Como planejar um curso online que vai engajar os alunos até o final?

Como planejar um curso online que vai engajar os alunos até o final?

Veja as principais dicas de como planejar um curso online que vai engajar os alunos até o final!


Como planejar um curso online que vai engajar os alunos até o final?

Talvez você, criador de um curso online ou professor, tenha algumas dúvidas e dificuldades sobre como captar a atenção de seus alunos e mantê-los ativamente engajados na sala de aula. Afinal, no mundo virtual, a disputa por atenção é enorme. Para ajudá-lo a descobrir isso, listamos algumas algumas dicas sobre como envolver os alunos em seus cursos e alcançar cada vez mais o melhor do aprendizado.

Vamos lá?

O que faz as pessoas abandonarem os cursos online

A maior razão para abandonar uma iniciativa que exige atenção e esforço é "sem tempo".

Seu aluno deve alegar que não há tempo para concluir um curso online.

Mas a verdade é que ele simplesmente não fez da transformação de seus métodos de ensino, de seu conteúdo ou mesmo de seus compromissos uma prioridade em sua vida.
Portanto, se surgir algo mais urgente, o curso pode ser concluído em qualquer outro momento. E, muitas vezes, ele acaba não sendo concluído.

É notório que diversos alunos perdem a motivação porque não conseguem resultados que eram esperados.

1. Explique o motivo de cada tópico

Os alunos sempre querem saber o motivo do conteúdo. Como esse artigo o ajudará no futuro? Onde ele vai aplicar? Como você vai aplicá-lo? Explore isso e certifique-se de que eles entendam sempre qual é a utilidade do conteúdo. Essa é uma ótima maneira de fazer com que eles se envolvam com seu conteúdo.

2. Explore os detalhes

Tente explicar o material com detalhes práticos. Mostre aos alunos o passo a passo. Muitas pessoas precisam saber o que fazer primeiro, o que fazer depois, e assim por diante, para se sentirem seguras com o que estão aprendendo. Para tornar o curso mais envolvente, você pode usar uma variedade de recursos no curso.

3. Cuidado com os mentirosos

Há sempre um aluno com pressa para progredir na matéria e pula algumas sessões como resultado. Isso pode atrapalhar a aula. Portanto, é recomendável que você dê a ele uma coisa para fazer de cada vez. Isso pode ajudá-lo a entender completamente o conteúdo sem mais perguntas.

4. Formatos diversos

Você pode aproveitar palestras, vídeos, apresentações, textos e todos os recursos que você possa imaginar. Essa forma de variedade tende a aumentar muito o interesse pelo curso e evitar com que as aulas fiquem chatas e monótonas.

5. Passe sua lição de casa

O conteúdo teórico é, sem dúvida, fundamental. Mas, sempre vamos aprender na prática. Portanto, além de repassar as tarefas teóricas, a prática também é repassada. Ninguém gosta de uma aula monótona, portanto, certifique-se de que os alunos estejam envolvidos com a aula.

6. Não desista da motivação

Motive os alunos no final de cada aula. Peça opiniões, incentive opiniões. Crie um canal para eles tirarem suas dúvidas e aproveitarem melhor o curso. Gradualmente, prepare-os para conteúdos mais difíceis. Não os deixe desanimar.

7. Interaja

As pessoas aprendem muito dentro dos pequenos grupos. Crie uma comunidade no Facebook para trocar informações, blog para material adicional, estudos de caso, faça perguntas e, em suma, seja criativo. Os alunos adoram ter alguém para compartilhar conhecimento e até mesmo fazer novos amigos e conexões.

8. Converse com os alunos

Você pode realizar pesquisas com alunos no início, no meio e no final de cada curso. Busque entender sempre o que os alunos esperam pelo curso e o que o motiva a fazê-lo, se atende às suas expectativas, se quer se aprofundar em um assunto, etc. São perguntas que mostram que você realmente se importa com o desenvolvimento do aluno.

9. Não pense apenas em dinheiro

Não pense somente no dinheiro que você pode ganhar com isso para criar um curso online. Crie um curso que promete entregar resultados reais na vida dos alunos e na sua. Ensine o que você quer ensinar um dia.

10. Atualizar conteúdo

Não deixe o conteúdo do seu curso desatualizado.

Sempre tenha o costume de atualizá-lo a qualquer momento. Adicione aulas e outros conteúdos necessários para que os alunos fiquem informados sobre as novidades sobre o tema.

Apoio

Alunos aclamados e exercícios para colocar o conhecimento em prática são excelentes jogadas.

No entanto, a sua equipe precisa sempre mostrar que está presente e disposto a fornecer qualquer assistência necessária.

Lembre-se de que o cliente escolhe comprar de você e não do seu concorrente porque quer que você se envolva no processo de aprendizado.

Em diversos cursos online, os alunos sentem que ainda não têm para onde correr se algo der errado, levando à frustração e desistências.

Mostre que você tem o objetivo de querer fazer parte do aprendizado dos alunos, assim você dará a sensação de segurança e presença, seja pela comunidade ou por canais de atendimento exclusivos, e eles responderão suas dúvidas o mais rápido possível.

Gamificação

Gamificação é o uso de formatos de jogos em situações que têm a ver com os estudos que estão sendo aplicados.

O uso dessa ferramenta vai ajudar o aluno a ficar mais mais engajado na atividade que está realizando e, com mais motivação, os resultados são melhores.

Uma área onde ainda há muito potencial inexplorado é o uso da gamificação dentro dos cursos online.

Dentro de uma pesquisa, em média de 80% dizem que estão mais engajados com jogos, um número muito relevante considerando que quase de 70% dos esforços de transformação dentro dos negócios falham por falta de engajamento.

Autor deste artigo

Sou Diretora de conteúdo do Portal Vida Livre e graduanda em Letras na Universidade de São Paulo. Trabalho na área de marketing digital como analista de SEO e Tráfego desde 2021, e está sendo uma grande oportunidade participar deste projeto.

Palavras-chave relacionadas


Cursos Online

Artigos relacionados


Os 10 Melhores Cursos para PRF de 2024!

Os 10 Melhores Cursos para PRF de 2024!

Em busca do melhor curso para estudar para a PRF? Confira neste artigo dicas de como escolher o melhor curso para PFR para você e as 10 melhores opções de 2024!


Os 7 Melhores Cursos Preparatório para Tribunais de 2024!

Os 7 Melhores Cursos Preparatório para Tribunais de 2024!

Pensando em fazer um concurso para Tribunais? Confira neste artigo os 7 melhores cursos preparatórios para Tribunais de 2024 e como escolher o ideal para você.


Os 10 Melhores Cursos de Marketing Digital de 2024!

Os 10 Melhores Cursos de Marketing Digital de 2024!

Procurando o melhor curso de marketing digital do mercado? Confira neste artigo a seleção das 10 melhores opções e dicas para escolher o ideal para você!


Os 11 Melhores Cursos de Coaching Online de 2024!

Os 11 Melhores Cursos de Coaching Online de 2024!

Em busca do melhor curso de coaching online de 2024? Confira neste artigo dicas de como escolher o curso ideal para você e as 11 melhores opções do ano!


Os 10 Melhores Cursos Técnicos Para Arrumar Emprego Rápido de 2024!

Os 10 Melhores Cursos Técnicos Para Arrumar Emprego Rápido de 2024!

Está procurando o melhor curso técnico para arrumar emprego rápido? Confira neste artigo dicas de como escolher e um ranking dos 10 melhores cursos do ano!


Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos