Como utilizar plantas na decoração?

Como utilizar plantas na decoração?

Está pensando em dar um toque mais natural e elegante ao seu apartamento, então leia este artigo e confira como utilizar plantas na decoração?


Como utilizar plantas na decoração?

Muitas pessoas, quando compram um imóvel, logo querem dar aquele toque natural utilizando plantas na decoração.

A questão, portanto, gira em torno dos detalhes sobre quais são as melhores plantas para ambientes internos, como cuidar e onde colocar. Enfim, qual planta se dá bem em cada ambiente da casa.

É sobre este assunto que vamos conversar neste artigo. Confira como utilizar plantas na decoração e deixar o seu apartamento lindo e com arranjos bem naturais.

Por que usar plantas na decoração?

Usar plantas na decoração, além de deixar o ambiente com uma aparência natural, proporciona alguns benefícios para a sua saúde por causa da renovação do ar devido ao processo de fotossíntese.

Quem mora em apartamentos em São Paulo, por exemplo, pode tornar a atmosfera do lar mais limpa das impurezas do ar, se usar plantas na decoração de todos os cômodos da casa.

Como elas também têm a função de aumentar a umidade do ar, pensar nelas, na hora de decorar, será um benefício para saúde de quem tem problemas respiratórios.

Quais as melhores plantas para ambientes fechados?

Muitas pessoas desistem de usar plantas para decorar a casa por acreditarem que terão muito trabalho para cuidar delas. Para você que tem essa preocupação, saiba que existem plantas que não exigem muitos cuidados, por exemplo:

  • A rosa-de-pedra é uma suculenta que, como todas as plantas dessa espécie, não requer muita atenção. Você pode cultivá-la em meia-sombra ou sob o sol, que ficará bonita sempre;
  • As jiboias são plantas trepadeiras perfeitas para decorar banheiros, pois elas gostam de ambientes úmidos;
  • O pau-d’água é um arbusto ideal para decorar mesas e escritórios. Essa planta é muito resistente, inclusive, a ar-condicionado, além de bonita, não exige muitos cuidados.

Essas são apenas algumas ideias de plantas para utilizar na decoração, mas existem plantas ideais para decorar o seu apartamento.

Tenha plantas frutíferas em apartamento

Antigamente, para ter uma árvore frutífera precisava ter muito espaço para plantar. Mas hoje a realidade é outra, porque quem gosta de plantas também pode ter frutas e um belo pomar em seu apartamento.

Isso só é possível, pois algumas dessas árvores crescem muito bem em vasos, como é o caso, por exemplo, da amoreira e da jabuticabeira.

Mas antes de ter uma planta frutífera, adquira vasos com altura e diâmetro mínimo de 50 cm. Também compre manta drenante, argila expandida e cascalho para colocar no fundo do vaso.

Existem várias espécies de plantas frutíferas para cultivar em apartamentos, escolha algumas para deixar o espaço mais bonito e ainda ter frutas plantadas por você mesmo.

Onde colocar as plantas em casa?

Antes de comprar os vasos e as plantas para decorar o ambiente, é interessante planejar o modelo e o tamanho dos vasos, além de conhecer qual a espécie de planta ideal para cada ambiente.

Isso porque as plantas podem ser colocadas em todos os locais da casa, a questão é que algumas precisam de muita luz e outras nem tanto. Umas gostam de muita umidade e outras não. Por isso, conhecendo as características da planta, você pode:

  • Pendurar nas paredes e no teto;
  • Colocar em vasos pequenos ou grandes, dependendo do seu espaço;
  • Usar para decorar centro de mesas;
  • Colocar os pequenos vasos para decoração de nichos;
  • Decorar cozinha, áreas de serviço, quarto e sala.

Após escolher as plantas e o local, o próximo passo é usar umas das dicas abaixo para utilizar plantas na decoração.

Como decorar apartamentos com plantas naturais?

Agora, conheça algumas dicas de plantas naturais que se adaptam bem à sala, ao quarto, ao banheiro e à cozinha.

Para decorar a sala, use plantas ornamentais como: samambaias, ráfias, zamioculca, areca e costela de adão.

Você pode montar um cantinho verde na sala usando vasos pendentes, caixotes sustentáveis, prateleiras ou móveis com suporte, tudo vai depender do espaço e do seu planejamento.

Algumas espécies de plantas são ótimas para decorar o quarto e ainda melhorar o sono, como é o caso da lavanda.

Você também pode usar para enfeitar o quarto:

  • Filodendro;
  • Gérbera;
  • Hera;
  • Samambaia;
  • Jiboia.

Essas plantas deixam o ambiente elegante e com o ar mais limpo por causa da renovação do ar por meio da fotossíntese.

As melhores plantas para banheiro são aquelas que resistem bem à umidade, por isso as indicadas para este espaço são: a babosa, o lírio-da-paz, a violeta, o caládio e a jiboia.

A sua cozinha pode ser decorada com cactos e suculentas, como pode usar plantas ornamentais.

Mas o ideal mesmo é aproveitar para cultivar temperos e hortaliças. Dessa maneira, ter sempre à mão uma pequena horta para garantir o preparo de alimentos mais saudáveis.

As plantas sempre deixam o ambiente com um aspecto vivo e elegante. Para ter esse efeito, prefira sempre as naturais.

E se você gostou das sugestões, deixe abaixo o seu comentário. Gostaríamos muito de ficar sabendo.

Autor deste artigo

Sou Diretora de conteúdo do Portal Vida Livre e graduanda em Letras na Universidade de São Paulo. Trabalho na área de marketing digital como analista de SEO e Tráfego desde 2021, e está sendo uma grande oportunidade participar deste projeto.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos