Como temperar coração de galinha para churrasco?
O coração de galinha é uma carne que costuma agradar diversos públicos no churrasco. Normalmente é o tipo de item que nunca sobra. Por isso, prepará-lo com os melhores temperos é fundamental para obter todo potencial de experiência que ele pode entregar.
Temperos a base de molhos, shoyu, entre outros, fazem sucesso na cozinha quando se fala em temperar coração de galinha. Mas não são apenas temperos que conferem um bom gosto a carne, limpeza, tempo de cozimento e até o modo em que é colocado na brasa interferem no sabor dessa especiaria.
Para te ajudar nessa tarefa tão importante, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer o coração de galinha perfeito! Confira:
Como preparar coração de galinha para churrasco
Antes de falar sobre os temperos que farão do coração de galinha uma grande expectativa no churrasco, é importante ressaltar algumas medidas relacionadas ao modo de cozinhar. Abaixo falaremos um pouco sobre como limpar e sobre o tempo de grelha. Fique atento, pois o preparo do seu coração de galinha começa aqui!
■Como limpar o coração de galinha
A primeira etapa para preparar um coração de galinha saboroso é limpá-lo da forma correta. Os corações geralmente vêm com um excesso de gordura em suas artérias que os tornam desiguais, corte esse excesso. Além disso, também é interessante dar uma ligeira pressionada neles para retirar algum sangue coagulado que esteja dentro, principalmente se eles tiverem sido descongelados recentemente.
Feito esse processo, o coração está pronto para começar sua fase de tempero.
■Tempo na churrasqueira
Falar de tempos precisos na churrasqueira é algo complicado porque envolve o tamanho da churrasqueira, a quantidade de carvão, a temperatura dela, entre outros fatores. No entanto, podemos estabelecer linhas gerais para o preparo de algumas carnes, como o coração de galinha.
Como se trata de uma comida que precisa mais ser cozinhada do que selada, diferente de outras carnes, o ideal é posicioná-lo nas partes sem fogo alto. Para isso, coloque os espetinhos de coração nas partes laterais da churrasqueira e cozinhe cerca de 10 minutos de cada lado em braseiro médio. Sempre verificando o ponto para evitar que fiquem borrachudos.
Receitas de tempero para coração de galinha para churrasco
Agora chegou o grande momento: temperar o seu coração de galinha da melhor forma possível! O coração não é o tipo de comida que é obrigatório utilizar muitos temperos, apenas sal e alho é sempre uma opção. Entretanto, separamos duas dicas de receita que transformarão o seu coração de galinha em uma verdadeira atração do churrasco!
■Receita com shoyu
Fácil de preparar e muito gostosa, a receita de coração temperado no shoyu é uma ótima opção para variar um pouco os sabores do seu churrasco. O modo de preparo do seu coração é muito simples, basta misturar todos os ingredientes dispostos abaixo em uma bacia e reservar por 2 horas para absorver bem o tempero. Depois é só espetar os corações e mandar para a brasa.
Os ingredientes necessários são: 1kg de coração de galinha, 1 xícara de shoyu, 1 colher de sopa de açúcar, 1/2 xícara de óleo de soja, cheiro verde picado, 1 ramo de alecrim, 10g de gengibre ralado, 1 cebola picada, 5 dentes de alho picado e sal a gosto.
■Receita com temperos fortes
Caso não seja muito fã de shoyu, uma ótima opção para preparar seu coração de galinha é utilizando temperos mais fortes e algumas ervas. Assim como na receita acima, para preparar a carne basta misturar os ingredientes dispostos abaixo em uma tigela grande e deixar marinando por cerca de 2 horas para absorver bem o tempero. Por fim, é só espetar os corações e mandar para a churrasqueira.
Os ingredientes necessários são: 1kg de coração de galinha, 1 colher de sopa de azeite, 5 dentes de alho picados, 1 cebola picada, 1 colher de chá de cominho moído, 1 colher de chá de mostarda em pó, 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, ervas de sua preferência, sal e pimenta do reino a gosto.
Molhos para coração de galinha
Assim como temperar muito bem o coração de galinha dá outra experiência para essa comida, selecionar alguns molhos para acompanhar é uma ideia perfeita. Por isso, já nos adiantamos e escolhemos alguns que você não pode deixar de preparar e inaugurar junto com o coração no seu churrasco!
■Molho de mostarda
O molho de mostarda é do tipo que se adapta com diversos tipos de comida. Por isso, ele vai casar muito bem com o coração de galinha e com outras carnes do seu churrasco. Para a receita, os ingredientes necessários são: 1 cebola bem picada, 2 dentes de alho bem picados, 2 colheres cheias de creme de leite fresco, 400g de creme de leite, 2 colheres de sopa de mostarda americana, sal e pimenta a gosto.
O modo de preparo é bem rápido. Em uma frigideira, coloque o creme de leite fresco até que ele dê uma reduzida. Em seguida, coloque a cebola, o alho e refogue. Após refogar, coloque o creme de leite, em fogo baixo para não talhar, e adicione a mostarda. Por fim, basta acrescentar sal e pimenta a gosto e terminar de cozinhar até que atinja uma textura cremosa.
■Molho madeira
Um clássico com o medalhão de filé mignon, o molho madeira também é uma boa opção para comer com o coração de galinha. Para preparar o molho, os ingredientes necessários são: 1/2 colher de sopa de manteiga, 1/2 colher de sopa de farinha de trigo, 1/2 colher de sopa de extrato de tomate, 1/4 de xícara de chá de vinho tinto, 1/2 xícara de chá de água fervente e sal e pimenta a gosto.
Para preparar seu molho madeira, coloque a manteiga em uma frigideira em fogo médio e, assim que derreter, adicione a farinha. Misture bem até formar uma pasta. Coloque o extrato de tomate e mexa por cerca de 1 minuto. Acrescente o vinho e mexa para desfazer os bolinhos de farinha. Por fim, misture a água fervente, o sal, a pimenta e cozinhe até o molho reduzir e engrossar levemente por cerca de 2 minutos.
■Molho de tomate
O molho de tomate é um ótimo acompanhamento para carnes em geral, com o coração de galinha não é diferente. O preparo mais simples dos três selecionados aqui. Para fazer seu molho de tomate os ingredientes necessários são: 340g de extrato de tomate com pedaços, 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassados, azeite, sal e pimenta do reino a gosto.
Em uma pequena panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até que ambos fiquem ligeiramente dourados. Então, basta acrescentar o extrato de tomate, temperar com sal e pimenta do reino, e ferver por cerca de 2 minutos. Caso ache interessante, adicionar cheiro verde e cebolinha pode dar um aroma ainda mais gostoso ao molho.
Dicas gerais para churrasco:
O churrasco é um evento que possui muitos detalhes que caso sejam ignorados podem acabar tornando a experiência um pouco menos saborosa. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para você mandar bem na hora de fazer seu churrasco! Confira abaixo:
■Escolha os cortes corretos de carne
O momento de escolha dos cortes para o seu churrasco é fundamental e o mais importante, pois ele vai determinar todo o resto. Existem cortes específicos que são perfeitos para a grelha e muito populares aqui no Brasil. Por isso, são fáceis de serem encontrados, como é o caso da picanha, do contrafilé, do coração da alcatra, da fraldinha e da maminha.
No entanto, caso esteja procurando cortes mais diferentes, existem alguns que vêm ganhando força nos churrascos brasileiros. Esse é o caso do t-bone, do prime rib, do flat iron e do chorizo. Todos são cortes mais populares nos Estados Unidos ou na Argentina e, nos últimos anos, têm aparecido mais aqui pelo Brasil.
■Aprenda a temperar
No churrasco não existe uma regra absoluta sobre como temperar todas as carnes. Na realidade, é exatamente o contrário, são diversas formas de preparar o mesmo corte e deixá-lo com o sabor que você procura. Por isso, se atente ao tipo de carne que vai preparar e ao seu respectivo tempero.
Uma regra geral é: se for fazer uma carne que não tenha um tempo de cozimento muito longo, como a picanha em fatias, procure utilizar apenas sal de parrilha ou flor de sal para ser mais fácil acertar o ponto de salga da carne. Se pretende fazer algo como uma costela no fogo de chão, pode utilizar um sal mais grosso.
■Fique atento à temperatura ideal da churrasqueira
A churrasqueira não pode estar soltando labaredas na hora de colocar suas carnes, porque dessa forma elas apenas vão queimar por fora e não irão cozinhar por dentro. No entanto, também é importante lembrar que a grelha precisa estar bem quente no momento de colocar suas carnes para realizar a reação de maillard, que confere sabor aos seus cortes.
■Espere todo o carvão estar em brasa
Um erro muito comum quando se está ansioso para começar o churrasco é não esperar a churrasqueira acender uniformemente. Isso acaba fazendo com que os primeiros cortes que forem para a churrasqueira não atinjam pontos uniformes e muitas vezes você terá uma picanha mal passada em uma parte e bem passada em outra.
Por isso, certifique-se de que o carvão está todo em brasa antes de iniciar seu churrasco.
■Posicione a carne de maneira correta
Algumas carnes vão exigir que você as mude de posição conforme vai cozinhando na grelha. Isso porque - além de ter que acertar o ponto dos dois lados da carne - também será muitas vezes necessário posicioná-las de forma diferente, seja para cozinhar uma camada de gordura ou para acertar um ponto perto do osso. Portanto fique atento a posição da carne de acordo com a peça que está cozinhando.
■Controle o tempo
O ponto de servir a carne muda completamente a experiência que ela oferece no churrasco. Por isso, é fundamental estar sempre controlando o tempo para que você não perca o ponto que está idealizando para o corte. Seja ele mal passada, ao ponto ou bem passada.
■Saiba como servir
Um dos erros mais comuns entre os churrasqueiros é furar a carne com o garfo quando vai retirar a peça da churrasqueira. Isso é um problema que faz a carne perder parte da sua suculência, porque enquanto ela está assando, os líquidos da carne estão querendo sair, e ao furar a carne é exatamente isso que acontece. Dessa forma, o ideal é pegar a peça de carne da churrasqueira com um pegador, sem cortar ou furar a carne.
É também por esse motivo que, após retirar a carne da churrasqueira, o recomendado é deixá-la descansar cerca de 5 minutos antes de cortar. Esse tempo é o necessário para que os líquidos da carne se redistribuam por ela e sua suculência seja mantida ao ser cortada.
Limpe e tempere bem o coração de galinha para um churrasco saboroso!
Aproveite todas essas dicas para temperar seu coração de galinha com perfeição e de forma surpreendente. Lembre-se que um churrasco bem feito começa com um bom planejamento. Então, limpe bem os corações de galinha, pense nas receitas que pretende fazer e já deixe tudo preparado no dia anterior.
Por fim, faça adequações as receitas de acordo com seu próprio gosto e dos seus amigos e familiares. O importante é todo mundo conseguir saborear um ótimo churrasco.
Com essas dicas já é possível preparar um churrasco e coração de galinha excelentes para você e seus convidados. Aproveite!
Tenho 26 anos e nasci no interior de Minas Gerais, em uma pequena cidade chamada Pirapora. Porém, moro no Rio de Janeiro desde os 6 anos. Sou formado em comunicação social pela UFRJ e um atleticano que espera ansiosamente nosso bi da Libertadores este ano. Também sou um grande fã da escrita em geral e de aprender sobre assuntos novos. Por isso, poderão me ver escrevendo acerca dos tópicos mais variados aqui no site.