Calda bordalesa: receita, para que serve na agricultura orgânica e mais!

Calda bordalesa: receita, para que serve na agricultura orgânica e mais!

Não sabe mais o que fazer para matar os fungos das suas plantas? Conheça neste artigo a calda bordalesa, sua origem, funções e como fazer!


Origem da calda bordalesa

Homem aplicando pesticida nas plantas

A calda bordalesa é um tipo de fungicida natural usado há muitos anos. Ainda no século XIX, começou a ser usado para curar plantas que estavam doentes devido a fungos e insetos. Os anos foram se passando e os agricultores continuaram a usar esse produto. A partir de agora, neste artigo, você aprenderá tudo sobre a calda bordalesa.

Ao longo deste texto, você descobrirá o que é e para que serve a calda bordalesa. Além disso, aprenderá como fazer e quando se deve aplicar esta substância e qual é o seu pH ideal. Afinal, esta calda bordalesa é ácida e quando não preparada da maneira certa pode acabar não trazendo os benefícios esperados.

Por isso, escrevemos este artigo, para esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter sobre o assunto. Sendo assim, continue lendo e descubra os benefícios que se tem em usar esse produto nas suas plantas. Boa leitura!

Sobre a calda de bordalesa

Fazendeiro aplicando pesticida nas plantações

A calda bordalesa é uma substância muito importante para o cultivo de plantas saudáveis. Confira a seguir para que serve, o que é a calda bordalesa e quais precauções você deve ter ao usá-la.

Para que serve a calda bordalesa

Embora a calda bordalesa seja pouco conhecida, ela surgiu por volta de 1882, em Bourdeaux, na França, para controlar os míldios em videiras. Esse líquido é muito utilizado em hortas e pomares orgânicos, devido sua eficiência e por não ser muito tóxico.

A calda bordalesa é um fungicida que serve para controlar várias doenças que atingem as plantações. Dessa forma, pode controlar doenças causadas por fungos, como o míldio, ferrugem, requeima, pinta preta, cercosporiose, etc. Além disso, também ajuda como repelente de insetos, tais como: cigarra verde, cochonilhas e pulgões.

O que é calda bordalesa

A calda bordalesa é um produto químico muito utilizado como fungicida na agricultura no combate de pragas. Esse líquido ácido é o resultado da mistura entre o sulfato de cobre, o cal virgem e a água, que pode ser feito em casa ou comprado pronto.

Essa calda é um dos produtos permitidos na agricultura orgânica, já que é pouco tóxico. Dessa forma, o seu uso não irá contaminar os alimentos e consequentemente não prejudicará a saúde humana e o meio ambiente.

Quando aplicar a calda bordalesa

A calda bordalesa deverá ser aplicada quando o pH estiver entre 8 a 9. Quando a quantidade de cal não é suficiente para saturar o sulfato de cobre, devido à baixa quantidade de óxido de cálcio, a calda permanecerá ácida e poderá queimar as folhas das plantas se for aplicada.

Sendo assim, para saber se a calda está ácida ou não basta fazer um teste antes. Para isso, pegue uma faca ou algo de ferro e pingue uma gota do líquido. Em seguida, após três minutos, caso fique com uma mancha marrom, significa que a calda está muito ácida.

Calda bordalesa e a agricultura orgânica

A agricultura orgânica, embora seja muito popular hoje em dia, é praticada há muito tempo. Esse termo surgiu ainda na década de 1920, quando se defendia a não utilização de agrotóxicos. Assim sendo, a agricultura orgânica é um tipo de agricultura alternativa que tem o objetivo de oferecer produtos saudáveis, sempre priorizando a qualidade do alimento.

Então, dessa maneira, a calda bordalesa passa a ser usada. Devido ser considerado um produto pouco tóxico, ele pode ser usado na agricultura orgânica sem perigo de contaminar ou prejudicar a qualidade dos alimentos.

Utilize defensivos naturais na sua produção orgânica

As vantagens de se usar defensivos naturais em sua produção orgânica, seja de frutas ou verduras, são grandes. Primeiramente, obtém-se alimentos mais saudáveis, ou seja, livres de contaminação química que possam vir a prejudicar a saúde.

Como também, mantém o equilíbrio da natureza, preservando a fauna e os rios, sem contaminar a água. Utilizar esses defensivos, no caso, a calda bordalesa, tem a vantagem de ter baixo custo e aumentar a resistência das plantas.

Composição da calda bordalesa

Como você pôde ler em tópicos anteriores, a calda bordalesa é composta por cal virgem, sulfato de cobre e água. Sendo todos ingredientes de fácil acesso e de baixo custo. O óxido de cálcio, também conhecido como cal virgem, é um produto extraído do calcário, que pertence a classe dos óxidos e possui a fórmula química CaO.

Já o sulfato de cobre também é um composto inorgânico composto pelos elementos cobre (Cu), enxofre (S) e oxigênio (O2) e possui a fórmula química CuSO4. Assim sendo, esses dois compostos químicos têm um aspecto de um pó branco.

Calda bordalesa industrial

Embora a calda bordalesa possa ser feita em casa, ela pode ser comprada pronta em casa de produtos agrícolas ou em sites especializados em agricultura orgânica. A calda bordalesa industrial vem em forma de pó contendo cal virgem ou hidratado e o sulfato de cobre.

Normalmente são vendidos em pacotes de 1kg, onde vem 500g de cal e 500g de sulfato de cobre. A coloração da calda industrial é em um tom de azul. A vantagem de comprar esse produto pronto é pelo fato de já vir na quantidade certa.

Precauções do uso para pessoas e animais

Algumas das precauções que se deve ter com uso dessa calda, é nunca comer o alimento sem antes lavá-lo. Bem como, no momento de aplicar é preciso usar luvas, óculos e máscara, para que o produto não entre em contato com a pele e com os olhos.

Com os animais também é necessário ter algumas precauções com o uso da calda bordalesa. É importante deixar a mistura longe do alcance de animais para que eles não venham a ingerir. Além disso, o cobre presente na calda é pouco tóxico para os pássaros, abelhas e mamíferos, porém é tóxico para peixes.

Entenda o PH

O pH serve para nos dizer se uma solução é ácida, neutra ou básica. Logo, pH é uma sigla que significa potencial hidrogeniônico, porque se refere à quantidade de concentração de hidrogênio em uma solução.

O pH possui uma escala que vai do 0 até o 14. Se o valor do pH for igual a 7, significa que é uma substância neutra, se o pH for menor que 7, será ácido. Mas, caso seja maior que 7, será básico. Por isso, a calda bordalesa é uma substância não muito ácida, logo seu pH pode variar entre 7,5 a 9.

Receita de calda bordalesa

Jardineiro com balde de calda bordalesa

Agora que você já sabe tudo sobre a calda bordalesa, desde o que é até para que serve e como é a sua composição, chegou a hora de aprender a preparar esse fungicida e proteger suas plantas de doenças. Veja a seguir mais informações!

Ingredientes e materiais

Para o preparo de 10 litros da calda você irá precisar dos seguintes ingredientes: 100 gramas de sulfato de cobre; 100 gramas de cal virgem e 10 litros de água. Lembrando que a quantidade de cal e de sulfato de cobre sempre será a mesma quantidade um do outro.

Você precisará também de alguns materiais, a fim de que você não se machuque. Será preciso uma balança para pesar os produtos a serem usados, 1 balde plástico com capacidade para 10 litros, 1 pá de madeira para que não seja danificada, 1 peneira fina, 1 coador de pano e luvas.

Preparo da calda bordalesa

Em um balde de plástico, com 10 litros de água, dissolva os 100 gramas de sulfato de cobre. O processo pode ser facilitado se o sulfato for colocado no dia anterior, em um saquinho de pano, suspenso próximo a 1 litro de água. Nos 9 litros de água restantes, dissolva o cal.

Em seguida, adicione o sulfato de cobre e mexa até que ambos se dissolvam por completo. O resultado final será uma pasta na cor azul. Para finalizar, depois de ter checado o pH do produto através do teste ensinado neste artigo, peneire para evitar o entupimento do pulverizador.

Cuidados da calda bordalesa

Depois de pronta, a calda pode ficar guardada por três dias, logo é recomendável fazer uma quantidade suficiente para ser aplicado somente de uma vez. Afinal, a aplicação desse produto é feita apenas entre 10 a 15 dias, sendo tempo suficiente para que estrague o fungicida que sobrar.

Sendo um produto natural e ácido, a calda bordalesa precisa ser guardada em um local frio e arejado, caso contrário pode ocorrer de sua acidez se modificar com a alta temperatura. É importante ter esse cuidado, pois ao aplicar o produto nas plantas pode acabar queimando elas ou não fazendo efeito algum.

Veja também produtos voltados à jardinagem

Neste artigo apresentamos informações sobre a calda bordalesa, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Use a calda bordalesa para repelir fungos!

Mulher aplicando calda bordalesa no jardim

A calda bordalesa é um fungicida natural que tem muita eficácia, podendo ser usado desde em hortaliças até em árvores frutíferas. Ao longo do artigo, você aprendeu quando que se deve aplicar esse produto, afinal ele é um composto químico ácido, que quando não aplicado no tempo certo, pode acabar matando suas plantas.

Você leu também que, embora essa calda seja natural, ela pode ser industrial. Nesses casos, você pode estar comprando em casas de agricultura pacotes que vendem o cal misturado junto com o sulfato de cobre.

Além disso, você aprendeu como preparar e quais matérias são preciso. Bem como, sobre a importância e os benefícios de se usar defensivos orgânicos em suas plantações. Agora, que você já leu este artigo está mais do que preparado para fazer seu próprio defensivo natural. Vamos para a ação e faça a calda bordalesa e livre suas plantas de fungos e doenças.

Autor deste artigo

Atualmente sou estudante de Psicologia e nas horas vagas amo cuidar de plantas, caminhar ao ar livre e ver o pôr do sol.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas