Dicas para decorar seu imóvel de acordo com as estações do ano

Dicas para decorar seu imóvel de acordo com as estações do ano

Confira as dicas que selecionamos para deixar a decor da sua casa em dia com cada estação do ano.


Dicas para decorar seu imóvel de acordo com as estações do ano

Sem dúvidas, as tendências que envolvem o universo do moda e da decor se transformam a cada estação, afinal, as temporadas carregam consigo seus próprios elementos e características.

Muitas vezes, é impossível acompanha-las, mas, em alguns casos, para compor uma decoração atual, basta mudar os móveis de lugar, as cores das paredes e apostar em objetos e itens decorativos específicos.

Inclusive, a tradição japonesa pede que os moradores alterem suas decorações de acordo com a estação do ano. Se você está em busca de casas ou aptos no RJ, ou deseja mudar o estilo da sua propriedade e quer aprender com eles como deixar o seu lar mais aconchegante e acolhedor todos os dias, siga com a gente e confira as dicas que trouxemos para você.

1. Primavera

Conhecida como a estação das flores, a Primavera é garantia de muito sol, muitas flores e temperatura agradável, acompanhada por aquele ventinho ameno. Para transformar a sua decor de acordo com essa estação, basta refletir os elementos vibrantes típicos da temporada no seu lar.

Para isso, aposte no floral em capas de almofadas, cortinas e estofados. Além disso, vasos e plantas coloridas também são excelentes pedidas para adicionar um toque charmoso e cheio de cor à sua propriedade.

2. Verão

Independentemente se você mora em uma kitnet no Rio de Janeiro ou em uma cobertura, o fato é que, entre as principais vantagens de alterar a decoração de acordo com a estação do ano é, justamente, fazer com que as cores e elementos utilizados auxiliem na manutenção do aconchego e bem-estar dos moradores.

Nesse contexto, durante o verão – estação onde as temperaturas sobem e os dias são mais longos, o ideal é investir na iluminação natural e aproveitar toda a vibração dos raios solares a favor do seu imóvel.
Para isso, vale à pena buscar por luminárias artificiais e cortinas transparentes, para agregar sensação de leveza.

Em relação às cores, as mais indicadas são as tonalidades que remetem à leveza e ao frescor, o verde e o branco, ou o amarelo e o branco, por exemplo, formam ótimas duplas para a estação.

3. Outono

De fato, o outono é a estação que marca o encerramento de ciclos, onde as folhas das árvores começam a cair e a população começa a se preparar para os dias frios do inverno.
Os tons terrosos (como caqui, terracota, café, marsala, etc.) têm tudo a ver com essa época e podem ser utilizados, tanto nas paredes quanto nos detalhes e objetos decorativos. Entretanto, como essas tonalidades costumam ser mais escuras e fechadas, é preciso tomar cuidado para não exagerar e deixar os ambientes muito pesados.

Além disso, as plantas também são ótimos elementos para compor uma decor de outono. Para isso, aposte naquelas que apresentam folhas escuras como, por exemplo a Zamioculca Black.

4. Inverno

Por fim, a estação mais fria do ano é sinônimo de conforto e aconchego. Para refletir essas características dentro do seu lar, basta escolher elementos que tornem os cômodos mais quentinhos e convidativos.

Aposte em mantas, cobertores e capas de almofada decoradas. Use e abuse dos objetos e itens decorativos em madeira e invista em tons de preto, cinza e branco para criar um contraste interessante.

Viu só como transformar a sua home decor de acordo com as estações do ano pode ser uma ótima escolha para mudar a cara da sua casa de tempos em tempos?
Se você achou esse artigo interessante, conte para nós nos comentários e continue de olho no blog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Autor deste artigo

Sou Diretora de conteúdo do Portal Vida Livre e graduanda em Letras na Universidade de São Paulo. Trabalho na área de marketing digital como analista de SEO e Tráfego desde 2021, e está sendo uma grande oportunidade participar deste projeto.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto