9 dicas para sua loja virtual vender mais na internet

9 dicas para sua loja virtual vender mais na internet

Pensando em formas de alavancar as vendas online? Confira neste artigo aqui as dicas essenciais de como fazer a sua loja virtual vender mais na internet!


9 dicas para sua loja virtual vender mais na internet

Já faz um tempo que as compras pela internet são sinônimo de praticidade, facilidade e, na grande maioria das vezes, economia para o consumidor. Fatos que, além de estimularem o surgimento de novos empreendimentos digitais, contribuem substancialmente para o crescimento do faturamento anual do e-commerce brasileiro.

Mas não basta criar uma loja virtual e deixá-la à deriva na internet. Se não investir em estratégias para a sua loja crescer e atrair clientes, vender mais será um desafio e tanto.

Acompanhe as dicas a seguir e entenda o que fazer para vender mais na sua loja virtual.

1. Escolha uma boa plataforma

Esse é o primeiro passo para ter uma loja virtual que vende muito: a escolha da plataforma.

Existem diversas opções de plataformas gratuitas na internet em que você mesmo pode desenvolver a sua página, a Wix e o WordPress são um exemplo disso. Quando se trata de uma loja virtual, porém, é preciso muito cuidado, pois ataques cibernéticos para roubos de informações de clientes e da própria empresa são comuns no meio digital, principalmente para sites com pouca segurança.

Por conta disso, o ideal é que você opte por uma plataforma que ofereça certificações de segurança e proteção em todos os processos. Além disso, lembre-se de considerar os recursos que ela oferece e analisar se a plataforma dará conta de suportar todos os seus produtos, pedidos e demandas.

Nessas horas, contar com empresas especializadas na criação de sites é a melhor opção para o seu negócio. Por isso, não deixe de pesquisar bem antes de iniciar o seu projeto.



Após escolher uma plataforma de confiança para criar sua loja virtual, pense agora no design.

2. Capriche no design e nas cores

Somos guiados por estímulos visuais. As imagens, vídeos, cores, etc. chamam a nossa atenção e podem influenciar diretamente na nossa decisão de compra e fidelização à marca.

Um estudo realizado pela Quick Sprout, inclusive, mostra que a sua marca estará eternamente associada ao esquema de cores escolhido, e isso pode aumentar em 80% as chances de reconhecimento da marca.

Para melhor entender, lembre-se das grandes empresas renomadas no mercado. Ao falarmos do ifood, qual é a cor que você lembra? E a Coca-cola? Percebe como você associa rapidamente o nome da marca à cor que a representa?

Ao ter um bom trabalho com design e com as cores em uma loja virtual, encantar e fidelizar o público podem ser bem mais fáceis.

É por essas razões que você deve:

- Definir a paleta de cores que representará a sua marca;
- Ter um logotipo impactante e memorável;
- Criar banners chamativos e bonitos para a abertura do seu site; e
- Ter um design agradável na sua loja virtual.

Pense que o seu site é a sua vitrine, então, ela precisa ser atraente, harmoniosa, organizada e ter em destaque as novidades e promoções.

3. Tenha boas fotos

Diferente das lojas presenciais, no on-line não é possível tocar nos produtos, senti-los ou experimentá-los. Por essa razão, é importantíssimo mostrar todos os detalhes possíveis aos consumidores através de fotos e vídeos.

Confiar na qualidade do produto e comprar depende disso também.

Isso significa que você precisa investir caro para que suas fotos pareçam as mais profissionais possíveis? Não!

Inclusive, este artigo ensina exatamente a como tirar fotos de produtos para loja virtual com o celular, sem gastar muito.

A questão principal, e a que deve ser lembrada por você, é que usar imagens de baixa qualidade nas descrições e anúncios dos seus produtos podem comprometer as suas vendas na internet.

4. Ofereça cupons de desconto e promoções

Uma grande sacada para atrair mais clientes para sua loja on-line é oferecer descontos periodicamente ou em datas comemorativas. E, para isso, o cupom de desconto é uma excelente pedida!

Quando um comprador está em dúvida sobre comprar ou não um determinado item e você, como vendedor, oferece um desconto, a chance de fechar a venda é extremamente alta, pois a sensação é de economia e chance única.

Você pode ainda enviar cupons exclusivos para a recompra, incentivando que o cliente compre novamente com benefícios. Mesmo oferecendo promoções nas compras pelo site, você tende a lucrar.

5. Descrição dos produtos

Já reparou que as lojas virtuais de sucesso (como Amaro, Marisa e tantas outras) tem um denominador comum? — talvez você ainda não tenha notado, mas nós, sim! — Elas possuem apresentações completas de seus produtos.

As descrições contêm vantagens e benefícios, características, informações técnicas e palavras descritivas ou adjetivas que valorizam o produto. Assim, além de deixar o potencial cliente satisfeito dos detalhes, ainda os induz (mesmo que sutilmente) à compra.

Quer um exemplo? Ao dizer as características de uma blusa de lã, ao invés de dizer “blusa confortável e de alta qualidade” porque não explorar suas características desta forma: “blusa de lã com cor deslumbrante, quentinha, macia e com o conforto que você deseja para os dias frios”.

Percebe como você transmite mais confiança, empolgação e segurança através das suas palavras?

A descrição dos itens da sua loja virtual precisa ser clara, completa e detalhada para que o cliente não fique com dúvidas para finalizar a compra.

6. Avaliações e notas

Pessoas confiam em outras pessoas, nas suas avaliações e experiências. Assim sendo, deixe os seus clientes falarem e darem feedbacks sobre o que você vendeu para eles e mantenha-se por perto, respondendo seus comentários e estando à disposição caso precisem.

Quando uma loja virtual não possui avaliações de clientes, a sensação para os consumidores é de que a loja opera com baixos volumes de vendas ou que não é tão confiável assim. Por isso, sempre incentive o seu cliente a deixar um comentário sobre o produto comprado.

Mas fique esperto! Se o seu atendimento deixa a desejar em algum quesito - qualidade do produto, atrasos no frete, dificuldade de troca, dentre muitos outros - a página de avaliações também pode te entregar. Então, cuide dos seus processos e seja transparente com o seu cliente.

7. Pós-venda efetivo

A praticidade da compra on-line é um dos principais motivos que contribuem para o sucesso do comércio eletrônico. Mas é claro que muitos consumidores ainda ficam com o pé atrás e sentem medo de serem enganados.

Nesses casos, o melhor a se fazer enquanto vendedor é mostrar para o cliente que a sua empresa é real e comprometida com a satisfação dele.

Nesses casos, a transparência nos processos é a sua principal aliada. Além de seguir os passos acima com atenção, você não deve abandonar o seu cliente em casos de devoluções ou trocas. Então:

- Mantenha os canais de comunicação com a sua empresa abertos;
- Responda o cliente e mantenha-se perto;
- Dê atenção ao seu problema;
- Seja cordial sempre.

Mesmo que tenha ocorrido algum problema com a compra do cliente, a sua atenção com ele pode reverter a situação e ainda fidelizá-lo, evitando cancelamentos ou feedbacks negativos.

8. Tráfego pago

Diferente do que acontece em uma loja física, por exemplo, que pode abrir as portas e esperar que os clientes entrem, para uma loja virtual é preciso pensar em ações para atrair os consumidores.

Além de manter a presença da sua marca ativa nas redes sociais, é bom investir em anúncios segmentados que conduzam o cliente ideal até a sua loja virtual.

Uma forma eficiente de fazer isso é apostar nos anúncios do Google Ads.

Em resumo, funciona assim: os anunciantes escolhem uma lista de palavras-chave para segmentar, definem lances para essas palavras-chave e criam o anúncio estratégico.
Quando os usuários clicam no anúncio, o anunciante paga um determinado custo.

Este tipo de publicidade gera um custo-benefício muito melhor que a publicidade tradicional, especialmente pelo seu potencial de alcance.

Existe outra forma de atrair os clientes para sua loja? Sim, com o tráfego orgânico. Vamos entender mais sobre ele.

9. Tráfego Orgânico

Também é uma forma de atrair os consumidores, mas que não é realizada por anúncios pagos, é de forma espontânea.

Ao contrário dos anúncios pagos, o retorno para o tráfego orgânico pode demorar um pouco, já que depende das estratégias que vai seguir. Confira 3 a seguir.

1. Marketing de conteúdo:
2. SEO
3. E-mail Marketing

O marketing de conteúdo é a criação de conteúdos valiosos que interessam o público-alvo da sua marca. Você pode fazer isso através de um blog na sua loja virtual, em que você escreve dicas, soluciona problemas e fala sobre o seu nicho, produtos e serviços.

O ideal é que você realize um planejamento, descubra quem é a sua persona, as dores dela e as palavras-chave mais pesquisadas sobre o assunto do seu nicho. A partir daí, escreva para ajudar a seu público.

Quanto mais valiosos forem os seus conteúdos, mais pessoas serão atraídas para o seu blog. E uma vez confiando na sua marca, será bem mais fácil vender para elas no futuro.

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para otimizar a sua loja virtual e, então, melhorar o posicionamento dela no Google.

É uma estratégia excelente, mas também exige tempo. Inclusive, temos um conteúdo que pode ser útil para você agora: SEO: 10 estratégias para aplicar na sua loja virtual.

Por fim, temos o e-mail marketing, uma ótima chance para construir um relacionamento com as pessoas que acessam o seu conteúdo.

O primeiro passo é construir a sua própria lista de contatos. Você pode captar os e-mails dos leitores do seu blog através de pop-ups, materiais para downloads, formulários e afins.

Depois, é bom que crie um planejamento sobre o que mandará para eles e quando. Após um tempo você verá que esse canal é uma oportunidade para adquirir novos clientes. Afinal, eles já confiam em você e nas coisas que você diz.

Conclusão

Independente se você está começando agora ou já tem um tempo de estrada no digital, é importante contar com estratégias para vender mais na internet.

Lembre-se que as exigências dos consumidores são crescentes e os concorrentes estão cada vez mais em grande número. Dessa forma, coloque as dicas que elencamos neste artigo em prática e continue de olho nas novas postagens do nosso blog.

Acumular conhecimentos nunca é demais quando o assunto é crescer e vender na internet.

Autor deste artigo

Sou Diretora de conteúdo do Portal Vida Livre e graduanda em Letras na Universidade de São Paulo. Trabalho na área de marketing digital como analista de SEO e Tráfego desde 2021, e está sendo uma grande oportunidade participar deste projeto.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo