Comidas da Jamaica: conheça comidas e bebidas tradicionais da região!

Comidas da Jamaica: conheça comidas e bebidas tradicionais da região!

Você conhece a culinária jamaicana? Confira neste artigo os principais pratos, sobremesas e bebidas do país!


Conheça um pedacinho da cultura da Jamaica através de suas comidas tradicionais!

Um prato com pedaços de frango

Atualmente conhecida principalmente por suas praias paradisíacas, a Jamaica é um país com uma cultura muito rica e com uma culinária marcada por sabores intensos. A cultura jamaicana pode parecer muito distante da nossa cultura, mas existem alguns pontos de semelhança entre as duas cozinhas.

Essa semelhança não é coincidência, assim como o Brasil, a Jamaica também passou por um processo de colonização europeia e por isso carrega consigo um passado escravagista. Isso fez com que o país recebesse forte influência das culturas africanas trazidas pelos povos escravizados. Confira esse artigo até o final para entender melhor essas semelhanças, bem como as diferenças que tornam essa culinária tão única.

Doces tradicionais da Jamaica

A culinária jamaicana conta com vários tipos de sobremesas diferentes, muitas das quais têm como característica principal o uso de especiarias que dão um sabor único aos pratos. Conheça a seguir alguns desses doces.

Banana Pancake

Várias Banana Pancake em um prato com melado e pedaços de banana

Banana pancake, ou panqueca de banana, é um prato típico da culinária jamaicana consumido geralmente como parte do café da manhã, mas pode ser um lanche para qualquer momento do dia. Existem diversas variações na forma de se fazer essas panquecas, mas os ingredientes básicos são bananas maduras, farinha, ovo e leite.

Algumas receitas também levam especiarias como canela e noz moscada. O método mais tradicional de fazer esse prato é fritando pequenas porções da panqueca em óleo bem quente. O resultado são várias mini panquecas crocantes por fora, macias por dentro, com sabor adocicado das bananas e perfumado das especiarias.

Peanut drops (Gotas de Amendoim)

Os peanut drops são um doce feito a partir da caramelização do açúcar até que atinja o ponto de bala dura em junção com amendoins torrados. A mistura é então colocada para resfriar em uma superfície plana até que endureça. Quando prontos para consumo, os peanut drops são crocantes e adocicados e podem ser apreciados em qualquer momento do dia.

A sobremesa é similar a um doce muito popular no Brasil: o pé de moleque. No entanto, ela também leva especiarias como a canela e a noz moscada, bem como gengibre ralado. A adição desses ingredientes deixam o doce com um aroma e um sabor muito característicos.

Jamaican Coconut Toto

Vários pedaços de coconut Toto no prato

O Coconut Toto, conhecido também como só Toto, é um tipo de bolo de coco muito consumido na Jamaica. A sobremesa teve sua origem na época em que o país era uma colônia europeia: por conta da escassez de alimentos, alguns grupos de pessoas escravizadas faziam uma mistura de farinha com melado de coco e assavam com carvão.

Essa era a versão original do bolo, mas com o passar do tempo, a receita foi se modificando e passou a incorporar outros ingredientes como leite, ovo, canela, noz moscada e gengibre. Algumas receitas levam até uvas passas ou rum.

Bulla Cake

O Bulla Cake, ou apenas Bulla, é um bolo com ingredientes bem simples: melado de cana, farinha e fermento. A esses ingredientes básicos pode-se acrescentar ingredientes que agregam sabor como gengibre, noz moscada, canela e pimenta da Jamaica. Com ingredientes baratos, o bolo é comumente preparado nas casas da Jamaica, mas também é comercializado já pronto em padarias e supermercados, além de ser bastante consumido por crianças como lanche na escola.

O bolo Bulla pode ser consumido sozinho, mas na maior parte das vezes ele tem como acompanhamento abacate, manteiga ou queijo Tastee, uma marca jamaicana de queijo cheddar processado.

Tamarind Balls

Duas bolas de tamarindo em uma tigela branca

Tamarind balls, ou bolas de tamarindo, é um doce muito popular na Jamaica. A verdadeira estrela desta sobremesa, como o nome indica, é a polpa do tamarindo. Além dela, a receita leva apenas dois outros ingredientes: água e açúcar mascavo. Algumas pessoas optam também por acrescentar essência de rum e especiarias. A mistura desses ingredientes é moldada em forma de bolinhas que depois são passadas no açúcar.

A combinação do sabor azedo do tamarindo com o doce do açúcar resulta em um doce com ingredientes simples, mas com um sabor surpreendente. Isso sem contar que é bastante saudável, já que o tamarindo é cheio de vitaminas, proteínas e fibras.

Gizzada

Gizzada é uma torta de coco muito popular na Jamaica. A sobremesa surgiu no país por meio da imigração de judeus que foram para a Jamaica fugindo da perseguição que sofriam em Portugal no século XVI. A torta tem uma massa fina e crocante feita com farinha e manteiga.

Seu recheio é feito a partir da caramelização do açúcar com o coco e ingredientes aromáticos como gengibre, pimenta da Jamaica, noz moscada e canela. As beiradas da torta são moldadas "beliscando" a circunferência da massa, o que resulta no seu formato característico. As Gizzadas são servidas em porções individuais como pequenas tortinhas.

Hummingbird Cake

Hummingbird Cake no prato

O Hummingbird Cake é um bolo de banana com abacaxi, canela e nozes-pecã. Ele é feito em camadas, com cobertura e recheio de cream cheese. A sobremesa surgiu na Jamaica, mas ficou muito popular nos Estados Unidos a partir dos anos 70 e 80.

Nessa época, a Jamaica começou a enviar folhetos com receitas de comidas do país aos EUA para atrair turistas, o que acabou por introduzir o Hummingbird Cake à culinária estadunidense. A origem do nome não é certa, mas acredita-se que seja uma homenagem ao beija-flor-de-cabeça-preta, uma espécie nativa do país.

Blue Drawers (Duckunoo)

Os Blue Drawers, ou Duckunoo, são um doce feito à base de banana verde e farinha milho. O doce na verdade tem origem na África, especificamente em Gana, mas chegou à Jamaica por conta da escravidão. Para fazer o doce, mistura-se banana verde, farinha de milho, coco ralado, leite de coco e especiarias.

Essa mistura é moldada em pequenos quadrados que são embrulhados individualmente em folhas de banana e depois são cozidos em água. A aparência e o modo de preparo lembram a pamonha, exceto pelo fato de que essa é feita na folha de milho, não de banana.

Coconut drops

O doce Coconut Drops, ou gotas de coco, é feito a partir da caramelização de açúcar mascavo com pedaços de coco, canela, noz moscada e gengibre. A mistura é divida em pequenas porções e resfriada em uma superfície reta, formando pequenas placas endurecidas de açúcar e coco, similar aos Peanut Drops.

As gotas de coco podem ser servidas tanto como uma sobremesa como no lanche e costumam ser vendidas na porta das escolas.

Jamaican Sweet Potato Pudding

Pudim em um copo de vidro e com pedaços de batata doce

Essa sobremesa é um tipo de bolo ou pudim que tem como base a batata doce. A ela são acrescentados canela, leite de coco, açúcar, farinha, frutas secas e temperos como canela e noz moscada. Atualmente é mais comum assar a receita no forno, mas o método mais tradicional é assar em uma panela que é colocada sobre carvão. O resultado é um pudim bastante denso, de cor escura, com sabor e textura únicos.

Comidas típicas da Jamaica

Agora que você já conhece as sobremesas mais famosas da Jamaica, separamos para você alguns pratos e ingredientes típicos do país. Confira a seguir as comidas que compõem a culinária jamaicana.

Jerk

frango condimentado e grelhado

O termo Jerk se refere a um método de temperar e grelhar carnes como frango, peixe e porco, essa preparação é muito popular na Jamaica e é um símbolo da culinária nacional. Além disso, é possível utilizar essa técnica para preparar vegetais e frutas.

A parte mais importante do processo são os temperos que vão dar sabor à carne. Não existe uma única receita para o tempero, mas os ingredientes que costumam ser usados são pimenta da Jamaica, canela, cravo, alho, gengibre e pimentas picantes. Todos ingredientes são incorporados à carne, que precisa ficar marinando por várias horas antes de ser assada na churrasqueira.

Curry goat

Curry goat em um recipiente

Curry é um termo que dá nome a um tipo de ensopado com muitos temperos que leva algum tipo de carne, vegetais ou grãos. É principalmente conhecido na sua versão indiana, mas também é comum na Tailândia, no Japão e nas Filipinas e outros países da Ásia.

Na Jamaica, o curry mais consumido é o feito com uma carne não tão comum aqui no Brasil, a carne de cabra. O mais comum é fazer o ensopado com cebola, cenoura, batata, pimenta, gengibre e especiarias como açafrão, pimenta da Jamaica e canela. O caldo é servido com arroz branco ou uma mistura de arroz com feijão.

Patty

Vários pattys em uma mesa de madeira

O Patty é um tipo de salgado similar a uma empanada argentina. A massa é feita à base de farinha e bastante manteiga, e usa-se gema de ovo ou açafrão para dar a cor amarela ao Patty. O recheio mais tradicional é o de carne moída, que é refogada com cebola, cenoura e especiarias, dentre elas a noz moscada e a pimenta da Jamaica.

Além disso, existem versões recheadas com frango, peixe, porco e carneiro. Esse prato costuma ser consumido como uma refeição, mas pode ser um lanche e é também servido em tamanho menor como um aperitivo em festas.

Bammy

Bammy redondo e em uma panela quadrada

Símbolo da culinária brasileira, a mandioca também é muito utilizada na Jamaica. Para fazer o Bammy, usa-se farinha de tapioca com leite de coco, a mistura é frita usando moldes redondos, de modo a criar bolinhos de tapioca.

Existe também uma versão mais consumida em momentos de escassez alimentar que é feita só com a farinha de tapioca na frigideira sem óleo, o que resulta em um bolinho parecido com a tapioca ou beiju que temos no Brasil, mas geralmente é mais alto e tem um diâmetro menor.

Ackee

Ackee fora da casca

Ackee é uma fruta com uma aparência bastante peculiar: quando madura, sua casca avermelhada se abre, mostrando as sementes pretas e a polpa da fruta, que parecem olhos. É muito similar ao guaraná, inclusive as duas frutas são da mesma família.

A fruta é mais conhecida por compor o prato nacional da Jamaica, ackee com bacalhau. O prato é um refogado com bacalhau, ackee, cebola, tomate , tomilho e pimenta. É consumido principalmente no café da manhã acompanhado de pão ou banana verde cozida.

Fruta-pão

Uma fruta-pão com folhas verdes no fundo

A fruta-pão é na verdade originária do sudeste asiático e chegou à Jamaica em meados do século XVIII durante o período da colonização do país. Atualmente a fruta é amplamente consumida ao redor do país, estando presente no dia a dia de muitos jamaicanos. É uma fruta grande que pode pesar até seis quilos.

Com uma casca robusta e rígida, a fruta assemelha-se à jaca, planta da qual é parente. A fruta-pão é comumente utilizada no preparo de sopas e ensopados, mas também pode ser consumida assada ou frita como acompanhamento. Além disso, ela também pode ser consumida crua com saladas.

Peixe Escovitch

Um prato com peixe Escovitch, pão, legumes e salada

Símbolo da culinária brasileira, a mandioca também é muito utilizada na Jamaica, prática herdada das comunidades indígenas do país. Tradicionalmente o Bammy é feito com mandioca brava, mas atualmente é comum utilizar a mandioca de mesa. Para fazer o Bammy, ralar a mandioca fresca e espremer o excesso de líquido e depois acrescenta-se o leite de coco.

A mistura é frita em óleo em pequenas porções, formando pequenas panquecas. No interior do Bammy, a textura final é um pouco gelatinosa, similar à textura do beiju ou tapioca que consumimos aqui no Brasil, e por fora fica crocante e sequinha. Geralmente é servido como acompanhamento com pratos à base de peixe como Peixe Escovitch.

Coco Bread

Um pão em um prato branco

Coco bread é um tipo de pão, cuja massa é enriquecida com manteiga, leite e açúcar. Seu sabor é levemente adocicado, e a textura é bem macia. O modo de preparo é parecido com o de pães comuns, exceto pelo seu formato final. A massa é divida em pequenas porções que são moldadas para que fiquem redondas.

Depois disso a massa é aberta para formar círculos achatados que são dobrados na metade e assados. Dessa forma, os pães saem do forno prontos para serem recheados. O mais comum é usar um patty jamaicano como recheio, um lanche muito popular nas escolas da Jamaica.

Sopa de Ervilhas Vermelhas

Sopa de ervilha na tigela branca

A Sopa de Ervilhas Vermelhas é um prato muito conhecido dentro e fora da Jamaica. As ervilhas utilizadas nessa sopa são um tipo de leguminosa da mesma família do feijão-de-corda, essa espécie é originária da África e chegou às Américas durante o período da escravidão. Cada família tem uma versão diferente dessa receita, mas ela sempre tem como base as ervilhas.

As proteínas mais utilizadas no preparo são rabo de porco, pé ou ossos de frango, carne de vaca, dependendo do que estiver disponível. Além disso, a sopa leva também vegetais como inhame, batata doce e cenoura, leite de coco, especiarias e bastante pimenta. ​É uma sopa bem grossa e geralmente é servida com arroz branco.

Oxtail

Uma panela de aço com guisado de carne com legumes

Oxtail nada mais é do que um ensopado de rabada. O que torna esse prato tão característico da cultura jamaicana são os temperos utilizados e o modo de preparo. O cozimento precisa ser feito muito lentamente, pois esse é um corte mais duro e com muito colágeno. O método de preparo em uma única panela é herança da cultura africana que influenciou a cultura jamaicana no período da escravidão.

A carne é temperada com ervas frescas e também com temperos secos como a pimenta da Jamaica. É comum que algum tipo de fava seja preparado junto com a carne, e o prato é geralmente servido com arroz branco.

Água Mannish

Sopa de carne com vegetais em uma panela

Água Mannish é o nome dado a uma sopa típica da Jamaica feita com carne de bode. Geralmente usa-se as tripas, a cabeça, os pés e até os testículos do bode para fazer o prato. A carne é cozida junto com alguns vegetais como cenoura, inhame, chuchu, banana verde e batata e leva também especiarias e pimenta. A escolha dos vegetais e dos temperos costuma variar entre diferentes famílias.

Esse prato não é comum de ser encontrado em restaurantes na Jamaica, sendo mais servido em festas, celebrações e até em velórios. Alguns inclusive acreditam que a sopa tem propriedades afrodisíacas, por isso é costume que seja servida para o noivo na noite do casamento.

Bebidas tradicionais da Jamaica

Como você pôde ver, a culinária jamaicana é muito rica e diversificada. Mas você sabia que o país tem uma série de bebidas típicas?

Veja a seguir algumas dessas bebidas consumidas na Jamaica.

Ponche de rum jamaicano

Copos de vidro com ponche de rum jamaicano e pedaços de abacaxi

Ponche de rum jamaicano é uma bebida bastante simples, mas muito apreciada no país. A bebida é feita a partir da mistura de rum, xarope de açúcar e suco de fruta. As frutas mais comumente utilizadas são limão, abacaxi e maracujá, às vezes usa-se também uma combinação de duas ou mais dessas frutas. Os ingredientes são misturados em um jarro e servidos em um copo com bastante gelo e uma fatia de abacaxi como adorno.

O resultado é uma bebida super refrescante, colorida, com sabores doces e azedos na medida certa. Ideal para um dia de verão bem quente nas praias caribenhas.

Sorrel

Sorrel é uma bebida à base de hibisco. Ela tem esse nome, pois o hibisco é conhecido como sorrel na Jamaica. A bebida é feita com hibisco, casca de laranja, gengibre, canela em pau, limão e açúcar. Coloca-se todos os ingredientes em uma panela com água para ferver, e a mistura ainda precisa descansar por um ou dois dias em temperatura ambiente para que os sabores sejam extraídos dos ingredientes.

O sorrel é servido com gelo e pode levar um pouco de rum. A bebida tornou-se característica das festas de fim de ano na Jamaica, pois o período coincide com a época da colheita do hibisco.

Red Stripe

Red Stripe é uma marca de cerveja lager muito popular na Jamaica, produzida pela cervejaria Desnoes & Geddes. A cerveja começou a ser produzida em 1928, e a marca passou a crescer cada vez mais. Atualmente, além de ser consumida na Jamaica, é também comercializada no exterior.

É uma cerveja leve feita com malte, lúpulo e fécula de mandioca. É uma cerveja com grau de amargor bastante baixo, o que faz com que ela combine muito bem com o clima quente da Jamaica. Além da versão original, é possível encontrar versões nos sabores limão, hibisco e melancia. Há também uma versão light, com menor teor alcoólico.

Sangster's

Licor de creme com rum em um copo de vidro

Sangster's é o nome de uma marca jamaicana que produz um licor de creme com rum. A bebida é feita a base de creme de leite e rum e leva algumas frutas e alguns temperos típicos do país, o que dá ao Sangster's um sabor único, diferente dos outros licores desse tipo. Ele pode ser consumido puro, mas é mais comum que seja usado para preparar drinques com café.

O licor foi criado por um químico irlandês que foi à Jamaica para lecionar em uma universidade do país no fim dos anos 60. O sucesso da bebida foi tamanho que o professor acabou abandonando sua carreira na academia.

Peanut Punch

O peanut punch é uma bebida refrescante e cremosa consumida por pessoas de todas as idades na Jamaica. Existem diversas variações no preparo da bebida, mas ela sempre tem amendoim ou pasta de amendoim como base. É comum utilizar leite ou leite condensado para fazer a bebida, e ela pode também levar especiarias como a canela e a noz moscada. Algumas versões também incluem rum como um dos ingredientes.

Alguns acreditam que o peanut punch tem propriedades afrodisíacas, mas ela é consumida principalmente por ser bastante calórica e por conter uma boa dose de proteína e gordura graças ao uso do amendoim.

Blue Mountain Coffee

Blue Mountain Coffee é uma marca jamaicana de café. Essa marca é conhecida por vender um dos cafés mais caros do mundo, sendo que uma embalagem de aproximadamente 400 gramas chega a custar entre 50 e 60 dólares. Seu cultivo se dá no pico Blue Mountain, o ponto mais alto das cordilheiras da Jamaica, que tem mais de dois mil metros de altura.

Devido à altitude mais elevada, o pico tem um clima mais frio, diferente do restante da Jamaica, chegando a atingir 5°C, além de contar com chuvas frequentes, condições que favorecem o cultivo desse tipo de café.

Chá de chocolate

O chá de chocolate pode ser facilmente confundido com um chocolate quente comum, mas seu modo de preparo é bem diferente. Ao invés de utilizar chocolate em pó, o chá é feito com bolas de chocolate feitas a partir da moagem da semente do cacau tostada que são depois moldadas em formato esférico. O ingrediente é utilizado ralado na preparação do chá.

Tradicionalmente, o chá é feito apenas com água, mas é também comum usar uma mistura de água e leite ou apenas leite. Além disso, algumas pessoas optam por utilizar um pouco de leite condensado para adoçar.

A bebida é servida quente e é muito consumida no café da manhã.

Experimente algumas das comidas da Jamaica!

Duas pessoas comendo panqueca no chão de madeira branco

Com esse artigo, você pôde ver como a culinária jamaicana é rica e tem sabores marcantes e muito característicos do local. As influências sofridas pela colonização e pela escravidão permanecem até hoje e se uniram às culturas locais de modo a criar um novo universo culinário único.

Alguns pratos e ingredientes podem causar estranhamento para quem olha de fora, mas a culinária é a forma mais fácil - e mais gostosa - de se conhecer a cultura e a história de um país, estando no país ou não.

Então, que tal procurar um restaurante jamaicano na sua região ou até se arriscar a preparar uma dessas iguarias em casa?

Autor deste artigo

Sou estudante de letras, gosto de ler e escrever. Sempre que posso passo meu tempo cozinhando, cuidando das minhas plantas e andando de bicicleta.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas