Paletes: de madeira, para móveis, cama, porta, painel e mais!

Paletes: de madeira, para móveis, cama, porta, painel e mais!

Neste artigo, você vai aprender a criar os próprios móveis com paletes de madeira. Veja também dicas de decoração e como manter a madeira bonita.


Você sabia que dá para usar paletes de madeira para fazer móveis?

Estilo e versatilidade são as duas características mais presentes quando falamos de paletes. Seja na decoração ou confecção de móveis, o produto que se tornou o queridinho dos brasileiros nos últimos anos. Pode ser utilizado de inúmeras formas e é aquele tipo de tendência DIY - do it yourself (faça você mesmo). Suas vantagens não param por aí, o investimento para ter paletes em casa é bem baixo porque eles costumam ser baratos.

Multifuncional, eles que se adaptam aos espaços. São feitos de madeira, existem alguns tipos que são mais comuns, sendo eles: cambara, peroba, cumaru, jatobá, sucupira, angelim, ipê, pinho, cedro e cabriúva. Algo importante de estar ciente, é que esses modelos são produzidos por madeiras de reflorestamento legalizado.

Querendo adotar essa tendência? Confira como fazer a sua peça.

Como fazer móveis com paletes de madeira

Para confeccionar um móvel de palete não é necessário contar com um profissional, você mesmo pode fazer o seu modelo. Contudo, escolha as peças mais resistentes e tratadas, e com tamanho de 1m x 1,20m. Veja nossas dicas para não errar na hora da produção.

Porta de paletes

A produção de uma porta de palete de madeira precisa dos seguintes materiais: 2 paletes reaproveitados - dê preferência para o modelo com maior quantidade de ripas -, furadeira, parafusadeira, parafusos com porcas e arruelas, serra de madeira, lixa e verniz. Quando já tiver todos os materiais necessários, é hora de colocar a mão na massa.

Desmonte os paletes e organize as peças por tipo. Após esse processo, você deve lixar e envernizar. Esse procedimento é para recuperar as peças. Feito isso, é só juntar e parafusar. Então, posicione-as, fure e parafuse de modo que fiquem fixas e alinhadas.

Cama de paletes

Cama feita com palete de madeira

A cama de palete de madeira é um dos móveis que mais desperta o interesse. E para fazer esta peça você precisa de: paletes em bom estado, lixa, parafusos ou pregos, placas para fixar, parafusadeira verniz, esmalte ou à base d’água. O bom de fazer a sua cama, é que você pode deixá-la da forma que quiser, entretanto, antes de começar a produção, é preciso medir o tamanho do colchão.

Assim como a realização dos demais móveis, comece lixando e envernizando. Depois, coloque os paletes onde a cama ficará para poder encaixar as peças e parafusá-las.

Sofá cama de paletes

Sofá cama feito de palete

O sofá cama de palete de madeira pode parecer uma das peças mais trabalhosas de fazer, mas não é nada disso. Para produção, será necessário: 4 paletes, colchão, tecido, verniz, lixa, lixadeira e martelo. O primeiro passo será reforçar os paletes com novos pregos, fazendo com que fiquem bem firmes. Logo depois, lixe e envernize. Feito isso, sua base está pronta, é hora de passar para a superfície.

Pegue o colchão e faça uma capa com o tecido. Lembre-se, a medida precisa ser maior que o tamanho do colchão. Após realizar essas duas etapas, é só montar. Posicione o palete onde ficará o sofá e coloque o colchão.

Mesa de centro de paletes

Mesa de centro feita com palete de madeira

Um palete, lixa, verniz ou tinta, cola de silicone e vidro com a dimensão correta para a peça, esses são os materiais necessários para realização de uma mesa de centro de palete. Assim como os demais móveis, será necessário recuperar as peças, então, lixe e envernize ou, se preferir, pinte da cor que desejar.

Finalizada essa parte, pingue pequenas gotas de silicone nas pontas do palete e coloque o vidro. Se quiser deixar sua mesa ainda melhor, coloque rodinha na parte inferior para fazer com que seja mais fácil movê-la.

Prateleiras de paletes

Prateleiras de palete de madeira

Os paletes também podem se transformar em prateleiras, utensílios úteis para o dia a dia e organização e que facilitam a vida de todos. Para realizar uma você precisa de: 1 palete, serra elétrica, martelo, lixa, verniz ou tinta, pregos e parafusos, furadeira e puxadores de madeira.

Comece cortando e separando o palete em três partes. Com o martelo retire os pregos e na sequência lixe as peças e passe o verniz ou tinta para recuperá-la. Depois que secar, pregue as tábuas que vão servir de base e parafuse as demais, formando um fundo. Para finalizar, adicione os puxadores.

Cadeiras de paletes

Cadeiras feitas com palete

Fazer uma cadeira de palete é bem simples. Para isso, você vai precisar de 2 ou mais paletes, furadeira e parafusadeira, lixa e verniz ou tinta da cor de sua preferência. A primeira coisa a ser feita é recuperar as peças, ou seja, lixe e passe o verniz ou tinta. Depois, escolha a estrutura que deseja e monte sua cadeira empilhando um palete.

Para segurar as peças, parafuse. É possível montar um móvel com encosto ou sem, tudo vai depender do que você quer. Finalizado, é só adicionar as almofadas e direcionar a peça para o local desejado.

Sapateira de paletes

Nada melhor que uma boa sapateira para guardar os calçados e evitar que fiquem jogados pela casa, não é mesmo? Que tal fazer uma de palete? Pois é, a versatilidade deste material possibilita que seja possível criar um guarda sapatos, e não é difícil!

Você precisa de: palete, lixa e verniz ou tinta. O modelo você escolhe, com esses três materiais você vai recuperar o palete. Depois disso, é só montar da forma que quiser e com auxílio de prego e furadeira.

Painel de paletes para TV

Saia dos painéis de TV tradicionais e crie o que mais combina com você. Com o palete é possível fazer o seu próprio suporte e inovar na formatação. Existem vários modelos para se inspirar. Para fazer um, será necessário pequenos materiais, como: palete, lixa, verniz ou tinta, brocas e martelo.

O primeiro passo é retirar a parte de trás do palete e logo em seguida recuperar a peça que será utilizada. Depois, é só escolher a forma que deseja e montar o seu suporte para TV. Feito isso, faça quatro furos na parede e no palete e encaixe. Para ter mais segurança, use as brocas.

Balcão de paletes

Para fazer um balcão de palete de madeira é preciso: 2 paletes de 1m x 1.20m e 1 tampo de madeira de 1,30m x 0,45m, lixa, verniz ou tinta e cola para madeira. Assim como os demais móveis já apresentados neste artigo, a primeira coisa a se fazer é recuperar a peça com a ajuda de uma lixa e de um verniz ou tinta.

Ao finalizar este processo, você deve juntar os dois paletes, unindo as partes traseiras. Para dar mais firmeza, utilize união de metal. Com a base pronta, pegue o tampo de madeira e cole na superfície que será a bancada.

Estante de paletes

O passo a passo para fazer uma estante de palete é igual ao para fazer uma prateleira. A diferença está no formato do móvel e na forma e tamanho que você deseja que a sua peça fique. Então, para relembrar o processo é o seguinte: corte e separe o palete em três partes. Com o martelo retire os pregos e na sequência lixe as peças e passe o verniz ou tinta para recuperá-la.

Depois que secar, pregue as tábuas que vão servir de base e parafuse as demais de forma que forme um fundo. Para finalizar, adicione os puxadores.

Escrivaninha de paletes

Para fazer uma escrivaninha de palete é preciso escolher primeiro o modelo que deseja ter, porque existem várias opções, mas, em geral, o processo de confecção é o mesmo, só que umas mais simples que outras. Por isso, para a produção, tenha em mão: 1 palete (varia de acordo com o tamanho que deseja), lixa, verniz ou tinta. Esses são os materiais bases para realização do móvel.

Alguma peças podem precisar de vidro, parafuso e furadeira para que seja possível modelar do jeito desejado e deixar da forma que quer.

Guarda roupas feito com paletes

Por ser um móvel maior que os demais, o guarda roupa pode ser um pouco mais trabalhoso de se fazer. Mas nada que seja impossível. Usando este material você pode fazer vários modelos, sejam aqueles que têm porta e divisórias ou as versões mais simples.

Contudo, independente de qual for a sua escolha, existem alguns materiais bases que são necessários para conseguir chegar ao móvel idealizado. São eles: palete, lixa, verniz, parafuso e furadeira. Com um tempo de sobra e vontade de criar, é possível ter o guarda roupas do seu sonho feito por você mesmo.

Ideias para usar paletes de madeira no seu jardim

Não é só no interior da casa que o palete é bem-vindo, pelo contrário, esse utensílio também é um ótimo aliado para decoração do jardim. Seja como floreira ou deck, é possível encontrar uma forma de utilizá-lo. Confira nossas dicas e dê um toque especial no seu.

Jardim vertical de paletes

Jardim vertical feito com palete de madeira

A adoção de um jardim vertical tem sido cada vez mais frequente nos ambientes, principalmente em casas porque ele é mais prático e economiza espaço. O palete é um ótimo aliado neste momento. Seu formato não precisa de muitos retoques, só é necessário ajustar do jeito que quer e colocar das plantas.

Essa opção sustentável permite que você plante flores, frutas, hortaliças e, por estarem pendurados na parede, não há o risco de ter o seu canteiro destruído pelos animais de estimação que adoram brincar neste espaço.

Floreira de paletes

Floreira feita com palete de madeira

Aproveite o palete e monte a floreira que você sempre sonhou de forma rápida, fácil, econômica e divertida. Para isso, basta você comprar um palete, decorar da forma que quiser e, com a ajuda de uma furadeira e parafusos, colocar as abraçadeiras metálicas do tamanho certo para os vasos que deseja colocar.

A floreira de palete de madeira dá um novo ar para o ambiente e mais vida para o local.

Deck de paletes

Ambiente externo decorado com palete de madeira

Uma ótima forma de montar um deck é aproveitar o palete, pois eles já possuem a dimensão correta e basta encaixar um ao outro com ajuda de um prego para evitar que eles possam se soltar com o tempo.

Este material, pode ser decorado da maneira que você desejar, porque ele são peças versáteis que se adaptam a todos os ambientes e podem ser decoradas da forma que quiser.

Dicas para usar paletes de madeira na decoração

Martelo, pregos e palete de madeira

A versatilidade do palete possibilita que ele se adeque a todos os ambientes, seja em ambientes internos ou externos da casa. Entretanto, para fazer com que ele dure mais ou que não seja facilmente desgastado, existem algumas condições e cuidados que devem ser adotados. Confira algumas dicas:

Verifique as condições da madeira

Assim como todo material, a primeira coisa que precisa ser analisada quando se deseja adquirir algo novo é verificar a qualidade. Essa atenção precisa ser redobrada com o palete, porque mesmo que seja resistente, trata-se de madeira e elas são fáceis de danificar.

Por isso, quando for comprar escolha as peças mais resistentes e tratadas, e que não apresentem danos ou indícios de envelhecimento e proliferação de fungos e bactérias.

Prepare a madeira

Quando você compra um palete ele não vem pronto, pelo contrário, é preciso fazer a preparação do material antes de começar a utilizá-lo, seja para produção de móveis, no jardim ou para a decoração. Então, a primeira coisa que deve ser feita depois que adquirir um é lixar a peça para deixá-la lisa e sem farpas.

Na sequência você deve passar o verniz para deixá-lo mais resistente e bonito ou pintar com a cor de sua preferência.

Remova os pregos e grampos

Quando compramos um palete, não sabemos há quanto tempo aquele material estava guardado, por essa razão é recomendável trocar os pregos e retirar os grampos.

Dessa forma, sempre tenha novos ao seu lado, pois assim você garante a resistência do material para produção do que deseja e não corre o risco de ficar com um utensílio que já não está mais em boa forma para ser utilizado.

Limpe bem as peças

Poeira, fungos, bactérias são muitas as sujeiras que podem vir junto com o palete. Por essa razão, é sempre necessário que faça uma limpeza da peça antes mesmo de começar a utilizá-la. Esse procedimento pode ser realizado misturando em um balde um pouco de água, água sanitária e detergente líquido.

Para esfregar, recomenda-se utilizar uma esponja. A retirada da solução pode ser realizada jogando água com uma mangueira. Depois, espere secar para utilizar.

Tome cuidado ao usar serras elétricas

Apesar de serem ótimas aliadas, é necessário tomar cuidado quando for utilizar as serras elétricas para cortar o palete. Isso porque, se fizer errado ou estiver com uma lâmina que não está em bom estado, corre o risco de, ao cortar, lascas de madeiras se soltarem e voarem em sua direção, o que pode ocasionar em um machucado.

Por isso, sempre fique atento ao material e use roupas de proteção para evitar acidentes.

Planeje a produção

Um bom procedimento começa com um planejamento. Antes de começar a fazer a sua peça, sempre tenha o projeto pronto em mente e no papel. Ao planejar uma produção, você já tem definido o que será executado e evita desperdiçar o material e até mesmo correr risco de errar quando estiver montando o seu móvel ou organizando a sua decoração.

Por isso, não deixe para pensar no que fazer na hora, já vá para a produção sabendo a peça final que quer ter.

Aplique verniz, fungicida e hidrorrepelente

Madeira é um dos espaços favoritos de fungos e bactérias, e eles podem desgastar o material.

Quando comprar um palete e for utilizá-lo, não se esqueça de três coisas. Primeiro, aplicar verniz para dar brilho a madeira; Segundo, usar fungicida para matar quando fungo e bactéria que esteja no local - essa ação também evita que elas possam se hospedar no material e proliferar; Terceiro, passe hidrorrepelente, essa é uma ótima forma reter água e impedir que elas entrem na madeira e danifique o palete.

Utilize paletes de madeira na decoração e renove o ambiente!

Decoração feita com pallet

Prático, fácil, econômico e sustentável, se você está afim de dar um novo ar para sua casa, contar com o palete é uma ótima opção. Sua versatilidade e praticidade de produção de peças permite inovar sem gastar muito. O melhor é que, por ser DIY, você mesmo pode criar sem que seja necessário contar com especialistas. Está esperando o que para inovar na sua decoração?

De móveis à canteiro de flor, tudo é possível confeccionar com o palete. Além de ser sustentável e econômico, esse material é fácil de ser cuidado, você só precisa se atentar aos materiais certos que precisam ser utilizados para dar mais vida para suas peças.

Solte sua criatividade e imaginação e tenha móveis multifuncionais que se adaptam a todos os espaços com paletes de madeira!

Autor deste artigo

Uma jovem jornalista apaixonada pela escrita e por criação de conteúdos para blog. Apaixonada por esporte, música, natureza e estilo de vida, gosta de estar sempre embarcando em um novo desafio e buscado novas formas de conhecimento.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas