Como temperar coração de galinha para churrasco: modo de preparo e mais!

Como temperar coração de galinha para churrasco: modo de preparo e mais!

Confira várias formas de temperar seu coração de galinha: com shoyu e molhos deliciosos! Além de também conhecer dicas preciosas para preparar seu churrasco.


Como temperar coração de galinha para churrasco?

Corações de galinha assados em um prato

O coração de galinha é uma carne que costuma agradar diversos públicos no churrasco. Normalmente é o tipo de item que nunca sobra. Por isso, prepará-lo com os melhores temperos é fundamental para obter todo potencial de experiência que ele pode entregar.

Temperos a base de molhos, shoyu, entre outros, fazem sucesso na cozinha quando se fala em temperar coração de galinha. Mas não são apenas temperos que conferem um bom gosto a carne, limpeza, tempo de cozimento e até o modo em que é colocado na brasa interferem no sabor dessa especiaria.

Para te ajudar nessa tarefa tão importante, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer o coração de galinha perfeito! Confira:

Como preparar coração de galinha para churrasco

Corações de galinha crus em uma tabua de carne

Antes de falar sobre os temperos que farão do coração de galinha uma grande expectativa no churrasco, é importante ressaltar algumas medidas relacionadas ao modo de cozinhar. Abaixo falaremos um pouco sobre como limpar e sobre o tempo de grelha. Fique atento, pois o preparo do seu coração de galinha começa aqui!

Como limpar o coração de galinha

A primeira etapa para preparar um coração de galinha saboroso é limpá-lo da forma correta. Os corações geralmente vêm com um excesso de gordura em suas artérias que os tornam desiguais, corte esse excesso. Além disso, também é interessante dar uma ligeira pressionada neles para retirar algum sangue coagulado que esteja dentro, principalmente se eles tiverem sido descongelados recentemente.

Feito esse processo, o coração está pronto para começar sua fase de tempero.

Tempo na churrasqueira

Falar de tempos precisos na churrasqueira é algo complicado porque envolve o tamanho da churrasqueira, a quantidade de carvão, a temperatura dela, entre outros fatores. No entanto, podemos estabelecer linhas gerais para o preparo de algumas carnes, como o coração de galinha.

Como se trata de uma comida que precisa mais ser cozinhada do que selada, diferente de outras carnes, o ideal é posicioná-lo nas partes sem fogo alto. Para isso, coloque os espetinhos de coração nas partes laterais da churrasqueira e cozinhe cerca de 10 minutos de cada lado em braseiro médio. Sempre verificando o ponto para evitar que fiquem borrachudos.

Receitas de tempero para coração de galinha para churrasco

Agora chegou o grande momento: temperar o seu coração de galinha da melhor forma possível! O coração não é o tipo de comida que é obrigatório utilizar muitos temperos, apenas sal e alho é sempre uma opção. Entretanto, separamos duas dicas de receita que transformarão o seu coração de galinha em uma verdadeira atração do churrasco!

Receita com shoyu

Vasilha com molho shoyu

Fácil de preparar e muito gostosa, a receita de coração temperado no shoyu é uma ótima opção para variar um pouco os sabores do seu churrasco. O modo de preparo do seu coração é muito simples, basta misturar todos os ingredientes dispostos abaixo em uma bacia e reservar por 2 horas para absorver bem o tempero. Depois é só espetar os corações e mandar para a brasa.

Os ingredientes necessários são: 1kg de coração de galinha, 1 xícara de shoyu, 1 colher de sopa de açúcar, 1/2 xícara de óleo de soja, cheiro verde picado, 1 ramo de alecrim, 10g de gengibre ralado, 1 cebola picada, 5 dentes de alho picado e sal a gosto.

Receita com temperos fortes

Temperos

Caso não seja muito fã de shoyu, uma ótima opção para preparar seu coração de galinha é utilizando temperos mais fortes e algumas ervas. Assim como na receita acima, para preparar a carne basta misturar os ingredientes dispostos abaixo em uma tigela grande e deixar marinando por cerca de 2 horas para absorver bem o tempero. Por fim, é só espetar os corações e mandar para a churrasqueira.

Os ingredientes necessários são: 1kg de coração de galinha, 1 colher de sopa de azeite, 5 dentes de alho picados, 1 cebola picada, 1 colher de chá de cominho moído, 1 colher de chá de mostarda em pó, 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, ervas de sua preferência, sal e pimenta do reino a gosto.

Molhos para coração de galinha

Assim como temperar muito bem o coração de galinha dá outra experiência para essa comida, selecionar alguns molhos para acompanhar é uma ideia perfeita. Por isso, já nos adiantamos e escolhemos alguns que você não pode deixar de preparar e inaugurar junto com o coração no seu churrasco!

Molho de mostarda

Molho de mostarda

O molho de mostarda é do tipo que se adapta com diversos tipos de comida. Por isso, ele vai casar muito bem com o coração de galinha e com outras carnes do seu churrasco. Para a receita, os ingredientes necessários são: 1 cebola bem picada, 2 dentes de alho bem picados, 2 colheres cheias de creme de leite fresco, 400g de creme de leite, 2 colheres de sopa de mostarda americana, sal e pimenta a gosto.

O modo de preparo é bem rápido. Em uma frigideira, coloque o creme de leite fresco até que ele dê uma reduzida. Em seguida, coloque a cebola, o alho e refogue. Após refogar, coloque o creme de leite, em fogo baixo para não talhar, e adicione a mostarda. Por fim, basta acrescentar sal e pimenta a gosto e terminar de cozinhar até que atinja uma textura cremosa.

Molho madeira

Molho madeira e alguns tomates

Um clássico com o medalhão de filé mignon, o molho madeira também é uma boa opção para comer com o coração de galinha. Para preparar o molho, os ingredientes necessários são: 1/2 colher de sopa de manteiga, 1/2 colher de sopa de farinha de trigo, 1/2 colher de sopa de extrato de tomate, 1/4 de xícara de chá de vinho tinto, 1/2 xícara de chá de água fervente e sal e pimenta a gosto.

Para preparar seu molho madeira, coloque a manteiga em uma frigideira em fogo médio e, assim que derreter, adicione a farinha. Misture bem até formar uma pasta. Coloque o extrato de tomate e mexa por cerca de 1 minuto. Acrescente o vinho e mexa para desfazer os bolinhos de farinha. Por fim, misture a água fervente, o sal, a pimenta e cozinhe até o molho reduzir e engrossar levemente por cerca de 2 minutos.

Molho de tomate

Molho de tomate e alguns temperos

O molho de tomate é um ótimo acompanhamento para carnes em geral, com o coração de galinha não é diferente. O preparo mais simples dos três selecionados aqui. Para fazer seu molho de tomate os ingredientes necessários são: 340g de extrato de tomate com pedaços, 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassados, azeite, sal e pimenta do reino a gosto.

Em uma pequena panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até que ambos fiquem ligeiramente dourados. Então, basta acrescentar o extrato de tomate, temperar com sal e pimenta do reino, e ferver por cerca de 2 minutos. Caso ache interessante, adicionar cheiro verde e cebolinha pode dar um aroma ainda mais gostoso ao molho.

Dicas gerais para churrasco:

Espetos de churrasco

O churrasco é um evento que possui muitos detalhes que caso sejam ignorados podem acabar tornando a experiência um pouco menos saborosa. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para você mandar bem na hora de fazer seu churrasco! Confira abaixo:

Escolha os cortes corretos de carne

O momento de escolha dos cortes para o seu churrasco é fundamental e o mais importante, pois ele vai determinar todo o resto. Existem cortes específicos que são perfeitos para a grelha e muito populares aqui no Brasil. Por isso, são fáceis de serem encontrados, como é o caso da picanha, do contrafilé, do coração da alcatra, da fraldinha e da maminha.

No entanto, caso esteja procurando cortes mais diferentes, existem alguns que vêm ganhando força nos churrascos brasileiros. Esse é o caso do t-bone, do prime rib, do flat iron e do chorizo. Todos são cortes mais populares nos Estados Unidos ou na Argentina e, nos últimos anos, têm aparecido mais aqui pelo Brasil.

Aprenda a temperar

No churrasco não existe uma regra absoluta sobre como temperar todas as carnes. Na realidade, é exatamente o contrário, são diversas formas de preparar o mesmo corte e deixá-lo com o sabor que você procura. Por isso, se atente ao tipo de carne que vai preparar e ao seu respectivo tempero.

Uma regra geral é: se for fazer uma carne que não tenha um tempo de cozimento muito longo, como a picanha em fatias, procure utilizar apenas sal de parrilha ou flor de sal para ser mais fácil acertar o ponto de salga da carne. Se pretende fazer algo como uma costela no fogo de chão, pode utilizar um sal mais grosso.

Fique atento à temperatura ideal da churrasqueira

A churrasqueira não pode estar soltando labaredas na hora de colocar suas carnes, porque dessa forma elas apenas vão queimar por fora e não irão cozinhar por dentro. No entanto, também é importante lembrar que a grelha precisa estar bem quente no momento de colocar suas carnes para realizar a reação de maillard, que confere sabor aos seus cortes.

Espere todo o carvão estar em brasa

Um erro muito comum quando se está ansioso para começar o churrasco é não esperar a churrasqueira acender uniformemente. Isso acaba fazendo com que os primeiros cortes que forem para a churrasqueira não atinjam pontos uniformes e muitas vezes você terá uma picanha mal passada em uma parte e bem passada em outra.

Por isso, certifique-se de que o carvão está todo em brasa antes de iniciar seu churrasco.

Posicione a carne de maneira correta

Algumas carnes vão exigir que você as mude de posição conforme vai cozinhando na grelha. Isso porque - além de ter que acertar o ponto dos dois lados da carne - também será muitas vezes necessário posicioná-las de forma diferente, seja para cozinhar uma camada de gordura ou para acertar um ponto perto do osso. Portanto fique atento a posição da carne de acordo com a peça que está cozinhando.

Controle o tempo

O ponto de servir a carne muda completamente a experiência que ela oferece no churrasco. Por isso, é fundamental estar sempre controlando o tempo para que você não perca o ponto que está idealizando para o corte. Seja ele mal passada, ao ponto ou bem passada.

Saiba como servir

Um dos erros mais comuns entre os churrasqueiros é furar a carne com o garfo quando vai retirar a peça da churrasqueira. Isso é um problema que faz a carne perder parte da sua suculência, porque enquanto ela está assando, os líquidos da carne estão querendo sair, e ao furar a carne é exatamente isso que acontece. Dessa forma, o ideal é pegar a peça de carne da churrasqueira com um pegador, sem cortar ou furar a carne.

É também por esse motivo que, após retirar a carne da churrasqueira, o recomendado é deixá-la descansar cerca de 5 minutos antes de cortar. Esse tempo é o necessário para que os líquidos da carne se redistribuam por ela e sua suculência seja mantida ao ser cortada.

Limpe e tempere bem o coração de galinha para um churrasco saboroso!

Espetinhos de coração de galinha

Aproveite todas essas dicas para temperar seu coração de galinha com perfeição e de forma surpreendente. Lembre-se que um churrasco bem feito começa com um bom planejamento. Então, limpe bem os corações de galinha, pense nas receitas que pretende fazer e já deixe tudo preparado no dia anterior.

Por fim, faça adequações as receitas de acordo com seu próprio gosto e dos seus amigos e familiares. O importante é todo mundo conseguir saborear um ótimo churrasco.

Com essas dicas já é possível preparar um churrasco e coração de galinha excelentes para você e seus convidados. Aproveite!

Autor deste artigo

Tenho 26 anos e nasci no interior de Minas Gerais, em uma pequena cidade chamada Pirapora. Porém, moro no Rio de Janeiro desde os 6 anos. Sou formado em comunicação social pela UFRJ e um atleticano que espera ansiosamente nosso bi da Libertadores este ano. Também sou um grande fã da escrita em geral e de aprender sobre assuntos novos. Por isso, poderão me ver escrevendo acerca dos tópicos mais variados aqui no site.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos