Como fazer canteiro: no muro, na horta, com tijolo, flor e mais!

Como fazer canteiro: no muro, na horta, com tijolo, flor e mais!

Neste artigo, confira quais materiais podem ser utilizados para a construção do seu canteiro de flores ou hortaliças e outras dicas de manutenção.


Como fazer canteiro para cultivar o que quiser

Canteiro de flores

Um canteiro nada mais é do que um espaço delimitado no chão, de forma que as espécies de plantas ali alocadas formem um grupo específico de acordo com o interesse do paisagista e do cliente, podendo ser um canteiro com espécies de flores ou um canteiro com espécies hortícolas que servem como fonte alimentícia.

Na hora de fazer seu canteiro, tenha em mente seu objetivo e espaço, pois o leque de possibilidades é imenso, podendo ser desde um pequeno espaço simples até canteiros mais sofisticados e requintados. Seja qual for a sua escolha, o seu espaço verde sempre trará além da decoração perfeita, a utilidade natural e o maravilhoso contato com a natureza.

A importância do manejo correto do solo e das plantas, assim como a construção ideal do seu canteiro são essências para obtenção dos melhores resultados. Continue lendo para saber tudo sobre como construir o seu cantinho verde, seja ele com flores, horta, ou os dois.

Materiais utilizados para fazer canteiro

Canteiros são muito versáteis, acomodam uma variedade imensa de plantas e possuem grande versatilidade de usos. Além disso, você pode criar um canteiro com os matérias mais diversos, confira alguns a seguir:

Tijolos

Canteiro feito de tijolos de pedra

Os canteiros mais tradicionais e famosos são feitos com alvenaria, sendo usados os tijolos em sua base, com esse material o céu é o limite para a criatividade, pois os tijolos podem dar a forma que você deseja para o seu canteiro. Além de serem uma excelente matéria-prima quando o assunto é paisagismo, as diferentes formas e tamanhos dos tijolos podem ser usados a seu favor, adequando ao estilo e objetivo do jardim.

Além da diversidade em questão de formas, o tijolo é um material totalmente resistente aos fatores climáticos, proporcionando maior durabilidade ao seu canteiro de flores ou horta.

Vasos no chão ou muro

Canteiro de vasos suspensos

Um canteiro não precisa necessariamente estar implantado diretamente no chão, ele pode ser organizado em vasos e dispostos da melhor forma no seu ambiente. Muros também são excelentes abrigos para o seu cantinho verde, formando um canteiro vertical, ideia totalmente charmosa e conceitual em questão de paisagismo.

Divisão com pedrinhas

Canteiro delimitado com pedras

Pedras ornamentais são ótimas na hora de compor um canteiro, com elas você poderá delimitar o seu espaço entre o canteiro e o restante do jardim. Não só servindo para deixar o canteiro em evidência, as pedrinhas também podem servir dentro do próprio canteiro para separar e organizar espécies de plantas diferentes, resultando num visual mais harmônico.

Assim como os outros materiais, as pedras também possuem muitos modelos e possibilidades, podendo ser: brita – pedra de rio – seixo rolado – argila expandida – pedra dolomita – e muito mais!

Troncos e tábuas de madeira

Canteiro feito com tábuas de madeira.

Troncos, tábuas e toras de madeira darão um toque rústico perfeito ao seu ambiente, se a intenção é proporcionar esse efeito no paisagismo à escolha desse tipo de matéria-prima é a ideal. Um canteiro com pequenas toras de madeira formando uma delimitação da área como uma espécie de cercado transmitirá uma paisagem ornamental incrível.

Alguns troncos ou toras de madeiras podem ser por si só um canteiro completo, usando o material como uma jardineira, sendo além de belo, funcional.

Cuidados e dicas para canteiro

Pessoa cuidando e canteiro com flores

Como todo e qualquer lugar de cultivo de plantas, canteiros precisam dos devidos cuidados para produtividade e desenvolvimento correto das espécies. Para manter seu canteiro bonito e com plantas saudáveis deve ser realizado o manejo correto do local. Veja a seguir algumas dicas para cuidar do seu canteiro.

Espaço entre as plantas e muros

Se o canteiro é encostado no muro, deve tomar cuidado com as espécies de plantas escolhidas, levando em consideração principalmente o tamanho do espaço onde o canteiro será reproduzido Dessa forma, a escolha de plantas que se adequem ao ambiente é essencial, para que não haja competição de nutrientes ou injúrias ao espaço.

Deixe sempre um pequeno espaço entre a planta e o muro, para que não haja danificação do mesmo ou para que o muro não interfira no desenvolvimento da planta, prejudicando o alargamento das raízes e aderência ao solo.

Iluminação

Quando o assunto é um canteiro de horta ou flores a iluminação solar direta é muito importante. Isso ocorre, pois a maioria das espécies ideais para esses tipos de canteiros são amantes de sol pleno, para que haja o florescimento esperado e a produção dos frutos das hortaliças.

Construa seu canteiro num local bem iluminado pela luz solar na maior parte do dia.

Solo e adubação

Antes de realizar o plantio das suas espécies, o ideal é fazer uma análise do solo com um especialista ou engenheiro agrônomo para que as deficiências do mesmo sejam sanadas com a adubação. A regulação do pH do solo nunca deve ser esquecida, pois o nível de acidez do solo está diretamente ligado com o desenvolvimento das plantas. Por isso, escolha espécies de plantas com necessidades de ambiente parecidas, para que o manejo seja benéfico para todo o canteiro.

A adubação das espécies irá depender da recomendação da cultura, o adubo coringa a ser utilizado é o NPK, por ser composto pelos principais nutrientes que a planta precisa para se desenvolver. Antes de adubar sempre peça a recomendação de um especialista.

Rega

Espécies de sol pleno, sendo de flores ou de horta, sempre necessitam de irrigação constante, o ideal é escolher espécies de plantas com a mesma carência hídrica, com isso a rega total no seu canteiro irá beneficiar todas as suas plantinhas.

Se a sua região é quente, faça a rega diária no final da tarde quando o sol não estiver tão intenso, com isso a temperatura mais amena do ambiente não irá “cozinhar” o solo molhado prejudicando as plantas.

Sobre o canteiro

Canteiro de flores

Você pode utilizar o espaço do seu canteiro exclusivamente para flores, horta, ou os dois juntos, desde que os cuidados sejam minuciosos e o manejo das culturas ideal e correto. A criatividade e o intuito do paisagismo podem ser expandidos até onde sua imaginação mandar. Veja abaixo algumas informações importantes para quem quer criar um canteiro.

Cultivando uma horta

Escolha hortaliças que se adaptem a sua região, de nada adianta querer produzir uma cultura imprópria para as condições climáticas do local. Antes de sair plantando pesquise sobre todas as hortaliças que se desenvolvem bem no lugar que você mora.

Uma dica de ouro é olhar o calendário de plantio dessas plantas, com isso você realizará o plantio de acordo com a época de desenvolvimento correta para cada espécie, refletindo na produtividade ideal e no belíssimo desempenho além de produtivo, ornamental para o seu jardim.

Cultivando flores

Com flores o esquema é o mesmo, faça uma breve pesquisa e priorize/invista nas espécies que respondem bem ao seu ambiente e clima. Tendo em vista que um canteiro de flores tem papel exclusivamente ornamental, brinque com a escolha de cores e espécies que floresçam na maior parte do ano, com isso seu canteiro estará sempre encantador, despertando olhares de admiração.

O canteiro pode ser alto

Canteiros suspensos são a perfeita opção para quem não dispõe de muito espaço no chão, podendo ser construídos de diversas formas e com uma infinidade de materiais, além da praticidade muitas pessoas procuram esse tipo de canteiro por valor ornamental e paisagístico. Sendo também uma excelente ideia para quem tem pet ou crianças pequenas.

Veja também produtos para os cuidados das plantas

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como fazer um canteiro, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Faça um canteiro em seu jardim, melhorando ainda mais o paisagismo!

Casa com canteiro de flores

Além de ter um efeito paisagístico belíssimo no seu quintal ou jardim, a presença de um canteiro de flores ou até mesmo um canteiro de horta oferece diversos benefícios para o ambiente, melhorando a qualidade do ar e atuando em prol ao controle térmico no local. Um cantinho verde é sempre favorável para o ambiente que o cerca.

Um canteiro de flores irá proporcionar ao seu espaço um efeito totalmente ornamental e decorativo dando um charme a mais ao seu jardim, enquanto um canteiro de horta além de apresentar o efeito paisagístico irá lhe oferecer alimentos frescos, direto do solo para a sua mesa, ou seja, são só vantagens em ter um canteiro verde em sua residência.

Agora que você já sabe que ter um canteiro de horta em sua casa pode ser mais fácil do que se imagina, mãos a obra!

Autor deste artigo

Engenheira Agrônoma, amante da escrita e do estilo de vida em contato com a natureza.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Treinos