Altura de mesa: regulagem para sala de jantar, escritório  e mais!

Altura de mesa: regulagem para sala de jantar, escritório e mais!

Sabia que a altura da mesa é um fator muito importante para ter conforto? Veja aqui, as regulagens ideais para cada tipo de mesa e como escolher uma.


Altura de mesa: por que é tão importante?

Mesa com vaso em cima

A altura da mesa é importante para garantir o conforto na hora de trabalhar, estudar, jantar ou para quaisquer outras atividades.

Mesas muito baixas ou muito altas podem impedir que os joelhos fiquem na posição correta ao sentar, o que pode causar dores. Por isso, se você quer garantir o seu conforto e o de seus convidados, é importante estar atento à altura adequada do móvel.

Mesas de jantar e escrivaninhas costumam ter uma altura padrão, mas é sempre necessário prestar bastante atenção nesse detalhe, sobretudo quando a compra for feita pela internet. Acesse sempre as especificações técnicas para saber o peso e a altura da sua mesa.

A seguir, confira dicas para escolher a altura ideal para sua mesa de jantar, escrivaninha ou mesa de centro.

Regulagem para altura de mesas:

A altura certa vai depender do tipo de mesa escolhido. Mesas de jantar costumam ser mais altas do que escrivaninhas, por exemplo. Já as mesas de centro devem ter uma altura que seja harmônica com a altura do sofá. Saiba como evitar erros.

Altura ideal da mesa de jantar

Mesa de jantar

A altura ideal da mesa de jantar é aquela em que as cadeiras possam permitir que os pés alcancem totalmente o chão.

O joelho deve ficar dobrado em 90 graus, evitando dores. A medida padrão para a altura de mesas de jantar está entre 70 e 75 cm. Essa medida tende a posicionar confortavelmente pessoas de diversas alturas.

Para pessoas mais altas, prefira uma mesa com 75 cm ou, se possível, maior. O importante é que os braços das cadeiras estejam na mesma altura da mesa, de modo que todos alcancem bem os pratos e possam usar a mesa tranquilamente durante as refeições.

Altura ideal de uma escrivaninha

Escrivaninha

Para garantir o conforto, a altura das escrivaninhas deve ter entre 70 e 78 cm. A mesma regra das mesas de jantar vale para a escrivaninha: caso a poltrona tenha braços, eles devem estar na mesma altura da mesa.

Se você usa o notebook na escrivaninha, certifique-se de que a altura lhe deixará confortável, sem posicionar os braços muito abaixo ou muito acima do ideal. Braços mal posicionados podem trazer dores.

Existem escrivaninhas com altura regulável que são ideais para quem costuma ficar muitas horas trabalhando ou estudando. Regular a altura garante o conforto dependendo da atividade exercida.

Altura ideal de mesa de centro

Mesa de centro

As mesas de centro são vendidas nas mais variadas alturas, o que pode trazer algumas dúvidas. O ideal é que a mesa de centro não seja mais alta do que o assento do sofá, já que isso pode atrapalhar a harmonia da decoração. Prefira sempre mesas cuja altura seja a mesma do assento ou que sejam mais baixas.

A função da mesa de centro é comportar itens de decoração ou xícaras usadas em um chá da tarde, por exemplo. Por isso, a altura dela não irá interferir diretamente no conforto.

Altura ideal de mesa lateral

Mesa lateral

As mesas laterais são bem usadas na decoração de salas de estar. A altura padrão disponível no mercado está entre 60 e 70 cm. No entanto, é possível encontrar diversas alturas diferentes em lojas.

O ideal é que a mesa lateral seja cerca de 10 cm mais baixa do que o sofá ou a poltrona de sua sala de estar. É importante que você possa visualizar e alcançar os itens na mesa sem dificuldade.

Altura ideal de um aparador

Aparador

Os aparadores também são móveis muito usados na decoração de salas de estar, já que são responsáveis por deixar o ambiente mais prático e bonito. A altura padrão de um aparador é entre 75 e 85 cm. Ela costuma ser ideal para aparadores que fiquem próximos da porta de entrada.

Já, caso o seu aparador fique muito perto do sofá, ele deve ser mais baixo, ficando em um nível mais próximo dos assentos. Isso trará muito mais conforto tanto para você, quanto para as visitas.

Altura ideal de mesa e cadeira infantil

Mesa infantil

As mesas e cadeiras infantis dependem da altura da criança que as utilizará. Para crianças de até 3 anos, o ideal é cerca de 40 cm. Crianças entre 2 e 5 anos requerem mesas com cerca de 46 cm.

A altura ideal para crianças entre 5 e 8 anos é de 52 cm. Já os pequenos entre 8 e 10 anos costumam ficar confortáveis em mesas com 58 cm. A mesa com altura ideal deve permitir que a criança posicione os braços nela sem que sinta nenhum desconforto. Você também pode optar por mesa infantil com altura regulável, confortável para diversas alturas diferentes.

Como escolher a mesa:

Mesa com decoração chique

Se você está na dúvida sobre qual tipo de mesa comprar, existem algumas dicas que podem lhe ajudar a garantir que a melhor escolha seja feita.

A seguir, confira algumas delas e acerte na sua compra!

O que levar em consideração na hora de comprar?

Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher a sua mesa. Primeiro, considere o espaço disponível em sua sala de estar ou de jantar. De nada adianta comprar uma mesa grande para um cômodo pequeno.

Em segundo lugar, é importante avaliar o material do qual a mesa é feita. É necessário que ele seja resistente. Materiais que desgastam e mancham fácil não são recomendados. Por fim, sempre prefira experimentar as cadeiras antes de comprar. Sente-se à mesa e verifique se a altura é adequada para garantir máximo conforto.

Opte por móveis com regulagem

Se você tem parentes ou amigos mais altos que costumam frequentar a sua casa, ou se gostaria de ter mais comodidade, é sempre possível optar por móveis com altura regulável.

Esse tipo de móvel pode ser um pouco mais caro, mas é ideal principalmente para escrivaninhas. Mesas do tipo são ergonômicas, o que impede problemas na coluna causados por má postura. Se você quer garantir que não vai cometer nenhum erro ou se arrepender da escolha de sua mesa, optar por um móvel regulável é sempre a melhor opção.

Distância média entre a mesa e cadeira

A distância correta entre as cadeiras e a sua mesa de jantar é importante para manter a harmonia do ambiente. O espaço ao redor da mesa, onde as cadeiras ficarão, deve ter entre 90 cm e 1,20 m. Essa distância é suficiente para garantir a circulação de pessoas ao redor do móvel.

Esse espaço também é suficiente para garantir que as pessoas não se sinto "espremidas" ao sentarem-se à mesa. Por isso, ao calcular o espaço para a sua mesa de jantar, sempre considere esse fator.

Tipos de mesas de jantar

Existem vários tipos diferentes de mesas de jantar. Se você está na dúvida sobre qual modelo escolher, confira os prós e contras de cada um e saiba acertas na escolha na hora de compor sua sala de jantar.

Mesa de jantar redonda

Mesa redonda

A grande vantagem das mesas de jantar redondas é que elas comportam muito mais pessoas. Os modelos disponíveis no mercado podem acomodar até 8 lugares. Se você tem uma família grande, com certeza vale a pena considerar esse modelo.

Outra vantagem interessante é a ausência de quinas, importante principalmente quando existem crianças na casa, já que evitam acidentes. No entanto, também existe uma desvantagem para o modelo redondo: seu diâmetro pode ser muito grande, o que a torna uma má opção para salas de estar muito pequenas.

Mesa de jantar quadrada

Mesa quadrada

As mesas quadradas são modelos bem populares no mercado, mas costumam comportar menos pessoas.

Os modelos menores são bons para salas de estar pequenas, com famílias de até quatro pessoas. Caso o número de moradores da casa seja ainda menor, elas podem ser encostadas na parede.

A desvantagem é percebida na hora de receber as visitas: por acomodar poucas pessoas, esse tipo de mesa não costuma ser o ideal para quem costuma ter muita gente em casa.

Mesa de jantar retangular

Mesa retangular

Mesas de jantar retangulares são facilmente encontradas em qualquer loja. Seu formato alongado permite que elas fiquem muito bonitas em mesas de jantar maiores, além de acomodarem um número um pouco maior de pessoas. Geralmente, elas têm 6 lugares.

Se a sua sala de estar é muito pequena, pode ser que seja um pouco difícil ter uma mesa nesse formato. Certamente seria necessário abdicar de outros móveis para que ela coubesse no espaço. As quinas das mesas retangulares também podem ser perigosas para crianças. Por isso, use sempre protetores nas extremidades do móvel.

Saber a altura da mesa é essencial para trazer conforto a você e seus convidados!

Mesa com decoração moderna

Agora que você já conferiu várias dicas para a sua mesa de jantar, mesa de centro ou escrivaninha, resta fazer a melhor escolha de acordo com as características de sua casa ou apartamento.

É importante sempre harmonizar o móvel com os demais e com o restante da decoração. Complemente o visual com uma bela toalha de mesa, no caso da mesa de jantar, e com enfeites, caso a escolha tenha sido uma mesa de centro.

Lembre-se: a palavra de ordem é conforto, principalmente ao procurar por uma escrivaninha. Teste a mesa antes de finalizar a compra, caso seja possível, e escolha boas almofadas para os assentos.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos