, mas em pesqueiros ele está em locais mais fundos ou de meia água. Você deve estar preparado para a fisgada, esse peixe é bom de briga, quando ele morde a isca, ele se abriga perto da margem.

Você deve estar atento para não perder a vara.Todo o cuidado é pouco quando se manuseia esse peixe, ele possui dentes na boca, desta forma na hora de manuseá-lo, tome o máximo cuidado ou você pode sair com algum ferimento no dedo. Escolha roupas adequadas para que sua pescaria seja proveitosa.

Autor deste artigo

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto