Como limpar piso encardido: laminado, com bicarbonato e vinagre, e mais!

Como limpar piso encardido: laminado, com bicarbonato e vinagre, e mais!

Neste artigo, apresentamos formas de limpar diversos tipos de piso e receitas caseiras para remover manchas. Confira também outras dicas de limpeza!


Como limpar piso encardido?

mão com luva limpando piso de madeira

A limpeza adequada do piso, independente do material, é essencial para garantir o conforto e a saúde dos ocupantes de um determinado espaço. Diversas doenças respiratórias podem ser geradas a partir do acúmulo de poeira e, portanto, fazer a manutenção do revestimento pode afastar esse cenário.

Entretanto, exatamente pela diversidade de pisos presente no mercado atual, muitas pessoas têm dúvidas quanto à maneira correta de limpá-los, evitando danos ao material, o que acaba gerando a necessidade de substituição antes do prazo estipulado pelo fabricante.

Dessa forma, o presente artigo visa esclarecer estes aspectos, bem como dar algumas dicas de produtos caseiros que podem auxiliar na limpeza dos revestimentos. Continue a leitura para saber mais a respeito.

Tipos de pisos internos e externos e como limpá-los

Atualmente, existem diversos tipos de pisos nos lares brasileiros, sejam eles internos e externos. Essa diversidade gera dúvidas quanto à limpeza adequada e aos produtos que podem ser aplicados em cada espaço. A seguir, elas serão esclarecidas com explicações simples. Continue a leitura para saber mais a respeito.

Laminado

limpar piso encardido laminado

Devido à praticidade e ao acabamento bonito, o piso laminado é um dos mais procurados atualmente para ambientes domésticos. Com boa durabilidade e um preço atrativo, ele possui uma manutenção bastante facilitada. Entretanto, existem alguns segredos durante a limpeza, visto que o piso laminado é sensível a determinados produtos.

Assim, um dos melhores produtos para limpá-lo é o detergente neutro utilizado para lavar louças. Ele deve ser misturado à água e, posteriormente, aplicado no chão com um pano de microfibra úmido. Após a aplicação, é importante lembrar-se de apenas pisar no chão quando estiver seco.

Madeira

limpando piso de madeira

O mais recomendado para limpeza de pisos de madeira é varrer diariamente o ambiente e restringir o uso de produtos a uma vez por semana. Além disso, a limpeza da madeira demanda alguns cuidados, visto que exige o uso de produtos não abrasivos. Então, embora não seja incomum encontrar receitas caseiras com álcool ou vinagre, elas devem ser evitadas visto que podem causar danos ao piso.

Logo, nas ocasiões de limpeza profunda, o produto mais indicado é o detergente neutro, que deve ser misturado à água e posteriormente aplicado no chão. Além disso, um bom lustra móveis também é recomendado.

Mármore

limpando piso de mármore à vapor e água quente

O mármore é um material muito procurado por aqueles que desejam um ambiente elegante e sofisticado. Entretanto, exige alguns cuidados na limpeza devido à sua capacidade de absorção de líquidos, gerada pela superfície porosa. Mas, ao contrário do que se pode pensar, a higienização correta do piso é bastante simples.

Nesse sentido, vale destacar que a água quente é uma grande aliada. Ela pode ser usada para lavar o revestimento e remover a sujeira mais pesada. Como o mármore resiste às altas temperaturas, esse processo não vai causar qualquer tipo de dano e deixará o piso livre de manchas.

Cerâmica ou porcelanato

limpar piso de cerâmica com vassoura felpuda

A cerâmica ou porcelanato é um material extremamente resistente à absorção de água. Assim, essa característica faz com que o piso precise de alguns cuidados especiais para conservar a sua beleza e durabilidade. No dia-a-dia, manter a sua limpeza é bastante simples e os produtos usados são comuns nas residências.

Assim, basta preparar uma solução feita à base de detergente neutro e água. Antes de aplicar no porcelanato, varra o chão com uma vassoura de cerdas, que evita arranhões. Então, passe um pano molhado com a solução e, posteriormente, seque com um pano seco para não deixar manchas no revestimento.

Pedra

limpeza a jato de água de piso de pedra

Os pisos de pedra dão um toque único à decoração devido ao seu toque clássico e, ao mesmo tempo, moderno. Entretanto, exigem bastante tempo com relação à limpeza para que a sua manutenção seja adequada e o revestimento conserve a beleza. Devido à sua característica porosa, as pedras podem acumular umidade.

Então, para evitar manchas, o mais recomendado é usar imediatamente um pano absorvente com uma solução de água morna e sabão neutro, assim que sujar o piso. Limpeza a jato também costuma ser eficiente. Uma limpeza rápida evita que o piso absorva os resíduos e a faxina se torne menos trabalhosa.

Carpete

limpando carpete com aspirador

Os carpetes não são uma opção tão presente nos lares brasileiros, visto que são capazes de potencializar alergias devido ao acúmulo de poeira e ácaros, mas ainda existem algumas pessoas que optam por esse revestimento e precisa de dicas eficientes para evitar o desgaste.

Para uma boa manutenção do carpete, é preciso utilizar o aspirador de pó. A vassoura não retira a poeira e apenas dá essa impressão por levanta-la quando em contato com o revestimento. No caso de manchas, o mais indicado é misturar detergente neutro, vinagre branco e água morna e aplicar na área desejada fazendo movimentos circulares.

Emborrachado

produtos de limpeza para piso de borracha

A versatilidade e facilidade de limpeza dos pisos emborrachados faz com que muitas pessoas optem por este revestimento, mas vale ressaltar que isso não significa que eles não precisem de cuidados adequados na manutenção.

Assim, o indicado é a realização de uma limpeza diária com sabão neutro diluído em água e aplicado por meio de um esfregão. Posteriormente, basta passar um pano úmido na superfície. Uma dica importante é sempre procurar controlar as quantidades de água aplicadas no piso emborrachado. Se usada em excesso, ela pode acabar comprometendo a fixação no chão.

Ladrilho

limpando ladrilho com bucha

Os ladrilhos hidráulicos têm se tornado muito comuns nos ambientes domésticos. Mas, a sua limpeza é algo que exige atenção para ser feita da forma correta. De saída, é importante ressaltar que ela acontece por meio da fricção ou da abrasão e não depende de produtos químicos. Ou seja, está mais ligada ao esforço físico.

Em termos de produtos, o mais recomendado é fazer uso de água e sabão neutro, que podem ser aplicados com a ajuda de uma vassoura de piaçava. Caso a sujeira não saia, esfregue os ladrilhos com uma bucha e somente nesse cenário recorra ao sapólio.

Resina epóxi

mulher limpando piso com resina epóxi

Por se tratar de um piso de alto brilho, a resina epóxi demanda cuidados para que essa característica seja mantida. Caso eles não sejam tomados, o aspecto vitrificado se perderá, deixando o revestimento opaco. Portanto, a manutenção é essencial para preservar as características do piso e garantir a sua durabilidade.

O mais recomendado é o uso do detergente neutro. Entretanto, deve ser aplicado o específico para epóxi. Além disso, os produtos ácidos e alcalinos devem ser evitados, assim como os abrasivos. Por fim, vale ressaltar a necessidade de escolher a cera adequada e somente aplica-la após a limpeza pesada.

Receitas caseiras para remover encardidos resistentes do piso

A remoção de manchas mais resistentes é um ponto de dúvida na hora da limpeza. Ela faz com que várias pessoas acabem optando por produtos abrasivos e danosos ao revestimento. No entanto, o problema pode ser solucionado através de algumas misturas com itens caseiros. Saiba mais sobre isso a seguir.

Bicarbonato e vinagre

limpeza com bicarbonato e vinagre

O bicarbonato e o vinagre são verdadeiros coringas na limpeza doméstica e podem facilitar vários tipos de tarefas, como a limpeza dos pisos. Para utilizá-los basta preparar uma solução contendo 1 litro de água, 200ml de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de detergente neutro.

A mistura do vinagre e do bicarbonato provocará uma reação química. Aguarde até que ela pare de espumar e agite o recipiente antes de utilizar. Despeje a superfície desejada e use uma vassoura piaçava para esfregar. Posteriormente, passe um pano úmido no local.

Vinagre, detergente e água sanitária

produtos de limpeza

A mistura do vinagre com o detergente e a água sanitária é usada na limpeza de banheiros. Em geral, mistura-se em um 1 litro de água com cerca de 200ml de vinagre branco, 1 colher de sopa de detergente neutro e 1 colher de sopa de água sanitária. Então, basta agitar antes de usar.

O produto costuma ser utilizado nos locais com maiores possibilidades de proliferação de bactérias, como vasos sanitários e o chão do banheiro. Mas, também pode ser usado para remover a sujeira dos rejuntes. Basta aplicar, deixar agir por 10 minutos e, então, remover com uma esponja.

Água quente

A água quente ou morna é uma excelente aliada para limpar pisos, especialmente os de mármore e pedra. Isso acontece devido à capacidade de absorção desses revestimentos, que exigem algo que possa penetrar na sua superfície tanto quanto a sujeira. Além disso, no caso do mármore, devido à sua resistência às temperaturas elevadas, a água quente não causa danos.

Em geral, a água é misturada a 1 colher de sopa de detergente neutro e aplicada sobre a mancha. Então, é preciso usar um pano de microfibra para secar o piso, garantindo que não fiquem marcas na superfície.

Água oxigenada e detergente

limpeza de piso com água oxigenada

A receita feita à base de água oxigenada e detergente é uma das mais eficientes para remover manchas. Além disso, é considerado um produto barato e de excelente rendimento. Para fazer basta misturar 4 litros de água, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 200ml de álcool 70%, 200ml de detergente de coco e 90ml de água oxigenada cremosa de 30 volumes. Também é possível acrescentar uma essência da sua preferência para perfumar o ambiente.

O produto é um excelente desengordurante e costuma ser utilizado em espaços como as cozinhas, tanto no piso quanto nos azulejos.

Desinfetante e detergente

garrafa de detergente e desinfetante

O desinfetante e o detergente são usados principalmente para a limpeza de pisos antiderrapantes. Em um balde com água, misture uma boa quantidade de detergente neutro e o desinfetante da sua preferência. Antes de aplicar o produto no revestimento, certifique-se de remover a sujeira pesada com a ajuda de uma vassoura.

Então, passe a mistura em todo o piso e aguarde 10 minutos para que a sua ação seja mais eficiente. Durante a aplicação, faça movimentos circulares com a vassoura para potencializar o efeito do produto e remover o restante da sujeira. Por fim, enxague e retire o excesso.

Outras dicas de como limpar piso encardido

limpar piso encardido com escova

A limpeza regular do piso é essencial para a boa manutenção, que deve ser feita de forma periódica e levando em consideração alguns cuidados e proteção à saúde de quem manipula os produtos, visto que algumas misturas caseiras podem ser perigosas e causar danos. Para saber mais, continue a leitura.

Manutenção periódica

A manutenção periódica é uma excelente dica para conservar o piso limpo e manter a sua durabilidade. Ela pode ser feita através de processos simples, como varrer constantemente e passar um pano úmido no ambiente. Entretanto, é preciso ter atenção à vassoura usada, visto que existem alguns materiais que podem ser danificados pela piaçava e, portanto, exigem vassoura escova.

Além disso, no caso do pano úmido, é importante observar a quantidade de água, visto que alguns materiais costumam absorvê-la com facilidade e isso pode acabar comprometendo a sua durabilidade. Certifique-se de retirar o excesso de líquido do pano.

Mantenha a área bem ventilada

A manutenção de uma área bem ventilada é recomendada especialmente no caso de uso de produtos de limpeza industrializados. Devido à praticidade oferecida por eles, muitas pessoas ainda dão preferência para o seu uso. Portanto, a ventilação se torna uma grande aliada porque a química presente nestes produtos é bastante forte.

Assim, ela pode acabar causando alergias, especialmente para pessoas que já possuem condições respiratórias. Então, depois de aplicar um produto dessa natureza, é recomendado abrir as janelas e deixar o ambiente “respirar” por algum tempo, garantindo a renovação do ar.

Durante a limpeza pesada, use luvas e máscara de proteção

Quando se usa produtos químicos, todo cuidado é pouco. Isso é potencializado quando se fala a respeito daqueles que são usados em ambientes que exigem uma limpeza pesada mais constante, como os banheiros. Existem vários que podem se tornar tóxicos e, portanto, exigem que os equipamentos de proteção adequados sejam usados.

Assim, não se esqueça das luvas e das máscaras de proteção durante a limpeza. Em geral, as informações sobre a toxicidade e os cuidados adequados para manejar os produtos são discriminados nos rótulos. Logo, não ignore as sugestões do fabricante e evite acidentes domésticos.

Use produtos específicos para cada tipo de piso

Existem vários tipos de revestimentos diferentes e nem todos eles respondem bem aos mesmos produtos. Por exemplo, usar uma vassoura, independente do tipo, para limpar carpetes não surtirá nenhum tipo de efeito além de empurrar a sujeira de um lado para o outro. Nesse cenário, o aspirador de pó se mostra um aliado mais interessante.

O mesmo se repete com pisos de madeira, porcelanato, pedra e resina epóxi. Logo, é importante saber qual é o produto específico para o seu tipo de chão, de forma a evitar danos que podem alterar a durabilidade do revestimento, gerando a necessidade de substitui-lo.

Cuidados com algumas misturas

As misturas caseiras para a limpeza estão ganhando cada vez mais espaço devido ao custo mais baixo e à eficiência. Entretanto, é importante ter atenção ao que se mistura, visto que alguns produtos não podem ser combinados pela possibilidade de causar intoxicações em quem os manipula.

Nesse sentido, vale destacar a água sanitária como um ingrediente comum a várias dessas misturas. Combina-la com amoníaco, por exemplo, pode comprometer o sistema respiratório. Além disso, quando misturada com o vinagre, a água sanitária produz vapores tóxicos, como o gás cloro, que pode causar queimaduras nos olhos e danos ao pulmão.

Saiba a importância de manter o piso limpo

Além da sensação de conforto, a limpeza do piso contribui para a saúde das pessoas que ocupam o ambiente. O ato de limpar com regularidade evita alergias, doenças respiratórias e problemas na garganta, que são causados pelo acúmulo de poeira.

Além disso, a limpeza também é capaz de manter afastadas algumas pragas domésticas, como as baratas, que se atraem por espaços nos quais conseguem encontrar esconderijo e alimento.

Portanto, é um processo de extrema importância. Além disso, limpar o revestimento contribui para prolongar a sua vida útil, evitando que ele precise ser substituído em um curto período de tempo.

Aproveite as dicas de como limpar piso encardido e tenha um chão sempre limpo!

Limpeza de piso com esponja

Ter o chão sempre limpo evita desgastes desnecessários do piso e problemas de saúde para os frequentadores do ambiente. Essa atividade não conta com grandes segredos e basta apenas que a limpeza seja feita com regularidade e da forma adequada para que o revestimento seja duradouro e conserve as suas características originais.

Além disso, vale destacar que não é necessário investir em produtos industrializados caros. Em grande parte das situações, itens domésticos, como a vassoura, o detergente e a água, são os maiores aliados na manutenção e na remoção de manchas, evitando o aspecto encardido que incomoda a tantas pessoas.

Autor deste artigo

Últimos posts


Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Está em busca de um bom alarme para sua moto? Aprenda a como escolher o melhor alarme e também confira quais são os 10 melhores alarmes para moto de 2022!


As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

Quer adquirir uma cafeteira expresso para fazer um café delicioso e não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cafeteiras e como escolher a sua!


As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor bicicleta aro 16? Veja dicas de como escolher o modelo ideal para seu filho e uma seleção com 10 melhores bicicletas do mercado!


Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Saiba como escolher o melhor mouse HyperX por meio das dicas e do ranking com os 6 melhores modelos do mercado. No fim, faça um investimento que compensa!


Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Procurando o melhor cobertor de 2022? Confira neste artigo dicas imperdíveis sobre como escolher o ideal e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação