As 7 melhores técnicas de SEO para empresas

As 7 melhores técnicas de SEO para empresas

Quer aprender mais sobre as técnicas de SEO para empresas? Então confira, neste artigo, as 7 melhores e os principais conceitos de SEO!


O que são as técnicas de SEO?

O SEO é a sigla para o termo “Search Engine Optimization”, cuja tradução no português é “otimização dos mecanismos de busca”, e indica um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas para posicionar bem as páginas de um site nos resultados de pesquisa do Google e outros buscadores.

Ao longo do tempo, foram desenvolvidas diversas estratégias, que quando aplicadas em conjunto, podem trazer uma excelente performance para diferentes tipos de negócios.

Vamos falar sobre as 7 melhores práticas de SEO para empresas. Continue lendo:

As 7 melhores técnicas de SEO para empresas

1 - Definição dos termos mais relevantes

Estabelecer os melhores termos para o seu negócio é uma das primeiras técnicas de SEO. Isso porque, essa estratégia está relacionada com a etapa de planejamento e implantação de um projeto de SEO.

Aqui, a escolha das palavras é determinada pelo segmento de atuação da empresa, produtos e serviços ofertados. Para isso, é necessário fazer uma análise e entender a intenção de busca dos usuários em tais termos.

Por exemplo: quais palavras as pessoas que desejam comprar artigos para festa costumam jogar no Google para encontrar bons fornecedores? Nesse caso, o termo “artigos para festa” seria um bom ponto de partida.

Ferramentas para pesquisar palavras-chave

Para encontrar os melhores termos de palavras-chave é possível utilizar algumas ferramentas, como:

- Keyword Planner
- Ubersuggest
- Google Search Console
- Google Trends
- Semrush

2 - Produção de conteúdo relevante

A produção de conteúdo relevante é um dos pilares das técnicas de SEO, pois é por meio dela que os bots do Google identificam quais sites respondem melhor a dúvida dos usuários.

Esse processo de identificação é gerado a partir de uma série de critérios que o algoritmo do buscador determina para identificar bons conteúdos.

Produzir conteúdos com valor para os usuários é um deles, além de incluir variedade de elementos visuais (imagens, ícones, listas, tabelas) em textos robustos.

Quanto mais informações um site tiver, melhor; mas, o bom resultado de ranqueamento não depende apenas de quantidade, mas também da qualidade desses conteúdos.

Em quais canais investir?

Os conteúdos podem ser inseridos em diversos canais da empresa, tais como:

- Websites
- Landing pages
- Blogs
- Redes sociais

3 - Aplicação de conceitos de usabilidade

Outro pilar para gerar um bom posicionamento no Google é a aplicação de conceitos de usabilidade, porque quando o usuário sente-se à vontade em um site, ele tende a retornar e gerar cada vez mais tráfego.

Alguns desses conceitos são:

- Atribuição de descrição e nome para as imagens: como os bots do Google não “enxergam” imagens, é preciso traduzir o que elas significam por meio de textos descritivos e títulos. Além disso, um usuário com deficiência visual poderá ter acesso àquele conteúdo.

- Design responsivo: A escolha dos elementos visuais, sua distribuição e o direcionamento claro para o usuário pode melhorar sua experiência de navegação.

- Mobile first: adaptar páginas da web para serem acessadas pelo celular ajuda a ganhar pontos com o algoritmo, já que os celulares são hoje o principal canal para acessar a internet no mundo.

4 - Estruturação e otimização de páginas

Existem ainda algumas técnicas de SEO que são voltadas à estrutura de programação de sites e páginas web.

Os bots do Google favorecem o posicionamento para sites que considerem alguns critérios, como:

- Ter uma URL amigável: utilizar palavras-chave relevantes e que coincidem com os títulos das páginas é uma boa prática; evitar números e símbolos que podem confundir o algoritmo também.

- Estruturação por H’s: quando o conteúdo é organizado por títulos numa hierarquia de programação (H1, H2, H3), os bots do Google conseguem escanear o texto e entender sua estrutura.

- Certificação SSL: o Google considera importante que os sites ofereçam segurança aos usuários que acessam suas páginas, por isso um certificado SSL é fundamental para ranquear bem.

Velocidade de carregamento: ninguém gosta de esperar muito, então ter uma boa velocidade de carregamento das páginas vai manter o usuário interessado, e ganhar pontos com o algoritmo do Google.

5 - Estratégias de Link Building

A criação de conteúdos robustos, relevantes e de qualidade fazem com que o site crie autoridade em seu nicho, e as estratégias de link building também contribuem para isso.

O link building é a quantidade de apontamentos que outras páginas fazem para o site de um negócio. Pode ser uma linkagem orgânica ou criada a partir de uma estratégia.

Os links podem ser internos ou externos, como o próprio nome sugere: aqueles que são feitos por páginas internas do mesmo domínio, ou direcionamentos vindos de outros domínios.

6 - Atualizações Constantes

O Google possui mais de 200 fatores que definem qual a posição de cada página indexada em seu banco de dados, e eles estão em constante atualização.

Por isso, é importante estar sempre atento às publicações e parâmetros divulgados pelo maior buscador do mundo - para manter-se atualizado.

Considerando que os critérios avaliados podem variar e não são divulgados em detalhes, a revisão dos conteúdos e o trabalho de otimização da estrutura do site precisa ser um trabalho contínuo.

7 - Geração de autoridade para as páginas web

Criar autoridade para marcas é um dos objetivos de quem deseja aparecer nas primeiras páginas do Google, e é uma das técnicas de SEO mais importantes.

Todas as técnicas mencionadas anteriormente vão auxiliar nesse processo de autoridade, e o principal objetivo de ganhar relevância no buscador é que, mediante a confiança criada com o usuário, o tráfego das páginas crescem.

Quais são os principais tipos de SEO?

As técnicas de SEO podem ser aplicadas em diversas frentes, e por isso existe uma categorização com tipos de SEO.

São eles: SEO On Page, Off Page, Local e Técnico.

1 - SEO On Page

No SEO On Page estão as estratégias que visam transmitir uma resposta para a busca do Google.

São otimizações para uma página que passam por conteúdo, imagens, palavras-chave, meta-description, títulos e etc.

2 - SEO Off Page

Diferente das técnicas de SEO On Page, no Off Page a finalidade principal é gerar boa reputação para o site. Por isso, aqui concentram-se as técnicas de backlinks, landing pages, entre outras.

3 - SEO Local

O SEO Local deve considerar a localização geográfica do usuário que faz a busca, para retornar com páginas de negócios que estejam próximos fisicamente.

Nesse quesito, o Google Maps é um importante aliado, além de informações claras com endereço em todo o site.

4 - SEO Técnico

O SEO Técnico é a base para todos os outros tipos de SEO. É aqui que a estrutura do código do site é analisada e aprimorada.

Assim, o SEO Técnico é responsável por implantar a certificação de segurança do domínio, configurar o sitemap, criar URLs responsivas e páginas que carregam rapidamente.

Como as técnicas de SEO podem beneficiar empresas?

Algumas das vantagens de aplicar as técnicas de SEO em um negócio são:

- Aumento de tráfego.

- Retorno constante.

- Criar uma audiência fiel e engajada.

- Gerar relacionamento com o público.

- Propagar a mensagem da marca.

- Ganhar autoridade de mercado.

Além disso, como as técnicas de SEO fazem parte de uma estratégia com retorno à médio e longo prazo, os conteúdos são veiculados por um período maior de tempo (se comparar com anúncios pagos, por exemplo).

Preciso de um especialista para aplicar as estratégias de SEO?

Sim, é preciso contratar uma empresa especializada em marketing digital para gerenciar as principais técnicas de SEO.

Além de serem diversos os critérios utilizados pelo Google para definir a posição das páginas, existem muitas demandas técnicas nas quais somente um profissional poderá atuar.

Método Tríade de SEO - Integração Digital

Diferente de tudo que você já ouviu sobre boas práticas de posicionamento no Google, o Método Tríade SEO (MTS), desenvolvido e aplicado pela Integração Digital, é capaz de colocar e manter o seu negócio entre os primeiros resultados orgânicos nas páginas de pesquisa do Google.

Para aplicar o Método Tríade de SEO usamos técnicas de content marketing, link building, usabilidade, arquitetura da informação, UX design e estratégias diferenciadas de otimização.

Quer saber mais? Entre em contato com a Integração Digital e tire suas dúvidas: (11) 4750-1236

Autor deste artigo

Sou Diretora de conteúdo do Portal Vida Livre e graduanda em Letras na Universidade de São Paulo. Trabalho na área de marketing digital como analista de SEO e Tráfego desde 2021, e está sendo uma grande oportunidade participar deste projeto.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo