Você sabia que dá para usar paletes de madeira para fazer móveis?
Estilo e versatilidade são as duas características mais presentes quando falamos de paletes. Seja na decoração ou confecção de móveis, o produto que se tornou o queridinho dos brasileiros nos últimos anos. Pode ser utilizado de inúmeras formas e é aquele tipo de tendência DIY - do it yourself (faça você mesmo). Suas vantagens não param por aí, o investimento para ter paletes em casa é bem baixo porque eles costumam ser baratos.
Multifuncional, eles que se adaptam aos espaços. São feitos de madeira, existem alguns tipos que são mais comuns, sendo eles: cambara, peroba, cumaru, jatobá, sucupira, angelim, ipê, pinho, cedro e cabriúva. Algo importante de estar ciente, é que esses modelos são produzidos por madeiras de reflorestamento legalizado.
Querendo adotar essa tendência? Confira como fazer a sua peça.
Como fazer móveis com paletes de madeira
Para confeccionar um móvel de palete não é necessário contar com um profissional, você mesmo pode fazer o seu modelo. Contudo, escolha as peças mais resistentes e tratadas, e com tamanho de 1m x 1,20m. Veja nossas dicas para não errar na hora da produção.
■Porta de paletes
A produção de uma porta de palete de madeira precisa dos seguintes materiais: 2 paletes reaproveitados - dê preferência para o modelo com maior quantidade de ripas -, furadeira, parafusadeira, parafusos com porcas e arruelas, serra de madeira, lixa e verniz. Quando já tiver todos os materiais necessários, é hora de colocar a mão na massa.
Desmonte os paletes e organize as peças por tipo. Após esse processo, você deve lixar e envernizar. Esse procedimento é para recuperar as peças. Feito isso, é só juntar e parafusar. Então, posicione-as, fure e parafuse de modo que fiquem fixas e alinhadas.
■Cama de paletes
A cama de palete de madeira é um dos móveis que mais desperta o interesse. E para fazer esta peça você precisa de: paletes em bom estado, lixa, parafusos ou pregos, placas para fixar, parafusadeira verniz, esmalte ou à base d’água. O bom de fazer a sua cama, é que você pode deixá-la da forma que quiser, entretanto, antes de começar a produção, é preciso medir o tamanho do colchão.
Assim como a realização dos demais móveis, comece lixando e envernizando. Depois, coloque os paletes onde a cama ficará para poder encaixar as peças e parafusá-las.
■ Sofá cama de paletes
O sofá cama de palete de madeira pode parecer uma das peças mais trabalhosas de fazer, mas não é nada disso. Para produção, será necessário: 4 paletes, colchão, tecido, verniz, lixa, lixadeira e martelo. O primeiro passo será reforçar os paletes com novos pregos, fazendo com que fiquem bem firmes. Logo depois, lixe e envernize. Feito isso, sua base está pronta, é hora de passar para a superfície.
Pegue o colchão e faça uma capa com o tecido. Lembre-se, a medida precisa ser maior que o tamanho do colchão. Após realizar essas duas etapas, é só montar. Posicione o palete onde ficará o sofá e coloque o colchão.
■Mesa de centro de paletes
Um palete, lixa, verniz ou tinta, cola de silicone e vidro com a dimensão correta para a peça, esses são os materiais necessários para realização de uma mesa de centro de palete. Assim como os demais móveis, será necessário recuperar as peças, então, lixe e envernize ou, se preferir, pinte da cor que desejar.
Finalizada essa parte, pingue pequenas gotas de silicone nas pontas do palete e coloque o vidro. Se quiser deixar sua mesa ainda melhor, coloque rodinha na parte inferior para fazer com que seja mais fácil movê-la.
■Prateleiras de paletes
Os paletes também podem se transformar em prateleiras, utensílios úteis para o dia a dia e organização e que facilitam a vida de todos. Para realizar uma você precisa de: 1 palete, serra elétrica, martelo, lixa, verniz ou tinta, pregos e parafusos, furadeira e puxadores de madeira.
Comece cortando e separando o palete em três partes. Com o martelo retire os pregos e na sequência lixe as peças e passe o verniz ou tinta para recuperá-la. Depois que secar, pregue as tábuas que vão servir de base e parafuse as demais, formando um fundo. Para finalizar, adicione os puxadores.
■Cadeiras de paletes
Fazer uma cadeira de palete é bem simples. Para isso, você vai precisar de 2 ou mais paletes, furadeira e parafusadeira, lixa e verniz ou tinta da cor de sua preferência. A primeira coisa a ser feita é recuperar as peças, ou seja, lixe e passe o verniz ou tinta. Depois, escolha a estrutura que deseja e monte sua cadeira empilhando um palete.
Para segurar as peças, parafuse. É possível montar um móvel com encosto ou sem, tudo vai depender do que você quer. Finalizado, é só adicionar as almofadas e direcionar a peça para o local desejado.
■Sapateira de paletes
Nada melhor que uma boa sapateira para guardar os calçados e evitar que fiquem jogados pela casa, não é mesmo? Que tal fazer uma de palete? Pois é, a versatilidade deste material possibilita que seja possível criar um guarda sapatos, e não é difícil!
Você precisa de: palete, lixa e verniz ou tinta. O modelo você escolhe, com esses três materiais você vai recuperar o palete. Depois disso, é só montar da forma que quiser e com auxílio de prego e furadeira.
■Painel de paletes para TV
Saia dos painéis de TV tradicionais e crie o que mais combina com você. Com o palete é possível fazer o seu próprio suporte e inovar na formatação. Existem vários modelos para se inspirar. Para fazer um, será necessário pequenos materiais, como: palete, lixa, verniz ou tinta, brocas e martelo.
O primeiro passo é retirar a parte de trás do palete e logo em seguida recuperar a peça que será utilizada. Depois, é só escolher a forma que deseja e montar o seu suporte para TV. Feito isso, faça quatro furos na parede e no palete e encaixe. Para ter mais segurança, use as brocas.
■Balcão de paletes
Para fazer um balcão de palete de madeira é preciso: 2 paletes de 1m x 1.20m e 1 tampo de madeira de 1,30m x 0,45m, lixa, verniz ou tinta e cola para madeira. Assim como os demais móveis já apresentados neste artigo, a primeira coisa a se fazer é recuperar a peça com a ajuda de uma lixa e de um verniz ou tinta.
Ao finalizar este processo, você deve juntar os dois paletes, unindo as partes traseiras. Para dar mais firmeza, utilize união de metal. Com a base pronta, pegue o tampo de madeira e cole na superfície que será a bancada.
■Estante de paletes
O passo a passo para fazer uma estante de palete é igual ao para fazer uma prateleira. A diferença está no formato do móvel e na forma e tamanho que você deseja que a sua peça fique. Então, para relembrar o processo é o seguinte: corte e separe o palete em três partes. Com o martelo retire os pregos e na sequência lixe as peças e passe o verniz ou tinta para recuperá-la.
Depois que secar, pregue as tábuas que vão servir de base e parafuse as demais de forma que forme um fundo. Para finalizar, adicione os puxadores.
■Escrivaninha de paletes
Para fazer uma escrivaninha de palete é preciso escolher primeiro o modelo que deseja ter, porque existem várias opções, mas, em geral, o processo de confecção é o mesmo, só que umas mais simples que outras. Por isso, para a produção, tenha em mão: 1 palete (varia de acordo com o tamanho que deseja), lixa, verniz ou tinta. Esses são os materiais bases para realização do móvel.
Alguma peças podem precisar de vidro, parafuso e furadeira para que seja possível modelar do jeito desejado e deixar da forma que quer.
■Guarda roupas feito com paletes
Por ser um móvel maior que os demais, o guarda roupa pode ser um pouco mais trabalhoso de se fazer. Mas nada que seja impossível. Usando este material você pode fazer vários modelos, sejam aqueles que têm porta e divisórias ou as versões mais simples.
Contudo, independente de qual for a sua escolha, existem alguns materiais bases que são necessários para conseguir chegar ao móvel idealizado. São eles: palete, lixa, verniz, parafuso e furadeira. Com um tempo de sobra e vontade de criar, é possível ter o guarda roupas do seu sonho feito por você mesmo.
Ideias para usar paletes de madeira no seu jardim
Não é só no interior da casa que o palete é bem-vindo, pelo contrário, esse utensílio também é um ótimo aliado para decoração do jardim. Seja como floreira ou deck, é possível encontrar uma forma de utilizá-lo. Confira nossas dicas e dê um toque especial no seu.
■Jardim vertical de paletes
A adoção de um jardim vertical tem sido cada vez mais frequente nos ambientes, principalmente em casas porque ele é mais prático e economiza espaço. O palete é um ótimo aliado neste momento. Seu formato não precisa de muitos retoques, só é necessário ajustar do jeito que quer e colocar das plantas.
Essa opção sustentável permite que você plante flores, frutas, hortaliças e, por estarem pendurados na parede, não há o risco de ter o seu canteiro destruído pelos animais de estimação que adoram brincar neste espaço.
■Floreira de paletes
Aproveite o palete e monte a floreira que você sempre sonhou de forma rápida, fácil, econômica e divertida. Para isso, basta você comprar um palete, decorar da forma que quiser e, com a ajuda de uma furadeira e parafusos, colocar as abraçadeiras metálicas do tamanho certo para os vasos que deseja colocar.
A floreira de palete de madeira dá um novo ar para o ambiente e mais vida para o local.
■Deck de paletes
Uma ótima forma de montar um deck é aproveitar o palete, pois eles já possuem a dimensão correta e basta encaixar um ao outro com ajuda de um prego para evitar que eles possam se soltar com o tempo.
Este material, pode ser decorado da maneira que você desejar, porque ele são peças versáteis que se adaptam a todos os ambientes e podem ser decoradas da forma que quiser.
Dicas para usar paletes de madeira na decoração
A versatilidade do palete possibilita que ele se adeque a todos os ambientes, seja em ambientes internos ou externos da casa. Entretanto, para fazer com que ele dure mais ou que não seja facilmente desgastado, existem algumas condições e cuidados que devem ser adotados. Confira algumas dicas:
■Verifique as condições da madeira
Assim como todo material, a primeira coisa que precisa ser analisada quando se deseja adquirir algo novo é verificar a qualidade. Essa atenção precisa ser redobrada com o palete, porque mesmo que seja resistente, trata-se de madeira e elas são fáceis de danificar.
Por isso, quando for comprar escolha as peças mais resistentes e tratadas, e que não apresentem danos ou indícios de envelhecimento e proliferação de fungos e bactérias.
■Prepare a madeira
Quando você compra um palete ele não vem pronto, pelo contrário, é preciso fazer a preparação do material antes de começar a utilizá-lo, seja para produção de móveis, no jardim ou para a decoração. Então, a primeira coisa que deve ser feita depois que adquirir um é lixar a peça para deixá-la lisa e sem farpas.
Na sequência você deve passar o verniz para deixá-lo mais resistente e bonito ou pintar com a cor de sua preferência.
■Remova os pregos e grampos
Quando compramos um palete, não sabemos há quanto tempo aquele material estava guardado, por essa razão é recomendável trocar os pregos e retirar os grampos.
Dessa forma, sempre tenha novos ao seu lado, pois assim você garante a resistência do material para produção do que deseja e não corre o risco de ficar com um utensílio que já não está mais em boa forma para ser utilizado.
■Limpe bem as peças
Poeira, fungos, bactérias são muitas as sujeiras que podem vir junto com o palete. Por essa razão, é sempre necessário que faça uma limpeza da peça antes mesmo de começar a utilizá-la. Esse procedimento pode ser realizado misturando em um balde um pouco de água, água sanitária e detergente líquido.
Para esfregar, recomenda-se utilizar uma esponja. A retirada da solução pode ser realizada jogando água com uma mangueira. Depois, espere secar para utilizar.
■Tome cuidado ao usar serras elétricas
Apesar de serem ótimas aliadas, é necessário tomar cuidado quando for utilizar as serras elétricas para cortar o palete. Isso porque, se fizer errado ou estiver com uma lâmina que não está em bom estado, corre o risco de, ao cortar, lascas de madeiras se soltarem e voarem em sua direção, o que pode ocasionar em um machucado.
Por isso, sempre fique atento ao material e use roupas de proteção para evitar acidentes.
■Planeje a produção
Um bom procedimento começa com um planejamento. Antes de começar a fazer a sua peça, sempre tenha o projeto pronto em mente e no papel. Ao planejar uma produção, você já tem definido o que será executado e evita desperdiçar o material e até mesmo correr risco de errar quando estiver montando o seu móvel ou organizando a sua decoração.
Por isso, não deixe para pensar no que fazer na hora, já vá para a produção sabendo a peça final que quer ter.
■Aplique verniz, fungicida e hidrorrepelente
Madeira é um dos espaços favoritos de fungos e bactérias, e eles podem desgastar o material.
Quando comprar um palete e for utilizá-lo, não se esqueça de três coisas. Primeiro, aplicar verniz para dar brilho a madeira; Segundo, usar fungicida para matar quando fungo e bactéria que esteja no local - essa ação também evita que elas possam se hospedar no material e proliferar; Terceiro, passe hidrorrepelente, essa é uma ótima forma reter água e impedir que elas entrem na madeira e danifique o palete.
Utilize paletes de madeira na decoração e renove o ambiente!
Prático, fácil, econômico e sustentável, se você está afim de dar um novo ar para sua casa, contar com o palete é uma ótima opção. Sua versatilidade e praticidade de produção de peças permite inovar sem gastar muito. O melhor é que, por ser DIY, você mesmo pode criar sem que seja necessário contar com especialistas. Está esperando o que para inovar na sua decoração?
De móveis à canteiro de flor, tudo é possível confeccionar com o palete. Além de ser sustentável e econômico, esse material é fácil de ser cuidado, você só precisa se atentar aos materiais certos que precisam ser utilizados para dar mais vida para suas peças.
Solte sua criatividade e imaginação e tenha móveis multifuncionais que se adaptam a todos os espaços com paletes de madeira!
Uma jovem jornalista apaixonada pela escrita e por criação de conteúdos para blog. Apaixonada por esporte, música, natureza e estilo de vida, gosta de estar sempre embarcando em um novo desafio e buscado novas formas de conhecimento.