Morar em Dubai: veja como funciona para emigrar, custo de vida e muito mais!

Morar em Dubai: veja como funciona para emigrar, custo de vida e muito mais!

Pensando em se mudar para Dubai? Veja o que é preciso para se mudar para lá, além de informações sobre a cultura, saúde e a infraestrutura da cidade.


Morar em Dubai: um lugar paradisíaco!

Mall em Dubai

Morar em Dubai é um dos desejos de muitas pessoas, que por sua vez, fazem o possível para realizá-lo. Isso porque estar em um lugar com uma super infraestrutura e poder usufruir da tranquilidade e do sucesso que esse ambiente pode proporcionar, é tentador.

Dubai é uma das cidades mais ricas de todo o mundo. Localizada nos Emirados Árabes, essa região sempre desperta a curiosidade por se tratar de um verdadeiro oásis no deserto. É por isso, que além do turismo forte, o interesse de emigração para essa cidade é muito grande.

Portanto, se esse também é um desejo seu e você quer saber tudo sobre esse lugar incrível e como ele funciona em todos os aspectos, está no caminho certo. Continue lendo este artigo e fique por dentro de todas as informações importantes sobre Dubai. Boa leitura!

Sobre Dubai

Agora você vai descobrir como funcionam todos os aspectos sociais e econômicos dessa cidade e fazer as suas considerações antes de se mudar. Logo abaixo você terá acesso a vários tópicos, com informações essenciais sobre educação, saúde, custo de vida, lazer e muito mais. Confira a seguir.

Sistema educacional de Dubai

A estrutura do sistema escolar varia, mas, para escolas com britânicos, americanos, indianos e paquistaneses é comum a divisão em ciclos do Ensino Básico (dos 4 - 11) e do ensino secundário (idades 11 - 18). O dia na escola, na maioria dos locais, será de 8h para 14h30min, de sábado a quarta-feira.

Isso acontece devido ao elevado número de trabalhadores estrangeiros em Dubai e é provável que seus filhos possam acompanhar o currículo e o sistema escolar de origem. Lembrando que a maioria dessas escolas são privadas, pois a rede estadual de ensino só ministra aulas no idioma local, árabe.

Sistema de saúde em Dubai

O sistema de saúde em Dubai é composto por serviços de saúde pública e privada. Contudo, os Emirados Árabes não possuem um sistema de saúde universal e gratuito, assim como outros países sem atendimento médico público. Da mesma forma, os valores dos hospitais e clínicas privadas são mais elevados.

Em Dubai há em torno de 40 hospitais públicos, que oferecem padrões de atendimento equivalentes aos melhores de toda Europa. Mas, para usufruir desse atendimento, é preciso ter seguro saúde e pagar por isso. Portanto, o melhor é fazer um plano de saúde e estar sempre preparado em caso de doenças.

Meios de transportes em Dubai

water taxi em Dubai

Mesmo que Dubai ainda seja uma cidade muito dependente de transporte privado, estão aumentando cada vez mais os investimentos em transporte público. O mais indicado é que você compre o NOL card, que é um cartão recarregável, utilizado como passagem em todos os meios de transportes públicos de Dubai.

Os meios de locomoção terrestre que você irá encontrar em Dubai são: táxi, metrô, carro de aluguel, ônibus e ônibus turístico. Já em relação aos transportes realizados via aquática, você terá: water taxi, water bus e o abra. Esse último trata-se de um barco tradicional utilizado na travessia de Dubai Creek para Deira e Bur Dubai.

Qualidade de vida em Dubai

Dubai é considerada uma cidade muito segura e apesar das pessoas tomarem os devidos cuidados, é quase raro ver alguma situação perigosa ou criminosa. Além disso, a cidade possui uma infraestrutura maravilhosa, com todas as ruas pavimentadas, todo tipo de serviço, lojas de tudo que você precisa e mais.

Alguém que sai do Brasil, por exemplo, para morar em Dubai, pode até se assustar com a tranquilidade da cidade. A realidade de ruas super limpas, trânsito totalmente organizado e ambientes com atendimento e conforto impecáveis, é de deixar qualquer pessoa impressionada.

Ramadã

luz do ramadã em cima da mesa

O Ramadã é uma ocasião importante para os muçulmanos de todo o mundo, pois celebra o nono mês em que o Alcorão foi revelado ao Profeta Muhammad. Em Dubai não é diferente, e o mês sagrado é relembrado através de orações, jejum e união, bem como uma série de eventos virados para a comunidade.

Não há uma data específica para o Ramadã, pois elas mudam a cada ano, baseando-se nos ciclos da lua. No período em que estiver morando em Dubai, você poderá vivenciar um outro lado da cidade, com vários festejos coletivos, que incluem muita comida, agradecimento e conexão humana.

A população de Dubai

casal de estrangeiro em dubai

De acordo com a última pesquisa, a população de Dubai ultrapassa as 3,300 milhões de pessoas. Seus residentes são muito diversos, já que cerca de 80% são estrangeiros, vindos de países de todo o mundo. Isso acaba tornando essa cidade um dos lugares mais multiculturais do planeta.

Com placas de sinalização espalhadas nos dois idiomas principais (árabe e inglês), a população de Dubai é muito receptiva e hospitaleira. Inclusive, é um hábito muito comum entre eles oferecer café arábico como parte da recepção calorosa. Outra curiosidade é que, mesmo o idioma principal sendo árabe, quase todo mundo também fala em inglês.

Custo de vida em Dubai

calculo do custo de vida em dubai

Embora o custo de vida em Dubai seja considerado um dos mais elevados do mundo, o salário médio é proporcional a esse custo. Atualmente o valor está na faixa de AED 10.344,00 (Moeda dos Emirados Árabes), o que faz com que ele seja estimado como um dos maiores salários médios do mundo.

Claro que tudo será muito relativo em relação aos gastos de cada pessoa, mas o âmbito em que geralmente você gastará mais em moradia. As casas mais próximas ao centro costumam custar mais caro, assim como qualquer produto ou serviço presente nesta área.

Hospedagem em Dubai

hotel 4 estrelas em dubai

Encontrar uma boa instalação de hospedagem em Dubai não é uma tarefa difícil, pois a cidade conta com diversas opções de hotéis. Os valores das diárias podem variar conforme o nível do estabelecimento, mas é possível encontrar diárias por menos de R$500,00. Inclusive, lá é o único lugar onde você irá encontrar um hotel 7 estrelas, o Burj al Arab.

Para fazer uma boa escolha de hospedagem em Dubai, precisa-se estar alinhado com um plano de locomoção. Isso porque a região é muito extensa e seus pontos turísticos não se concentram em um único lugar. De qualquer maneira, uma coisa é certa, você irá se maravilhar com um serviço hoteleiro impecável.

Como funciona para emigrar para Dubai?

visto para Dubai

Para que sua mudança para Dubai ocorra de uma ótima maneira, é importante estar bem informado sobre o local e quais os meios para o processo de imigração. Para isso, é importante saber que, independentemente do que você deseja fazer na cidade, é preciso tirar o visto específico para o que você pretende fazer.

Se a sua intenção de emigrar para Dubai for a de trabalhar por lá, será preciso obter um visto de residência e uma permissão para trabalhar. Além disso, saiba que existem diversos vistos de trabalho, sendo alguns deles, o de funcionário, o de empregador e o de trabalho remoto.

No caso de ir morar para estudar (em uma universidade ou curso nos Emirados Árabes) você precisará de um visto de estudante.

Para mais explicações como tirar o Visto e como se mudar para Dubai, veja também o artigo sobre Emigração para Dubai.

Como é o clima de Dubai?

dubai com sol

Por ser uma região árida, Dubai originalmente tinha uma paisagem desértica, o que não era propício na hora de procurar um lugar para amenizar o calor e se livrar da areia. Por esse motivo foram desenvolvidos parques, ilhas e praias artificiais. Assim como Jardins verdes, repletos de árvores e flores, com cheiro de relva molhada.

A ilha mais famosa é a The Palm, pois tem um formato de palmeira quando vista de cima. Ainda assim, o Miracle Garden também não deixa a desejar, já que se trata de um parque botânico recheado de flores que criam diversos caminhos e desenhos incríveis. E ainda, dentro do Mall of Emirates, é possível encontrar a maior pista de esqui indoor.

Como é morar em Dubai?

Depois de ter conhecido melhor sobre vários pontos dessa cidade incrível, agora vamos te falar sobre como funciona mudar para Dubai na prática. Leia os próximos tópicos e entenda de que maneira você deve agir e tudo o que precisará fazer para que esse objetivo seja completo com louvor. Veja a seguir.

Quais são os hábitos mais comuns em Dubai?

pessoas de Dubai conversando

Talvez você não saiba, mas Dubai tem como religião oficial o Islamismo e com isso a cidade sofre forte influência religiosa em vários aspectos da vida, como na alimentação, na língua, nas regras de vestimentas, na arquitetura e entre muitos outros costumes na vida das pessoas que moram por lá.

A sua língua oficial é o árabe, mas por conta da presença de muitos imigrantes, o inglês se tornou a sua segunda língua. Sobre a alimentação, é importante saber que algumas carnes são proibidas, como a de porco e de aves de rapina. As sextas-feiras são sagradas e por isso há orações na maior parte do dia.

Como são as vestimentas em Dubai?

turista em Dubai

Por conta da sua religião islâmica, muitos pensam que as pessoas que moram em Dubai, só podem usar roupas tradicionais, como os hijabs para as mulheres e os thawb para os homens. Na verdade isso está mais relacionado com o islamismo, o que não impede você de usar outros tipos de roupas.

Em Dubai você pode usar roupas ocidentais, como calças, camisas, camisetas e saias, os acessórios também estão liberados, como pulseiras, anéis e colares. Essa regra é válida seja você homem ou mulher, mas é importante deixar claro que não é recomendado roupas muito justas e ou curtas, principalmente em lugares públicos.

Como é a vida noturna em Dubai?

noite em Dubai

Talvez você seja o tipo de pessoa que curte sair à noite para beber e bater um bom papo com os amigos, mas um ponto muito importante que vale destacar é que, é proibido por lei o uso de bebidas alcoólicas. Só podendo consumir em locais autorizados pelo Sheik, mas calma que essa regra em Dubai é muito menos rígida.

Dubai tem uma infinidade de bares e discotecas para você que quer sair por aí curtindo uma noite animada na cidade. E não se preocupe, muitos dos bares e restaurantes localizados dentro dos hotéis, têm a permissão de venda de bebidas alcoólicas.

Existe uma área onde possui mais brasileiros?

Jumeirah Lake Towers em Dubai

Estima-se que há cerca de quase 8 mil brasileiro morando em Dubai atualmente. As áreas que mais costumam receber os expatriados são: Dubai Marina, Jumeirah Beach Residences (JBR) e Jumeirah Lake Towers (JLT). Todas elas possuem estações de metrô e do tram (Uma espécie de bonde moderno).

Dubai Marina e Jumeirah Lake Towers são os locais onde você poderá encontrar vários brasileiros morando. O legal é que existem comunidades de brasileiros que vivem em Dubai com páginas em redes sociais, onde é possível trocar ideias e informações sobre vários pontos da cidade.

Quais são os principais pontos turísticos de Dubai?

Burj Khalifa em Dubai

Considerada a região mais antiga de Dubai, o Dubai Creek é um canal que corta o centro histórico da cidade. A paisagem é bem diferente do que se vê em bairros mais modernos. A região ao redor de Downtown Dubai está entre as mais modernas da cidade, é lá que está o Burj Khalifa, considerado o edifício mais alto do mundo.

A região costeira de Dubai é excelente para relaxar, é um lugar para pegar uma boa praia, curtir restaurantes e muito mais. O deserto é uma grande atração, mas é possível também aproveitar alguns resorts, e até se aventurar em uma noite em meio às dunas.

Quais são os principais empregos que você pode conseguir

Cidade turística de dubai

É comum estudantes brasileiros que moram em Dubai, buscarem trabalhos temporários na área de eventos e hotelaria. As posições comuns são promotores, hostess e garçom. Outros tipos de trabalhos para brasileiros encontram-se em lojas, cafés e restaurantes. É importante que tenha no mínimo um inglês intermediário.

A comunidade brasileira em Dubai tem crescido cada vez mais, estando a maioria bem colocada no mercado de trabalho. Podemos encontrar muitos dos brasileiros em profissões como: pilotos e comissários de companhias aéreas, engenheiros, profissionais ligados ao futebol, funcionários de hotelaria, gerente de indústria e etc.

Como funciona a moeda?

Dirham

A moeda oficial de Dubai é o Dirham dos Emirados Árabes Unidos (DH, DHS ou AED). Semelhante a outras moedas 1 Dirham é dividido em 100 partes iguais.
As moedas metálicas de 50 e 25 centavos, chamadas de fil, são as mais utilizadas junto com a moeda metálica de 1 Dirham.

Outro aspecto é que a moeda de Dubai possui várias cédulas, que é o dinheiro em papel, diferentes, são elas: 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500 e 1.000 Dirhams. Ao contrário de vários outros lugares, é aconselhado andar com uma boa quantidade de dinheiro na carteira, pois o dinheiro em espécie é muito utilizado.

Em Dubai, é possível ter uma qualidade de vida excelente!

Burj Al Arab em Dubai

Depois dessa chuva de informações excelentes sobre morar em Dubai, é hora de você fazer todas as suas considerações e decidir o próximo passo. Lembre-se de levar todos os aspectos que citamos em consideração, pois uma boa análise é essencial para o sucesso de um objetivo.

Quanto mais você souber sobre essa cidade e suas particularidades, melhor será a sua jornada rumo a uma mudança de vida maravilhosa. Siga todos os passos burocráticos para se estabelecer, conheça os costumes e escolha a forma de moradia mais adequada para você.

Agora você já tem uma boa noção de como é a vida em Dubai e de como morar nessa cidade pode ser uma experiência incrível, seja sozinho ou acompanhado. Faça suas malas e comece a sua jornada pelos Emirados Árabes Unidos. Boa sorte e até o próximo!

Autor deste artigo

Usando pesquisa e escrita como instrumentos para a evolução.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos