Pintura de quarto: cores de parede para casal, bebê, solteiro e mais!

Pintura de quarto: cores de parede para casal, bebê, solteiro e mais!

Procurando a pintura ideal para o seu quarto? Confira dicas importantes para garantir bons resultados.


Pintura de quarto: as tendências da atualidade

pintura de quarto degradê

Quando o assunto é pintura para cômodos específicos da casa, existem tendências que podem ser observadas e seguidas. As tendências podem ajudar na hora de escolher o melhor estilo para as suas paredes caso haja alguma dúvida. São vários modelos diferentes que podem ser escolhidos de acordo com seu estilo.

As cores e tipos de paredes podem ser diferentes para quartos do casal, de solteiro e de bebê. Tons claros, escuros, paredes geométricas, meia pintura. São muitas opções para deixar o seu dormitório mais belo. O mais importante na hora de escolher a melhor pintura para as paredes é ter em mente o estilo de decoração que será usada no quarto.

Combinar a parede com o restante da decoração traz muito mais harmonia ao ambiente. A seguir, confira as tendências, tire suas dúvidas e garanta a melhor pintura, em meio a tantas possibilidades, para os quartos da sua casa.

Como escolher pintura de quartos

Se você não conhece as últimas tendências de pintura para quartos de casal, solteiro e bebê, existem algumas dicas que podem ajudar na hora de sua escolha. Além das tendências atuais, é importante sempre considerar o estilo de quem dorme no quarto. Assim, pinturas que já estão em alta podem ganhar um toque pessoal. Confira agora!

Para quarto de casal

pintura de quarto de casal escura

Na hora de escolher a melhor pintura para as paredes do quarto de casal, vale apostar em algo que agrade ambos. Por isso, a maioria das pinturas escolhidas usam tons marcantes misturados com tons neutros. Pinturas geométricas, listras coloridas e meia parede são as tendências mais escolhidas ultimamente.

A pintura ideal para a parede do quarto de casal vai depender também do tamanho do cômodo: se o quarto for pequeno, evite cores escuras em excesso. Nesse caso, a dica é aproveitar o contraste dos tons mais escuros apenas para alguns detalhes menores, como almofadas ou molduras de quadros.

Para quarto de solteiro

quarto de solteiro de crianças

Que tal apostar em uma pintura mais moderna para o seu quarto de solteiro? A técnica de pintura geométrica pode ser uma boa pedida para esse cômodo, já que permite usar cores bem variadas.

Já, se você faz questão de ter um bom número de quadros na parede, pode considerar pintar somente metade dela, em uma linha horizontal, com uma cor mais escura. As opções são muito variadas. Se você tem um estilo mais clássico ou romântico, pode aproveitar para usar tons pastéis em uma pintura de meia parede horizontal.

Para quarto de bebê

pintura quarto de bebê verde

Quartos de bebê costumam ter paredes com pinturas mais delicadas. A pintura orgânica é um ótimo jeito de garantir que as paredes do quarto tragam um charme extra ao ambiente. Imagens como balões, ursinhos, flores, corações, nuvens e árvores são as mais utilizadas na hora de compor a pintura orgânica.

Esse tipo de técnica também usa formas mais abstratas para compor a imagem. Você pode usar várias cores diferentes ou optar por sobretons de uma cor específica, como o verde, rosa ou azul.

Quais cores usar para pintura de paredes de quarto?


As pinturas das paredes vão depender de quem dorme no quarto, bem como do estilo de cada um. Quartos de crianças costumam ser mais coloridos do que quartos de adultos. Decorações para solteiros podem ser diferentes das pinturas para casais. A seguir, confira dicas para acertar na sua escolha.

Pintura de parede para quarto de casal

pintura de quarto de casal com moveis marrom

Tons neutros para as paredes permitem que os demais detalhes da decoração sejam mais coloridos. Cores como lilás, bege, gelo, verde folha, rosa claro, verde menta e pêssego são excelentes opções para quartos de casal, já que elas podem ser complementadas pela roupa de cama e demais itens decorativos.

Paredes de cor verde folha, por exemplo, ficam ótimas com móveis em marrom escuro. Para a roupa de cama e os tapetes, a cor creme ou bege claro pode ajudar a complementar a decoração. Além disso, uma decoração preta e branca fica ótima com os tons listados, além de deixar o ambiente mais moderno.

Pintura de parede para quarto de solteiro

As cores da parede de um quarto sempre devem seguir o estilo de quem dorme nele. Se você prefere decorações mais simples, vale apostar em tons neutros, como o cinza, creme, coral ou lavanda. Cores bem claras podem ser complementadas com uma das paredes em um tom escuro.

Uma boa mistura é usar uma cor lavanda claríssima complementada por um tom de roxo bem escuro, por exemplo. A decoração dos móveis pode ser em um sobretom da cor escolhida para as paredes, ou até mesmo em cores mais neutras, como o branco ou cinza (que costuma formar uma bela mistura com o roxo).

Pintura de parede para quarto de bebê

pintura de quarto de bebe em cores pasteis

Quartos de bebê geralmente são pintados em tons pastéis. Algumas cores muito utilizadas são o rosa claro, o lilás, o azul pastel, amarelo claro ou verde água. Prefira cores e decorações delicadas, que podem ser nas cores branco ou creme. A dica é sempre brincar com os tons próximos da cor escolhida.

Quadrinhos, tapetes felpudos, móbiles, enfeites de parede, bibelôs. Todos esses detalhes contam na hora de harmonizar o ambiente com a cor das paredes. Lembre-se: o quarto do bebê deve causar a sensação de paz e tranquilidade: é nele onde a mãe irá amamentar e onde o bebê aprenderá a dormir sozinho.

Estilos de pintura para paredes de quartos

Assim como as cores, os estilos de pintura também são muito variados. Paredes desenhadas ou pintadas pela metade são interessantes para quem quer ousar mais nas cores. Pinturas em degradê podem trazer um ar mais moderno ao quarto. Veja dicas para escolher as melhores opções para as suas paredes.

Meia parede pintada

Que tal usar duas cores em uma só parede? Isso pode ser feito pintando cada uma das metades em tons diferentes. Para usar essa técnica, vale recorrer à criatividade. Você pode optar por dois tons bem contrastantes de uma mesma cor, ou usar cores diferentes. Algumas boas combinações são em tons de azul, marrom, rosa, cinza, roxo e verde.

Você também pode combinar rosa com cinza, laranja com bege, preto e branco, verde folha e creme, azul e branco, são diversas opções! As metades podem ser divididas na horizontal ou na diagonal. Se você quer uma decoração mais ousada, escolha a segunda opção.

Degradê

O degradê é uma técnica linda usada para muitas coisas diferentes. Uma delas é a pintura de paredes. Para quartos, tons de azul marinho, rosa, verde água, laranja e cinza costumam ser os mais usados. Vermelho também é uma boa opção.

Caso a cor escolhida seja bem escura, vale fazer um degradê que chegue no branco, no topo da parede. Isso ajuda a impedir que a cor fique marcante demais. A parede em degradê costuma ser única. As demais são sempre pintadas em tons neutros, como o branco ou o creme.

Paredes geométricas

Paredes geométricas são ideais para quem quer trazer um ar de modernidade para a decoração do quarto. Esse tipo de pintura permite usar várias cores no cômodo ao mesmo tempo. Para uma pintura harmônica, escolha três ou quatro cores que combinem entre si.

O ideal é pintar somente uma parede usando essa técnica. As restantes devem ser pintadas em tons neutros. Isso evita poluição visual. Se você optar por uma pintura geométrica, evite usar outras decorações na mesma parede.

Círculos

Pintar círculos coloridos na parede também é uma boa maneira de garantir que o seu quarto tenha um ar moderno e despojado. Os círculos podem ser de diversos tamanhos, mas evite usar muitas cores. Duas ou três são suficientes. Escolha um tom que varie entre bege, branco ou cinza para o fundo.

Uma boa dica é combinar a roupa de cama, o tapete e a cortina com uma das cores dos círculos. Aqui, vale ousar. Tons como laranja, vermelho, amarelo, vinho, roxo, azul marinho ou preto são bem-vindos.

Pintura orgânica

A pintura orgânica é uma técnica que mistura tintas, formas e texturas diferentes, obtendo como resultado um efeito único. Esse estilo de pintura é ideal para quartos de crianças, já que deixa o ambiente muito mais divertido e colorido. No entanto, escolhendo os tons certos, a composição pode ser interessante para quartos de adultos.

Essa pintura permite exercer a criatividade: desenhos de plantas, brinquedos, flores, formas geométricas, tudo é válido. Novamente, não se esqueça de manter o restante das paredes mais neutro. Usar tons pasteis para a pintura orgânica pode ser um jeito de deixar seu quarto moderno, mas sem pesar demais.

Cuidados para pintura de quarto

Indivíduos segurando materiais para pintura de parede, numa loja.

A pintura de seu quarto pode ficar ainda mais bonita - além de durar mais - se os cuidados corretos forem seguidos. Escolher bem o tipo de material, além de usar produtos para proteger o resultado final, são boas maneiras de manter a boa aparência do seu quarto. Veja dicas.

Proteção

Existem alguns cuidados que podem contribuir para manter a sua parede bonita por muito mais tempo. Escolha sempre tintas de boa qualidade, que não irão descascar fácil. Tintas laváveis também são uma ótima escolha. Nunca use produtos químicos para limpar as sujeiras da sua parede, e esfregue sempre com cuidado. Invista também em cabeceiras para cama, que é um item essencial para evitar manchas de uso na parede, bastante comuns nos quartos.


É melhor gesso ou massa corrida?

Tanto o gesso quanto a massa corrida são muito usados para preparar a parede antes de passar a tinta. Na hora da preparação das paredes, é comum que a dúvida entre usar gesso ou massa corrida apareça. Para saber qual a melhor opção, é necessário considerar alguns fatores importantes: a alvenaria está em bom estado? A superfície é muito grande? Qual o revestimento usado?

Perguntas do tipo podem ajudar a economizar e garantir que a parede fique bem preparada. Considere também se é viável preparar o gesso ou se a massa corrida, que não exige preparação, pode ser usada.

Conheça os equipamentos

É também importante conhecer os equipamentos que serão utilizados para fazer a pintura de seu quarto. Assim, você pode avaliar a qualidade deles antes do uso, garantindo um acabamento bonito e uniforme. Se você optar por paredes geométricas, vale experimentar usar fitas para dividir bem cada espaço a ser pintado.

As fitas também podem ajudar a cobrir tomadas, janelas e rodapés, evitando assim que eles fiquem manchados. Além disso, a qualidade do gesso ou massa corrida deve ser bem conhecida antes de usar o produto. Use uma boa espátula para espalhar o produto. Para uma pintura com bom acabamento, experimente usar um compressor.

Saiba os tipos de tinta

Existem diversos tipos de tintas diferentes. As mais usadas são látex PVA, acrílica, esmalte e epóxi. As duas primeiras são usadas para paredes de alvenaria. A tinta PVA é dissolvida em água e costuma ser usada devido à sua praticidade. No entanto, ela não é lavável e costuma estragar rápido em ambientes úmidos.

A tinta acrílica é lavável e pode ser usada em locais úmidos. Ela é de secagem rápida e cheiro mais fraco. Já a tinta do tipo esmalte é usada para ferro e madeira, enquanto a tinta epóxi é ideal para a pintura de box de banheiros e piscinas.

Escolha a pintura de quarto que faça o seu estilo!

pintura de quarto de solteiro verde e branco

A pintura da parede pode deixar o quarto ainda mais aconchegante e agradável aos olhos, independentemente do seu gosto pessoal, sendo ele delicado, básico, colorido, temático, entre outros. Os tons que podem ser utilizados também variam do claro, para o escuro, podendo juntar tons da mesma cartela de cores ou não.

Portanto, tente escolher os tons que mais se combinem juntos, como exemplo: o branco que combina com tudo, principalmente com azul, vermelho e preto. Depois de escolhida as cores, você já poderá planejar o tipo de pintura da parede, conforme o seu estilo. Se será meia parede, degradê, orgânica, círculos ou geométricas. Lembre-se, opte por tintas e materiais de pintura de qualidade, para maior durabilidade e melhores resultados.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos